sexta-feira, 29 de junho de 2012

Nova Sondagem - Qual é a principal maravilha de Esmoriz?

Esta nova sondagem procurará desvendar o espaço mais bonito ou atractivo de Esmoriz. As opções são diversas e como tal, passaremos a enumerá-las:


1- Barrinha de Esmoriz

Não nos referimos apenas à lagoa em si, mas também ao seu meio envolvente. São inúmeras as espécies de aves que a visitam, desde as mais vulgares (gaivotas, rouxinóis, patos) até às mais exóticas (águias, falcões e milhafres). Por seu turno, a jasione lusitanica é uma espécie vegetal rara no mundo que predomina nos espaços em redor da Lagoa. Também é necessário ter em conta o seu valor histórico, visto que terá existido um porto no século XIII na zona da Barrinha, o que era raro para a época em questão.



Imagem nº 1 - A Barrinha de Esmoriz e os vestígios duma antiga ponte.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


2- Praia de Esmoriz

Embora não possua a magnificência de outros tempos (em que recebia a visita da admirável e saudável Barrinha), a verdade é que continua a ser frequentada por muitos turistas. Tem merecido (quase) sempre a Bandeira Azul que lhe confere qualidade. As esplanadas à beira-mar também contribuem para a sua afirmação. 


Imagem nº 2 - Perspectiva sobre a Praia de Esmoriz. 
Foto da autoria de Victor Sousa


3 - Igreja Matriz de Esmoriz


Espaço de culto que remontará aos séculos XVI-XVII, embora reedificado em 1895. São muitos os que seguem a fé católica na nossa freguesia. A Igreja de Esmoriz bem como o seu adro são espaços que merecem a visita de inúmeros esmorizenses.


Imagem nº 3 - Igreja Matriz de Esmoriz e respectivo adro
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


4 - Capela de Nossa Senhora da Penha


Trata-se dum templo de dimensões reduzidas, cujas origens remontam ao ano de 1623, embora sob a forma de ermida. Foi alvo de importantes restauros em 1923 e 1962. O seu meio envolvente é esteticamente interessante, visto que contém a presença de árvores que decoram o referido espaço.



Imagem nº 4 - Capela de Nossa Senhora da Penha
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


5 - Capela da Praia


Substitui a antiga Capela da Praia que fora engolida pelo mar, sendo esta nova então inaugurada no ano de 1948. Ainda hoje se conserva em bom estado, atraindo a presença de muitos fiéis.


Imagem nº 5 - A Capela da Praia
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


6- Monumento aos Pescadores/ Companhas


Trata-se duma escultura de grande qualidade que homenageia os esforços levados a cabo pelos pescadores.  Este monumento foi inaugurado em 1997 e é, sem dúvida, um dos principais cartões de visita de Esmoriz.



Imagem nº 6 - Monumento de homenagem às Companhas (Pescadores)
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


7- Monumento ao Tanoeiro

Em 1989, era inaugurado o Monumento de homenagem ao Tanoeiro. De facto, a indústria da tanoaria atraiu muitos esmorizenses nos séculos anteriores e ainda hoje, existem "sobreviventes" deste ofício em completa decadência. 


Imagem nº 7 - Monumento de homenagem ao Tanoeiro
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


8- Monumento ao Combatente do Ultramar

Também pode ser observado em Esmoriz um espaço destinado ao reconhecimento das acções militares prestadas pelos soldados portugueses, na defesa dos interesses do seu país. A guerra colonial (1961-1974) foi terrível, tendo causado a morte a 8 290 portugueses.


Imagem nº 8 - O canhão que simboliza a coragem dos nossos militares no Ultramar.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


9 - A avenida da Praia


Um dos espaços mais percorridos pelos esmorizenses. Composta por passeios e pistas para ciclistas, a Avenida da Praia tem justificado o investimento de 1,2 milhões de euros. A mesma contém cafés de enorme qualidade, churrascarias, lojas, quiosques...



Imagem nº 9 - Perspectiva sobre a Avenida da Praia


10- O futuro parque do Buçaquinho


Embora o projecto ainda não esteja concluído, as imagens que nos chegam parecem ser cativantes. Trata-se duma zona paisagística que atrairá tanto os habitantes de Esmoriz como os de Cortegaça. Tem tudo para ser um espaço saudável, aonde se poderá respirar ar puro e sociabilizar com os outros.



Imagem nº 10 - O lago do futuro parque do Buçaquinho, cujo investimento ronda os 1,6 milhões de euros.
Foto da autoria de Orquídea Branças 



Estas são as "maravilhas" de Esmoriz. Seleccionem agora aquela que vos parece ser a maior de todas!

4 comentários:

  1. e a igreja de gondesende nao pertence a esmoriz? sois uns ignorantes em ter postado isto, voçes deviam de ter vergonha na cara!!!!

    ResponderExcluir
  2. É a sua opinião e eu respeito-a... Se tivesse sugerido tal hipótese, ainda antes da abertura formal da sondagem, talvez ainda tivesse tempo para integrar essa opção.
    Mas, como não conseguimos recordar todos os espaços existentes em Esmoriz, criamos a opção "Outros" (os tais que nos poderão ter escapado e que poderão merecer algum voto)... Por isso, se não está satisfeito, aconselho a que vote "outros". Depois na análise da sondagem, poderei referir quais seriam esses outros (por ex: a Igreja de Gondesende ou até o monumento ao viajante, também já referido por outra pessoa).
    Quanto à igreja de Gondesende, é necessário que se diga que foi criada na segunda metade do século XX, contrastando com os templos de Esmoriz que até já remontavam ao século XVII. O factor histórico também pesou na nossa selecção.
    Contudo, a sua indicação será tida em conta, quando analisarmos os resultados da sondagem.

    ResponderExcluir
  3. Relativamente a este assunto, falam da antiga capela de gondesende (que ja não existe, mas que deveria ter siso sempre preservada), mas nos podemos esquecer que a nova capela de gondesende foi projectada por um Esmorizense.

    ResponderExcluir
  4. Caro anónimo, reconhecemos que foi lapso nosso a não-inclusão da Capela de Gondesende. Todavia, iremos mencioná-la, quando abordarmos os resultados. Se pretendem votar nela, é simples, seleccionem a opção "Outros".
    Em breve, prometo que farei um estudo sobre os espaços mais atractivos de Gondesende, de forma a que este local não caia no esquecimento.

    ResponderExcluir