sábado, 31 de dezembro de 2016

Desejamos um óptimo ano novo de 2017

Com 2017 à porta, esperamos que o próximo ano civil traga muitas alegrias à cidade de Esmoriz e aos seus moradores. Também desejamos os maiores sucessos a todos os nossos leitores e seguidores!
PAZ, SAÚDE e HARMONIA para todos vós!



Resultado de imagem para feliz ano novo 2017

Os Melhores de 2016 e os Momentos Mais Marcantes (Âmbito Local - Esmoriz)

Meus caros leitores, é altura de fazermos um balanço local do ano civil de 2016. Por outras palavras, iremos aqui revelar as principais personalidades que se evidenciaram em Esmoriz, durante os últimos 365 dias. As decisões que, em seguida, serão elencadas partiram da iniciativa de um grupo de seis pessoas, sendo que todas elas se comprometeram ao dever de rigor e isenção. Ainda assim, não foi fácil deliberar, visto que, ao nível da produção associativa, este foi um ano muito positivo para a cidade. Houve várias pessoas que se destacaram, mas infelizmente apenas poderemos relevar o contributo de algumas delas.
Neste último dia de 2016, iremos então distinguir (embora não tenhamos prémios para oferecer) as personalidades/ colectividades que mais se destacaram na nossa terra.



PERSONALIDADE DO ANO




Imagem nº 1 - Leandro Cruz é, neste momento, o nome mais sonante da cultura esmorizense. 2016 foi o ano da sua afirmação no panorama nacional, com várias participações em programas televisivos. Juntamente com a sua irmã Bárbara Pinho, tem encantado os portugueses. O músico apresentou ainda o seu novo álbum "Acordar" pela Editora Espacial.



REVELAÇÃO DO ANO



Imagem nº 2 - Vencedor do projecto "Ponto Jovem" (Orçamento Participativo) e principal mentor do novo órgão de comunicação social local - "Juízo de Bancada", Emanuel Bandeira é já um talento confirmado na Cidade de Esmoriz. O seu empenho em prol da nossa terra tem sido incansável, participando inclusive em eventos públicos de notável relevância.
Também é justo reconhecer o papel dos outros colaboradores do "Juízo de Bancada", nomeadamente Ricardo Marques, Pedro Silva e Tânia Pedrosa.



LEGADO DE OURO
(Distinção póstuma)



Imagem nº 3 - O escritor António Maria partiu neste ano de 2016. Foi uma das grandes perdas para a cultura local. Deixou-nos muita poesia e claro uma sabedoria ímpar sobre a história e as tradições esmorizenses. Atribuímos este reconhecimento em honra da sua memória.



COLECTIVIDADE DO ANO



Resultado de imagem para ESMORIZ GINÁSIO CLUBE

Imagem nº 4 - Com mais três títulos alcançados nas camadas jovens (iniciados e juniores masculinos, infantis femininos), o Esmoriz Ginásio Clube tornou-se na instituição esmorizense mais produtiva de 2016. Neste momento, a equipa ocupa ainda, ao nível dos seniores masculinos, um sensacional quinto lugar na I Divisão Nacional de Voleibol.



PRESTÍGIO ASSOCIATIVO



Resultado de imagem para QUARTEL BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS ESMORIZ

Imagem nº 5 - A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz comemorou 85 anos de existência em 2016. Os nossos soldados da paz voltaram a ser determinantes no auxílio às populações, ora combatendo incêndios ora atenuando as consequências de graves acidentes.



MOMENTOS MAIS MARCANTES


EPISÓDIO DE OURO



Imagem nº 6 - O arranque das obras da Barrinha de Esmoriz no dia 16 de Setembro de 2016, após várias décadas de espera. Mérito da Sociedade Pólis, do Ministério do Ambiente e das autarquias de Ovar e Espinho. Por outro lado, é justo ainda realçar a inauguração da Habitação Social na Praia de Esmoriz bem como a recriação da nova Praça dos Combatentes do Ultramar, louros que vão directamente para a gestão do executivo municipal liderado por Salvador Malheiro.



EPISÓDIO DE PRATA




Imagem nº 7 - A Exposição comemorativa da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz sobre os sessenta anos de existência do Jornal - A Voz de Esmoriz. A iniciativa teve lugar no dia 9 de Abril de 2016 no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz (espaço que constituiu igualmente uma das novidades positivas deste ano) e presenteou, durante mais de um mês, os visitantes com a exibição das colectâneas de jornais e da sua maquinaria primitiva.



EPISÓDIO DE ENXOFRE




Imagem nº 8 - A inscrição apressada de 418 novos militantes do PSD na concelhia de Ovar a poucos meses das eleições distritais do PSD Aveiro. Segundo o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias, as inscrições inerentes aos apoiantes da candidatura de Salvador Malheiro (que enfrentaria Ulisses Pereira nas urnas) incluíam várias situações insólitas, nomeadamente o facto de 77 dos novos militantes possuírem o mesmo número de telemóvel, enquanto 17 residiriam numa pequena casa em Esmoriz embora sem qualquer relação familiar. O PSD Ovar refutou as acusações públicas de Ulisses Pereira e o processo acabou por ser arquivado pelo Conselho de Jurisdição do PSD. Mas enquanto tudo rolou na comunicação social, presenciou-se certamente uma bronca à portuguesa, com certeza!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Uma proposta diferente para o espaço de lazer à beira-mar

Do III Encontro de Urbanismo (realizado no auditório da JF de Esmoriz durante a tarde do passado dia 21 de Dezembro), saíram inúmeras ideias interessantes que poderiam ser aplicadas nas freguesias de Esmoriz e Cortegaça. 
Uma das propostas que mais nos chamou à atenção referia-se a uma futura configuração do Parque situado junto à Praia da Barrinha em Esmoriz. Teoricamente, o parque actual seria demolido para dar origem a outro, completamente diferente, sem conteúdo histórico, mas talvez mais funcional e padronizado.
A proposta foi da autoria do arquitecto João Gomes, e parece ter entusiasmado, na altura, a plateia.
No entanto, alertamos o leitor de que se trata apenas de uma ideia que foi sugerida.




Correio do Leitor - Liliana Rodrigues critica a falta de civismo de alguns condutores

Gostava de saber se os passeios são feitos para as pessoas andarem (até mesmo com carrinhos de bebê) ou são para servir de estacionamento...




Texto e Foto da autoria de Liliana Rodrigues

Esmoriztur será uma certeza em 2017

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, garante que as obras de requalificação do Esmoriztur irão avançar a curtíssimo prazo. O concurso público para a adjudicação da empreitada será mesmo lançado muito em breve. O anúncio veio directamente da página do edil no Facebook.
Confirma-se então o cenário que tínhamos avançado, em primeira mão, há alguns meses, de que as intervenções iriam arrancar em 2017.
Esta é uma excelente notícia para a cidade.
Seguem-se duas imagens do projecto de reabilitação: a primeira sobre a fachada exterior, a segunda relacionada com a configuração do auditório.







quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Novo sintético do SC Esmoriz

O novo sintético do campo de treinos do Sporting Clube de Esmoriz já foi oficialmente estreado pelos atletas que representam a instituição desportiva. O clube acompanhou assim os novos tempos, e decidiu implantar um relvado sintético para então oferecer outra comodidade ou fluidez para a prática desportiva.




Foto - Narciso Ratinho

Rúben Pinto lança novo single

O talentoso músico Rúben Pinto acaba de lançar um novo single denominado "Acredito que sim". De acordo com o artista, o "single é sobre alguém que um dia esteve presente na nossa vida, tendo acabado por se tornar muito especial". No entanto, esse grande amor não deu certo à primeira vez e, por culpa dos dois, houve inclusive uma separação. Mas ela nunca saía da cabeça dele e, por isso, tudo foi feito para que aquele amor, aquela paixão voltasse! E um dia, o reencontro foi possível e, numa conversa, tudo voltaria a ser reconstruído. E ela depois de ouvir os sentimentos do seu companheiro perguntaria mesmo se "resulta mesmo se nós nos voltarmos a aproximar e apaixonar"? E ambos acabaram por responder "Acredito que sim".
Por outras palavras, trata-se de uma lição de vida que é transversal a muitos de nós que vivemos igualmente paixões intensas.
Em baixo, poderão testemunhar a qualidade deste novo projecto.




Single "Acredito que sim", projecto da autoria de Rúben Pinto
Vídeo do Youtube

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Pai Natal chegou de mota ao Parque da Praia da Barrinha

Foi um dos momentos especiais deste passado Domingo, dia de Natal.
Dois São's Nicolau's estiveram junto ao BarraMar's a distribuir abraços e ternura perante inúmeras crianças que desfrutaram da fantasia de conhecer então aquela figura mítica.
Além dos protagonistas, destacamos a mota, em que seguiam, curiosamente decorada com os chifres de uma rena.





Reposição de Freguesias chumbada no Parlamento







Foram, em vão, os esforços do PSD e do PS Ovar (apoiados pelos restantes partidos locais) que procuravam a desagregação da União de Freguesias de Ovar, São João, S. Vicente e Arada. A Assembleia da República finalmente se pronunciou sobre o tema, e as respostas foram esclarecedoras. Os três partidos que assinaram outrora o Memorando da Troika opuseram-se à restituição das freguesias que foram alvo de fusão no âmbito do processo de reforma administrativa de 2013. 
O PSD e o CDS nacionais sempre foram defensores daquela reforma que até empreenderam quando estiveram no poder. Já o PS defende uma reavaliação após as autárquicas, mas claramente ficamos com a ideia de que tudo não passa de uma forma de ganhar tempo por parte do governo de António Costa.
Este cenário foi, desde cedo, considerado pelo nosso blogue como muito provável.

domingo, 25 de dezembro de 2016

GPS proporciona presépio ao vivo

Nas imediações da residência paroquial em Esmoriz, os cidadãos poderão observar um Presépio ao Vivo, iniciativa do GPS - Grupo para a Sociedade. O dia de Natal não passará assim despercebido na Cidade de Esmoriz.





Foto da autoria de Alberto Tavares

sábado, 24 de dezembro de 2016

A Árvore de Natal do Cusco...

O Cusquinho, esse ser lendário de Esmoriz, decidiu montar igualmente a sua árvore de Natal. Como não poderia deixar de ser, a árvore teria que ser decorada a rigor com bolinhas, pinhas, bonecos, estrelinhas. Claro que também implementamos um jogo de luzes que assim envolveria a árvore.
Também as prendinhas já estão presentes. O Pai Natal enviou-mas por correio expresso e chegaram antes do tempo, mas eu ainda não estou totalmente satisfeito, porque ainda faltam aquelas que lhe pedi na carta para a nossa cidade.
Sem muito mais a dizer, desejamos a todos os nossos leitores um FELIZ NATAL e um ÓPTIMO ANO NOVO DE 2017.





Poema do Mês de Dezembro de 2016


"Natal"
(Poema da autoria de Miguel Torga)


Ninguém o viu nascer.
Mas todos acreditam
Que nasceu.
É um menino e é Deus.
Na Páscoa vai morrer, já homem,
Porque entretanto cresceu
E recebeu
A missão singular
De carregar a cruz da nossa redenção.
Agora, nos cueiros da imaginação,
Sorri apenas
A quem vem,
Enquanto a Mãe,
Também
Imaginada,
Com ele ao colo,
Se enternece
E enternece
Os corações,
Cúmplice do milagre, que acontece
Todos os anos e em todas as nações.



Resultado de imagem para miguel torga

Imagem nº 1- Miguel Torga viveu entre 1907 e 1995, tendo sido um dos grandes poetas da Literatura Portuguesa.

Cartoon do Mês de Dezembro de 2016





Imagem nº 1 - Em muitas áreas do mundo, o Natal será vivido em condições desumanas. As guerras têm vindo a desgraçar as vidas e os sonhos de várias crianças.
Cartoon retirado da Página Humor Inteligente (Osama Hajjaj)
Veja-se: https://www.facebook.com/humorinteligente01/?fref=ts 

Foto do mês de Dezembro de 2016



Imagem relacionada

Imagem nº 1 - O Natal vivido com esplendor em Tóquio, capital do Japão.
Retirada de: http://www.meguideu.com/blog/lovely-places-to-celebrate-christmas-in-asia
Créditos da Foto - SakuraHouse

Carta do Cusco ao Pai Natal


Bom dia, Pai Natal,

Sei que, muito em breve, irás zarpar com as tuas renas desde a Lapónia para percorrer o mundo inteiro, depositando presentes pelas chaminés e arrancando estrondosos sorrisos a muitas crianças. Pelo que me contaste, sei que nutres um carinho especial por Esmoriz, uma paragem que consideras ser obrigatória no teu extenso trajecto. Da última vez que nos falamos, confidenciaste-me que adoravas ir comer uns belos cachorros ao Nicolau das Bifanas ou até tomar um café nas esplanadas do Barramars, de forma a contemplar o extenso areal da Praia da Barrinha que jazia em frente. Por isso, não te esqueças de trazer umas prendinhas para a nossa cidade já que ela sempre te acarinhou.
Em primeiro lugar, peço-te que as obras na Barrinha de Esmoriz corram pelo melhor e que seja possível acabar com as fontes poluentes bem como punir alguns dos milhafres humanóides. Por outro lado, seria tão interessante compatibilizar o usufruto humano com a vertente selvagem da lagoa. Sim, Pai Natal, se tudo correr bem, até tu poderás usufruir dessa prenda, dando um mergulho nas águas da Barrinha na próxima época balnear. Até poderás pescar lá e ter peixe para todo o ano, em vez de andares a merendar os restos das refeições de Natal.
Em segundo lugar, desejava que o Esmoriztur fosse reabilitado. Eu sei que os autarcas já prometeram, mas lá está, precisam do teu toque invisível. Eles são as tuas "renas intelectuais", e por isso, precisam do teu condão inspirador. Anda lá, São Nicolau, até poderás ser um dos 600 espectadores, aquando da reabertura oficial deste Centro Cultural. Inspira-os!
Não te esqueças também das nossas ruas. Sei que algumas delas já estão a ser repavimentadas, mas há outras mais que precisam de ser intervencionadas em 2017. Tu, bem sabes, Pai Natal, o que é andar a soluçar no teu trenó, quando passas pela rua dos Tanoeiros! Pareces que estás a surfar, não sobre o mar, mas sobre as calçadas que ostentam crateras centenárias. Da outra vez, até esborrachaste o nariz no chão, mas felizmente na Unidade de Saúde da Barrinha lá te deram um penso para ficares melhor! Acontece aos melhores!
Poderia pedir-te também a criação de um Museu da Tanoaria, uma Casa do Povo ou uma Santa Casa da Misericórdia para Esmoriz, mas os "cuscos" das outras freguesias iriam ficar invejosos. Têm talvez medo que Esmoriz se transforme numa Flórida!
Como para o ano iremos ter eleições, peço-te que também ponhas algum juízo em todos os políticos que se apresentarem a votos. É que lavar roupa suja torna-se cansativo, e claro, não seria justo fazer concorrência às nossas lavadeiras, nem conspurcar ainda mais os rios, acrescentando, desta feita, estrume político. Eu quero vê-los aos abraços e a tirar uma selfie juntos, e a dialogar para o melhor da terra e do concelho!
Que o Sporting Clube de Esmoriz se sagre campeão da I Divisão Distrital de Aveiro e que o Esmoriz Ginásio Clube consiga ficar nos seis ou sete primeiros lugares da I Divisão Nacional de Voleibol, são outros dois pedidos que te formulo.
Por fim, rogo-te para que dês saúde, paz e alegria a todos os esmorizenses. Manda-lhes também muitas caixinhas de pão de ló e ferrero rocher porque eles bem merecem! Aliás, a nossa cidade tem muitas parecenças com estes dois doces - embora ofereça uma boa vista de fora, é incrivelmente saborosa quando experienciada por dentro.
E tu sabes bem que sim!

