quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Bi-Silque está de parabéns...

Com lucros anuais (que têm praticamente triplicado nos últimos tempos) e exportações internacionais, a Bi-Silque está em contínua expansão. O sucesso é tão evidente que até já mereceu recentemente uma reportagem na RTP. Esta empresa sediada em Esmoriz não pára de recrutar novos trabalhadores, constituindo uma feliz excepção em tempos de crise.
Recorde-se que a BiSilque é a Terceira Maior Empresa Mundial em tecnologias de ponta para o sector educativo. Os seus produtos (nomeadamente quadros interactivos) chegam aos quatros cantos do Mundo. Vende para mais de 80 países (por exemplo: Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, Alemanha, Haiti, México...).
Quando uma empresa é bem gerida, tudo se torna rentável e viável. 
Os meus sinceros parabéns aos responsáveis pela Empresa.



Imagem nº 1 - Até Álvaro Santos, Ministro da Economia, desejou conhecer os segredos do sucesso da BI-Silque.


PS: Veja-se a pequena reportagem da RTP em http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=649473&tm=8&layout=122&visual=61, (08-05-2013; autoria de Rui Sá e Virgílio Matos).

13 comentários:

  1. Só é pena uma empresa como a BI-SILQUE recrutar trabalhadores para contratos de 15 dias. O que é que estes recursos humanos têm na cabeça? Quem é o trabalhador que com 15 dias mostra todo o seu valor? Mas não me admira nada, vindo de que vem. Estive desempregada durante 2 anos. Por volta de meio ano em casa dirigi-me às instalações de recursos humanos da BI-SILQUE - a BE MADE em frente ao quartel de bombeiros de Esmoriz.
    Sou uma jovem licenciada, mas tenho dois braços para trabalhar. Querem saber o que esta pseudo senhora dos recursos humanos me disse? Cá vai:
    - Com um curso superior não tem perfil para trabalhar numa fábrica.
    - Sabe qual é o ambiente numa fábrica?
    - Não a estou a ver a trabalhar numa fábrica e ganhar só o ordenado mínimo.
    Da má fama de ambiente de trabalho a BI-SILQUE não se livra e quem conhece confirma, agora os próprios recursos humanos darem a entender o mau ambiente já é um patamar mais acima.
    Conclusão sai de lá com a certeza que não era chamada para trabalhar e não me enganei.
    Felizmente encontro-me a trabalhar e com a certeza que a BI-SIlQUE perdeu uma excelente trabalhadora.



    Isso sim era tema para uma boa conversa.

    ResponderExcluir
  2. boa gostei de ler e de saber que afinal as pessoas que trabalham la não passam de uma coisa que não posso dizer... pelos vistos não são valor algum ao trabalhador mexilhão, porque não vão eles (dos escritórios) trabalhar uma semana para a produção????!!! seria uma optima ideia...

    ResponderExcluir
  3. resposta ao comentário Anônimo de 9 de maio de 2013 08:42
    Acabo de ler os seus comentários neste blog e gostaria de lhe deixar a seguinte mensagem: felicito-a por pôr o trabalho em primeiro lugar, independentemente da formação académica que tem. A BI-SILQUE conseguiu em 34 anos ganhar um nome de prestígio internacional, sendo conhecida em todo o mundo como empresa idónea e cumpridora dos seus compromissos, mas isso só foi possivel porque tem ao seu serviço colaboradores que se entregam com garra e dedicação aos projetos da BI-SILQUE, muitos deles já desde o início da sua fundação, e por quem temos muito carinho. Mas como tudo nesta vida, nem tudo é perfeito. A BI-SILQUE tem estado a implementar uma série de regalias sociais: natação gratuita a trabalhadores e familiares mais chegados, livros escolares gratuitos, comparticipação nos tratamentos de clínicas dentárias, médico e check-ups e muitas outras parcerias já em curso. Só lamentamos que estas ações sejam ensombradas por comportamentos reprováveis por parte da colaboradora de RH da BI-MADE, aos quais a BI-SILQUE é totalmente alheia e desconhecedora dos fatos... Como se disponibilizou para esclarecer este assunto, o meu nº é o 939025584. Cumprimentos A.V.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,
    Sou a Anônima de 9 de maio e só hoje voltei a ler esta notícia e os comentários, como tal não entrei em contacto com A.V..
    Penso que passados tantos meses tal já não se justifica, mas se ainda estiver interessado em esclarecer a situação, deixe nova mensagem aqui que entrarei em contacto.
    Zélia

