quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cortegaça ou Esmoriz - Qual deles o rei das moças?

Hoje é o dia do trabalhador e fazendo jus a tal designação, devo começar por afirmar que, só no dia de hoje, fiz as camas, limpei o pó, fui passear o meu cão, coloquei a mesa e lavei a louça. Trabalho é coisa que não falta neste país, agora Emprego, isso sim, é cada vez mais um privilégio que infelizmente não está ao alcance de 1 milhão de portugueses.
Mas isso agora não é para cá chamado. Como é feriado, vou falar-vos dum tema interessante que foi devidamente abordado por Aires de Amorim na obra "Achegas para o Estudo da História Local" (p. 317-318). O nosso erudito apresenta duas quadras antigas que demonstram a rivalidade das freguesias no campo amoroso:


Cortegaça, reis das moças,
Nunca foi nem há-de ser,
Esmoriz corre demanda,
Maceda há-de vencer.

Cortegaça, rei das moças,
Nunca foi nem há-de ser,
Paramos corre demanda,
Esmoriz há-de vencer.


Estas duas quadras foram extraídas da referida obra de Aires de Amorim e dão a entender que Cortegaça nunca foi rei das moças, mas sim Esmoriz.
Num estudo mais rigoroso, Aires de Amorim estudou os registos paroquiais de casamento da nossa freguesia (desde 1588 até 1922!!!) e analisou a naturalidades dos rapazes que vieram casar com as meninas esmorizenses. Em termos de resultados desta investigação, podemos lançar a seguinte lista:

1º Cortegaça - 155
2º Paramos - 110
3º Rio Meão - 54
4º Maceda - 33
5º Silvalde - 30
6º Paços de Brandão 22
7º Oleiros 20
8º Arada 14


Como podemos constatar, são muitos os moços de Cortegaça que tomam em casamento as ladies esmorizenses. Lá está, é mais provável, eu arranjar uma namorada em Esmoriz, porque vivo no reino das moças.
Mas as gentes de Cortegaça que não fiquem ofendidas, pois afinal os laços de amor entre as comunidades são muito grandes e a rivalidade (e é aqui que eu quero chegar) entre as duas freguesias já não faz sentido nenhum nos dias que correm.
Por isso, Esmoriz é o reino das moças, mas Cortegaça pode ser visto como o reino dos rapazes. E assim ninguém sai prejudicado. 
Importa é que ambas as freguesias estreitem relações, até porque têm agora um lindo parque para preservar. 



Imagem nº 1 - Cinco Moças a piscarem-me o olho!
Quadro da autoria de Di Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário