O nosso estimado leitor Henrique Araújo, um homem dedicado a esta linda terra, disponibilizou-nos as seguintes imagens sobre a nossa admirável costa. Todas estas fotografias foram tiradas ao entardecer!
Imagem nº 1 - O nosso rico paredão!
Imagem nº 2 - O ser humano trabalha para garantir o seu sustento!
Imagem nº 3 - Respeitemos todos o mar!
Imagem nº 4 - Os pescadores procuram as tão desejadas tainhas e robalos.
PS: Também pode enviar os seus textos e as suas fotos para cuscodeesmoriz@hotmail.com. É fácil e é gratuito! Agora é necessário que, no caso dos artigos, sejam respeitados os moldes básicos da boa educação. Textos de carácter político só serão publicados no dia 8 de Outubro, quando terminar o nosso Politica Interregnum (ver um dos textos anteriores do nosso blog). Agradecemos imenso a vossa colaboração!
Enquanto preenchia ofertas de emprego (não pude participar nas manifestações!), decidi sintonizar a minha rádio para a emissora 93.1, efectuando assim mais uma avaliação sobre a qualidade dos serviços prestados pela Rádio Voz de Esmoriz. Essa avaliação consistiria na audição aleatória de 20 músicas, e cada uma que me agradasse, levaria 1 valor/ponto. Por isso, a classificação iria de 1 a 20!
Inicialmente, apanhei com 3 minutos de publicidade, mas depois consegui assistir ao programa "A Tua Onda" conduzido exemplarmente por Carina Santos. A mulher sabe o que faz, colocando assim músicas de boa qualidade (excepção feita a uma ou outra!).
Depois veio o programa "Meditando", da autoria de José Monteiro e Joaquim Vivas, que está a fazer quase as suas bodas de prata. Esta iniciativa consiste em divulgar os ensinamentos do Evangelho e passar músicas cristãs. Gosto das palavras sábias que transmitiram, nomeadamente quando disseram que devíamos honrar os nossos pais! De facto, poderíamos amar mais os nossos familiares, oferecendo ramos de flores enquanto eles ainda estivessem vivos.
Posteriormente, fiz uma pausa, não com Kit Kat (porque aqui já não há dinheiro suficiente para consumir muitos doces), mas com o filme "O Dia depois de Amanhã" (que passava na TVI), aonde uma era glaciar surgiu inesperadamente, fruto dos actos irresponsáveis do ser humano que deveria respeitar mais a Mãe Natureza!
Mas o Cusco de Esmoriz voltou às 20:15 para ouvir novamente a Rádio Voz de Esmoriz, e por isso, concluiu a sua avaliação, listando as boas músicas e aquelas que não iam ao encontro do meu estilo.
Músicas de Qualidade (Que apreciei)
1- "Summer Love" - de Claus e Vanessa
(música recente mas de enorme qualidade).
2- "I´m your Laddy" - de Celine Dion
(é uma música que nunca deixou de estar na moda, apesar de ser já algo antiga!)
3- "Jai Ho -You are my destiny" das Pussicat Doll's
(este som colocou-me mesmo a dançar! Fantástica banda!)
4- "On the floor" de Jennifer Lopez
(os colaboradores da Rádio Voz de Esmoriz andam inspirados; esta música é brutal!)
5 - "Despe e Siga" - Manual do Gelo
(Uma banda portuguesa com um potencial interessante! Apreciei!)
6 - "Mercy" de Duffy
(Eu peço misericórdia (mercy em inglês) para passarem mais vezes esta música! Muito bem!)
7- "Good Feeling" de Flo Rida
(Mais uma música que tira qualquer um do sério, colocando automaticamente o Cusco a dançar efusivamente! Excelente!)
8 - "A minha casinha" de Chutos e Pontapés
(Esta música é memorável!)
9- "Don't Turn Back" de Yves Larock
(Música algo conceituada!)
10 - "Keep Holding" de Avril Lavigne
(Som interessante!)
11 - "Hello" de Martin Solveig
(Esta música também merece a minha especial admiração)
12- "Unge-me" de Alda Célia
(Música cristã de boa qualidade, embora não seja tão divulgada em Portugal. Gostei muito da letra!)
13- "Perfeito Vazio" de Chutos e Pontapés
(Não há dúvida. É uma das melhores bandas portuguesas!)
14- "I belong to you" de Lenny Kravitz
(Também é uma boa música!)
Não gostei particularmente:
1- "Capitão Romance" - Ornatos Violeta.
(Música muito antiga e caída num esquecimento quase geral. Já está ultrapassada!)
2- Uma imitação qualquer da música "Angels" de Robbie William's
(O Cusco de Esmoriz gosta de músicas originais, não de cantores que imitam as obras de arte dos outros; mas a música do Robbie é fantástica).
3- Uma música inglesa que não consegui identificar nem pela letra, mas metia love, testify e find na sua letra.
Pareceu-me algo desinteressante.
4- "Amar sem olhar a quem, nem ao sexo, nem à cor"/ Arco Íris dos Clã
Música demasiado infantil, até para mim!
5- Música Brasileira de pouca qualidade que mete "dá e não vou"!
Não gostei!
6- Space Oddity de David Bowie.
Até pode ser bom cantor, mas não curti muito o ritmo deste som.
A avaliação final do Cusco
Ao longo de quase 2 horas (17:00-18:30; 20:15-20:45), ouvi a Rádio Voz de Esmoriz. Sinceramente, gostei porque observo alguma modernização incutida pelos responsáveis Carlos Alexandre/Orlando Ricardo. Os seus colaboradores demonstram ainda bons conhecimentos na área.
Depois de ter ouvido 20 músicas, gostei de 14 e não apreciei 6! Por isso, levam nota 14 o que equivale a um "BOM" trabalho.
Mas agora chegou a vez do Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, deixar algumas músicas para os seus ouvintes. É que eu também dou uns toques na matéria e por isso, disponibilizarei duas músicas portuguesas e duas estrangeiras! Espero que apreciem porque fui bastante selectivo!
Vídeo nº 1 - "Vá lá Senhora", música recente dos Golpes.
Retirado do Youtube
Vídeo nº 2 - "Eu gosto é do Verão" dos Fúria do Açúcar.
O Cusco de Esmoriz é um apreciador das night's em Esmoriz e pelo que sei não sou o único. Muitas pessoas das freguesias vizinhas comparecem nos bares e discotecas da nossa ilustre cidade. Uns vêm para beber uns copos, outros para dançar e conversar com os seus amigos! É simplesmente adorável!
Também respirar o ar puro da noite é saudável. A nossa magnífica Avenida da Praia convida-nos sempre às tão desejadas caminhadas.
Imagem nº 1 - A indescritível avenida da Praia é cativante para qualquer cidadão interessado em efectuar variados percursos.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz em 28/09/2012
Entretanto, cheguei à Avenida dos Pescadores e fico sempre pasmado quando observo esta obra de arte que homenageia a nossa tradição pesqueira. Não acham o mesmo?
Imagem nº 2 - O Monumento aos Pescadores foi uma iniciativa feliz que orgulha qualquer esmorizense.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz em 28/09/2012
Entretanto, estava cheio de fome, e apesar de desempregado, peguei nas minhas modestas poupanças e fui comer umas valentes pipocas! Desculpem, mas como devemos ser sempre verdadeiros, reconheço que sou um pouco lambareiro. É mais forte do que eu! Não consigo evitar!
Imagem nº 3 - Junto à Praia, o Cusco sentou-se e sentiu a maresia, ouviu as ondas do mar e comeu as pipocas!
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz em 28/09/2012
Depois entrei num bar (não vou dizer o seu nome para não me acusarem de fazer propaganda), estava lá gente gira, mas o Cusco de Esmoriz nunca tem sorte no amor. Maldito Cupido que andas disléxico e não acertas com as tuas setas e depois sou eu que pago com a tua falta de pontaria! Aliás, as miúdas esbeltas de Esmoriz (todas elas abrilhantadas por pertencer a esta terra de virtudes) não têm paciência para me aturar e eu até compreendo as suas razões! Mas isso pouco interessa, tomei o meu cafézinho, enquanto na televisão estava a dar uma nova série - a Casa dos Degredos, em que se aprende aquilo que não se deve fazer na vida!
Por volta das 24 horas, decidi voltar ao meu doce lar, contemplando, pelo caminho, a natureza e observando à distância, a Lua! Como ela ontem estava aprazível! A nossa bela existência também se deve a ela e por isso, dediquei-lhe um novo poema da minha autoria:
Lua Esmorizense
Poema da autoria do Cusco de Esmoriz
Lua misteriosa,
Divindade dos antigos
astecas,
Sempre dotada duma
existência gloriosa,
Concede-nos belas
sonecas!
Sonho fazer-te uma
visita,
Não sou milionário,
Mas quero sair da
órbita,
Nem que seja no imaginário!
Peço-te que nunca abandones
os esmorizenses,
Pessoas humildes e
solidárias,
Cultas como os
atenienses
E apoiantes de
inúmeras organizações voluntárias!
Ah, acredita que, um
dia, vou pisar as tuas fascinantes crateras,
Canalizando agora a minha vista para o planeta Terra
Que tu estranhamente
veneras,
Apesar de desprezares
aqueles que só pensam na Guerra!
Imagem nº 4 - A Lua em Esmoriz, terra de diversas virtudes!
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz em 28/09/2012
Após uma semana de intensa actividade política em Esmoriz, o Cusco de Esmoriz, esse ser mitológico, aprovou uma nova iniciativa - o Politica Interregnum (em latim). Por outras palavras, durante algum tempo, o meu blog não falará de política, de forma a não maçar os esmorizenses que já se sentem cansados desta novela mexicana.
Assim sendo, durante uma semana, não irei falar de política nem publicar mensagens de leitores que incidam sobre este campo.
Por isso, os nossos autarcas podem degladiar-se acerrimamente ou andarem aos abraços que decerto não terão os holofotes da fama desde 29 de Setembro (isto é, amanhã - Sábado) até dia 7 de Outubro (Domingo), somando assim 8 dias de silêncio sobre este tipo de assuntos sensíveis!
Só no dia 8 de Outubro, uma segunda-feira, é que poderei voltar a publicar notícias/mensagens de cariz político, mas caso estas não existam, o prazo da iniciativa pode ainda ser alargado por mais uma semana! Tudo dependerá do que se passar (ou não!) nos próximos dias.
Durante esta fase, procurarei falar mais de cultura, história e outras particularidades da nossa terra. Faço-o com todo gosto! Oxalá que apreciem!
Imagem nº 1 - Vista sobre a Rotunda com o Monumento aos Pescadores!
Este Evento, promovido pelo nosso blog e pela Rádio Voz de Esmoriz, decorreu entre os dias 21 e 23 de Setembro, contando com equipas de topo tais como o AC Milan, o FC Porto ou o Sporting Clube de Portugal. Também os jovens do Sporting Clube de Esmoriz tiveram a possibilidade de usufruir desta maravilhosa iniciativa.
Por aquilo que apuramos, estivemos perante uma actividade original que se pautou por um tremendo sucesso. De acordo com os nossos leitores, a afluência terá sido notável, sendo que alguns referem mesmo que terão passado, durante estes três dias, mais de 6 000 pessoas, distribuídas por atletas, técnicos, staff e público presentes. É um número cativante e fantástico. Aliás, tive a oportunidade de passar, mais do que uma vez, junto ao Estádio e observei que estavam muitos carros estacionados e por isso, fiquei feliz pelo sucesso merecido desta instituição desportiva.
Durante o torneio, foi também inaugurado um novo parque infantil que acolherá assim o divertimento das crianças.
Em suma, é um evento que deveria ser repetido anualmente, oferecendo assim vida à Cidade e gerando receitas importantes para o clube! Os meus sinceros parabéns aos organizadores!
Imagem nº 1 - As Bancadas estavam cheias e as barraquinhas atraíram muitos curiosos!
Imagem nº 2 - Uma partida em decurso, com toda a gente a ver os futuros Cristianos Ronaldos, Figos, Ruis Costas, Vítores Baías...
Imagem nº 3 - O novo parque infantil do SC Esmoriz com os miúdos do Sporting a divertirem-se!
Imagem nº 4 - Que lindas taças!
PS: Todas estas fotos foram cedidas gentilmente pelo nosso leitor Henrique Araújo, sócio-gerente da Henripal Alumínios, Lda. Agradecemos desde já a sua essencial colaboração na divulgação deste importante feito para a vida desportiva da nossa cidade!
A História de Paramos bem como a de Esmoriz têm raízes muito antigas. O ser humano procurou estabelecer-se, desde cedo, nestes espaços, procurando aí a sua sobrevivência em comunidade. Observaremos cada caso em pormenor.
Castro de Ovil (Paramos, Concelho de Espinho)
Decerto que muitos já conheceriam o Castro de Ovil, cujos vestígios arqueológicos remontam ao século II a.C, data anterior à ocupação romana. De acordo com os investigadores, é provável que aí tivessem existido estruturas habitacionais de planta circular. Também foram encontrados alguns fragmentos cerâmicos.
Ficaria assim atestada a presença remota do ser humano no espaço que hoje corresponde a Paramos, não sabendo se esta comunidade pré-romana se expandiu até Esmoriz.
Imagem nº 1 - O Castro de Ovil em Paramos remontará ao século II A.C.
De acordo com Aires de Amorim (na sua obra "Esmoriz e a sua História", p. 17), foi ainda encontrada uma necrópole em Gondesende (Esmoriz), datada do período de invasões e domínio dos povos bárbaros (suevos e visigodos) na Península Ibérica (séculos V-VIII d.C.).
Ao todo, foram descobertas 24 sepulturas e alguns restos ósseos.
Posteriormente, chegaram as invasões muçulmanas, em 711 d.C. Também Esmoriz terá ficado sob o domínio muçulmano, libertando-se de tal jugo graças ao processo de Reconquista Cristã. Aí apareceram os cavaleiros Ermerico e Gundesindo que acabaram por dar os seus nomes a Esmoriz e Gondesende, respectivamente.
A Assembleia de Freguesia marcada para as 21 horas desta quinta-feira (isto é, ontem!) foi cancelada devido ao pedido de renúncia de vários eleitos do PS.
De facto, 19 elementos (dos 26!) do PS apresentaram a sua demissão, seguindo assim o repto de Luís Alves, Presidente da Concelhia do referido partido.
Por seu turno, todos os elementos do PSD já tinham tomado esta posição.
O ainda Presidente da Assembleia, Jerónimo Costa, lamenta toda esta situação e apela ainda aos suplentes do PS para que compareçam urgentemente na próxima reunião (a data ainda será marcada!), de forma a manter o funcionamento legal da Assembleia.
Destaque ainda para a presença do anterior candidato, o Enfermeiro Pedro Silva que procuraria evitar eleições antecipadas, visto que as mesmas acarretariam elevados custos para a Cidade. Pelo testemunho que, depois, nos concedeu, dá a entender de que as eleições poderão ser mesmo uma realidade, embora defenda que cada candidato deva suportar o custo das mesmas.
Entretanto, o Director da Rádio Voz de Esmoriz, o Sr. Carlos Alexandre, na sua página oficial do Facebook, veio ainda lançar mais polémica, alegando que a reunião realizou-se mesmo, sem o conhecimento dos cidadãos. Não sei se tal informação será verdadeira, mas o povo deve exigir um esclarecimento para determinar a veracidade destas afirmações que são muito graves!
A actual crise instalada na Junta de Freguesia de Esmoriz é bombástica, inexplicável e mesquinha. O homem pode ser educado sem ser bom mas, não pode ser bom sem ser educado, antes de educar os outros, deve o homem educar-se a si próprio.
Aconteça o que acontecer, SE o povo quiser e, SE a Cidade precisar, serei novamente candidato nas próximas eleições.
No dia 27/9/2012 há nova reunião de Assembleia de Freguesia às 21h. Como Cidadão solicito a todos os Esmorizenses que marquem presença física para evitar “os diz que diz, o faz que faz”. Já não se resolve o problema com cartas e explicações extra; é tarde.
Na qualidade de Candidato às últimas eleições, tenho o Dever e a Responsabilidade de me manter fiel às minhas ideias e a todos os Cidadãos que votaram em mim. É minha intenção intervir do lado do Público para que seja encontrado o entendimento e o diálogo de forma a evitarem-se eleições intercalares e contribuir na resolução deste conflito.
Esmorizenses, Todos sem excepção somos Responsáveis, os que ainda nos representam, os que pediram a demissão e os que não votaram.
Comparece como prova de União mesmo nos momentos difíceis.
Só com crise é que se resolvem grandes conflitos.
Felicitações ao Cusco Esmorizense pelo bom senso, imparcialidade no trabalho de informação atempada. Infelizmente não posso dizer o mesmo do Jornal “A Voz de Esmoriz”, órgão com maiores responsabilidades nesta Nossa Terra.
Nota:
Partilha esta informação com os teus amigos e amigos dos teus amigos.
Agradecido a Todos.
Com os meus respeitosos cumprimentos".
Pedro Silva
Enfermeiro
Em jeito de comentário da minha parte:
O Dr. Pedro Silva procura, de forma nobre, arranjar uma solução para este conflito que já se arrasta há bastante tempo. É um gesto admirável. Todavia, os últimos acontecimentos dão a entender que o único caminho possível passará mesmo pela realização de eleições antecipadas, visto que as hipóteses de entendimento parecem ter sido esgotadas.
A situação na Junta de Freguesia é insustentável e cada vez mais parece irreparável.
Resta-me apelar a todos os esmorizenses para que compareçam à reunião de hoje (dia 27 de Setembro de 2012) que, de acordo com esta mensagem, ocorrerá por volta das 21 horas. A vossa participação é essencial. Agora espero que a reunião não seja adiada ou anulada pelas ocorrências recentes! Compareçam, caros esmorizenses!
PS: Agradeço imenso desde já os elogios do Sr. Dr. Pedro Silva, desejando as melhores felicidades para a sua carreira profissional!
A confirmar-se a renúncia total dos socialistas, seguindo assim as pisadas dos sociais democratas, não restará outra alternativa se não a convocação de eleições antecipadas.
Creio que se trata duma postura sensata da parte de Luís Alves, Presidente da Concelhia do PS Ovar. É o melhor para todos! A demissão permitirá a criação de novas equipas partidárias que se desejam coesas e cooperantes. Será uma oportunidade para que Rosário Relva e Jerónimo Alves/Justino Monteiro sigam caminhos diferentes, integrando listas concorrentes, isto caso desejem prosseguir a sua carreira política (o que até não aconselharia a nenhum deles face à desilusão actual dos esmorizenses).
Apesar de considerar muito importante o apelo efectuado pelo Presidente da Concelhia do PS Ovar, discordo completamente quando ele refere que Rosário Relva é a única culpada da crise política existente em Esmoriz. Aliás, isso seria pura demagogia, tentando alhear o seu partido de qualquer responsabilização e protegendo assim aqueles que ainda merecem a sua "confiança política". Toda a gente sabe, não só através dos comunicados (mas também por boatos que, desde sempre, correram em Esmoriz), que alguns elementos do actual executivo nunca tiveram lá muita vontade em cooperar com a Sra. Dra. Rosário Relva. Por isso, a crise não se deve só a uma pessoa, mas também a todo o executivo e até, se quisermos ser mais rigorosos, aos partidos da oposição que chegaram a manifestar demasiada passividade.
Agora, desejo que o Sr. Dr. Luís Alves tome uma outra decisão importante - a criação duma equipa rejuvenescida (com muitas caras novas), dinâmica e empenhada. É importante que se demarque do anterior executivo e por isso, seria um erro crasso envolver personalidades que estiveram polemicamente ligadas a este mandato que parece estar muito próximo do fim. Será um risco tentar apostar na continuidade, se é que me faço entender...
Imagem nº 1 - Esmoriz prepara-se para novas eleições.
"O desempenho das funções autárquicas deve ser pautado por princípios de rigor, honestidade e seriedade na gestão do bem público. A concelhia de Ovar do Partido Socialista exige, em especial aos seus autarcas, o escrupuloso cumprimento destes princípios basilares. Como tal, não aceitamos nem aceitaremos qualquer comportamento menos próprio dos autarcas eleitos com a sigla do Partido Socialista.
Atentos à degradação da estabilidade do executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz, atempadamente, tentámos apurar responsabilidades e encontrar soluções duradouras para a normal gestão deste órgão autárquico.
Face aos indícios de indevido comportamento legal e de rigor na gestão da Junta de Freguesia praticada pela Drª Rosário Relva, fomos os primeiros a alertar publicamente esses actos, tendo-lhe, em consonância, retirado a confiança política que nela depositávamos.
Tentaram no passado, o Tesoureiro, o Secretário e a 1ª Vogal do executivo suspender o seu mandato autárquico, por forma a pressionar a Drª Rosário Relva a alterar comportamentos menos próprios com a lei, ou, permitir-lhe constituir um novo executivo sem o apoio do Partido Socialista, que nela e nas suas atitudes não se revia.
A Drª Rosário Relva, apesar de ter manifestado total falta de confiança nestes elementos e mesmo depois de os ter acusado de obstrução ao seu trabalho, indeferiu com o seu voto de qualidade esta suspensão de mandato, obrigando-os a permanecer no executivo.
Pelo que não lhes restou outra alternativa, que não a renúncia do seu mandato no executivo da Junta de Freguesia, provocando, deste modo, a sua substituição legal.
Na passada Assembleia de Freguesia, de forma irracional e insultuosa, a Drª Rosário Relva, apresentou uma proposta de constituição de um novo executivo, tendo para o efeito indicado nomes de pessoas que nela não confiam e que não lhe aceitaram o convite para integrar o executivo da Junta de Freguesia.
À revelia da lei, o Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia, colocou à votação, a proposta da Dra. Rosário Relva para eleição de novos membros do executivo de Junta que incluía pessoas que em plena Assembleia de Freguesia lhe manifestaram, a sua recusa em integrar tal executivo.
Em face destes factos, não restou ao Partido Socialista rejeitar a proposta apresentada.
Estranhámos nessa data, que as restantes bancadas parlamentares na Assembleia de Freguesia, se tenham abstido ou votado favoravelmente uma proposta que incluía nomes de pessoas, que em viva voz solicitaram a retirada do seu nome enquanto candidatos, desrespeitando de forma grosseira uma vontade individual formalmente manifestada.
O Partido Socialista, ao contrário de outros, nomeadamente da coligação PSD/CDS, não se move, em matérias de tamanha importância para a cidade de Esmoriz, de qualquer tacticismo político-partidário.
Urge encontrar uma solução de modo a retomar a estabilidade democrática dos seus órgãos autárquicos. Esta solução passaria sempre pelo afastamento da Drª Rosário Relva, única responsável pela instabilidade política ocorrida.
Com a insistente manutenção no cargo, a todo o custo, movida sabe-se lá por que interesses, a Drª Rosário Relva, impediu qualquer construção positiva, não restando outra solução que não a dissolução da Assembleia de Freguesia.
Por diversas vezes convidámos as restantes forças políticas com assento na Assembleia de Freguesia a connosco fazê-lo, via renúncia de mandato, o que sempre foi recusado, tentando estes com isso protelar a instabilidade política na freguesia de Esmoriz, na expectativa de recolher vantagens eleitorais.
O Partido Socialista, não pretende, ao contrário de outros, colocar os interesses do partido à frente dos interesses de Esmoriz.
Independentemente de qualquer resultado eleitoral que possa advir desta nossa tomada de decisão, é mais importante proteger Esmoriz e os interesses da sua população do que proteger qualquer interesse individual ou partidário.
Na impossibilidade de se encontrar qualquer solução estável e respeitadora da lei para Esmoriz, não nos resta outra alternativa senão solicitar a todos os autarcas que compõem as listas do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Esmoriz a renunciar ao seu mandato, por forma a devolver as escolhas ao povo e permitir encontrar soluções para o futuro desta cidade"
O Presidente da C.P.C. PS-Ovar
Luís Magalhães Alves
Imagem nº 1 - Luís Alves, Presidente da Concelhia do PS Ovar, apela à renúncia de todos os elementos socialistas, abrindo assim caminho para eleições antecipadas.
Vossas Excelências da Junta de Freguesia de Esmoriz:
Como os Senhores Doutores devem saber, Esmoriz é uma cidade com cerca de 11 500 habitantes (dados do INE para 2011), dotada de inúmeros espaços com elevado interesse cultural, económico e turístico. A sua população, "virtus in labore" ("virtuosa no trabalho"; lema em latim estampado no Brasão da Freguesia), é humilde, séria, responsável e tudo faz para honrar a nossa localidade. Contudo, a nossa comunidade tem vindo a demonstrar uma extrema preocupação pelos factos narrados que são muito preocupantes, alguns deles a roçar os limites legais.
De facto, não é essa a imagem que desejamos para a nossa terra nem para o nosso povo trabalhador. Exigimos mais respeito! Lembrem-se que, se foram eleitos, devem, em troca, serviços à colectividade. Por isso, qualquer interesse pessoal não só é desprezível como tem de ser combatido, em nome da transparência política.
Assim sendo, e não querendo alongar-me muito (até porque os factos são do conhecimento geral), vossas excelências têm uma, ou melhor, e querendo ainda ser algo tolerante, duas opções. A primeira (e talvez a mais adequada), seria a renúncia de todos os elementos, de forma a convocar eleições antecipadas. Assim, poderíamos ter uma nova equipa que se pautasse pela coesão e unidade, o que se traduziria em ganhos para a Cidade. Com o actual executivo, Esmoriz não vai a lado nenhum e só ficará mal visto no exterior. Uns refutam esta possibilidade, dizendo que já estamos a 1 ano das eleições mas acreditem que ainda é tempo suficiente para se fazer muita coisa, em termos políticos. Basta que haja vontade e bom senso!
A segunda opção, caso não se queiram demitir, passa pela reformulação imediata do novo executivo. Por isso, apelo para que, na futura votação, os elementos da Assembleia facilitem a entrada dos novos vogais/substitutos (mas estes também se devem mostrar interessados e empenhados na nova missão). Esqueçam as questões partidárias/pessoais, e pensem apenas no bem geral. Trata-se duma oportunidade de reformular uma equipa que já não tem nada para oferecer à nossa terra. Se tal meta for alcançada, então ainda é possível salvar alguma coisa deste mandato. Caso contrário, as quezílias continuarão e a imagem de Esmoriz ficará inevitavelmente manchada. E, se isso continuar a acontecer, no fim, irei apelar a cada um de vós, sem excepção, para que não apresentem qualquer recandidatura à Junta (seja para que cargo for), visto que não mostraram ser dignos dos lugares que ocupam.
Uma nova edição do jornal "Malho Tanoeiro" já se encontra disponível desde o dia 25 de Setembro de 2012. Os principais destaques são os seguintes:
Fortes críticas ao comunicado distribuído por Rosário Relva. O director Florindo Pinto lamenta que a Presidente da Junta tenha alegadamente utilizado o dinheiro da Junta para pagar os impressos, entretanto divulgados. Este texto ressalva ainda que aquilo que foi feito neste mandato não se deve a só uma pessoa mas a toda a equipa que esteve à frente da Freguesia. Florindo salienta ainda que o pagamento de dívidas aos fornecedores (argumento bastante utilizado pela Presidente) não é uma grande obra, mas sim um dever social. Quanto aos restantes pontos reclamados, as acções de Rosário e seu executivo acabam por ser subvalorizadas.
Reformulação do Executivo chumbada. Com 5 votos contra e apenas 3 a favor, não foi possível a entrada de novos substitutos.
Reparos necessários em Esmoriz. O emblema da Cidade de Ovar (e não do município) está afixado numa placa anunciadora de obras na Escola da Relva, algo que não foi bem digerido pelos esmorizenses que aí vivem. A areia dos passadiços, junto à Praia de Esmoriz, deve ser imediatamente removida, seja com máquinas ou pás. Também a Rua Prof. Branco Duarte parece ter atingido um estado lastimável, sendo necessárias obras urgentes.
Apelo ao Conhecimentos dos Eleitores. Sinceramente gostei do artigo de Daniel Oliveira. Trata-se dum pequeno texto, embora seja bastante claro. De facto, "experimentar a democracia é viver nela". Aliás, as pessoas devem estar informadas de tudo aquilo que se passa na política, seja a nível local ou nacional. Assim, na hora do voto, terão mais possibilidades de efectuar a escolha mais acertada para a sua comunidade.
Futebol - O Sporting Clube de Esmoriz entra com o pé esquerdo. Derrota por 3-0 no terreno do Rio Meão, na 1ª jornada da 2ª Divisão Distrital de Aveiro.
Voleibol - Sucesso nos torneios de Verão. Estima-se que estiveram cerca de 600 atletas a participar nesta actividade desportiva, junto ao Bar Capitão Gancho.
Imagem nº 1 - Apesar da vitória inicial para a Taça de Aveiro (3-1 sobre o Nogueirense), a verdade é que a equipa do Sporting Clube de Esmoriz começou a sua série com uma derrota averbada no terreno do Rio Meão.
Foto cedida por Marcelo Moreira (na sua página oficial do Facebook) que contempla o actual plantel
PS: Esta edição não refere ainda as renúncias dos mandatos efectuadas pelos membros do PSD Esmoriz, visto que tal postura ocorreu após esta publicação.
Fonte Consultada:
"O Malho Tanoeiro". Direcção de Florindo Pinto. Ilustração/Paginação de Rui Pedro Rocha. Edição de 25 de Setembro de 2012.
Como o site OvarNews refere, a saída dos elementos da Coligação Positiva (PSD - CDS-PP) não é suficiente para garantir imediatamente a convocação de eleições antecipadas, visto que o quórum da Assembleia de Freguesia está, para já, garantido! Todavia, as saídas poderão não ficar por aqui e, assim sendo, esta acção dos sociais democratas poderá, quem sabe, ser seguida pelo Grupo dos Independentes por Esmoriz, já para não falar dos 3 elementos socialistas que estão demissionários. Se esta demissão em bloco for uma realidade vindoura, então teremos eleições antecipadas. Por isso, tudo é possível! Os ingredientes para umas eleições antecipadas estão, de facto, a formar-se e, se os socialistas ainda desejam salvar o seu mandato, é bom que procurem soluções imediatas, se não vão ficar muito mal vistos, no meio desta história toda. Disso não duvidem!
Contactada pela Lusa, Rosário Relva demonstrou estar surpreendida com a decisão dos sociais democratas, classificando a mesma como "uma completa irresponsabilidade" e lamentando tal postura numa altura em que as eleições se aproximam cada vez mais! A Presidente refere ainda que esta atitude não vai ao encontro dos interesses da população.
Na minha perspectiva, a Presidente da Junta até pode ter as suas razões contra alguns elementos do seu executivo, mas a verdade é que a acção dos sociais democratas só surpreenderá quem nunca esteve a par de alguns episódios que têm ocorrido nas assembleias de freguesia e nas reuniões de executivo. Agora, a Sra. Rosário Relva tem duas hipóteses: ou consegue formar imediatamente um novo executivo que se paute pela coesão e unidade, ou a demissão é o único caminho possível (e o mesmo se aplica aos restantes elementos).
Esmoriz precisa dum executivo forte, empenhado e coerente, não duma equipa afundada em quezílias internas que decerto em nada beneficiam esta Cidade que necessita de desenvolvimento.
Imagem nº 1 - A saída dos elementos da Coligação Positiva (PSD e PP) não implica a realização de novas eleições, pelo menos para já...
Finalmente, o PSD decidiu dar um valente murro na mesa com os seus elementos a apresentarem a renúncia dos seus mandatos. O cenário de eleições antecipadas ganha assim elevados contornos.
António Bebiano, um dos representantes do PSD, tinha referido, no passado, que a postura do seu partido passaria por respeitar o actual executivo socialista, de forma a evitar uma gravíssima crise política em Esmoriz. Mas como a paciência e o bom senso têm limites e, como desde então, as cenas lamentáveis continuaram, chegando ao ponto da difamação visível entre os membros do actual executivo, os sociais democratas fartaram-se e deixaram de compactuar com tais situações. Era portanto uma decisão inevitável que apenas pecou por tardia!
A Junta de Freguesia está a viver uma anarquia autêntica, com comunicados a circularem nas caixas de correio dos habitantes, tornando assim público o diferendo entre a Presidente da Junta de Freguesia e os três elementos litigantes. Neste momento, o PS de Esmoriz é, em simultâneo, o partido do poder e o principal partido da oposição. Parece contraditório, mas é a realidade dos factos!
Existe uma clara responsabilidade dos socialistas no actual estado da Junta de Freguesia de Esmoriz. Como esmorizense, espero que, nas próximas eleições, os protagonistas sejam outros, porque estes simplesmente não se entendem. Aliás, até era bom que nenhum dos 4 envolvidos se recandidatassem tão cedo à Junta de Freguesia, não só para protegerem a sua imagem (que sairá muito danificada após este mandato), como para dar lugar a outros que consigam oferecer muito mais aos esmorizenses que tudo merecem!
Imagem nº 1 - Será que teremos novas eleições antecipadas em Esmoriz?
"Não existe mais espaço para uma oposição construtiva no seio da Assembleia de Freguesia de Esmoriz"
"Os membros da Assembleia de Freguesia de Esmoriz eleitos pela Coligação Mudança Positiva têm demonstrado, desde a primeira hora, uma postura responsável e de oposição construtiva para com a governação da Freguesia de Esmoriz, decorrente da vontade popular demonstrada nas últimas eleições autárquicas.
Apesar dos Independentes por Esmoriz apenas terem obtido 678 votos, o Partido Socialista escolheu aquela força política para presidir à Assembleia de Freguesia de Esmoriz não respeitando a vontade expressa pelo Povo nas urnas que conferiu à Coligação Mudança Positiva 1805 votos (quase 3 vezes mais votos que os IPE’s).
Mesmo neste contexto, os membros da AF de Esmoriz da Coligação Mudança Positiva adoptaram um conduta de responsabilidade não bloqueando o executivo, apresentando propostas e sugestões em defesa da qualidade de vida dos Esmorizenses, colaborando na obtenção de soluções rápidas e práticas perante situações de urgência e solicitando esclarecimentos através de requerimentos que nunca foram respondidos quando o deveria ser num prazo legal de 30 dias.
Contudo num passado recente verificaram-se alguns acontecimentos dignos de registo:
Incompatibilização entre membros do executivo, todos eleitos pelo Partido Socialista
Confirmação de confiança politica na Presidente da Junta (1ª da lista do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Esmoriz), seguida de retirada de confiança politica num espaço inferior a 15 dias por parte do Partido Socialista.
Pedidos de suspensão por parte de 3 membros do executivo, todos eleitos pelo Partido Socialista, seguidos de pedidos de renúncia por parte dos mesmos.
Denúncia de irregularidades no executivo da Junta.
Mesmo perante este contexto os membros da AF de Esmoriz eleitos pela Coligação Mudança Positiva, funcionando em equipa, mantiveram a sua postura de responsabilidade apelando por inúmeras vezes ao entendimento interno entre os eleitos pelo Partido Socialista, de forma a solucionar, a bem dos Esmorizenses, o conflito surgido no seio do executivo.
É importante informar toda a população que um vogal do executivo, mesmo após o seu pedido de renúncia, só cessa as suas funções na Junta quando for substituído.
Actualmente existe uma Junta com dois membros em funções efectivas e com três membros que apesar da sua renúncia se mantêm, legalmente, em funções mas que bloqueiam toda a acção da Junta.
Temos uma Junta ingovernável, prepotente, sem rumo e com claro prejuízo para as populações.
Não são passados atestados, declarações, não são cumpridos os compromissos assumidos com as colectividades, fornecedores, nem as competências delegadas pela Camara Municipal de Ovar na Junta de Freguesia de Esmoriz.
A cidade de Esmoriz encontra-se completamente estagnada.
Defendemos que quem ganha as eleições deve ter legitimidade para governar.
O PS teve e tem todas as condições para o fazer.
Os eleitos pela Coligação Mudança Positiva nunca agiram como força de bloqueio.
Perante a necessidade absoluta de substituição dos membros da Junta que haviam renunciado, assistimos na última Assembleia de Freguesia extraordinária, a cinco votos contra por parte dos membros do PS, a nomes do PS, propostos pela presidente de Junta que foi a cabeça de lista pelo PS!
Os membros da Coligação Mudança Positiva mais uma vez não bloquearam a proposta abstendo-se.
Tudo irá continuar como está e infelizmente prevemos que tal se perpetuará até ao Outono de 2013 com uma Junta inoperante e prepotente, penalizando intensamente a cidade de Esmoriz e todos os Esmorizenses, num contínuo “lavar de roupa suja” em público. A prova cabal e inequívoca deste facto reside no teor do último comunicado da Presidente de Junta à população assim como no da Câmara Municipal, no qual é revelada uma postura passiva e de alheamento completo perante uma situação extremamente grave verificada no seu território administrativo.
Cremos que o resultado da votação na última Assembleia de Freguesia extraordinária é um perfeito adultério da vontade do Povo de Esmoriz expresso nas urnas em 2009.
Esta é a gota que faz transbordar o copo!
Não existe mais espaço para uma oposição construtiva no seio da Assembleia de Freguesia quando temos o PS a fazer oposição destrutiva entre si de forma pública bloqueando tudo e todos e negligenciando a situação deplorável em que se encontra a cidade de Esmoriz.
Perante estes factos os membros da Assembleia de Freguesia de Esmoriz eleitos pela Coligação Mudança Positiva, e eventuais substitutos, decidiram renunciar aos seus mandatos em defesa dos maiores interesses de todos os Esmorizenses.
Mais se informa que os documentos de renúncia serão apresentados ao Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia no dia 25 de Setembro de 2012".
Esmoriz, 24 de Setembro de 2012
Imagem nº 1 - Autarcas do PSD renunciam aos seus mandatos, dando um valente murro na mesa.
Para desanuviar um pouco, irei partilhar convosco, estimados esmorizenses, dois poemas que elaborei. Espero que apreciem, até porque ambos têm uma finalidade crítica!
1- A Justiça Portuguesa
(Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)
Ricos e Pobres
Legalmente, Cidadãos sem diferenças
Todavia, conhecem distintas sentenças
Visto que alguns são especiais lordes
A Justiça castiga severamente o desgraçado
E absolve o poderoso
Porque afinal é mais generoso
Neste país que se diz totalmente civilizado
Penas suspensas
Quando prova existe contra os elitistas
Mas todos pagamos as despesas
Causadas por estes artistas
Condenações efectivas
Apenas para o sem-abrigo
Que não tinha como pagar as dívidas
Nem sequer consolar o seu umbigo
2- Os Portugueses do ano
de 2012 são uns piegas
(Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)
O Zé-Povinho recebe salários miseráveis
Agora tem de pagar a crise
Senão entramos num verdadeiro apocalipse
E isto claro, é tudo uma pieguice
Dos Desfavoráveis.
Os Nobres Contemporâneos auferem luxuosidades
A crise não lhes bateu à porta
E por isso, apostam nas enganosas publicidades
Que garantem votos dos humildes da horta
As contribuições aumentam
Os transportes seguem a moda
As fábricas em falência entram
E a dimensão do desemprego comprova
Como iremos sair disto?
Dizem os Políticos com mais austeridade
Valha-nos Cristo!
Está visto! É a crise da mentalidade
Imagem nº 1 - Precisamos dum Portugal melhor e mais justo. Para isso, há-que mudar as mentalidades.
Ontem, o Comunicado da Presidente da Junta, inserido no artigo intitulado "Rosário Relva arrasa trio litigante", mereceu, pelo menos, a afluência de 212 visitas. E só estamos a falar do dia ontem (isto é, Domingo!) porque, nos próximos dias, é provável que este texto seja lido por mais cidadãos, podendo mesmo ameaçar a liderança do artigo, até então mais lido no nosso blog - "A Festa da Paróquia de Esmoriz" (que recebeu 303 visitas!).
Histórico de visitas aos nossos artigos
1º Festa da Paróquia de Esmoriz - 303
2º Rosário Relva arrasa trio litigante - 212
3º A Barrinha e a sua História - 153
4º Parque Paisagista do Buçaquinho - Uma vitória para as comunidades de Esmoriz e Cortegaça - 144
5º O circo chegou à Junta de Freguesia e veio para ficar - 143
6º A nossa bela procissão - 132
7º Anarquia na Junta de Freguesia. Rosário Relva é o alvo - 129
8º A maior festa de Esmoriz está a chegar - 120
9º Festas do Mar - Crise vs Destaques da actual edição - 112
10 º A arte do surrealismo - 112
Esta classificação demonstra o interesse especial dos esmorizenses pelas questões políticas, pelas tradições festivas da nossa terra e ainda pela nossa Barrinha.
Agradecemos, desde já, as vossas visitas! Procuraremos sempre honrar o compromisso que temos para convosco! Por fim, deixamos duas pequenas notas de elevada importância.
PS2: Esta contabilização de visitas refere-se apenas ao nº de cliques efectuados nos artigos por parte dos nossos leitores. Creio que, esta contagem não abrange aqueles que procedem à leitura dos textos, sem utilizar o rato para ver cada artigo, em particular. Por isso, decerto que estes números referentes às visitas devem ser sempre encarados como valores mínimos.
PS2: No dia de ontem, tivemos 416 visitas ao todo! Um recorde de visitas num só dia! Creio que o máximo anterior aproximava-se dos 300 e a média em geral, rondaria as 100-200 visitas.
Rosário Relva, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, lançou e ordenou a distribuição dum comunicado (ler o nosso anterior post) por inúmeras caixas de correio.
Nessa longa mensagem, constatamos que a Presidente optou pelo seguinte lema - "A melhor defesa é o ataque", táctica constantemente utilizada no nosso país! Aliás, "ataque" é uma palavra demasiado suave para retratar este comunicado. Em termos mais precisos, podemos dizer que Rosário Relva arrasou completamente Jerónimo Alves (Secretário e ex-Presidente Interino da Junta de Freguesia) e Justino Monteiro (Tesoureiro). Duvido que estes se consigam reerguer após esta ofensiva massiva!
Todavia, a estratégia seguida pela Sra. Presidente tem as suas vantagens e desvantagens. Começando pelas primeiras, ficamos a saber, pelo seu texto, que os elementos litigantes nunca lhe facilitaram a vida e por isso, Rosário teve mesmo pouca sorte com a equipa que lhe foi destinada. A lealdade e a união são princípios nobres que devem ser salvaguardados, o que infelizmente não tem acontecido na Junta.
O problema, e começando com as desvantagens do comunicado, é que Rosário perde exclusivamente todo o seu tempo a criticar os seus opositores internos. Só joga ao ataque, mas deveria também privilegiar a sua própria defesa. Como? É simples. Deveria enfrentar as críticas que lhe são movidas e arranjar explicações sensatas para as histórias polémicas das ajudas de custo ou das aprovações indevidas de actas (veiculadas na Comunicação Social)! Já agora também tem que esclarecer se as despesas resultantes deste comunicado (fotocopiado inúmeras vezes para ser divulgado) foram suportadas por si ou pela Junta de Freguesia? De facto, estamos perante questões pessoais e por isso, é bom que a Sra. Presidente garanta aos esmorizenses que aplicou os seus recursos monetários na promoção da sua própria defesa. Se assumisse ainda algumas falhas (o famoso mea culpa), também não ficaria mal vista diante dos olhos do povo. Seria um gesto muito nobre e humilde, mas como no nosso decadente país, ninguém faz isso, então deixe estar porque deve ser paranóia minha!
Por fim, deixo um apelo aos Presidentes das Concelhias. Não sei se eles tutelam as escolhas das listas para as próximas eleições autárquicas, mas vou deixar-lhes uns conselhos! São de graça, não se preocupem!
Ao Senhor Luís Alves, Presidente da Concelhia do PS de Ovar, aconselho-o vivamente a escolher uma nova equipa para Esmoriz, que seja ambiciosa, coesa e tenha boa vontade. Demarque-se deste executivo que decerto não merecerá o reconhecimento posterior dos seus cidadãos.
Ao Senhor Salvador Malheiro, Presidente da Concelhia do PSD Ovar, e restantes representantes dos outros partidos, aconselho que apostem fortemente na 2ª Freguesia mais importante do Concelho. Façam boas equipas e promovam, ao máximo, os vossos projectos. Sinceramente, custa-me a acreditar que o Concelho de Ovar (já leva 20 anos de domínio socialista) caia imediatamente para os sociais-democratas, mas em Esmoriz, os resultados, mais do que nunca, prometem ser imprevisíveis... Uma vitória do PSD nesta Freguesia, poderá, quem sabe, ser o primeiro passo duma futura viragem... Quanto aos partidos com menor expressão, podiam sempre conseguir alguma representação na Junta, o que já seria positivo para o seu crescimento na região!
Por fim, deixo uma palavra de consolação ao povo esmorizense. Vocês mereciam mais, muito mais, mas peço-vos para que sejam pacientes (eu sei que é difícil, mas acreditem que é o melhor para a nossa terra). Continuem a servir a terra que amam com o vosso suor e empenho. A Cidade precisa de vós, mais do que nunca. Aliás, acredito que alguma entidade superior acabará por intervir, se é que já não existirá uma investigação em curso... Mesmo que isso não se suceda (neste país, onde a impunidade reina), existirá um julgamento popular, consubstanciado através do voto, nas próximas autárquicas. Aí terão a oportunidade de se "vingar" dos maus da fita e votar nas pessoas ou nos projectos que vos parecerem mais interessantes. Esta foi uma das vitórias do 25 de Abril que ainda não nos tiraram. Aproveitem enquanto é tempo!
Imagem nº 1 - Esmoriz vive uma Grave Crise Política!
Muitos já acederam ao comunicado da Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz (distribuído por inúmeras caixas de correio), outros nem por isso! De qualquer das formas, passamos a transcrever os excertos mais importantes do mesmo, de forma a que todos possam consultar.
"Caros/as Conterrâneos/as,
Dirijo-me a todos vós no cumprimento do elevado propósito do esclarecimento devido a todos os cidadãos da nossa terra (...) Muitos de vós não estareis ao corrente do que se tem passado, dos obstáculos impensáveis que têm sido, levianamente, levantados unicamente por sede de poder.
Aceitei ser candidata e, tendo sido eleita, sou Presidente da Junta, a sua responsável máxima, pugnando por que sejam cumpridas as tarefas e as obrigações devidas pela Autarquia, mau grado a oposição interna que, inacreditavelmente, sempre me foi movida por elementos do meu próprio executivo, nomeadamente o Secretário, o Tesoureiro e uma Vogal.
Na minha ausência, por motivo de doença, o Sr. Secretário foi, temporariamente, o meu substituto legal na Junta e, por ventura tendo-lhe ganho o gosto, tratou de minar a lealdade e confiança que me era devida (...).
Fazer como tem feito o Tesoureiro, o Sr. Justino Monteiro, negando os pagamentos aos fornecedores e credores da Junta, sem qualquer justificação legal, senão por oposição à orientação da responsável, carece de ética democrática e raia a desobediência criminosa.
Fazer como tem feito o Secretário, Sr. Jerónimo Alves, na tentativa de ocupar um lugar que nunca submeteu a escrutínio da população, boicotando todas as tentativas de trabalho coerente e alheando-se das realizações da Junta, subtraindo-lhes assim o sentido de unidade e harmonia colectiva, aproxima-se de traição aos cidadãos de Esmoriz, aos eleitores e ao partido pelo qual foi eleito.
Os dois referidos e a Vogal, Sra. Alzira Santos, têm boicotado as mais simples tentativas de realização das competências da Junta, recusando-se a assinar actas sem apresentar justificação escrita, impedindo deliberações, das mais correntes às mais importantes, boicotando e faltando às reuniões do executivo, fazendo coro contra o normal funcionamento dos serviços, tornando-se, assim, mais oposição que a oposição dos partidos adversários e paralisando a Junta e a sua capacidade de promover o bem público.(...)
O meu sentido e determinação de serviço público exige de mim que não desista e, porque não desisti, os que queriam o lugar que, legitimamente, ocupo, tentaram bloquear o executivo renunciando ao mandato. (...)
Porque sou uma mulher de causas, tudo farei para defender os interesses dos esmorizenses. (...)
Se esperavam de mim que fosse submissa a interesses pessoais e particulares, incapaz de traçar livremente objectivos prioritários e de alcance social mais vasto, enganaram-se. Tenho ideais e valores de que não abdico e que passam pelo interesse geral de todos os nossos concidadãos. (...)
Levarei o mandato até ao fim no propósito de cumprir o que me propus e de encontrar as pontes de entendimento que a nossa Cidade precisa e a Junta tem o dever de alcançar.
Conto com todos os esmorizenses de boa fé. Podem contar comigo".
Esmoriz, 12 de Setembro de 2012
Assinado pela Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz - Maria do Rosário Loureiro Relva
(Segue-se ainda, em anexo, uma lista com a obra reclamada pela Presidente da Junta)
Imagem nº 1 - Rosário Relva não poupa duras críticas a Jerónimo Alves e Justino Monteiro, elementos demissionários.
Ontem recebi um e-mail dum tal Miguel Telles, que se assume como esmorizense, denotando preferências partidárias pelo PSD. O seu texto mereceu a minha atenção porque expõe alguns aspectos que poderão ser importantes no actual contexto político da nossa Freguesia.
Dentro deste contexto, este senhor demonstrou a sua revolta, frisando mesmo o seguinte: "Acabei de ler um comunicado que me foi colocado na caixa de correio, com o brasão da Cidade de Esmoriz, portanto com gastos para a Junta de Esmoriz, com gastos para todos nós". É o tal comunicado em que a Presidente da Junta, Rosário Relva, apresenta a sua defesa, no âmbito da actual crise política que se vive na Junta de Freguesia!
O nosso caro leitor, Miguel Telles, adianta ainda que poderão existir detenções em breve, caso os autarcas não moderem a sua conduta e respeitem os seus compromissos perante a população.
Não citei, na íntegra, o seu texto, porque é algo extenso e aborda outros pormenores que talvez sejam desnecessários. Por isso, apenas destaquei os pontos mais pertinentes da mensagem transmitida.
Passando à crítica, eu não acedi ainda a esse comunicado (pelo menos, não detectei ainda nada na minha caixa de correio, mas já fui alertado para essa situação por outras pessoas). É verdade que a Sra. Dra. Rosário Relva pode apresentar a sua própria defesa. É um direito que lhe assiste, contudo deve fazê-lo com o seu próprio financiamento. Por isso, espero que a Presidente da Junta desminta imediatamente esta situação (aonde é acusada de utilizar o dinheiro do erário público para distribuir cartas em que apresenta a sua defesa!) ou assuma posteriormente as despesas deste acto, devolvendo o dinheiro que terá utilizado indevidamente.
Na liturgia de hoje, tive a honra de ouvir a palavra do apóstolo São Tiago e, neste caso em particular (até porque não costumo citar textos religiosos para não maçar os nossos estimados leitores), achei, pelo menos pertinente, a mensagem veiculada que serve não só para os nossos políticos da Junta de Freguesia de Esmoriz, mas também para os da nossa Nação!
"Caríssimos, onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más (...) O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz. De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres". (Leitura da carta de São Tiago que condena a inveja, a rivalidade, a cobiça e o egoísmo, frutos envenenados da nossa comunidade, vejam tudo em: http://www.paulus.com.br/institucional/liturgiadiaria/dia-23-domingo).
PS: Se alguma entidade oficial desejar reagir à actual situação política na Junta de Freguesia de Esmoriz, deverá enviar uma mensagem para: cuscodeesmoriz@hotmail.com. Agradecemos que os textos respeitem as normas básicas da boa educação. Não serão ainda publicadas mensagens que lancem insinuações graves.