sábado, 27 de junho de 2020

Assembleia de Freguesia discutiu o impacto da pandemia

Na noite do passado dia 25 de Junho, realizou-se a Assembleia de Freguesia de Esmoriz no auditório da Junta local. A sessão decorreu sem a presença de público e com o escrupuloso cumprimento do distanciamento social e uso de máscaras.
Carla Mesquita, Presidente da Assembleia de Freguesia de Esmoriz, conduziu os trabalhos, seguindo a ordem prevista e dando conta da correspondência entretanto recebida pela entidade.
Sandra Fernandes, deputada da bancada do PSD Esmoriz, elogiou a Junta de Freguesia de Esmoriz por ter efectuado a remodelação dos WC's junto à Praia do Cantinho, e por ter viabilizado a limpeza dos passadiços da Barrinha e dos acessos à praia. Deixou ainda a questão se vai haver alguma celebração no Dia da Cidade, tendo em conta a impossibilidade de se realizar neste ano o Arraial da Barrinha?
Guálter Ferreira, vogal do grupo do PSD Esmoriz, recordou alguns temas essenciais abordados por comissões permanentes especializadas a nível local (as quais mereceram a sua coordenação, embora esteja agora de saída), nomeadamente: a instalação e determinação das regras de estacionamento, a revisão do regimento, a reivindicação da requalificação da Escola Secundária de Esmoriz (havendo mesmo uma audição pública sobre este tema), o estado da rede viária na cidade e a adaptação do funcionamento desse mesmo órgão da comissão permanente que pode exercer uma influência positiva em torno de alguns dossiers. Guálter defende que qualquer elemento da Junta de Freguesia de Esmoriz poderá integrar a comissão permanente, renovando a sua energia.
António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, agradeceu as palavras lisonjeiras de Sandra Fernandes e realçou que tem sido efectuado um trabalho de dinamização da Praia de Esmoriz, embora tenha deixado um apelo para que os cidadãos cumpram as regras de distanciamento social. Deseja que todos os cidadãos façam praia e aproveitem o Verão, mas que tenham cuidado e zelo na forma como o fazem. No que concerne às festas da cidade, reconhece que não haverá o Arraial da Barrinha, mas poderão haver um ou dois eventos (ainda em fase de avaliação) que poderão ser materializados em formatos que salvaguardarão a saúde pública. O Dia da Cidade será celebrado no dia 2 de Julho, pelas 9 horas, através do hastear das bandeiras e com a presença de poucos convidados. Estarão também reservadas algumas surpresas online que serão apresentadas nesse dia. 
António Bebiano agradeceu o trabalho de Guálter Ferreira que está de saída da sua missão como coordenador da comissão permanente local, e será na próxima sessão deste organismo que se procederão às alterações estruturais necessárias. O Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz elogiou o papel da comissão permanente local que demonstrou uma vida política activa e com comportamentos de gente que trabalhou pro-activamente em prol da urbe.
Seguiu-se a intervenção de Rogério Ferreira, líder da bancada do PS Esmoriz, que elogiou o executivo da Junta de Freguesia por ter arrecadado um volume interessante de receitas (63 mil euros) entre os meados de Maio e Junho, e por ter procedido ao abate de dívidas a fornecedores (passou dos 88 mil para os 68 mil). O responsável socialista salientou o aumento da verba em caixa da Junta de Freguesia que passou dos 52 mil para os 59 mil. Rogério Ferreira diz que esta é a gestão correcta e que o executivo poderá terminar o mandato sem dívidas ou, pelo menos, com um passivo reduzido. No entanto, o líder socialista espera que esta tendência económica se mantenha nos próximos tempos. Numa outra intervenção, Rogério Ferreira deixaria bem claro que os membros do PS Ovar (vereadores do executivo e deputados da Assembleia Municipal) e o próprio governo socialista apoiaram sempre o concelho e o povo de Ovar, durante o tempo da Cerca Sanitária, afastando assim algumas críticas que tinham sido dirigidas ao partido. 
Hélder Ferreira, pelo PSD Esmoriz, perguntou pelos moldes em que será reprogramado o pagamento da renda do Parque de Campismo de Esmoriz, e enalteceu o papel da Junta de Freguesia de Esmoriz na deliberação da isenção de pagamentos de atestados requeridos por pessoas que se encontram em situação de evidente carência económica. Felicitou também o executivo por ter reduzido a dívida aos fornecedores em 20 mil euros, aumentando inclusivamente o saldo em caixa, isto num contexto atribulado provocado pela pandemia do COVID-19.
António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, voltaria a ter uso da palavra, e realçou que a gestão é dinâmica e que o endividamento tem vindo a ser reduzido. Apesar de tudo isso, considera que a divida actual é sustentável. Por outro lado, refere que a resposta social foi reforçada na cidade através do trabalho incansável desenvolvido pelos Gabinetes de Apoio Psicossocial e de Inserção Profissional, da Comissão Social de Freguesia e da Universidade Sénior de Esmoriz, as quais têm vindo a funcionar em velocidade cruzeiro, sobretudo na época da pandemia, em que foi necessário criar uma Célula de Crise na cidade. Relativamente ao dossier do Parque de Campismo de Esmoriz, relembrou que estes tiveram grandes quebras nas receitas visto que tiveram encerrados por quase todo o primeiro semestre, tendo os mesmos solicitado uma reprogramação dos pagamentos das rendas em quatro grandes tranches. A Junta de Freguesia de Esmoriz foi sensível ao pedido até porque reconhece o papel do Clube de Campismo do Porto na dinamização turística da cidade bem como a sua credibilidade. 
A entidade pretende ainda aumentar em 4 os assistentes operacionais (3 de rua e 1 para o cemitério), de forma a que as limpezas sejam mais permanentes na cidade.
 A alteração ao mapa do pessoal e a 1ª revisão orçamental viriam a ser aprovadas por unanimidade. 





Direitos da Foto: Cidade de Esmoriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário