quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Grupo de Danças e Cantares promoveu 26º Festival Folclórico da Barrinha

Como tem sido apanágio nos últimos anos, o Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz voltou a promover um novo festival folclórico, o qual se realizaria novamente no extenso adro da Igreja Matriz de Esmoriz.
Durante esta iniciativa cultural, e além da colectividade anfitriã, estiveram presentes o Rancho Folclórico “As Cantarinhas” (Fontinha - Cantanhede), o Rancho Folclórico e Etnográfico “d’A Chama” (S. Roque – Oliveira de Azeméis), o Grupo Folclórico de Macada Vimieiro (Braga) e o Grupo de Danças e Cantares de Vilar do Pinheiro (Vila do Conde). Todos os grupos fizeram a questão de fazerem desfilar os seus trajes, cantos e danças tradicionais, vincando o orgulho na sua identidade. 
À semelhança dos anos anteriores, o festival voltou a registar uma boa assistência com várias dezenas de pessoas a acompanharem todas aquelas exibições de cariz etnográfico. Houve inclusive pessoas que não hesitavam em parar o carro por segundos, na rua adjacente ao cemitério, de forma a testemunhar o ritmo musical e o bailar de diversas cores. 
Foi efectivamente uma noite diferente, em que a sabedoria e a experiência dos adultos rimou com a irreverência e a energia dos mais novos que também já integram com orgulho esta modalidade cultural.
Lino Osvaldo, Presidente do Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz, agradeceu ao Pároco Fernando Campos pela cedência do espaço e também se sentiu lisonjeado pela presença dos grupos convidados. Lino recordou ainda que era nos largos da Capela da Penha e da Igreja Matriz que os antepassados se encontravam para conviver socialmente e viver entusiasticamente as romarias.
António Sá, Tesoureiro e Representante da Junta de Freguesia de Esmoriz, parabenizou o Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz pela realização bem-sucedida de mais um festival e por divulgar os costumes da cidade.
Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, valorizou igualmente o grupo etnográfico de Esmoriz pelo seu legado em prol da defesa do passado, reconhecendo ainda o seu papel dinâmico dentro da cidade.
Por fim, seriam ainda entregues lembranças aos grupos convidados e individualidades presentes.














Artigo retirado da anterior edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente a 25 de Agosto de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário