segunda-feira, 9 de setembro de 2019

O Verão está a chegar ao fim

Hoje o dia acordou nublado. As nuvens cobriram o horizonte. Sente-se a chegada em breve do Outono.
Podemos iniciar esta nossa opinião, frisando que o Verão de 2019 teve pontos altos e baixos em Esmoriz.
Começando pelos momentos mais negativos, a época balnear seria marcada por dois afogamentos fatais (numa zona não vigiada entre Esmoriz e Cortegaça) e  pelas temperaturas algo atípicas. 
Sobre o primeiro acontecimento, não há muito a acrescentar. Foi um azar, um desfecho que ninguém esperava. Talvez sirva de chamada de atenção para a necessidade da capitania e da autarquia reforçarem a sinalização de segurança em torno de rampas e outros acessos que não reúnam as condições necessárias em dias que o mar está bravo.
Relativamente às temperaturas, Junho e Julho não foram os meses típicos de um Verão escaldante. Houve aqui uma clara aleatoriedade. Houve semanas de temperaturas quentes, mas também amenas, e nubladas (tendo chegado a haver aguaceiros em alguns dias). Em Agosto, o calor tornou-se mais evidente, e como já tem sido costume, este mês voltou a ser o melhor do Verão. Todavia, não foi, ainda assim, um dos melhores Agostos de sempre. Em Setembro, as temperaturas começaram altas, mas parece que irá haver uma ligeira quebra nas próximas semanas. Não é que o calor vá desaparecer, mas já não irá ser propriamente um mês de altas temperaturas. Podem os cientistas alegar que estamos a viver, nos últimos anos, os Verões mais quentes de sempre à face da terra. É certo que não negamos o aquecimento global (e todas as suas consequências nefastas!), mas a verdade é que, em Esmoriz, a época balnear deste ano não esteve sequer perto das melhores de sempre. E que o digam muitos donos de estabelecimentos de restauração à beira-mar que se queixaram da inconstância das suas receitas.
Como é lógico, também houve momentos bons. Na sua derradeira edição, o Arraial da Barrinha não apostou num cartaz tão ambicioso do ponto de vista cultural, mas voltou a bater recordes com mais de 50 mil pessoas presentes numa festividade que se tornou num marco distrital e até nacional entre os finais de Junho e os inícios de Julho. Por sua vez, as Festas em honra de Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem iriam inspirar-se, no certame deste ano, numa programação mais diversificada e muito bem concebida. O sucesso foi novamente garantido. Não há-que negar: Esmoriz deve muito do seu dinamismo às festas que tem vindo a celebrar.
A apresentação de um roteiro turístico por parte da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz foi certamente uma outra mais-valia. Esta publicação elenca mais de 40 lugares, edifícios ou espaços com importância histórica, cultural, desportiva ou social na cidade. Uma ferramenta útil que vai certamente orientar muitos dos visitantes que chegam à nossa terra e que precisam de informações concretas.
Em suma, podemos concluir que este Verão não foi dos melhores nem dos piores em Esmoriz. Podemos sonhar certamente com melhores Verões, mas por outro lado, também não nos podemos queixar muito!




Foto da autoria de Jorge Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário