domingo, 6 de outubro de 2019

Especial Eleições Legislativas IV - E o PS voltou a bailar em Ovar!

Exceptuando uma derrota pela margem mínima em Esmoriz, os socialistas triunfaram categoricamente nas restantes freguesias de Cortegaça, Maceda, Válega e União de Freguesias de Ovar. 
No somatório final dos resultados observados no concelho de Ovar, o PS conseguiu 37,2% dos votos contra 29,9% do PSD. É uma vantagem de mais de 7% que pode ser explicada pelas boas intervenções de Martim Guimarães da Costa e pela concelhia socialista local que demonstrou coesão total, mesmo sabendo que o candidato que avançava por Ovar não estaria numa posição elegível. A chegada de Pedro Nuno Santos (cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral do PS em Aveiro), rodeado de uma multidão, naquele dia de campanha (em finais de Setembro) ao Furadouro foi um indício de que os socialistas estavam unidos e convergiam numa só direcção. Como é lógico, a credibilidade popular em torno de António Costa e do seu governo também constituiu um empurrão determinante para o triunfo.
Por outro lado e ao analisar estes resultados, fica evidente que a fricção da concelhia social-democrata ocorrida há alguns meses deixou repercussões que devem ser motivo de reflexão interna. O partido não chegou oficialmente aos 30%. É uma derrota clara. Será que o partido não deveria ter apostado numa campanha mais forte no concelho de Ovar?
O Bloco de Esquerda conseguiu 11,7% das votações. É o terceiro maior partido português da actualidade, realidade que começa a verificar-se igualmente no concelho de Ovar. Sempre com uma estratégia virada para os mais jovens e para as novas políticas, o partido tem vindo a ganhar simpatizantes.
A CDU ficou-se no nosso concelho pelos 4,95%. Não foi um resultado muito positivo, e certamente que os comunistas querem melhorar estes resultados no futuro. O PAN foi a quinta força política mais votada no município, contabilizando 3,3 %. O CDS-PP manteve o péssimo registo que já provinha das eleições europeias, somando desta feita, 2,5% dos votos. 
Dos partidos mais pequenos, e à semelhança do que acontecera já em Esmoriz, a Iniciativa Liberal seria mais votada, passando a fasquia dos 1% dos votos.
A abstenção no concelho de Ovar ficou-se pelos 44,7%. 





Tabela nº 1 - Os resultados finais no concelho de Ovar - Eleições Legislativas de 2019
(Clicar em cima para visualizar melhor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário