quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Hospital de Ovar comemora Dia Mundial da Fisioterapia

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar associou-se nesta passada segunda-feira às comemorações do Dia Mundial da Fisioterapia (assinalado anualmente a 08 de setembro). A equipa de fisioterapeutas preparou para o efeito um conjunto de atividades que registou uma significativa adesão.
Na sala de espera do serviço de Pediatria, a fisioterapeuta Cristina Rei desenhou um circuito de jogos tradicionais (jogo da macaca, jogo do galo, circuito de passos em equilíbrio e saltos) que integra todas as etapas chave do desenvolvimento global da criança - controle postural e locomotor, manipulação, visão, audição, integração social, autonomia pessoal e cognição.
Na sala de espera de adultos, a fisioterapeuta Conceição Graça anunciou a comemoração do Dia Mundial da Fisioterapia e enquadrou o exercício terapêutico na evidência aplicada à dor crónica. Explicou aos utentes que “o movimento terapêutico é uma forma importante para tonificar, mobilizar e relaxar fisicamente o corpo, tendo impacto na dor crónica pelo espaçamento das crises dolorosas, bem como melhorar a aptidão para as atividades de vida diária”. 
Todos utentes que participaram foram recetivos às iniciativas, tiveram a perceção de bem-estar e valorizaram - com “feedback” positivo - a experiência realizada.
O Dia Mundial da Fisioterapia foi instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia, que engloba mais de 250 mil profissionais em todo o mundo, sendo celebrado desde 1996, todos os anos com um tema diferente. A “Fisioterapia na Dor Crónica” foi o tema deste ano.

Ovar, 12 de setembro de 2019
Fernando Pinho
(Hospital de Ovar)




Nenhum comentário:

Postar um comentário