    ResponderExcluir
  5. Cara senhora que se diz licenciada e que a Bi silque perdeu uma grande trabalhadora... desde já os meus parabens or ter o ego tão alto ao pointo de dizer que é uma excelente trabalhadora, é sinal que sabe fazer uma boa auto avaliação.! Desde ja lhe digo que sou uma trabalhora da Bi-silque e tambem com curso apesar de o ter trabalho na produção. quando fui a entrevista a Bi-Made.. Também me fizeram uma chamada de atenção sobre o facto de trabalhar numa fabrica para comparar com o curiculo que tenho.. pois a forma como o fizeram não foi assim tão negro como a senhora refere.. e simplesmente me perguntaram se eu tinha a certeza que queria ir trabalhar para la ou seja uma fabrica e não preferia procurar algo na minha area.. e eu simplesmente respondi o que lhe respondo a si: Quem precisa de mesmo de trabalho não se pode dar ao luxo de recusar uma oferta.. o problema é quando se quer emprego e não trabalho! Trabalho lá à 5 anos na produção na altura inscrevi-me para uma vaga de DESENHADORA TECNICA DA FABRICA! O trabalho da Bisilque não é dificil .. quem o torna dificil são por vezes as pessoas que fazem bichos de sete cabeças e inventam mais do que é. Quantos às rregalias que A. V. fala são verdaeiras e so não usufrui delas quem quer.. eu da bi silque em 5 anos de trabalho so tenho duas reclamaçoes o atendimento dos recursos humanos dentro da instalações da fabrica terem um horario reduzido e nem sempre nos tiram as duvidas ou não nos abrem a porta.. e o facto de num ano de trabalho so gozar 17 dias de ferias pk dizem que não tenho mais quando por lei deviam ser 22.. e pessoas que estão la à meio ano terem 20 dias.. isso eu nãopercebo e nos recursos humanos não sabem explicar tb

    ResponderExcluir
  6. desculpem la, mas não tenham duvidas que a bisilque trata as pessoas como números. fui comercial durante dois anos e não cumpriu em nada com que se comprometeu comigo, nem com o departamento. Era uma gestão como o tempo, sem organização nem planeamento. Muita intriga, dores de cotovelo, enfim uma empresa bem encostada a certos apoios, mas com mentalidade e atitudes muito básicas e tristes, principalmente a gerência os RH e a logística, é melhor nem dizer mais nada.

    ResponderExcluir
  7. A Bi-Silque pode ainda ser algo retrógrada na forma como encara os seus trabalhadores, contudo ninguém pode ignorar o contributo desta empresa para o bem da criação de emprego e da inovação económica.
    Agora é certo que algumas atitudes deveriam ser melhoradas de forma a criar um ambiente de trabalho mais adequado.

    ResponderExcluir
  8. Ao que parece, como é habitual, surge sempre os "lembe botas" a defender a sua ignorância nos locais de trabalho. Uma empresa que não dá oportunidades a massa cinzenta não tem futuro e muitas vezes sobrevive com trabalho de servidão ou seja como se dizia antigamente de escravo, não posso garantir que isto se passa nesta empresa, mas que algo não bate certo, não bate. Aos ignorantes, informo no Japão pais do "terceiro mundo" os trabalhadores chegam ao "cumulo" serem 90% licenciados nas unidades produtoras, claro que eles é que são burros, como dizia o outro!!

    ResponderExcluir
  9. A Bi-Silque pode ter defeitos, mas é das que mais emprega em Esmoriz e na região. Não é perfeita, mas dá trabalho a muita gente, e apresenta produtos de qualidade...

    ResponderExcluir
  10. Agradecia que se identificassem com o primeiro e último nome sempre que comentarem... É que com tanto comentário no anonimato, não é fácil promover um debate interessante e saudável.

    ResponderExcluir
  11. Só se incriminam uns aos outros lá por miséria de que se ganha lá estou cheio de ser escravo de lá tou procura de melhor mal apareça salto fora

    ResponderExcluir
  12. Estou desempregada e preciso muito trabalhar gostava muito candidatar a bi-silque

    ResponderExcluir
  13. é certo que a bi-silque emprega muita gente e tem essas regalias de piscina e ginásio. Mas isso também é um pouco de fachada, pois tem pessoas que lá trabalham à mais de 10 anos a contratos de trabalho temporários, renovam contrato atrás de contrato, só lá fica efectivo que tem cunhas. Que estabilidade financeira isso dá para quem lá trabalha? Para os que contribuem para o aumento e globalização da bi-silque? Será que é mesmo uma boa empresa? Não, não é. Porque não cuida dos seus trabalhadores. O que faz falta é estabilidade no posto de trabalho, é sabermos que amanhã o o nosso lugar está ali, é sabermos que o nosso trabalho e esforço é valorizado e não estarmos constantemente à espera de saber se querem renovar contrato connosco porque temos filhos para cuidar e contas para pagar.

    ResponderExcluir