quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Boletim dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz - Setembro, 2013

Com a confusão eleitoral, esquecemo-nos de publicar as novidades do boletim dos nossos soldados da paz referente ao mês de Setembro. Por isso, passamos agora a citar os destaques:

  • Incêndios letais. Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz lembram os perigos e recordam a memória dos colegas que pereceram no combate aos fogos florestais. Neste ponto, os nossos soldados da paz intervieram bastante no Distrito de Aveiro, e noutros em seu redor.
  • A zona do Agueiro assustou. O incêndio chegou mesmo a ameaçar a Escola Secundária de Esmoriz. Os nossos soldados da paz tiveram que lutar ainda contra o vento e o calor que se faziam sentir, o que não contribuía para a extinção do fogo. A intervenção começou na parte da tarde (altura da deflagração) e durou até altas horas da madrugada. Sete viaturas e trinta homens estiveram presentes. Os nossos bombeiros recordam que este não é o primeiro fogo presumivelmente posto naquele espaço...
  • Praia sem mortes - A vigilância dos nossos soldados da paz deu frutos nas praias de Esmoriz, Cortegaça e Maceda. Ninguém sucumbiu por afogamento desde o dia 1 de Julho até ao primeiro fim de semana de Setembro. Os salvamentos realizados foram todos bem sucedidos.
  • Campanha de recolha e troca de livros escolares. A instituição assegurou a reutilização de centenas de manuais, o que seguramente ajudou a aliviar as contas de muitas famílias.
  • Bombeiros Voluntários de Esmoriz presentes nas Festas do Mar de Cortegaça. No domingo festivo, a Fanfarra dos BVE e o Comando alinharam nas cerimónias. Os bombeiros estiveram ainda presentes no aniversário da elevação de Cortegaça a vila! 
  • Participação Especial no Programa da RTP - "Heróis de Portugal". Jorge Oliveira e Paulo Reis, da Corporação Esmorizense, apresentaram aí o seu mais recente serviço - "Rescue Bike" (consiste em prevenção e socorro inicial por bicicleta, método bastante utilizado neste último Verão junto às Praias).
  • Atropelamento na via férrea em Cortegaça não termina em morte! Um sem abrigo terá resistido aos ferimentos, apesar da perda de perna e braço, e ainda traumatismos cranianos. Os bombeiros de Esmoriz acorreram ao espaço e estabilizaram a vítima que foi enviada imediatamente para o Hospital S. Sebastião. O atropelamento ferroviário por parte do comboio terá ocorrido por volta das 4:30 da madrugada.
  • Outras situações relatadas. Acidentes rodoviários registados mas sem feridos graves. Testemunho de ocasiões em que ocorreram paragens cardio-respiratórias. Houve ainda um alarme falso na Praia do Cantinho.



Imagem nº 1 - Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz sempre ao serviço das comunidades!



Referência Consultada: Boletim Informativo - Bombeiros em Missão. Setembro de 2013. Número 40. Ano 4. Propriedade do Grupo de Comunicação e Imagem e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.

Um comentário:

  1. Boa tarde, Em esmoriz pode haver muitas instituições, mas como esta que se preocupa com tanta coisa. Acho que eu, que nao hesiste. Acho que esta na hora de olhar-mos para os nosso bombeiros com outros olhos. Sabemos que esta dificil a vida, mas os bombeiros procupam-se com o bem estar social dos cidadão comum. temos o exemplo da campanha "troca de livros" quantas familias pouparam com esta iniciativa pode ir a uma poupança de 300 euros, meus caros é dinheiro, a campanha das tampinhas foram recolhidas toneladas plasticas...
    Os nossos bombeiros sao uma instituição sem fins lucrativos, mas tambem precisam de ser ajudados... Você já ajudou?

    ResponderExcluir