sábado, 20 de junho de 2020

Projecto do Centro Comunitário de Esmoriz distinguido pela CGD

O Centro Comunitário de Esmoriz acaba de ver o seu Projeto "EstimuLAR Conexões" a ser um dos 34 projectos (num universo de 416) distinguidos pelo Prémio Caixa Social 2021, atribuído pela Caixa Geral de Depósitos. 
De acordo a IPSS citada, este projecto destina-se a idosos em situação de isolamento e que através de uma plataforma informática de uso intuitivo poderão potenciar os seus contactos com família, amigos, vizinhos e com o mundo em geral. Recorde-se que, durante o tempo da proliferação comunitária da pandemia, a população idosa foi severamente atingida pelo isolamento, e as novas tecnologias revelaram-se um meio fundamental para suprir distâncias. Foi esta a ideia de base para a concepção deste projecto.
Um dos equipamentos inovadores que será utilizado para este efeito será o Sistema Simples e Interactivo Sénior, designado de siosLIFE. O siosLIFE Surface é um dispositivo móvel, idêntico a um computador portátil, que pode ser utilizado por vários utilizadores, com perfis personalizados e adaptados aos gostos e capacidades de cada um. É uma plataforma muito intuitiva, com um sistema de login simplificado e interfaces dinâmicas associadas ao toque e voz, que dispensam qualquer tipo de conhecimentos informáticos e não impedem de ser utilizados por quem apresenta limitações físicas e/ou cognitivas. Esta ferramenta digital engloba diferentes actividades de estimulação cognitiva, que se ajustam às capacidades e ritmos de cada utilizador; entretenimento, multimédia, noticiários actualizados a cada hora, video-chamadas, partilha de fotografias…que oferecem aos familiares e amigos a possibilidade de estarem mais perto dos seus. 
O projecto é arrojado e desafia assim as pessoas da Terceira Idade a acompanharem a sociedade actual, no que concerne ao uso da tecnologia. Assim, os idosos poderão manter contacto com os membros da restante família e amigos. 
O Centro Comunitário de Esmoriz conquista assim mais uma distinção atribuída por uma entidade bancária, depois do BPI já ter galardoado e financiado o projecto "EnvelheSer em Casa" que tem vindo a ser desenvolvido em Esmoriz e Válega por técnicas superiores da entidade que acompanham assim os idosos dessas freguesias, combatendo a sua solidão e vulnerabilidades sociais.




Loja Solidária - Centro Comunitário de Esmoriz




Nenhum comentário:

Postar um comentário