quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Incêndio abate-se sobre zona florestal de Válega

Um fogo terá começado a deflagrar numa área arborizada em Válega às 12 horas e 49 minutos. Muito devido ao vento e às altas temperaturas que se fazem sentir, as chamas alastraram-se rapidamente, alcançando terrenos da localidade de São Miguel do Souto que já pertence aos domínios de Santa Maria da Feira.
O troço da A1 entre Santa Maria da Feira e Estarreja chegou a estar interrompido nos dois sentidos, sendo que, neste momento, essa parte da via já foi reaberta à circulação.
Mais de 200 bombeiros, apoiados por 62 meios terrestres e 8 meios aéreos, estão no local a combater o fogo. Desse número, cerca de 20 bombeiros e 5 veículos de combate a incêndios foram directamente mobilizados pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz que assim saíram em socorro dos seus colegas de Ovar. Outras corporações da região estão igualmente no local de forma a evitar que o fogo possa chegar a algumas zonas urbanas de Válega. Neste momento, o cenário ainda não é crítico (apesar do combate às chamas se revelar difícil), embora um acampamento de etnia cigana teve de ser evacuado em São Vicente Pereira por questões de prevenção e segurança. Mas para já não há mais habitações ou zonas de abrigo em risco.
Entretanto, sabe-se que um bombeiro terá saído ligeiramente ferido deste cenário. 
Continuaremos a acompanhar esta situação.




Imagem nº 1 - Meios aéreos e terrestres combatem fogo ameaçador em Válega.
Direitos da Foto: TVI 24


Actualização: As chamas ficaram controladas a partir da noite. Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz chegaram a mobilizar 49 homens (7 viaturas e 3 elementos de comando; as suas equipas de 15 operacionais foram substituídas gradualmente) para a frente em Válega. Uma vez mais, evitou-se o pior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário