domingo, 6 de outubro de 2019

Especial Eleições Legislativas III - PSD vence (pela margem mínima!) em Esmoriz

Os sociais-democratas venceram o sufrágio na cidade de Esmoriz, tendo alcançando 35,8% dos votos. Os socialistas ficaram logo atrás com 34,1%. No terceiro lugar, ficaria o Bloco de Esquerda com 11 %, enquanto o PAN, quarto classificado, conseguiu 3,7% dos votos. CDU e CDS-PP terminaram com 3,3% e 2,3% respectivamente. A abstenção foi apenas de 41, 7% (bem inferior à média nacional). Por outras palavras, 58, 3% da população activa desempenhou o seu dever cívico, votando num destes três edifícios - Pavilhão do Patronato (Castanheiros), Escolas Básicas da Praia e de Gondesende.
Agora é altura de analisar os resultados em Esmoriz.
O facto de Carla Madureira, candidata a deputada pelo círculo de Aveiro, residir e estar directamente ligada à cidade de Esmoriz terá sido fundamental para que o PSD conseguisse aqui um bom resultado, contrariando a tendência nacional. Além disso, a aceitável popularidade (tendo em conta os resultados das últimas autárquicas; embora isto não quererá dizer que seja totalmente consensual) do actual executivo social-democrata da Junta de Freguesia de Esmoriz terá contribuído parcialmente para este resultado mais positivo.
O Partido Socialista ficou logo atrás, evidência clara de que continua a ter vários seguidores na freguesia. A Concelhia e a Juventude socialistas em Ovar trabalharam em sintonia nos últimos meses, sugerindo intervenções urgentes na nossa localidade. Rogério Ferreira, representante do PS Esmoriz, nunca deixou de publicar também as suas recomendações e críticas, demonstrando estar atento a tudo o que acontecia.
O Bloco de Esquerda continua a ser a terceira força política mais votada em Esmoriz, sinal de que este partido é visto como uma alternativa a ter em conta. É possível que, nas futuras autárquicas, o partido consiga eleger, caso mantenha a toada, um ou dois representantes na Assembleia de Freguesia de Esmoriz.
Localizado bem mais atrás, o PAN (Pessoas, Animais e Natureza) ficou em quarto lugar, superando PCP e CDS-PP. O facto de Filipe Cayolla (cabeça de lista do PAN a nível distrital) e de Ana Roxo (mandatária do PAN pelo concelho de Ovar) serem residentes em Esmoriz foi, sem dúvida, um argumento para que o partido ambientalista se tornasse no 4º mais votado na cidade. Por sua vez, os resultados obtidos pelos comunistas e centristas em Esmoriz não foram  certamente os melhores.
Dos partidos sem assento parlamentar, a Iniciativa Liberal foi a única força política que teve mais de 1% dos votos em Esmoriz.






Tabela nº 1 - Os resultados finais em Esmoriz - Eleições Legislativas 2019.
(Clicar em cima para visualizar melhor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário