quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Festas do Mar atraíram dezenas de milhares de visitantes

Entre os dias 24 e 28 de Agosto, realizaram-se em Esmoriz as tradicionais Festas do Mar em honra de Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem. Se o primeiro e o último dia das festividades contaram com uma adesão tímida por parte da população, o mesmo não podemos dizer do fim-de-semana que viu nos concertos de Maria Lisboa e David Antunes e na majestosa procissão os pontos mais altos. Ao todo, estima-se que dezenas de milhares de pessoas terão assim testemunhado as incidências das festividades que se prolongaram por cinco dias.
A procissão religiosa contou com mais de 20 andores, além de se vislumbrarem muitas crianças que assumiam, através dos seus diversos trajes e disfarces, as identidades inerentes a várias santidades cristãs. Nunca é demais valorizar o esforço de todos aqueles que carregaram os andores desde a Igreja Matriz até à Capela da Praia, enfrentando não só o peso como obstáculo, como ainda o calor abrasador que se fazia sentir naquele dia. Aliás, a fé é mesmo isto. 
A procissão culminaria tradicionalmente com a bênção ao mar, momento que juntou o nosso Pároco Fernando Campos e ainda o Padre Paulo Bladek de Arada. Ali ouvimos o discurso sincero do Padre Fernando que pedia paz no mundo a Nossa Senhora, além de solicitar a sua intercessão em auxílio daqueles que fazem a sua vida no mar. O padre de Esmoriz recordou ainda os sacrifícios que acompanharam a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e pediu a este para que amparasse todos aqueles que necessitavam da sua protecção. Por fim, acabaria por benzer o mar. Por seu turno, o Paulo Bladek utilizou um crucifixo especial, uma relíquia que havia trazido da Terra Santa - Jerusalém, de forma a benzer também toda a multidão que ali se encontrava a testemunhar aquele momento junto aos paredões.
Sábado e Domingo foram assim dias muito intensos em Esmoriz com um mar de gente que inundou as ruas da cidade. Foram assim proporcionados grandes momentos de convívio social, de fé, de entretenimento e até de gastronomia.
Segue-se agora a nossa reportagem fotográfica da procissão que então decorreu no passado domingo à tarde.
































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário