quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Felipe Silva falou um pouco do XX Festival de Teatro de Esmoriz

Desde Março de 2019, o Grupo de Teatro Renascer tem vindo a contar com uma colaboração activa e permanente de Felipe Silva, jovem actor e encenador brasileiro. Hoje de manhã, Felipe esteve presente na Rádio Voz de Esmoriz, no programa "Correntes e Marés" conduzido por José Carlos Macedo. Aí o artista falou um pouco do XX Festival de Teatro de Esmoriz que irá estrear-se no próximo sábado à noite, dia 19 de Outubro, e que irá prolongar-se até inícios de Dezembro.
O actor começou por recordar o início da sua carreira no Brasil, onde rapidamente demonstraria o gosto de representar, tendo ainda feito um curso e frequentado várias aulas e sessões.
No decurso desta década (2010-2019/20), Felipe Silva tem recebido, quase todos os anos, convites para actuar em Portugal. Ainda se recorda da primeira peça que estreou no nosso país, denominada "Cordel" que consistia numa homenagem inédita à literatura e poesia populares, facetas culturais espontâneas das camadas populares. Nos últimos tempos, o actor tem residido em Esmoriz, terra onde foi bem acolhido e à qual tenciona prestar um óptimo serviço através dos seus espectáculos.
Relativamente ao rumo estratégico seguido pelo Grupo de Teatro Renascer, Felipe Silva deixou vários elogios à aposta que é feita na juventude e que é essencial para a revitalização da colectividade bem como para a formação intelectual das crianças. 
No que diz respeito ao XX Festival de Teatro de Esmoriz, Felipe Silva reconhece o empenho incansável de todos os elementos do Grupo de Teatro Renascer para que este mega-evento cultural continue na senda do sucesso, cimentando o seu prestígio que já se vislumbra a nível nacional. São várias as noites recheadas de muito trabalho e preparação para que tudo corra de forma perfeita. Por outro lado, utilizou a palavra "pluralidade" de forma a descrever este festival, realçando que iremos ter grupos de teatro profissionais e amadores, bem como várias tipologias de espectáculos (comédias, dramas, musicais, teatro de revista, stand ups, cafés-concerto, etc).
A abertura do festival acontece já neste sábado à noite (21:30), no auditório do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz (na extremidade poente do lugar dos Castanheiros), com a estreia do musical "Rapunzel" por parte do Grupo de Teatro Renascer, onde também estará presente a actriz Luísa Ortigoso que participou em várias séries e telenovelas da RTP.
Rapunzel é o nome de uma princesa que seria protagonista central de um conto, criado em 1815 pelos Irmãos Grimm e que mais tarde seria aproveitado pela Walt Disney. Embora respeitando os direitos da Walt Disney (que assentiu a realização deste espectáculo), o Renascer moldou de forma original a encenação da peça, ensaiou um musical e agora vai apresentar os resultados em palco. Felipe Silva que participa na encenação no musical assegura que estará em palco um elenco de 13 jovens actores e 40 figurinos, além de que serão proporcionados 10 cenários. Aliás, Felipe relata "que vai acontecer muita coisa durante o espectáculo". A plateia será convidada a recordar vários momentos belos da sua infância ou juventude, sendo que a música, o canto e a dança estarão bem presentes. Será um musical de grande envergadura, onde também haverá movimento, sincronização e muita sensibilidade.
Neste momento, restam cerca de 35 bilhetes para a noite de abertura do XX Festival de Teatro de Esmoriz, pelo que cerca de 200 já estão reservados. Se estiver interessado deverá entrar em contacto com o Grupo de Teatro Renascer através de mensagem privada  para a seguinte página: https://www.facebook.com/GTeatroRenascer/.





Imagem nº 1 - Felipe Silva esteve hoje de manhã na Rádio Voz de Esmoriz de forma a falar um pouco do XX Festival de Teatro de Esmoriz, organizado pelo Grupo de Teatro Renascer. 
Felipe Silva é ainda responsável pela Companhia Teatral Proscénio, grupo profissional, que tem apresentado alguns espectáculos pelo país inteiro, procurando a descentralização cultural (isto é, fazer chegar o teatro a todas as regiões). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário