sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A Grande Entrevista

Neste dia 2 de Novembro, o nosso convidado, Arménio Moreira, faz 75 anos de existência, entrando assim estatisticamente na Terceira Idade, embora a sua energia não corresponda à actual idade! De facto, continua a revelar um espírito de jovem, procurando servir Esmoriz com seriedade e honra!
De forma a homenagear este Senhor, que é actualmente o Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, decidimos publicar uma entrevista, realizada já no passado dia 29 de Outubro. Espero que apreciem!


10 Perguntas, 10 Perspectivas


Cusco: 1- Boa Tarde. Como nasceu a sua paixão pela Barrinha de Esmoriz?

Arménio: Quem nasceu antes dos anos 70 e conheceu a Barrinha tem forçosamente saudades dessa importante lagoa de águas cálidas e serenas. 

Cusco: 2 - Quais as razões que levaram à criação do Movimento Cívico Pró-Barrinha em 2000?

Arménio: Nos anos 90, a poluição aumentou escandalosamente e a ruptura da lagoa, provocada pelo mar ou pela mão humana, conspurcava a orla marítima da nossa costa. No ano 2000, numa altura em que milhares de pessoas frequentavam a praia, houve nova ruptura, o que afastou muita gente incomodada com as águas poluídas. Foi, nessa altura, que se pensou recorrer à televisão, já que nada se conseguia dos responsáveis camarários. A partir daí, a Comunicação Social fez eco e pensamos então criar este Movimento.

Cusco: 3- Já agora fale-nos um pouco sobre os objectivos e os projectos que tem em mente para o seu Movimento?

Arménio: O primeiro objectivo passa pela despoluição e recuperação da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos. Se há 2 anos, as águas da Barrinha pareciam menos poluídas, isso agravou-se ligeiramente já neste Verão Passado. Independentemente desta luta, o Movimento que é dedicado ao ambiente em geral, tem lutado pela reposição da ponte sobre a Barrinha que outrora existiu e da qual fala Júlio Dinis no seu romance "O Canto da Sereia", e os respectivos passadiços de um lado e outro.

Cusco: 4- Durante a sua existência, o Movimento já alcançou importantes vitórias? Se sim, quais?

Arménio: Sim. A acção social do Movimento provocou a extinção da ETAR de Esmoriz/Cortegaça (que também poluía a Barrinha e estava numa zona de lazer), a construção de condutas para a ETAR de Paramos e a sua ampliação e modernização, a instalação do saneamento das freguesias limítrofes da Feira e a construção de várias estações elevatórias. Entretanto, o Movimento criou uma exposição permanente com uma centena de fotografias, seleccionadas desde 1904: mini-dunas onde nascem e morrem espontaneamente vegetação variada da Barrinha, um pequeno lago (simulando a lagoa) com alguns peixes e enguias, contando mesmo com a cobertura da Comunicação Social Local e Nacional, assim como vários e insistentes contactos com as entidades governativas.

Cusco: 5- Como reage quando surgem denúncias sobre a poluição proveniente de algumas Fábricas de Papel de São Paio de Oleiros que contaminam consequentemente as águas dos afluentes da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos?

Arménio: Infelizmente, as entidades competentes revelam dificuldades em obstar a esses desumanos despejos para os rios que desaguam na Barrinha. Se algumas vezes, o Movimento conseguiu para alguns pontos da Barrinha, a intervenção das autoridades, não tem conseguido resolver o objectivo principal: a despoluição e recuperação da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos.

Cusco: 6- O Movimento tem sido devidamente apoiado pela Junta de Freguesia de Esmoriz, ainda presidida por Rosário Relva, e pela Câmara Municipal, liderada por Manuel Oliveira?

Arménio: Nunca teve grande apoio da Câmara e da Junta de Freguesia, a não ser nos últimos anos, onde a Presidente da Junta de Freguesia concedeu algum apoio, assim como as boas palavras do actual Presidente da Câmara de Ovar. Já agora, aproveito para renovar o pedido da pressão da Câmara de Ovar junto da ARHC para a construção do novo passadiço já previsto e anunciado anteriormente.

Cusco: 7- Acredita mesmo que é possível reabilitar totalmente a Barrinha de Esmoriz, recuperando o seu passado de sonho?

Arménio: Sim, é possível se os responsáveis se interessarem verdadeiramente e se aumentar o civismo das pessoas a bem do ambiente e da própria vida humana. Despejos clandestinos para os rios da Barrinha são um crime, não só contra a Natureza, mas sobretudo para o ser humano, de que os vindouros mais sofrerão.

Cusco: 8- Também foi Vice-Presidente do Esmoriz Ginásio Clube durante o seu tempo áureo, no qual  o clube conquistou dois campeonatos de seniores (inícios década de 80). Fale-nos dessa sua experiência!

Arménio: Foi uma passagem de 9 anos, oportuna e muito agradável, criando uma própria família no voleibol que me deixou gratas recordações. Mas a minha passagem pela Associação Anti-Droga foi também uma acção que muito me agradou, sem falar na luta dos anos 70/80 pela vinda do 7º ano (escolaridade) para Esmoriz.

Cusco: 9- Enquanto Presidente do Conselho Fiscal da Comissão de Melhoramentos, acredita que melhores tempos virão para o Jornal e Rádio Voz de Esmoriz? Já agora deixe uma boa razão que convença os nossos leitores a tornarem-se assinantes do Jornal?

Arménio: O Jornal "A Voz de Esmoriz" é uma bandeira importante da Cidade. Muita gente trabalhou com afinco na manutenção da Voz de Esmoriz, lançada pelo humanista Alexandre Castro Soares. Belos tempos teve a Voz de Esmoriz, completada mais tarde com a estação radiofónica, pela vontade e querer de Orlando Soares. Se hoje, se sente a crise na Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, acredito que seja ultrapassada pela vontade de quem a dirige e pelo apoio dos esmorizenses natos ou frequentadores.

Cusco: 10 - Por fim, como encara a actual situação política do país?

Arménio: Todos temos que admitir que Portugal se viveu acima das possibilidades ao ponto de não poder pagar as dívidas, é inevitável sofrermos as consequências. Todavia, isso deve começar pelo próprio Estado.



Imagem nº 1 - Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha desde 2000, é o principal rosto da luta pela reabilitação desta lagoa histórica!
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz, com o consentimento de Arménio Moreira.


PS1: Agradecemos desde já a paciência de Arménio Moreira que preferiu perder parte do seu precioso tempo a responder a esta entrevista. Já agora muitos parabéns pelos seus 3/4 de século! Quer gostem ou não, Esmoriz precisa de mais homens assim!

PS2: O Cusco de Esmoriz sabe ainda que o Movimento Cívico Pró-Barrinha terá, em breve, a sua própria página oficial na Internet. Também terão direito a uma página informativa no Wikipédia. A nova estrutura do Movimento promete divulgar o seu trabalho junto da comunidade!


4 comentários:

  1. Olá
    Uma palavra ao Cusco pela entrevista e ao Sr. Arménio pelo seu aniversário e Passado em prol de Esmoriz; votos de muita saúde para continuar a «batalhar» por causas nobres. Uma palavra ainda para todos os «anónimos» que colaboraram e colaboram com o Movimento Cívico dando-lhe a notoriedade que hoje possui e que, estou certo, se consubstanciará na divulgação através da Web.

    Uma andorinha diz-nos que é Primavera...muitos andorinhas fazem a Primavera!


    Só mais uma nota; há na entrevista siglas que podem não ser do conhecimento de todos os leitores.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto! Decerto que o sr. Arménio Moreira agradecerá os seus elogios!
      Em relação às siglas fica aqui então definido: ARHC - Administração da Região Hidrográfica do Centro; ETAR - Estação de tratamento de águas residuais;
      Os melhores cumprimentos e agradeço desde já a sua participação!

      Excluir
  2. Off topic - Não votem nas sondagens do lado. O servidor demora, no máximo, uma semana até regularizar a situação. Os votos antigos são recuperado, mas não sei se os novos votos serão actualizados. Por isso, poderá não valer a pena continuar a votar! Agradeço, desde já, a vossa compreensão! Pedimos desculpa por qualquer incómodo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por outras palavras, votem apenas quando a situação estiver regularizada! Cumprimentos e abraços a todos!

      Excluir