quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Arménio Moreira partiu mas deixou um legado ao Associativismo

No passado dia 1 de Setembro, Arménio Moreira, de 82 anos, deixou este Mundo. Um homem que tive a honra e o prazer de conhecer e com o qual usufruí da possibilidade de conversar por várias vezes. O seu amor pela Barrinha de Esmoriz era genuíno. Ele chegou a viver aqueles tempos em que a lagoa era um paraíso autêntico plantado à beira-mar e, poucas décadas depois, foi uma das vozes mais críticas contra a poluição industrial e doméstica que afectaram aquele sítio ambiental. Enquanto Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, não se poupou a esforços para restaurar a glória do passado deste ex-libris. Muitas vezes, sozinho, travou lutas inglórias. Combateu contra "moinhos de vento" e muitas vezes, não o quiseram ouvir. Mas Arménio Moreira apoiou parcialmente as obras de requalificação da Barrinha, e digo parcialmente porque os passadiços e a ponte, embora importantes para dar visibilidade e usufruto social/turístico, não resolveram os dois problemas de fundo da lagoa: a poluição e o assoreamento.
Arménio Moreira e a sua equipa do Movimento Cívico Pró-Barrinha apoiaram a viabilização do Parque Ambiental do Buçaquinho (projectado de forma exemplar por Manuel Oliveira, Presidente da Autarquia, e José Américo, Vereador; uma obra que ficará para a posterioridade!) que viria então a substituir uma antiga ETAR. Mas Arménio ainda foi mais longe: chegou a empreender exposições itinerantes sobre a Barrinha de Esmoriz e envolveu as escolas da zona. Fixou igualmente uma exposição permanente (a qual já não existe hoje) perto do Café Anos 60, na Praia de Esmoriz, que chegou a receber pessoas ilustres, nomeadamente deputados, autarcas e personalidades da cultura. 
Arménio Moreira não conseguiu salvar a Barrinha, custa-me dizê-lo, mas deixou um legado de sensibilização ambiental que faz falta à sociedade portuguesa e ao mundo em geral. Um futuro sem sustentabilidade ou respeito pela natureza trará consequências irreversíveis para a Humanidade. E isso deve ficar bem claro para todos nós!
Arménio Moreira que gostava muito de Esmoriz (e também de Cortegaça), fez ainda parte de um projecto "Anti-Drogas" que se destinava a convencer muitos adolescentes a não se deixarem levar pelos estupefacientes que poderiam arruinar as suas vidas e as das suas famílias.
Foi ainda director assíduo do Esmoriz Ginásio Clube, onde deu apoio a várias equipas nos mais diversos jogos, demonstrando que vivia o clube como poucos! Também foi presidente do Conselho Fiscal da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz durante largos anos e chegou a redigir igualmente alguns artigos para o Jornal A Voz de Esmoriz
Arménio Moreira era um homem que, apesar de ser algo conservador, amava a liberdade e foi uma das pessoas que mais aplaudiu o 25 de Abril.
Em 2012, chegamos a fazer-lhe uma entrevista (http://cusquicesdeesmoriz.blogspot.com/2012/11/a-grande-entrevista.html?m=0), onde Arménio falou, e muito, da nossa Barrinha de Esmoriz, realçando as suas virtudes mas lançando sempre os alertas necessários (e que ainda hoje são actuais!).
Ontem, dia 2 de Setembro, decorreu de tarde o seu funeral, cerimónia muito bem conduzida pelo nosso Pároco Manuel Mendes que relembrou o passado deste homem, afirmando que o "bem que fazemos aos outros e às comunidades, aproxima-nos mais do amor de Jesus Cristo" e confortando assim os familiares e amigos naquela hora difícil de luto.
Estiveram lá presentes representantes do Movimento Cívico Pró-Barrinha, da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e do Esmoriz Ginásio Clube, mas senti um vazio ao constatar que nenhum representante autárquico esteve lá, tendo em conta o papel importante que desempenhou em prol do Associativismo. Mas também isso agora pouco importa!
Temos sim é que agradecer tudo o que ele fez em prol da nossa terra!
A sua dedicação e seriedade deve ser visto como um exemplo para todos nós!
Obrigado Senhor Arménio Moreira!
 
 
 
 
 
 Imagem nº 1 - Arménio Moreira quando era mais novo, aqui na qualidade de director do Esmoriz Ginásio Clube.

 


 
Imagem nº 2 - Arménio Moreira foi ainda Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário