quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Cidadãos reivindicam busto para Alexandre Sá Pinto

Um grupo de cidadãos esmorizenses, liderados por Florindo Pinto, está neste momento em conversações com a Câmara Municipal de Ovar de forma a que seja erigido um busto (ou estátua) alusivo a Alexandre Sá Pinto (1833-1926), mecenas natural de Gondesende que doou uma boa parte da sua fortuna a instituições das áreas do ensino e da saúde, além de ter ajudado os pobres, as misericórdias e as igrejas do concelho. 
Alexandre Sá Pinto ganhou muito do seu dinheiro na carreira que teve no Brasil (Baía) e na Argentina (Buenos Aires). Destacou-se na área comercial, foi ainda pintor, empreiteiro de construção civil e comprador/revendedor de terrenos. No entanto, nunca se esqueceu das suas raízes, tendo deixado, em testamento, uma boa parte da herança a entidades da sua terra e do restante concelho.
A ideia destes cidadãos passa por convencer a autarquia em fazer o referido busto e colocá-lo na rotunda junto ao Intermarché de Esmoriz, nas imediações de Gondesende, de forma a homenagear o legado de Alexandre Sá Pinto. Recordam ainda que, no ano de 1998, uma reunião do executivo municipal havia aprovado tal projecto, faltando agora concretizá-lo.
Certo é que se passaram já mais de vinte anos, mas há ainda a esperança de que a promessa possa vir a ser cumprida. 



As cusquices de Esmoriz: Pérolas Históricas de Esmoriz III - Alexandre Sá  Pinto, o Benemérito de Gondesende

Imagem nº 1- Busto de Alexandre Sá Pinto no claustro de baixo dos Gerais (Faculdade de Direito - Universidade de Coimbra). A escultura foi concebida em 1937 por Teixeira Lopes, sendo hoje visionada por diversos estudantes universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário