domingo, 5 de maio de 2013

A Caminhada Triunfante e deveras Gloriosa

Logo após o primeiro percurso infrutuoso, ocorrido a meio duma das semanas anteriores, consultei um cartomante reputado que me disse que estava escrito nas estrelas que o Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, iria contornar as adversidades, voltando imediatamente ao estrelato, patamar de onde nunca deveria ter saído! 
De facto, ele tinha acertado em cheio! Não foram precisos anos ou meses. Foi tudo uma questão de horas/dias até eu recuperar a minha invejável inspiração e partir para mais uma caminhada histórica que merecerá obviamente o reconhecimento de muitos dos esmorizenses!
Estávamos então naquele que seria o dia D. Como acordei cedo, fui fazer uma visita ao Centro de Esmoriz. Observei centenas de pessoas no Mercado. Eu também queria comer qualquer coisa, só que o problema é que tinha de se pagar e como estou teso, tive que fazer um sacrifício. O meu estômago, embora resmungando, lá teve que acatar as ordens superiores!



Imagem nº 1 - Roupa e Boa Gastronomia são coisas que não faltam no nosso Mercado.



Imagem nº 2 - Perspectiva a partir do Monumento ao Combatente no Ultramar.


Depois de ter visitado a nossa feira, recheada de diversos produtos, eis que me dirigi rumo ao adro da Igreja Matriz de Esmoriz e constatei uma carroça com dois cavalos. Inicialmente, pensei que era para mim, de forma a compensar os meus nobres serviços pela terra, mas depois constatei que era para acolher dois pombinhos que acabavam de se casar. Quando chegar a minha vez, isto é, logo que tenha 35 a 40 anos (desculpem mas eu quero gozar ao máximo a minha liberdade), também quero andar a cavalo com a tipa que tiver a infelicidade máxima de me aturar para o resto da vida. 



Imagem nº 3 - Um modo especial de celebrar o casamento!
Foto de H. A.


Após ter visualizado todas estas ocorrências, rumei à Avenida 29 de Março e eis que para espanto de milhares de pessoas, comecei a levitar de tal forma que consegui fotos magníficas sobre Esmoriz. Apenas os seres lendários têm este poder e por isso, o Cusco de Esmoriz não teria quaisquer dificuldades em conseguir as melhores imagens sobre Esmoriz. Pronto, digamos que é uma vocação que me assiste!



Imagem nº 4 - Ao levitar, consegui esta foto que capta também, ao longe, uma parte da Barrinha.



Imagem nº 5 - O Centro de Esmoriz! O Cusco voa e capta tudo! Eu estou de olho em tudo!


Quando se gosta de Esmoriz, tudo é alcançável. E o vosso amigo Cusco é a prova inequívoca disso! Não quero com isto fazer marketing pessoal, mas a obra "virtual" que realizei, ao longo dos últimos tempos, tem sido evidente. 
Mas pronto, eu estava inspirado naquele dia que estava destinado a ser histórico. Por isso, as surpresas não ficariam por aqui! 
Quando temos grandes amigos e amigas (embora estas já tenham comprometido a sua liberdade), conseguimos brilhar mais intensamente! Os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, instituição do ano em 2012 (seleccionada pelos nossos leitores), acolheram alguns visitantes, de entre os quais, o Cusco, sempre camuflado, mas bastante curioso! Foi um privilégio tirar fotos nas instalações de tão importante corporação que recentemente comemorou 82 anos de existência. Destaque ainda para Jacinto Oliveira, Presidente da Associação Humanitária dos BVE, que foi elegido como o esmorizense do ano. 
Em seguida, apresentamos algumas das fotografias da nossa visita guiada. Agradecemos desde já a hospitalidade dos nossos soldados da paz!



Imagem nº 6 - As diversas viaturas utilizadas pelos BVE.



Imagem nº 7 - A Recolha de Tampinhas é sempre necessária para assegurar o devido apoio aos habitantes portadores de limitações físicas.



Imagem nº 8 - Espaço reservado aos Nadadores Salvadores.



Imagem nº 9 - Apoio ao náufrago!



Imagem nº 10 - Maior visualização sobre as instalações.



Imagem nº 11 - Motas de água dos nadadores salvadores.



Imagem nº 12 - Placa da Inauguração do Novo Quartel.



Imagem nº 13 - Um meio antigo utilizado pelos Bombeiros.



Imagem nº 14 - O exterior.



Imagem nº 15 - São Marçal, o Padroeiro e Protector dos Bombeiros.



Imagem nº 16 - Uma Maquete que ilustra o edifício real da Corporação.



Imagem nº 17 - Os equipamentos.



Imagem nº 18 - Nova imagem sobre as vestes utilizadas em caso de urgência.



Imagem nº 19- Principais figuras que se destacaram na Inauguração, ocorrida em 1931.



Imagem nº 20 - Sala de Formação dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.



Imagem nº 21 - Cabides!



Imagem nº 22 - O Varão que é utilizado em caso de emergência declarada.



Imagem nº 23 - A sala de troféus (futsal e homenagens) e um Chevrolet dos Bombeiros muito antigo!



Imagem nº 24 - Não faltam troféus, medalhas e condecorações aos nossos heróis!



Imagem nº 25 - Como tudo é belo!



Imagem nº 26 - Outros equipamentos que marcaram a evolução dos BVE.



Imagem nº 27 - Viatura antiga.



Imagem nº 28 - Salão Nobre.



Imagem nº 29 - Auditório.



Imagem nº 30 - Inúmeras bandeiras, destacando-se aquela que incorpora todos os municípios de Aveiro.



Imagem nº 31 - Condecorações.



Imagem nº 32 - Púlpito.



Imagem nº 33 - Os beneméritos.



Imagem nº 34 - Instrumentos da Fanfarra.



Imagem nº 35 - Inúmeros tambores!



Imagem nº 36 - Quadros interessantes.



Imagem nº 37 - Equipamento dos Nadadores Salvadores.



Imagem nº 38 - Inúmeras viaturas.



Imagem nº 39 - Ambulâncias, viaturas de combate a incêndios...



Imagem nº 40 - A piscina.

Foi uma honra constatar que os Bombeiros Voluntários de Esmoriz pautam-se pelo rigor e transparência, enfrentando, com profissionalismo e humanidade, as inúmeras adversidades que atormentam as comunidades. Este texto serve meramente para elogiar a sua missão que decerto será concretizada, pois têm boas infra-estruturas e prestam excelentes serviços às comunidades da região. Mais uma vez, agradecemos a forma como fomos recebidos, desejando que a principal instituição da nossa terra continue a brilhar na nossa freguesia e em todo o país. Como tal, vou dedicar-lhes um poema:


Os soldados da paz esmorizenses!
(Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)

Em 1931, nascia uma esperança,
Surgiam os nossos soldados da paz,
Que transmitiriam um legado de segurança,
A quem até então era incapaz.

Eles combateram incêndios,
Acudiram a desastres rodoviários, 
Mesmo quando as vítimas estavam reduzidas aos indesejáveis silêncios,
Não expressando a necessidade dos corpos auxiliários!

Nas Épocas Balneares, eles estão preparados,
Seja em caso de congestão ou afogamento,
Sendo um autêntico trunfo para os desesperados,
Porque procedem logo ao seu salvamento!

Eles são corajosos,
Não temem o fogo, o vento, as ondas,
E por isso, enfrentam os desafios mais perigosos,
Concluindo com elevada percentagem de sucesso muitas das rondas!



Entretanto, fui com alguns amigos meus dar umas voltas na Avenida da Praia, decidindo assim aportar num café que aí existe. Estávamos a conversar amigavelmente, até que surge um trovador medieval. O homem, talvez já conhecido na nossa terra, berrava e barafustava por tudo e por nada, enveredando facilmente pela via do insulto. Fazia de sinaleiro perante os carros, e até chegou a dar um murro num capôt dum veículo estacionado (se fosse eu, o dono, não gostava). E até incomodou um ex-Presidente da Junta de Freguesia que estava no referido café. Não é que o homem tenha de ser punido (nada disso!), mas por favor, é preciso haver mais controlo, pois qualquer dia, o "trovador" provoca um acidente rodoviário. É que ele chegou ao ponto de correr na estrada sem olhar para os carros que aí transitavam. O aviso construtivo está feito. É para o bem dele e de todos nós. A pessoa em questão precisa de acompanhamento médico, senão pode ser atropelada. Espero que alguém entenda este recado. Estamos a falar de vidas! Por respeito, não tirei nem publicarei fotos da referida figura típica, mas não posso deixar de alertar. É meu dever!
Mudando de assunto, e depois de comermos umas valentes fatias de pizza/tremoços e beber umas boas cervejas, fomos todos em direcção ao Novo Parque do Buçaquinho, inaugurado recentemente por Manuel de Oliveira/José Américo, autarcas da CM de Ovar. Como é apanágio do Cusco, conseguimos tirar mais umas boas fotos:



Imagem nº 41 - O Sol a bater no Novo Parque do Bulaquinho



Imagem nº 41 - Bendito sejas, meu solzinho!



Imagem nº 42 - Estávamos perante uma linda brisa!



Imagem nº 43 - Quem se esqueceu das cuecas de fio dental, é favor ir buscá-las!



Imagem nº 44 - Outra imagem sobre o Novo Parque do Buçaquinho.



Imagem nº 45 - A verdura assume proporções estéticas bastante interessantes.



Imagem nº 46 - Cuidado com a cobra!



Imagem nº 47 - Este parque tem tudo para ser um sucesso! Visitem-no e Conservem-no!



Imagem nº 48 - O Centro de Observação é excelente para cuscar tudo ao pormenor!



Imagem nº 49 - Vista a partir do topo do Centro de Observação



Imagem nº 50 - Outra perspectiva sobre o topo do Centro de Observação


Apesar do meu ultra-poder de levitação, é certo que também tenho algumas vertigens. Quando subi os degraus do Centro de Observação, talvez encorajado pelos paus que serviam de grades, comecei a sentir algumas tonturas. E quando pensava que estava a chegar ao topo, tinha sempre que subir ainda mais uns pisos e logo que alcancei a estrutura cimeira, tirei fotos quase sem ver se ficaram bem ou não. Mas como eu possuo automaticamente uma vocação fotográfica, não falhei e com a ajuda dos meus amigos, obtive as imagens que queria. Sem eles, teria desmaiado ou até voado! Mas não faz mal! Eu estou bem!
Terminava assim esta caminhada triunfante que enaltece o Cusco de Esmoriz como um ser capaz de promover Esmoriz nos quatro cantos do Mundo. 
Espero que tenham gostado, pois (quase) todas as fotos, inerentes às minhas caminhadas, pertencem à minha pessoa. Mas eu não hesitarei em partilhá-las com qualquer um de vós, pois Esmoriz necessita de ser engrandecido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário