sábado, 18 de maio de 2013

Novo Ponto de Situação!!!

Eu sei que me tenho perdido um pouco a falar da história da minha terra, mas é altura de abordar a actualidade local. Sim, há factos recentes nos mais diversos campos que merecem ser salientados, de forma a cumprir o meu dever de informar bem os esmorizenses.
Na Política, sabemos (ou melhor já esperávamos) que não há novidades no capítulo da erosão costeira. O avanço do mar, que ameaça as populações do litoral (nomeadamente no concelho de Ovar, e Esmoriz não é excepção), parece ser constantemente ignorado pelas esferas estatais.
Mudando um pouco de assunto, o executivo liderado por António Bebiano tem assegurado a criação de rampas de acesso nas instalações da Junta de Freguesia, facilitando assim a afluência ao local.
Refira-se também que dois balcões do CTT foram encerrados no Município, um deles situava-se na Loja do Cidadão em Esmoriz. Mais uma derrota para a comunidade esmorizense. Já nos tiraram os serviços das Finanças, agora é um balcão dos CTT... Neste recente caso, reconheço a nobre atitude de Manuel Oliveira, Presidente da CM de Ovar, que reagiu, alegando os elevados constrangimentos que serão colocados às comunidades derivados do encerramento, sem aviso prévio, destes dois balcões.
Por fim, recorde-se ainda que o Município prometeu assegurar a construção da Habitação Social na Praia de Esmoriz.



Imagem nº 1 - Eram, uma vez, dois balcões dos CTT que prestavam serviços fundamentais às populações...


Em termos de criminalidade, um casal de sexagenários foi alvo dum furto, sendo ameaçados pelos assaltantes (seriam 4 e estariam encapuçados bem como armados com pistola). Houve inclusive agressões consumadas, embora sem consequências graves nas vítimas. Certo é que ficaram sem telemóveis, dinheiro e objectos de adorno (fios e anéis).  Tudo isto terá acontecido em Esmoriz na madrugada do passado dia 8 de Maio. 
É pena que esta gentalha continue a abundar na nossa região. Cobardia e má-fé têm de ser irradiadas deste concelho. Estes bandalhos deveriam fazer anos e anos de trabalho comunitário.



Imagem nº 2 - Cuidado com os gatunos. Não facilitem perante quem procura maliciosamente pontos débeis de gente séria e humilde.


No Desporto, e mais concretamente no futebol, destaque para o SC Esmoriz que está bem lançado para a conquista do Campeonato da II Divisão da AF Aveiro. Na fase do apuramento de campeão, a turma da Barrinha humilhou, no seu reduto, o Valonguense por uns fantásticos 9-2. 
No voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube terminou a época na sensacional 6ª posição. Esta classificação deixa boa margem à instituição esmorizense para a próxima época. Recorde-se que o campeonato foi ganho pelo SL Benfica que derrotou o Sporting de Espinho à melhor de três partidas.



Imagem nº 3 - O SC Esmoriz está imparável!!!!


Na cultura, a jovem Banda de Rock, Jackie Lynchburg, continua a dar que falar. Já com quase 1000 likes/gostos no Facebook, o Grupo já brilhou em várias terras: Esmoriz (QB bar, Pé N'Areia, RVE, entre outros), Cortegaça, Aveiro (estiveram no Evento "Enterro" de 2013), Porto (Salão Nobre da Faculdade de Economia do Porto), entre outras localidades. A banda foi ainda a 13ª mais votada no concurso para o Festival Musa Cascais, mas infelizmente não foi seleccionada pelo júri. De qualquer das formas, já mereceram milhares de visualizações no Youtube (é o caso desta - http://www.youtube.com/watch?v=Q7F_vrXsMNc - "Fall Off"). 
Por seu turno, o Grupo de Teatro Renascer continua a manter uma actividade interessante, tendo já actuado em Proença-a-Nova, Póvoa de Lanhoso, Paramos, Esmoriz. Inclusive, já foram convidados a comparecer na RTP (tal como já havia acontecido com o Grupo dos Bandolins de Esmoriz). Por isso, continua em grande, o grupo liderado por João Gomes que costuma participar, com brilho, nos grandes concursos nacionais de Teatro.



Imagem nº 4 - Os 5 elementos da banda "Jackie Lynchburg".
Retirada da Página Oficial da Banda Jackie Lynchburg no Facebook

Por fim, não se esqueçam que, no próximo fim de semana, teremos a festa da Paróquia de Esmoriz, o que decerto motivará o aparecimento de centenas ou até milhares de devotos. Mais uma vez, destaco que haverá de novo uma tarde recreativa, na qual os pais poderão ver os seus miúdos a teatralizarem e cantarem. O convívio social está assegurado! Existirão merendas ou almoços garantidos pela Paróquia (devem reservar os pedidos até Quarta-Feira e informarem-se aí sobre os preços). Apareçam! É uma festa bonita! 



Imagem nº 5 - Vem aí a grande festa! Não faltarão cafés, gastronomia do melhor, peças culturais e claro, a devoção religiosa e a boa disposição também estarão aí presentes.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário