sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Grupo de Baladas Nostalgia prepara homenagem a Manuel Brito

José Bastos, Artur Brito, Maria Clara Pinheiro e Manuel Brito integram o Grupo de Baladas Nostalgia. Na manhã desta sexta-feira, estiveram na Rádio Voz de Esmoriz onde foram entrevistados pelo locutor José Carlos Macedo.
Artur Brito começou por fazer uso da palavra, recordando que Manuel Brito está já há 12 anos no Grupo de Baladas Nostalgia e que merece portanto uma sincera homenagem, tendo ainda em consideração a sua humildade e a forma dedicada como vive a música cabo-verdiana. Artur Brito recordou que o grupo costuma cantar igualmente fados portugueses e melodias tradicionais da autoria de grandes nomes tais como Zeca Afonso ou Pedro Barroso. A nostalgia implica o reviver de memórias e esta turma musical afigura-se como exímia em surtir esse efeito nas suas plateias.
Maria Clara Pinheiro relembrou que todos se conheceram quando tocavam na Orquestra dos Bandolins de Esmoriz e que acabaram por se juntar, criando um novo grupo musical. O grupo de Baladas Nostalgia tem actuado em várias localidades do Distrito de Aveiro, confidenciando ainda que têm sido muito bem recebidos em Esmoriz e no restante concelho de Ovar. Maria Clara realçou ainda que existe um trabalho minucioso por detrás, embora não sejam supervisionados por um ensaísta, privilegiando antes a coesão e a sintonização entre todos.
Manuel Brito, o futuro homenageado, esteve também presente nas instalações da Rádio Voz de Esmoriz. Apresentou-se como um "português nascido em Cabo Verde" no ano de 1939 (na altura, aquele arquipélago ainda pertencia aos domínios portugueses). Apesar de hoje contar com 80 anos de idade e de enfrentar algumas limitações físicas, a verdade é que Manuel Brito continua a cantar, com muito orgulho e brio, mornas e coladeiras (ou coladeras), batuques e funanás que são típicas de Cabo Verde. Sempre fiel ao seu torrão natal, Manuel Brito é ainda residente em Esmoriz já há vários anos, revelando igualmente um carinho especial pela nossa cidade.
A homenagem prestada pelo Grupo de Baladas Nostalgia ao seu elemento Manuel Brito decorrerá oficialmente no próximo dia 29 de Novembro (sexta-feira), pelas 21:30, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz. As entradas são livres. Além da entidade anfitriã, esperam-se ainda as actuações do Grupo de Fados Capas Negras e do Grupo de Danças e Cantares de São Pedro de Maceda.




Imagem nº 1 - O Grupo de Baladas Nostalgia esteve nesta sexta-feira de manhã na Rádio Voz de Esmoriz, projectando o evento de homenagem a Manuel Brito (quinto elemento na fotografia).
Retirada da Página do Grupo de Baladas Nostalgia no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário