sábado, 2 de junho de 2012

Desemprego e Banditismo andarão de mãos dadas?

A política de austeridade extrema que temos observado nos últimos tempos tem gerado um aumento significativo do desemprego o que poderá traduzir-se, a breve-médio prazo, no surgimento duma crise social que colocará em causa todo o edifício de segurança interna.
No caso de Esmoriz, podemos adiantar que, no dia 29 de Maio, os elementos da GNR de Ovar e Santa Maria da Feira detectaram diversos objectos furtados numa loja de Penhoras. Esta investigação terá decorrido na sequência dum assalto a uma residência. Assim sendo, a acção célere e bem conseguida por parte das autoridades permitiu a identificação dos supostos culpados - dois jovens, com 20 e 23 anos, que ficaram sujeitos a termo de identidade e residência. 
Todavia, esta não foi a única incidência recente. De acordo com o Site da GNR, no dia 21 de Maio (isto é, uma semana antes), um indivíduo foi detido por ter assaltado, pelo menos, duas residências. Os populares viram-no a saltar da janela duma moradia particular, o que facilitou, em muito, o trabalho posterior das autoridades. O criminoso ficou sujeito a apresentações semanais, enquanto aguarda julgamento.
Infelizmente, os casos de furto ou vandalismo têm sido bastante frequentes em Esmoriz. Dentro deste contexto, estes actos lamentáveis já se verificaram em muitos espaços da nossa cidade, de entre os quais : 

  1. No Centro Paroquial (desapareceram projectores e até a carteira de D. Isabel Moreira, responsável pela manutenção deste espaço). 
  2. No Cemitério (actos de vandalismo e furto de objectos de valor económico modesto)
  3. No Pinhal da Paróquia (ocorreram semelhantes actos - com muitos vidros partidos, tendo levado os responsáveis a instalar um alarme).
  4. Na Caixa Geral-Depósitos (um assaltante, portador duma pistola, conseguiu obter uma quantia indeterminada de dinheiro).
  5. Assalto à residência dum elemento da GNR que resultou no desaparecimento duma câmara fotográfica. Por cautela do referido militar, a arma de fogo estava devidamente escondida o que impediu a sua descoberta por parte do infractor. 
  6. Furtos em residências civis de dimensões variadas.
  7. Outras eventuais ocorrências que não conseguimos aqui discriminar por não serem do conhecimento público.
Como podemos observar, estes episódios vulgarizaram-se em Esmoriz (e não só!). A polícia tem feito o seu melhor para deter tantas transgressões mas a tarefa está longe de ser fácil! É claro que muitos destes criminosos praticam tais actos por opção e não por necessidade. Todavia, reconheço que, quando ouço os novos números do desemprego em Portugal, fico muito apreensivo. Muitos destes assaltantes são jovens que não têm qualquer ocupação. A conjuntura não tende a melhorar, visto que, de acordo, com o Jornal de Notícias, o desemprego entre a juventude não pára de atingir novos recordes, estando agora cifrado nos 36, 6 % (esta percentagem é apenas superada, na União Europeia, pela Espanha e Eslováquia). 
Quando é que pensam incentivar os jovens (e não só) para o mercado de trabalho? Que tal criar novos postos de emprego e saídas profissionais para a juventude? Ou será que é preferível aconselhar a emigração destes? 
Sempre me disseram que um país que não aposte na juventude, estará a abdicar do seu futuro. Mas se calhar, o problema está mesmo na mentalidade política que vigora no nosso Portugalzito...



Gráfico que representa a evolução do Desemprego Jovem em Portugal. Os dados não estão totalmente actualizados visto que o ano de 2012 não é aqui contemplado - a percentagem actual ronda os 36,6% o que reflecte um novo aumento em relação aos 30,8 % de 2011.


Fontes Consultadas:

Um comentário:

  1. Sou jovem afetado pelo flagelo social e ainda assim espero muito sinceramente que não se aposte em mais politica de emprego jovem ou coisa que lhe valha.
    Aquilo que esta cidade assim como o país precisa é de uma verdadeira economia de mercado, que funcione com base no mérito, com incentivos corretos.
    Deixem de acreditar que a solução está no governo e que basta mais uns milhões justificados por politicas keynesianas para que se se gere emprego.
    Investimento público so pode resultar em desemprego a médio\longo prazo.

    ResponderExcluir