terça-feira, 7 de julho de 2020

Rescaldo da nossa recente Visita à Barrinha

No decurso desta terça-feira, fomos até à Barrinha de Esmoriz para que pudéssemos aferir sobre a sua realidade actual. A lagoa estava com um grande caudal até porque a comunicação com o mar está cortada através do dique fusível. 
Como pontos positivos, podemos destacar a presença de alguma biodiversidade. Nas águas, mais concretamente nas margens, detectámos alevinos, enguias e ainda alguns patos/galeirões que por ali andavam. A voar pelos céus, observamos uma águia sapeira, múltiplas andorinhas e gaivotas, alguns bispos-de-coroa-amarela (simplesmente belos!), etc. 
Não foi um mau dia em termos de biodiversidade, mas também não foi um dia perfeito, dado que não observámos a presença de garças reais ou pernas-longas.
Por seu turno, a vegetação continua a ser diversificada, e o calor, conjugado com a tranquilidade, permitiu uma contemplação em comunhão com a Natureza.
Além disso, há-que reconhecer que a vegetação que infestava os passadiços já foi limpa, reivindicação anteriormente feita pelos cidadãos e que seria assim atendida.
Mas há ainda alguns pontos que merecem uma reflexão. Primeiro, identificámos um cais abandonado e completamente destruído. Na nossa opinião, o mesmo deveria ser definitivamente removido. A lagoa nunca terá condições para albergar barcos devido ao assoreamento existente, e o estado actual daquela estrutura é desmotivante. 
Em segundo lugar, quando nos encostámos um pouco às laterais (corrimões) do passadiço, já nos acessos próximos à ponte, sentimos um abanar e um ranger completo, o que nos dá a entender que as fundações já não estão sólidas ou firmes, cenário que, a ser confirmado, terá que ser alvo de manutenção imediata.
Em terceiro lugar, é necessário organizar, no futuro, um procedimento cívico de limpeza porque infelizmente os seres humanos continuam a deixar lixo na zona, até mesmo em casos onde nas imediações existe um caixote de lixo. É algo que dá muito que pensar.
A Barrinha de Esmoriz é um dos ex-libris da cidade de Esmoriz e do distrito de Aveiro, mas como é lógico, necessita de uma manutenção activa por parte dos organismos públicos. Apesar de serem necessárias rectificações, é sempre um lugar ambiental que merece uma visita cuidada e responsável daqueles que gostam verdadeiramente da Natureza.
Partilhamos agora uma pequena reportagem fotográfica do dia de hoje, a qual espelha alguns dos assuntos que acabamos de expor nesta nossa narrativa.























Um comentário:

  1. Nas duas últimas fotos, é de lamentar o estado do cais e a presença de lixo no chão...

    ResponderExcluir