quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Correio dos Comunicados Políticos - JSD Ovar alerta para a necessidade de se conter a erosão costeira




 JSD Ovar quer Governo e União Europeia a priorizar o combate à erosão costeira


Preocupada com o desaparecimento do areal nas praias do Concelho, a Juventude Social Democrata de Ovar apresentou medidas de combate à erosão costeira na praia do Furadouro.
A Juventude Social Democrata (JSD) de Ovar realizou este sábado, 5 de setembro, uma iniciativa na Praia do Furadouro, para alertar o Governo e a União Europeia para a urgência na tomada de medidas que contrariem o desaparecimento do areal das praias do Concelho. 
Considerando a erosão costeira como "uma temática de importância máxima na salvaguarda dos interesses das gerações futuras" o Presidente da JSD Ovar, Tiago Palha, sublinhou que os jovens social democratas de Ovar se debruçaram sobre o problema, elaborando um estudo com várias propostas políticas. Entre elas, a JSD Ovar pede ao Governo e à União Europeia a construção de quebra-mares destacados, paralelos à linha de costa, para diminuir a frequência e, consequentemente, os gastos inerentes à reposição artificial de sedimentos.
“A praia do Furadouro em poucos anos perdeu já mais de 500 metros de areal”, alerta o líder dos jovens social democratas de Ovar, Tiago Palha, “e a mesma tendência acontece nas restantes praias do Município, pelo que, se nada for feito pelo Governo e pela União Europeia, que são as entidades competentes e com os recursos financeiros necessários, corremos o risco de ver as nossas praias a desaparecerem de vez”.
Para demonstrar o impacto da erosão costeira na praia do Furadouro, a Juventude Social Democrata de Ovar colocou lado a lado fotografias do Furadouro na década de 1960 e imagens de 2020, nas quais era visível a diminuição do areal. Ao mesmo tempo, colocou também cartazes com dados científicos sobre o avanço do mar no Furadouro, que captaram a atenção de centenas de pessoas, a quem a JSD Ovar aproveitou para sensibilizar para a temática. 
A iniciativa, que se iniciou na praia do Furadouro inserida na campanha Salvar a Praia #ComeçaContigo, prosseguirá noutras praias do Município de Ovar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário