quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Poema do Mês de Fevereiro de 2018



Praia
(Poema da autoria de Agostinho da Silva, 1906-1994)


Minha praia ardorosa e solitária 
aberta ao grande vento e ao largo mar 
tu me viste querer-lhe com a doce 
piedade das sombras do luar 

teus cabos se adiantam como braços 
para abraçar as ninfas receosas 
que fugindo oferecem sobre as vagas 
suas nítidas formas amorosas 

braços paralisados por desejo 
que o mundo e sua lei não permitiu 
ou suspendeu amor que livre jogo 
maior que posse em fugaz tempo viu 

e como vós me alongo e como tu 
areia me ofereço a toda sorte 
por sua liberdade ou por destino 
que por só dela seja belo e forte. 




Poema e fotografia retirada do site "O Citador"

Cartoon do Mês de Fevereiro de 2018



Imagem relacionada

Imagem nº 1 - Os líderes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte parecem ter reatado as relações, após uma série de provocações que marcaram os últimos tempos. Kim Jong-Un também está disponível em encontrar-se numa cimeira com o homólogo norte-americano Donald Trump.
Retirada de: South China Morning Post 

Foto do mês de Fevereiro de 2018


Resultado de imagem para ghouta hd

Imagem nº 1 - Ghouta Oriental (arredores de Damasco) permanece debaixo dos ataques da aviação russa e dos soldados de Bashar al-Assad. Apesar das destruição e da situação catastrófica em termos humanitários, os bombardeamentos prosseguem.
Créditos - Ammar Suleiman / AFP

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Emanuel Pinto em destaque no Site "Nova Estrela - Music Portugal"

Emanuel Pinto, cantor, guitarrista, pianista e compositor, mantém as suas obras fiéis à sua origem portuguesa.

Emanuel Martins Pinto, nasce em Gaia no dia 6 de junho de 1995. Cedo apercebendo-se do seu talento e da sua aptidão para o mundo musical, e sendo dono de uma voz e de um timbre bastante vibrante, incapaz de ser indiferente a qualquer pessoa, aprendeu e estudou guitarra ao encargo do Professor Joaquim Pereira. Com o professor partilhou um forte laço de amizade e companheirismo, o que desenvolveu uma grande e excelente relação de cumplicidade no trabalho musical e nos projetos em comum.
Com uma mente inquieta e uma vontade enorme de continuar a aprender e desenvolver enquanto músico, acompanhada de um vasto interesse pela música, Emanuel procurou aprender e dominar sozinho, e com sucesso, o piano. Começou com apenas 12 anos a partilhar as suas aptidões com o público em pequenas atuações e concertos.
O seu percurso e desenvolvimento profissional contam com uma passagem pelo curso de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e também por uma formação em teatro com Leandro Vale. Graças à sua aptidão e uma maturidade muito além dos seus 22 anos de idade, Emanuel é o autor das letras e dos temas das suas canções, todas elas originais e em Português. Contando sempre com a ajuda e o apoio do amigo Marco Jung na composição, masterização e produção dos seus trabalhos, o mesmo também da área. Contou ainda com a participação de Dávide Zaccaria na sua música “O Ruído do Silêncio” e com Abílio Caseiro em “Névoa”.
Aos 22, escreve, compõe, toca, canta e masteriza as suas peças e conta com o apoio de Marc Jung, na realização das mesmas. Tem o seu próprio canal em plataforma youtube (https://www.youtube.com/channel/UCfJOjhb0S3Gk0t0-0xSVxwA) no qual podemos encontrar as suas obras “Névoa” (https://www.youtube.com/watch?v=eb8ONVaebtw), “O Ruído do Silêncio” (https://www.youtube.com/watch?v=ySyqEdDiYbc) e “Não vás por aí” (https://www.youtube.com/watch?v=qHI8gi3ryjo).

Além das suas obras originais já referidas, podemos ouvir e ver o artista num amplo registo musical de música portuguesa, que passa por António Variações, José Cid, Mariza, entre outros.

Residindo em Esmoriz, Ovar, atualmente, o cantor, pianista, guitarrista e compositor Emanuel Pinto, conta com as mencionadas obras e com um percurso de vida que, obstante às dificuldades encontradas, tem sido marcado por vitórias, e sempre acompanhado pela música.

É possível seguir o seu trabalho através das suas páginas nas redes sociais, no Facebook como https://m.facebook.com/emanuelpintomusic/ e no Instagram https://www.instagram.com/emanuelpintomusic/.´




Texto e imagem retirados na íntegra do seguinte site: http://musicportugal.blogs.sapo.pt/novaestrela-emanuel-pinto-453429





Vídeo Musical - "O Ruído do Silêncio" por Emanuel Pinto

Joaquim Simões venceu o seu terceiro concurso internacional de guitarra

Apesar da sua ascendência familiar esmorizense, Joaquim Santos Simões é natural de Coimbra. Contudo, viria durante a sua juventude a conhecer uma relação próxima com a nossa terra. Estudaria na Escola Florbela Espanca bem como na Secundária de Esmoriz. Conheceu ainda uma passagem prolongada pela Academia de Música de Espinho.
Com dotes musicais pouco comuns e revelando magia sempre que o seu sopro ecoa por uma guitarra, Joaquim Simões, de 22 anos, começou por vencer, em 2015, o Concurso Internacional de Guitarra de Guimarães (2015), tendo em Setembro de 2017, vencido igualmente o III Festival Internacional de Guitarra de Amarante, onde lhe fora atribuído um prémio de cinco mil euros.
Mas o seu feito mais brilhante aconteceu cerca de cinco meses depois, quando em Fevereiro deste ano de 2018, triunfou no 33º Certamen Internacional de Guitarra Clássica "Andrés Sagovia", em Espanha. Joaquim foi o primeiro português a alcançar a proeza de vencer este derradeiro concurso prestigiado, o que solidifica o seu percurso prodigioso.
Este jovem músico estuda já há quatro anos guitarra na Universidade Robert Schumann, em Dusseldorf, na Alemanha, onde decorre a sua licenciatura sob a orientação do renomado guitarrista e professor Joaquín Clerch.




Imagem nº 1 - Joaquim Simões tem conseguido triunfos sucessivos em diversos concursos internacionais de guitarra.
Foto - Jornal de Notícias

Sporting Clube de Esmoriz renasce com vitória no dérbi

O triunfo pela margem mínima (1-0) obtido no reduto do rival Ovarense permitiu ao Sporting Clube de Esmoriz cimentar um novo ciclo mais positivo. Depois de ter passado um péssimo momento nos meses de Dezembro e Janeiro (com sucessivas derrotas), a verdade é que o mês de Fevereiro trouxe finalmente alegrias à equipa da Barrinha. Nos quatro jogos realizados neste mês, o Sporting Clube de Esmoriz alcançou três vitórias (diante de equipas como o Carregosense, o Paivense e agora o Ovarense) e um empate (frente ao União de Lamas).
O Sporting Clube de Esmoriz encontra-se agora na oitava posição com 32 pontos em 21 jogos. O líder da I Divisão Distrital de Aveiro é o Lourosa que soma 49 pontos. 



Resultado de imagem para sporting clube de esmoriz

Imagem nº 1 - O Sporting Clube de Esmoriz está a viver agora uma fase mais produtiva com quatro jogos consecutivos sem conhecer a derrota. 
Foto - Rádio AVFM (António Silva)

Ministério do Ambiente recebeu queixa...

Uma queixa anónima terá sido enviada aos serviços do Ministério do Ambiente com o intuito de denunciar a proximidade de algumas árvores para com os terrenos desportivos do Sporting Clube de Esmoriz. Esta questão não é tão recente como se julga. A polémica já tem alguns anos, e havia sido já despoletada quando Joaquim Vasconcelos era ainda presidente da instituição desportiva. Na altura, o antigo presidente do clube alicerçou a sua defesa numa procuração concedida por parte da Junta de Freguesia de Esmoriz, nos tempos do mandato de Alcides Alves, que autorizava a sua actuação, documento que levantou muitas dúvidas quanto à sua legitimidade. 
Em causa, está a definição do que se pode considerar como área ambiental protegida da Barrinha de Esmoriz e os limites da utilização desportiva por parte do Sporting Clube de Esmoriz, matéria que ainda suscita discórdia nos dias de hoje.
Esperamos todos que o diferendo venha a ser resolvido mediante um acordo salutar que defenda os interesses dos amantes do desporto e da natureza. Estas guerrinhas não favorecem ninguém, embora seja pertinente um esclarecimento rápido e conciso que não comprometa o crescimento do clube e a integridade do sítio ambiental em questão que urge salvaguardar.




Foto da autoria de Carlos Alexandre

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Seis anos depois!

São já seis os anos de existência deste blogue, mais de 2500 artigos publicados, e mais de 900 000 visualizações. Recordamos que este não foi um trajecto fácil. Nem sempre foi fácil lidar com as críticas e as pressões nefastas a que fomos sujeitos, e até mesmo conciliar o projecto com as ocupações laborais que desempenhamos desde então. Mas o blogue, então criado em 2012, sobreviveu a todo o tipo de obstáculos, e hoje é um site livre, espontâneo e sem estar comprometido com qualquer força política. O seu autor procura ser imparcial e isento. Sabemos que muitas vezes os leitores poderão não estar de acordo com as nossas opiniões, mas a democracia e a liberdade de expressão são mesmo isto, e se há coisa que este blogue trouxe de bom à cidade foi, sem dúvida, a necessidade de incutir novos debates sobre o presente e o futuro da nossa comunidade.
Este blogue lutou, desde o início, por uma Barrinha melhor e pela reabilitação do Esmoriztur. Demos voz a essas causas. Por outro lado, procuramos também enaltecer o trabalho até então desenvolvido pelas colectividades, sem nunca termos recebido nada em troca. Em simultâneo, atribuímos mais visibilidade aos nossos artistas locais e às iniciativas inéditas então aqui realizadas.
O balanço destes seis anos é globalmente positivo. Assumimos que houve falhas, imprecisões e até alguma desactualização de conteúdos (situações talvez motivadas pela ocupação laboral que nos "furta" demasiado tempo), mas mesmo assim, continuamos empenhados neste rumo de informar os esmorizenses e de fazer com que estes tenham orgulho nas suas raízes, tradições e bairrismo.
O Cusco é só uma pessoa, simples e sem grandes pretensões de ascensão social, mas representa talvez a vontade colectiva de um povo que deseja caminhar para um futuro mais promissor, moderno e dinâmico. É um símbolo modesto de combate ao alheamento e à desinformação que por vezes afecta todos aqueles que não costumam seguir a actualidade local.
Da nossa parte, continuaremos a realizar o trabalho que começou, por ser apenas uma brincadeira, em 2012, e que ganhou contornos de crescimento nos anos subsequentes.
Claro que esperamos ser merecedores da confiança dos nossos assíduos leitores, os quais agradecemos desde já toda a atenção e paciência que nos têm depositado.
No que depender de nós, Esmoriz continuará a ter uma voz que defenda as suas causas no exterior e valorize tudo o que de bom ou de mal tem sido feito até então.



Imagem relacionada

Imagem nº 1 - O blogue "As Cusquices de Esmoriz" assinala hoje seis anos de existência. O projecto havia nascido no dia 21 de Fevereiro de 2012.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Corso Carnavalesco de Ovar motivou grande folia

No dia 11 de Fevereiro, realizou-se o Grande Corso Carnavalesco de Ovar que motivou a afluência de vários milhares de cidadãos. Foram vários os grupos e troupes que desfilaram, demonstrando criatividade, pujança e alegria.
No local, realizámos a devida reportagem fotográfica.