quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Fim de Semana Gastronómico do Peixe-Aranha foi um sucesso

Entre os dias 7 e 9 de Agosto, a Associação de Amigos da Praia Velha decidiu dinamizar, em Esmoriz, um Fim de Semana Gastronómico do Peixe Aranha. Ao todo, 10 restaurantes aderiram à iniciativa, servindo várias entradas de degustação ou pratos principais associados ao Peixe-Aranha (caldeiradas, açordas, arroz de tomate, sopas e outros menus improvisados). Assim sendo, largas dezenas de pessoas (senão centenas!) terão experimentado esta iguaria num destes espaços: A Grelha, Casa Vitó, Choquinhos, Linha de Sabores, O Barco, O Luciano, Petiscos e Companhia, Petisqueira Kika, Praia Velha e Taberna do Paulinho. Não nos podemos esquecer também a colaboração imprescindível da Companha da Arte Xávega do Buçaquinho que, através dos seus tradicionais arrastos, forneceu o peixe-aranha para assim dar a provar à comunidade. 
O feedback foi bastante positivo com muitos cidadãos a provarem pela primeira vez e a ficarem agradavelmente surpreendidos, prometendo repetir em breve tal refeição.
Historicamente, durante séculos, houve um estigma contra o peixe-aranha que, camuflado sob a areia, picava os banhistas que se achavam à beira-mar sofrendo estes dores intensas, embora ficassem saradas ao fim de algum tempo. Mas também a tradição da sua degustação é mais antiga do que se julga, tendo chegado inclusivamente às mesas humildes das famílias vareiras que habitavam os palheiros.
Como é lógico, a preparação culinária do peixe-aranha exige cuidados especiais, culminando na remoção minuciosa dos espinhos venenosos e da cabeça, devendo tal método ser pelo menos observado previamente através de um pescador ou cozinheiro experiente de forma a que seja assimilado todo o procedimento.
Por dentro, o Peixe-Aranha tem poucas espinhas e apresenta uma carne branca absolutamente deliciosa, o que decerto fascinou os paladares de vários curiosos durante aquele fim de semana. 
A Associação de Amigos da Praia Velha de Esmoriz efectuou um balanço bastante positivo e demonstrou que está mesmo empenhada em tornar o Peixe-Aranha na principal coqueluche gastronómica da cidade de Esmoriz.
Ao longo de várias décadas se debateu qual seria o produto alimentar por excelência de Esmoriz. Chegaram alguns até a propor a eventualidade de se apostar numa caldeirada de enguias (tendo em conta a sua imensidão na Barrinha de Esmoriz), contudo esta tradição já está bem enraizada na Murtosa e noutras regiões do país. A aposta no Peixe-Aranha parece ser agora a prioridade, e ao que tudo indica, tem potencial para se afirmar a médio ou longo prazo na nossa cidade.





Artigo publicado originalmente na edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente a Agosto


Nenhum comentário:

Postar um comentário