terça-feira, 31 de julho de 2018

Grupo de Jovens irá em peregrinação até Fátima

Depois de já terem efectuado anteriormente uma peregrinação rumo a Santiago de Compostela, um grupo de jovens da Paróquia de Esmoriz irá agora iniciar, no dia 16 de Agosto, uma longa caminhada até ao Santuário de Fátima. 
A fé dos jovens que integrarão este novo desafio é, de facto, imensa, pelo que não poderíamos deixar de enaltecer a nova experiência que irá certamente testar as suas capacidades físicas e psicológicas, sacrifícios motivados por uma crença enraizada numa dimensão divina superior. 
Esperamos que tudo corra bem durante o percurso.



Resultado de imagem para peregrinação

Imagem meramente exemplificativa
Retirada da Revista Pontos de Vista

Jardim do Ancoradouro justifica cuidados redobrados

O Jardim do Ancoradouro, situado perto da Praia de Esmoriz, tem vindo a acusar uma evidente falta de manutenção, no início deste Verão. A vegetação, maioritariamente infestante, tem vindo a crescer de forma rápida, fazendo passar a ideia de que o espaço tem sido votado a um esquecimento.
Recordamos que há cerca de um ano atrás foi desinstalado o antigo parque infantil que ali existia (o qual era já um dos escassos equipamentos para as crianças que se poderia observar na cidade), tendo sido colocada uma placa que assegurava o nascimento, em breve, de um novo parque infantil destinado às crianças. Todavia, a placa já nem sequer é hoje visível, e não se sabe ainda se a Câmara Municipal de Ovar considera esta necessidade como prioritária e urgente.
Por outro lado, o Jardim do Ancoradouro já foi, no passado, utilizado para ser berço de concertos (como acontecia no âmbito das edições anteriores do “Festim”) ou espaço de apoio a iniciativas desportivas (como por exemplo: corridas populares e caminhadas).  
A sua utilidade pública é indiscutível, pelo que o espaço é digno de merecer um bom tratamento.




Comunicado dos BVE sobre insinuações lançadas por uma reportagem


Nota de Esclarecimento sobre o conteúdo da reportagem emitida a 17/novembro de 2017 do programa “Sexta as 9 “ da RTP titulado “Industria do Fogo

A Direção e o Comando da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, vem por este meio manifestar o seu profundo repúdio sobre o conteúdo da reportagem emitida a 17 de Novembro de 2017 no Programa Sexta às 9 intitulado “A Indústria do Fogo”.
Agora que terminamos a obra, que foi inaugurada e apresentada aos sócios desta Digníssima Associação no último dia 27 de Maio de 2018 a Direção e o Comando de forma unida tem a obrigação de vir a público repor a verdade dos factos, perante o ataque miserável feito a entidades e pessoas de bem.
Na dita reportagem o bom nome desta Associação foi atacado de uma forma ignóbil, injusta, mentirosa, manipulada e tendenciosa envolvendo da mesma forma o nome da empresa Jacinto Marques de Oliveira e o seu Administrador Sr. Eng Jacinto Oliveira, Ex-presidente e Ex Comandante desta Associação que tanto nos deu enquanto desempenhou ao longo de 47 anos os cargos de bombeiro, Comandante e Presidente.
Ora, como diz o Povo: “Quem não se sente não é filho de boa gente”
Este processo da beneficiação das instalações do quartel foi transparente, correto, legal e pautado de todo o rigor administrativo e burocrático. Se assim não fosse, não teria sido aprovado pelas Autoridades e instituições que financiaram este Projeto, concretamente o PROSEUR. Todos os requisitos administrativos e legais foram devidamente escrutinados e avaliados, tendo como corolário a sua devida aprovação. Assim, não há dúvidas de nada! 
Não nos vamos alongar, porque não nos merece qualquer tipo de comentários os critérios jornalísticos e a origem desta reportagem, que foi manipulada através de cortes e inserções parciais das declarações feitas pelo Presidente desta Associação Sr. João Oliveira e pelo Sr. Eng. Jacinto de Oliveira, quando confrontados com as dúvidas e questões da jornalista. Declarações que foram “omitidas” de forma consciente para deixar um labelo de dúvidas e de uma hipotética ilegalidade cometida de forma conjunta ente a nossa Associação e a empresa Jacinto Marques de Oliveira. Certamente quem prestou este mau serviço jornalístico saberá responder a esta dúvida… A quem interessou esta reportagem? 
Para terminar, a história desta Associação está indelevelmente ligada á família Jacinto. Toda a população sabe e reconhece que ao longo dos 87 anos de existência desta Associação esta família tem ajudado como ninguém o fez.
Deste triste, injusto e infeliz episódio criado na sequência dessa dita reportagem fica o nosso agradecimento público à Empresa Jacinto Marques de Oliveira na pessoa do Sr. Eng. Jacinto Oliveira e da sua família, que uma vez mais deu provas REAIS, OJECTIVAS e SÉRIAS por ter ajudado a Associação e se ter disponibilizado a entrar no Concurso Público e assumir com prejuízo próprio esta tão importante obra de beneficiação das instalações da nossa Associação Humanitária que serve a população do Concelho de Ovar e de Portugal. Desta forma e sem hesitações e mais uma vez o Sr. Eng. Jacinto deu o seu inestimável contributo para o engrandecimento desta Associação. Infelizmente nos tempos que vivemos é raro, mas nós podemos orgulhar-nos de termos Sócios Beneméritos que estão disponíveis para contribuir, como foi este o caso.
A obra em causa está terminada e vai servir para termos melhores condições para melhor servirmos as populações para quem prestamos o tão valoroso serviço como VOLUNTÁRIOS.
Obrigado a todos aqueles que em nós confiam e saberemos estar sempre à altura desse crédito.


A Direcção e o Comando
24 de Junho


Filipe Marques Gonçalves assume liderança do Rotary Club de Ovar

De acordo com o OvarNews, Filipe Marques Gonçalves assumiu, em finais de Junho, a presidência do Rotary Club de Ovar para o ano rotário de 2018/2019. Filipe Marques Gonçalves sucede a João Balreira, e pretende assim desenvolver um trabalho com impacto na comunidade. A sua missão perante a população vareira passará por servir, dar sem pensar em si e não esperar qualquer retorno. 
Filipe Marques Gonçalves pretende que a comunidade sinta o Rotary Club de Ovar como uma organização de pessoas de confiança, de pessoas que se comprometem, de pessoas que fazem a diferença, de pessoas que realmente mudam a vida das pessoas, de forma duradoura e sustentável.
O Rotary Club de Ovar já apoiou inúmeras causas num passado recente. Por exemplo, a entidade procedeu à aquisição de um “Andarilho Kidwalk”, para apoio a uma criança com distrofia muscular congénita, residente em Esmoriz.
Segundo a mesma fonte de informação, o novo Conselho Director do Rotary Clube de Ovar para o ano rotário de 2018/2019 será constituído pelos seguintes membros:  Filipe Marques Gonçalves (Presidente), Fernando Camelo Almeida (Vice-Presidente), Diamantino Correia (Director Protocolo), Álvaro Gomes (Secretário), Manuel Carlos Catalão (Tesoureiro), João Balreira (Past Presidente) e Carlos Rodrigues (Presidente Eleito).




Foto retirada do OvarNews

Vasco Baptista ruma a Itália

O esmorizense Vasco Baptista foi anunciado como reforço do Edilnol Biella Rugby, clube de rugby que se encontra na Série B italiana. Vasco tinha alinhado, na temporada anterior, pelo Belfast Rugby Club (clube da Nova Zelândia), onde tinha sido um dos dez melhores pontuadores da liga, além de ter sido reconhecido como o jogador do ano do seu clube. A sua promissora performance desportiva, aliada a uma robustez física e às suas características polivalentes, foi determinante para atrair o interesse de outros clubes.
O Edilnol Biella Rugby deu, na sua página oficial, as boas vindas ao seu novo reforço, relembrando que Vasco “já vestiu a camisola de Portugal, enfrentando nações de elevado calibre como a França, a África do Sul e a Nova Zelândia”. 
Vasco Baptista espera muita competitividade neste novo desafio. Por seu turno, o técnico do Edilnol Rugby Biella, Aldo Birchall, afirma mesmo: "Nós escolhemos o Baptista pela sua versatilidade, é capaz de jogar na terceira linha, mas se necessário, também na segunda, e pelas suas características pessoais, pela sua velocidade e personalidade. Vem do rugby a sete de alto nível, já vestiu a camisa de Portugal em diversas ocasiões, e este tipo de jogo exige boa mobilidade (…) temos excelentes referências dele, e ele quer-se expressar, é muito ambicioso, ele quer fazer bem e não vê a hora de o demonstrar”.




Imagem retirada do Site do Edilnol Biella Rugby
Direitos da Foto - JP-Rugby

Poema do Mês de Julho de 2018


Os Poemas
(Poema da autoria de Mário Quintana, 1906-1994, in “Esconderijos do Tempo”)


Os poemas são pássaros que chegam 
não se sabe de onde e pousam 
no livro que lês. 
Quando fechas o livro, eles alçam vôo 
como de um alçapão. 
Eles não têm pouso 
nem porto 
alimentam-se um instante em cada par de mãos 
e partem. 
E olhas, então, essas tuas mãos vazias, 
no maravilhado espanto de saberes 
que o alimento deles já estava em ti...



Resultado de imagem para mário quintana

Imagem nº 1 - Mário Quintana foi um dos mais conceituados poetas brasileiros.
Retirada do Site "Pensador"

Cartoon do Mês de Julho de 2018



Imagem nº 1 - O caso Ricardo Robles (agora ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa) retratado com humor. Em causa está o facto do político bloquista ter comprado juntamente com a irmã um prédio em leilão, sito em Lisboa, à Segurança social por 347 mil euros em 2014, colocando-o à venda por 5.7 milhões de euros, depois de feitas as remodelações. O Bloco de Esquerda sempre se assumira contra a especulação imobiliária nos grandes centros urbanos do país, pelo que a acção de Ricardo Robles acabaria por contradizer a sua posição.
Cartoon da autoria de Henrique Monteiro

Foto do Mês de Julho de 2018




Imagem nº 1 - A França venceu o Campeonato do Mundo de 2018, realizado na Rússia. A equipa gaulesa derrotou, na final, a Croácia, revelação da prova, por 4-2.
Direitos da Foto - Matthias Hangst/Getty Images (in Revista Forbes)

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Câmara Oculta XVIII

A Avenida Joaquim Oliveira e Silva é assim à noite, durante os fins de semana. O Monumento à Arte Xávega assume um protagonismo central na mencionada avenida, mas ao longe, o leitor poderá observar ainda o majestoso mar. Muitas são as pessoas que nos visitam nesta altura, facto facilmente comprovado pela quantidade de carros estacionados. 





Foto da nossa autoria

Insolitus Esmorizenses

Uma sanita foi colocada junto a um pau, nas imediações dos passadiços da Barrinha de Esmoriz. A situação caricata já mereceu inclusive alguns comentários humorísticos. Parece que agora a lagoa tem uma casa de banho ao dispor dos cidadãos. A foto foi captada pelo cidadão esmorizense Armando Marinheiro.





Reportagem Fotográfica Praia & Barrinha

No decurso desta semana, fomos à Praia de Esmoriz e à Barrinha, onde realizamos a seguinte reportagem fotográfica. Espero que apreciem este manancial de imagens que atestam a beleza da nossa paisagem à beira-mar.














































































































quarta-feira, 25 de julho de 2018

Docentes Superiores da Área da Saúde estiveram em Esmoriz

O corpo docente da Escola Superior de Saúde visitou os passadiços da Barrinha de Esmoriz, almoçou posteriormente no Parque Ambiental do Buçaquinho, e da parte da tarde, decorreu uma visita à Praia dos Pescadores. 
Adérito Ferreira foi o cicerone do mencionado trajecto, tendo apresentado alguns dos ex-libris da cidade da Tanoaria.




Foto da autoria de Adérito Ferreira

terça-feira, 24 de julho de 2018

Câmara Oculta XVII

O Verão é mesmo para todos! A presença de uma cadeira anfíbia junto ao paredão que separa as Praias da Barrinha e a do Cantinho constitui, sem dúvida alguma, um equipamento muito útil que permite às pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida refrescarem o seu corpo, enquanto são monitorizadas por um nadador salvador ou por um bombeiro de apoio. Aqui não pode haver espaço para exclusões. Daí termos também uma bandeira de "Praia Acessível". 
A água do mar não tem estado muito fria, e aliás, as marés têm sido relativamente calmas. Logo, muitos são os que não resistem em refrescar-se à beira-mar.
Nunca é demais reforçar a tese de que Esmoriz oferece aos banhistas praias de enorme qualidade, zelando pelas condições de segurança e de bem estar.




Foto da nossa autoria

sábado, 21 de julho de 2018

Câmara Municipal de Ovar investe na requalificação de alguns arruamentos

As ruas de Santa Maria, Matosinhos e São Sebastião estão a ser finalmente alvo de requalificação ou repavimentação. Esta era uma reivindicação que os cidadãos daquela zona faziam há mais de uma década. A Câmara Municipal de Ovar poderá proceder futuramente a similares iniciativas em outros pontos urbanos da cidade.




Direitos da Foto - CM Ovar

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Escola Secundária de Esmoriz - Quem é ou quais são os verdadeiros culpados?

Antes demais, alerto todos os leitores, imbuídos de profundas tendências políticas, que este texto poderá não agradar a nenhum deles, mas veicula a opinião que, se requer isenta e imparcial, do seu autor. Advirto que não irei ser nada meigo para os que considero serem responsáveis pelo estado a que chegou a Escola Secundária de Esmoriz.
Como é público, a Escola Secundária de Esmoriz hoje encontra-se bastante degradada, e nunca foi alvo, nas últimas décadas, de uma intervenção estrutural. Há problemas nas canalizações, há mecanismos de segurança obsoletos, há abatimentos de pisos, tomadas e portas estragadas, enfim, uma série de contrariedades que não dignificam um estabelecimento de ensino, cujo aproveitamento, ao nível dos exames nacionais, é ligeiramente superior à da média geral.
Lamentavelmente, o Partido Social-Democrata e o Partido Socialista entraram numa guerra de palavras após terem sido aprovados os projectos de resolução (de carácter recomendativo) para a mencionada reabilitação escolar (embora com a abstenção do PS) e que haviam sido apresentados, em sessão parlamentar, por PSD, BE, CDU e CDS-PP. Como diz o ditado, "zangam-se as comadres, dizem-se as verdades", e no final, nenhum deles ficaria bem visto na fotografia, porque ambos têm altas responsabilidades no cartório.
Começando pelo Partido Socialista, é lamentável que se tenham abstido de uma votação determinante para a requalificação do estabelecimento de ensino. Até os deputados eleitos pelo partido no círculo de Aveiro não quiseram ser excepção, ao contrário do que acontecera com a votação de projectos de resolução direccionados para outras escolas, onde deputados socialistas do Porto e doutros distritos tentaram furar a abstenção generalizada da sua bancada parlamentar. É muito triste que não defendam a região que vos elegeu. A posição pouco clara do Partido Socialista (a nível nacional) neste processo torna-se mais inexplicável quando a própria Câmara Municipal de Ovar se propõe até a suportar a componente nacional para o investimento, sobrando apenas espaço para os apoios comunitários. O governo socialista cometerá um erro se não viabilizar estas obras no estabelecimento de ensino.
O Partido Social Democrata também não pode fingir-se de inocente ou vítima em todo este processo porque é praticamente tão culpado como os seus crónicos rivais. Há escolas dentro do concelho que já foram alvo de processos de requalificação e que terão sido provavelmente mapeadas em programas de apoios europeus, pelo que não se percebe porque é que a Escola Secundária de Esmoriz não foi um caso prioritário para a Câmara Municipal de Ovar. Além de mais, também não é menos verdade que o governo anterior de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas interrompeu todo um processo que estava em curso e que se propunha a modernizar os edifícios mais críticos do parque nacional escolar, onde se poderia incluir a Escola Secundária de Esmoriz.
Por outras palavras, quer-me parecer que os sucessivos executivos municipais e governos acordaram demasiado tarde para este problema.
Mas não será com divergências ou guerrinhas partidárias que irão resolver o problema. 
Só o diálogo poderá trazer luzes.
E muito sinceramente, as pessoas já estão cansadas de esperar. Não as façam perder o seu tempo em vão!



Resultado de imagem para escola secundaria esmoriz

Foto - SIC Notícias

terça-feira, 17 de julho de 2018

A propósito da realidade do jornalismo local (nota editorial)

Depois de quase quatro anos a noticiar as realidades dos concelhos de Ovar e Estarreja, o site Ponto e Vírgula decidiu dar por terminada a sua contribuição, tendo elaborado mesmo um texto de despedida, onde se denota alguma indignação em torno da realidade presenciada ao nível do jornalismo local. 
Os apoios, ao nível da publicidade, são realmente escassos, e as pressões/manobras políticas chegam efectivamente a ser uma ameaça ao código deontológico do jornalismo. O reconhecimento público também nem sempre é o melhor. 
Hoje em dia, procurar ser neutro, em termos de jornalismo local, só valerá a pena, se o "jornalista", amador ou profissional, amar aquilo que faz em prol da terra, e se usufruir de alguma disponibilidade diária ou semanal para manter o projecto. Claro que muitos acabam por deixar de ter tempo ou até por se saturar, é natural. É um combate inglório, muitas vezes!
Mas a verdade é que o jornalismo local é imprescindível para manter as comunidades bem informadas, de forma a combater o alheamento destas perante as iniciativas, culturais e sociais, que são proporcionadas nas suas terras. Um público mais bem informado estará mais apto para tomar decisões, sejam elas de que natureza forem. As cidades ganham outra vida, se conseguirmos envolver muito mais gente nos desafios futuros. E o papel da informação é basilar em todo este processo.
Os que se vendem, de forma dissimulada, por um bom par de trocos, e não serão poucos neste país, é verdade, estão à frente da concorrência em termos de financiamento. E até poderão dispor de meios e alavancas camufladas que lhes permitam ter mais visibilidade.
E esta é a realidade que efectivamente deve ser combatida. 
No nosso país, o jornalismo local, tanto o impresso como o digital, está na penúria, e só sobrevive, na maior parte dos casos, devido ao espírito de abnegação e sacrifício dos seus autores. É, nesse contexto crítico, que muitas vezes surgem as abordagens nefastas de incentivo que, muitas vezes, escondem uma mensagem ou uma influência política. 
Há os que resistem a essas tentações nefastas, mesmo que o "lamaçal" até seja tentador do ponto de vista financeiro. Esses sim, merecem o reconhecimento pelo seu trabalho. 
O Ponto e Vírgula pode agora descansar em paz, e com a consciência tranquila, porque reflectiu apenas o ponto de vista, descomprometido e sério, dos seus responsáveis.
Esperemos que uns valentes anos mais tarde, possam vir a dizer o mesmo do nosso blogue. 






segunda-feira, 16 de julho de 2018

Correio dos Comunicados Políticos - PCP Ovar recomendou requalificação da Escola Secundária de Esmoriz em Junho; Comunistas recordam o exemplo de Luís Quintino (recém-falecido) na luta pela liberdade


Resultado de imagem para pcp pev



PCP recomenda ao Governo a imediata requalificação da Escola Secundária de Esmoriz

Recentemente, o PCP, incluindo o seu eleito na Assembleia Municipal de Ovar, Miguel Jeri, reuniu com a Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz (APESE) permitindo conhecer a base de reivindicação desta organização, da comunidade escolar de Esmoriz e da própria população.

Desta reunião resultou o levantamento de carências de diversa ordem, as quais o PCP passa a elencar:

i) A escola apresenta, diversos erros desde a sua construção, nomeadamente no processo de terraplanagem, aos quais acrescem diversos erros acumulados durante o processo de edificação. Neste ponto, saliente-se, no entanto, que a última obra estrutural de maior importância remonta ao início dos anos 90, data da edificação do pavilhão gimnodesportivo, tendo desde então sido alvo apenas de pequenas obras correctivas, insuficientes para responder às reais necessidades deste estabelecimento de ensino.

Além disso, ii) o PCP teve oportunidade de verificar vários dos problemas com que se deparam diariamente os estudantes e os profissionais desta escola:

- Ausência de sistema de isolamento térmico, com necessidades acrescidas de consumo eléctrico;

- Numerosas infiltrações que agravam o problema do isolamento, criando ainda situações de insegurança no funcionamento do sistema eléctrico;

- Acentuada degradação de pisos, portas e caixilharias, casas de banho e mobiliário (cacifos, etc.) decorrente quer do uso, quer de processos de infiltração;

- Degradação dos equipamentos anti-incêndio, inexistência de portas anti-pânico e inexistência de uma solução que permita o acesso a todas as viaturas de socorro;

- O pavilhão gimnodesportivo comporta insuficiências a nível do isolamento, do sistema de ventilação e do sistema de segurança, nomeadamente na zona das bancadas, que não comportam um sistema de evacuação eficaz em caso de emergência;

- Necessidade de requalificação e renovação de mobiliário de diversos espaços interiores de utilização específica, que permita potenciar o seu uso, nomeadamente cantina, polivalente e laboratório;

- Nos espaços exteriores abundam situações de abatimento de pisos, alagamentos, inexistência de sistema de drenagem de águas pluviais, destruição de bancos e candeeiros e ausência de tampas no piso, que configuram situações de permanente perigo para os jovens.

O PCP lembra que a Escola Secundária de Esmoriz, localizada na mesma freguesia, formou desde os anos 80 várias gerações de cidadãos, sendo um equipamento crucial para o acesso à educação como direito fundamental de todos os cidadãos. Esta escola presentemente conta com 600 estudantes, do 8.º ao 12.º ano, nela exercendo a sua actividade profissional 84 docentes e mais de uma dezena de auxiliares de educação, número muito abaixo do passado, pois chegou a servir mais de 1000 estudantes, a maioria de Esmoriz.

Reconhecendo as justas reivindicações da Associação de Pais, Associação de Estudantes, dos Orgãos Escolares e da comunidade esmorizense, o PCP estranha a inexistência de qualquer intenção de investimento a curto, médio e longo prazo como se pode constatar no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), investimento esse, que permita à Escola projectar-se no futuro.

Face a esta realidade o PCP considera que a solução está nas mãos do poder reivindicativo da Junta de Freguesia de Esmoriz e da Câmara Municipal de Ovar para que o Governo inclua no Orçamento Geral do Estado este investimento, não podendo ficar pendente dos atrasos dos fundos comunitários e defendendo que o Orçamento Geral do Estado deve ser a garantia principal para o investimento na Educação.

Na sua linha de intervenção o PCP apresentará um requerimento à Câmara Municipal de Ovar no sentido de conhecer quais as últimas diligências que este órgão desenvolveu junto do Governo para a rápida resolução destas carências, assim como, já apresentou através do seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República, um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo a imediata requalificação da Escola Secundária de Esmoriz.

O PCP compromete-se a acompanhar de perto este processo de luta, e apela a que todos os munícipes de Ovar sigam e assumam esta luta como sua.


Ovar, 12 de Junho de 2018
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP

_____________________________________________________________________"___________


Nota de Imprensa: Falecimento e Despedida de Luís Quintino

A Comissão Concelhia de Ovar do Partido Comunista Português regista, a 25 de Junho de 2018, com profunda mágoa e tristeza, o falecimento, aos 68 anos, de Luís Filipe Toca Quintino, dedicado militante comunista que, desde muito jovem, e ao longo de várias décadas, se entregou à luta em defesa dos interesses dos trabalhadores e do povo, contra o fascismo, pela liberdade e a democracia, pelo socialismo e o comunismo.

Nasceu a 24 de Junho de 1950, em Benavente, e, como jovem estudante do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, participou no movimento associativo estudantil. Em 1970, Luís Quintino emigrou para a Holanda, integrando a Comissão de Apoio aos Presos Políticos e do movimento associativo de emigrantes desertores e refractários portugueses. Aí, aderiu ao PCP em 1972 e nele se integrou de forma exemplar até ao final da sua vida.

Em 1974 voltou a Portugal e em Dezembro desse ano assumiu tarefas político-administrativas, como funcionário do Partido. Entre Setembro de 1974 e Fevereiro de 1975, integrou no Comité Local de Lisboa do PCP e de seguida a Comissão Distrital de Aveiro. Em 1979, assumiu responsabilidades na Comissão Distrital de Viseu, regressando a Aveiro em 1981.

Foi membro de vários órgãos do PCP, dos quais se incluem a Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP, o seu Executivo e Secretariado, tendo sido responsável de diversas organizações concelhias, destacando-se Ovar e Santa Maria da Feira.

Foi responsável pela Organização Concelhia de Ovar desde o início da década de 80, função que se prolongou por mais de 20 anos, assumindo várias áreas de trabalho, incluindo diversas candidaturas nos mais variados quadros eleitorais, reconhecendo-lhe um riquíssimo trabalho autárquico no nosso concelho, sempre em defesa dos direitos dos trabalhadores e da população vareira.

Na última fase da sua vida, Luís Quintino encontrava-se ligado a tarefas inerentes ao trabalho central do Partido.

Sempre encarou as suas tarefas com grande dedicação e sentido de responsabilidade e também de respeito e solidariedade para com todos os seus camaradas. O seu percurso constitui assim uma referência e um exemplo de homem comunista, pois dedicou a sua vida à causa da libertação e da emancipação humana.

Na sua despedida, Luís Quintino estará na Capela da Sr.ª da Graça em Ovar, hoje, 27 de Junho, às 16h00 até ao dia de amanhã pelas 12h00, de onde seguirá para cerimónia reservada à família no crematório de S. João da Madeira, dispensando flores, intervenções, bandeiras e insígnias, como era a sua vontade.

Ovar, 27 de Junho de 2018
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP





Correio dos Comunicados Políticos - Bloco de Esquerda apresentou e aprovou projecto de resolução para a Escola Secundária de Esmoriz; Bloquistas propuseram a inclusão da prática da natação no programa de educação física


Imagem relacionada


Sobre a Escola Secundária de Esmoriz


Foi aprovado na passada quinta-feira, dia 12 de Julho, o projeto de resolução do Bloco de Esquerda, pela requalificação com carácter de urgência da Escola Secundária de Esmoriz. O projeto de resolução, apresentado a 17 de Maio, foi aprovado com os votos favoráveis de todas as bancadas parlamentares exceto o PS, que se absteve.
Para o BE, a atual situação sentida na Escola Secundária de Esmoriz é incomportável e as justas reivindicações da sua comunidade escolar são espelho da progressiva degradação das instalações deste estabelecimento de Ensino. O BE salienta o empenho desta comunidade escolar e da APESE na denúncia da situação da Escola Secundária de Esmoriz e na defesa da escola pública. 
O projeto de resolução aprovado recomenda ao governo que: (a) acione todos os mecanismos que tem ao seu dispor para resolver, de imediato, através de uma intervenção de urgência, os problemas que o edificado apresenta; (b) prepare uma intervenção estrutural na Escola Secundária de Esmoriz.
A proposta pode ser conhecida na íntegra no sítio electrónico da Assembleia da República: https://tinyurl.com/projres1624XIII3.


Bloco de Esquerda
(Concelhia de Ovar)


________________________________________________________________________"________


Recomendação do BE Ovar aprovada pela Assembleia Municipal de Ovar


No passado dia 5 de Julho, o grupo municipal do Bloco de Esquerda de Ovar – representado por Liliana Resende – levou à votação na Assembleia Municipal uma recomendação que visava promover a integração da prática da natação no programa de educação física em todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico do município de Ovar. Apresentámos esta recomendação pois consideramos que saber nadar é uma competência essencial para as crianças do município de Ovar, uma vez que a água é um elemento dominante no concelho. O texto, que foi aprovada por unanimidade na reunião da Sessão Ordinária de 5 de Julho, da Assembleia Municipal de Ovar, recomenda à Câmara Municipal que promova um programa de utilização gratuita da piscina municipal, pelas crianças do 1º ciclo do ensino básico, em horários com menor taxa de utilização. No texto da recomendação são apresentadas sugestões de operacionalização de um programa desta natureza, por exemplo através: da frequência alternada dos equipamentos municipais por parte dos diferentes agrupamentos escolares; do estabelecimento de protocolo com entidades, como a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, no sentido de assegurar a abrangência do programa de iniciação à natação a todas as crianças do concelho. O Bloco de Esquerda congratula-se com o facto de que todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal terem manifestado o seu apoio, através do voto favorável. Esperamos que o executivo acolha a proposta e mantemos a nossa disponibilidade em contribuir para encontrar soluções que permitam a implementação efetiva do programa. A proposta completa pode ser consultada em https://tinyurl.com/recomendacaoBEpiscina.


Bloco de Esquerda
Concelhia de Ovar


Correio dos Comunicados Políticos - Amadeu Albergaria (PSD) lamenta abstenção do PS, incluindo dos eleitos pelo círculo de Aveiro


Resultado de imagem para psd



É lamentável e inaceitável a atitude do PS/Aveiro ao colocar a responsabilidade na Câmara Municipal de Ovar, uma vez que a requalificação da escola é da responsabilidade exclusiva do governo. O argumento do PS é mais surpreendente e ridículo quando é do conhecimento de todos que o município ofereceu todos os projetos necessários e comprometeu-se a suportar a componente nacional do investimento, mesmo não sendo sua competência.
A atitude dos deputados do PS eleitos pelo círculo de Aveiro foi única na sessão plenária, uma vez que todos os outros votaram favoravelmente os projetos de resolução quando se referiam aos seus distritos, ao arrepio da abstenção do resto da bancada. Apenas os deputados de Aveiro se abstiveram quando os projetos de resolução diziam respeito ao seu distrito, o que revela uma indesculpável falta de respeito para com o concelho de Ovar e os seus cidadãos.



Amadeu Albergaria
Deputado do PSD no Parlamento
Visão também publicada no Site "Terra Nova"



Correio dos Comunicados Políticos - Rogério Ferreira (PS) acusa Câmara Municipal de Ovar de nunca ter accionado o acesso a fundos europeus no caso da Escola Secundária de Esmoriz



Imagem relacionada


A Escola Secundária de Esmoriz e as trapalhadas do Presidente da Câmara Municipal de Ovar e do Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz


Para que a requalificação da Escola Secundária de Esmoriz já fosse uma realidade, a Câmara Municipal de Ovar devia ter incluído a mesma no mapeamento dos investimentos a concretizar no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial que ordena a aplicação de fundos comunitários na área da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
Foram mapeadas dezenas de outras obras em escolas na Região de Aveiro, incluindo escolas do concelho de Ovar, mas deixaram a Escola Secundária de Esmoriz de fora.
Não quiseram fazer melhor, ou a CMO não teve força para incluir a Escola Secundária de Esmoriz? Agora, para disfarçar, a CMO faz de conta que as obras se decidem por recomendações da Assembleia da República.
A CMO devia respeitar a Comunidade Escolar da Secundária de Esmoriz, e não tentar lançar areia para os olhos, ao dizer que estão disponíveis para entrar com a contribuição pública nacional para a requalificação financiada por fundos comunitários, quando se esqueceram, em primeiro lugar, de ir buscar esses fundos, porque só assim pode dar-se utilidade à contribuição pública nacional. 
O Presidente da Câmara Municipal de Ovar e o Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz têm de aprender a falar verdade às gentes de Esmoriz, em vez de lhes tentar atirar areia para os olhos, que é o que estão a fazer neste caso.
Sugere-se que a Câmara Municipal de Ovar decida mostrar outra vontade política conducente à requalificação da Escola Secundária de Esmoriz, trabalhando no âmbito da CIRA para priorizar esta requalificação.


Rogério Ferreira
Representante máximo do PS Esmoriz