domingo, 29 de setembro de 2019

Universidade Sénior abriu novo ano lectivo (in Jornal A Voz de Esmoriz)

Na passada segunda-feira, dia 23 de Setembro, iniciou-se oficialmente o ano lectivo de 2019/2020 na Universidade Sénior de Esmoriz. A sessão de abertura decorreria, pela manhã, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.
Sara Oliveira, Coordenadora da Universidade Sénior de Esmoriz, apresentou as disciplinas e os respectivos professores, salientando que este ano lectivo vai acrescentar novas ideias e abordagens. A responsável adiantou ainda que a oferta é cada vez maior, aludindo ao facto de existirem mais disciplinas. Sara Oliveira recordou ainda o início da aposta na vocação teatral na Universidade Sénior através de um projecto que nasce da parceria com o “Imaginar do Gigante” (então representado por Pedro Saraiva). Por outro lado, e como o bem-estar físico e emocional das pessoas mais idosas é uma prioridade da entidade (e daí o lema para este ano lectivo: “Fazemos dos nossos dias, dias de felicidade”), este novo ciclo que agora principia irá implicar uma aposta maior na prática desportiva. Além das aulas de Ginástica, os alunos passarão a ter igualmente a oportunidade de desfrutar da Hidroginástica e do Yoga.
Começando pela Hidroginástica, é imperioso alertar que esta modalidade só será uma realidade, caso os alunos se inscrevam e adiram a este desafio. Existe uma intenção clara de firmar uma parceria com a Piscina dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, contudo é necessário que a participação dos seniores seja visível para que o cenário se concretize.
Relativamente ao Yoga, é uma disciplina que tem tudo para ser uma das grandes revelações deste ano lectivo. A Professora Tânia Joel Silva esteve presente na sessão de abertura, explicando as vicissitudes e as dinâmicas desta modalidade, promovendo ainda exercícios de respiração, concentração e meditação que foram bem acolhidos pela plateia. O Yoga constitui uma ferramenta que possibilitará a alegria de viver, a promoção da saúde, o fortalecimento do sistema imunitário, o combate ao stress, o aumento da auto-confiança, o relaxamento físico, o funcionamento desejável das articulações, etc.
Igualmente presentes no evento de abertura do ano lectivo estiveram António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, e Ana Cunha, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Ovar. Dentro deste contexto, António Bebiano elogiou o crescimento da Universidade Sénior de Esmoriz, espaço de envelhecimento activo, e abordou ainda a criação de uma Comissão de Alunos que, ao ser futuramente composta por cinco alunos, deverá representar todos os estudantes seniores, zelando pelo cumprimento dos regulamentos e trabalhando de forma harmoniosa e profícua com a Coordenação da Universidade Sénior de Esmoriz no que diz respeito à realização de novas actividades. António Bebiano deixou ainda um apelo, em tom de brincadeira, aos alunos para que não faltem às aulas.
Por seu turno, Ana Cunha adiantou que a Câmara Municipal de Ovar reconhece e apoia o projecto da Universidade Sénior de Esmoriz, destacando a capacidade de adaptação aos novos desafios e a flexibilidade curricular da entidade. Ana Cunha realçou ainda a idealização de uma construção contínua e ascendente neste estabelecimento de ensino.




´

Direitos da Reportagem e da Foto: Jornal A Voz de Esmoriz. Edição de 24 de Setembro de 2019. Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário