sábado, 19 de setembro de 2015

Grupo de Teatro Renascer apresenta padrinho e cartaz do seu Festival

O Grupo de Teatro Renascer convidou o actor conceituado João Maria Pinto para assim apadrinhar o XVI Festival de Teatro de Esmoriz, evento multi-cultural que será oficialmente estreado no dia 3 de Outubro, prolongando-se posteriormente até finais de Novembro. Trata-se duma escolha que foi rapidamente aplaudida pelos mais curiosos, visto que João Maria Pinto participou em muitos projectos teatrais e televisivos, tendo alcançado maior notoriedade quando integrou as séries dos "Malucos do Riso" (SIC) e "Morangos com Açúcar" (TVI). 
No dia de estreia, a colectividade esmorizense apresentará ainda a peça "Flor Alma Espanca" da autoria de Leandro Vale (falecido a 2 de Abril de 2015), um benemérito que muito ajudou a dinamizar o teatro em Esmoriz através da cedência de ensinamentos, meios logísticos e material de apoio. Quanto ao teor da encenação que será apresentada, devemos salientar que a peça se baseia sobre a vida e o perfil enigmático de Florbela Espanca, recordando em simultâneo a sua magistral poesia.
Por outro lado, também está garantida a actuação do cantor brasileiro Marcos Assumpção que musica e canta, com brio, os magníficos sonetos de Florbela Espanca.
Por outras palavras, esta formidável poetisa será recordada na inauguração do Festival através da magia do teatro e da música. 
Se o programa para o dia da abertura já dá que falar, então nunca é demais ressalvar a diversidade de actuações previstas para as restantes datas do Festival, o que conciliará naturalmente a participação de várias entidades teatrais oriundas de diversos cantos do país. A natureza dos espectáculos também será diversificada, com a apresentação de peças comediantes, satíricas, dramáticas, infantis, musicais...
Ressalvamos ainda em particular a apresentação da peça "As mentiras que os homens contam" no dia 20 de Novembro, a qual fará convergir no palco prestigiantes artistas da representação tais como Almeno Gonçalves, Joaquim Nicolau, Fernando Ferrão e António Melo.
O Grupo de Teatro Renascer volta a apostar numa programação bastante ambiciosa, dotando a Cidade de Esmoriz com uma saudável dinâmica cultural que será visível durante os próximos dois meses.




Imagem nº 1 - João Maria Pinto apadrinhará o Festival de Teatro organizado pelo Renascer. Ao longo da sua carreira, o actor já havia participado na série comediante "Malucos do Riso" e na série infanto-juvenil "Morangos com Açúcar".
Foto: Arquivo Lux





Imagem nº 2 - Leandro Vale (falecido em 2 de Abril de 2015) será homenageado pelo Grupo de Teatro Renascer que representará em palco uma peça da sua autoria dedicada à vida de Florbela Espanca.





Imagem nº 3 - Marcos Assumpção canta com emoção os poemas de Florbela Espanca e promete abrilhantar ainda mais o dia de abertura do Festival marcado para 3 de Outubro.




Anexo 1 - Sinopse da Peça "Flor Alma Espanca" 
Data do Espectáculo - 3 de Outubro de 2015


A peça “Flor Alma Espanca” é da autoria de Leandro Vale (1940-2015) que, honrando os seus pergaminhos de dinamizador da Cultura e Teatro Nacionais, desejou aflorar os capítulos mais marcantes da vida de Florbela Espanca (1894, Vila Viçosa - 1930, Matosinhos). O trabalho de Leandro pauta-se pela originalidade, assentando no pormenor descritivo, na intercalação adequada de magistrais sonetos da poetisa, e na valorização dos pensamentos das outras pessoas sobre Florbela Espanca que, ao longo da sua vida, conheceu curiosamente uma curta passagem por Esmoriz, mais concretamente, pelos lugares da Casela e da Estrada Nova. 
Por seu turno, e de modo a prestar tributo a um dos seus principais beneméritos, o Grupo de Teatro Renascer, através dum elenco alargado, procurará ser fiel à encenação de Leandro Vale, recordando o perfil enigmático, a sabedoria peculiar, os dissabores amorosos e as profundas amarguras que nunca deixaram de acompanhar o percurso atribulado de Florbela Espanca.
Esta peça será apresentada na cerimónia de abertura do XVI Festival de Teatro de Esmoriz, e decerto deliciará todos aqueles que pretendam conhecer um pouco mais sobre a vida de uma das mulheres mais prestigiantes da História Nacional.




Anexo 2 - “Charneca em Melodias”, Cantor – Marcos Assumpção
Data do Espectáculo – 3 de Outubro de 2015


Marcos Assumpção é um cantor brasileiro que nutre um fascínio especial pela obra de Florbela Espanca (1894-1930). Na sua missão centrada em divulgar o monumental legado desta genial escritora, Marcos tem vindo a musicar os seus poemas, conquistando seguidores de diversas regiões do globo.
Ao cantar os sonetos de Florbela, fá-lo com emotividade, simpatia e uma voz talentosa, cativando inúmeras plateias. Os espectadores têm assim a oportunidade de desfrutar de um dos maiores tesouros da Língua e Literatura Portuguesas através duma versão musical inspiradora. 
Com um disco gravado (“A Flor de Florbela”) e um livro publicado (“Dois Olhares sobre Florbela Espanca”), Marcos Assumpção revela assim uma dedicação tremenda e uma necessidade de assimilar e transmitir os vários detalhes da vida e personalidade de Florbela. 



Anexo 3 - Programação do XVI Festival de Teatro de Esmoriz, (Org. Renascer)
Cartaz desde 3 de Outubro até 28 de Novembro


3 Outubro - 21h30
Abertura do XVI Festival de Teatro de Esmoriz:
Homenagem "Leandro Vale"
Estreia "Flor Alma Espanca"
Autor: Leandro Vale
Género: Drama
Encenador: João Gomes
Ator Convidado - João Maria Pinto
Cantor Brasileiro - Marcos Assumpção


10 Outubro - 21h30
Grupo Cénico de Bairros - Castelo de Paiva - "Uma Lição de Vida" e "Divórcios aos Trambolhões"
Autor: Vítor Rocha
Género: Sátira Social e Comédia
Encenador: Vítor Rocha


11 Outubro - 15h30
ACIJE - Esporões "Braga" - "A Loja dos Brinquedos Sonhadores"
Autor: Sónia Sousa
Género: Teatro Musical
Encenador: Sónia Sousa


17 Outubro - 21h30
Grupo Teatro Contra-Senso - Lisboa - "MacBeto" 
Adaptação: Miguel Mestre
Género: Comédia Musical
Encenador: Miguel Mestre


24 Outubro - 21h30
Grupo Teatro Apollo - Vila Nova de Ourém - "Jantar de Idiotas"
Autor: Dora Conde
Género: Comédia
Encenador: Dora Conde 


25 Outubro - 15h30
Grupo Teatro Renascer - "Era uma vez um Dragão!"
Adaptação: João Gomes
Género: Teatro Infantil
Encenador: João Gomes


7 Novembro - 21h30
Grutaca – Grupo de Teatro Amador Camiliano - Vila Nova de Famalicão - "A Morgadinha de Vale d'Amores"
Autor: Camilo Castelo Branco
Género: Comédia
Encenador: Reinaldo Ferreira


8 Novembro - 15h30 
Ilha Mágica - Vila Nova de Gaia - "O Feiticeiro Infeliz"
Autor: Fernando de Paços
Género: Infantil
Encenador: Franklin Cardoso


14 Novembro - 21h30
AJIDANHA - Idanha-a-Nova - "À Deriva"
Autor: Slawomir Mrozek
Género: Comédia
Encenador: José Carlos Garcia e Nádia Santos


20 Novembro - 21h30
A Margem Narrativa - Associação Cultural apresenta Comédia: "As Mentiras que os Homens contam"
Atores: Almeno Gonçalves; Joaquim Nicolau; Fernando Ferrão; e António Melo.


21 Novembro - 21h30
Teatro Passagem de Nível - Amadora - "A Moura"
Autor: Luís Palma Gomes
Género: Drama
Encenador: Porfírio Lopes


22 Novembro - 15h30
Contacto - Ovar - "Cinderela"
Adaptação: Teresa Leite
Género: Teatro Marionetas
Encenador: Manuel Ramos Costa


28 Novembro - 21h30
Encerramento do XVI Festival de Teatro de Esmoriz - Gala do CACO


Nenhum comentário:

Postar um comentário