Um abraço, Pai Natal




sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Poema de Natal

Lançamos um repto à poetisa esmorizense Ana Roxo para que esta escrevesse um poema natalício. A escritora aceitou o nosso desafio e enviou-nos este lindo poema que conhece igualmente um carácter reflectivo. 
Também o seu filho, o jovem Francisco, decidiu dar uma pequena ajuda na arte dos versos.
O resultado foi este:


É Natal  e tocam os sinos no coração


É Natal,  é Natal - vamos festejar,
O Nascimento do pequeno Jesus
Luzes no presépio a piscar,
Para o Menino da Divina Luz!
Tocam os sinos, dlim, dlão...
Nasceu o Salvador...
A tilintar amor do seu Coração!

Nasceu numa gruta sombria,
Com José e sua mãe Maria
Esta pobre, porém, rica criança,
Carregando em cada lágrima a Esperança!
Tocam os sinos, dlim, dlão...
Nasceu o Salvador...
A tilintar amor do seu Coração!

Este Menino, Divino Salvador,
Fruto do Deus do Amor
Vive hoje esquecido dentro de nós
Enjaulado na prisão do Homem atroz!
Tocam os sinos, dlim, dlão...
Nasceu o Salvador
Mas a Humanidade silenciou o seu amor!



Prendas, prendas, a perder de vista...
Imbuídas pelo homem de espírito consumista...
Muitas vezes já nem interessa o ambiente familiar,
Porém, antes, aquilo que o Homem vão quer mostrar!
Tocam os sinos, dlim, dlão...
Nasceu o Salvador...
Mas a Humanidade silenciou o seu amor!


Substitui-se Jesus, pelo vermelho Pai Natal
As Crianças quase se esquecem do Menino Jesus
Porque, acham, que é o homem das renas, afinal,
Que traz os presentes e transporta a tocha de luz!
Tocam os sinos, dlim, dlão...
Nasceu o Salvador...
Mas a Humanidade silenciou o seu amor!

Natal, festa da família reunida à volta da mesa,
Nasceu Jesus, não há lugar para a tristeza...
Ele, pede, apenas Amor, Devoção,
Que se troque prendas, sim...
Mas que se toque nos badalos do Coração! 
Tocam os sinos, dlim, dlão...
Nasceu o Salvador...
A pedir para os sinos dos Homens tilintarem Amor!



Poema da autoria de Ana Roxo e Francisco Roxo




Imagem relacionada


Grupo Coral de Esmoriz promoveu "Concerto de Natal"

A Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz cantou e tocou as melodias mais comuns da época natalícia, nesta passada quinta-feira à noite (dia 22 de Dezembro). O auditório do Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz registou uma boa casa, vislumbrando-se mais de 100 espectadores. 
O palco encontrava-se decorado de uma forma colorida, fazendo recordar a nova quadra.
As sucessivas actuações presenciadas foram protagonizadas pelo Grupo Coral de Esmoriz, pelo Coro "Pequenos Cantores" e pela Orquestra "Pequenos Talentos". Houve ainda pequenas exibições musicais que mesclaram a participação de professores e alunos.
Vários instrumentos foram usados para reavivar a época natalícia, nomeadamente o piano, a guitarra, o violino, a flauta, o saxofone, a trompeta, entre outros.
Destaque ainda para o talento evidenciado por inúmeras crianças que interpretaram bem os seus papéis, demonstrando uma sólida aprendizagem musical. Não faltou por isso alegria, fantasia e qualidade no palco.
No final do espectáculo, o Grupo Coral de Esmoriz desejou boas festas à comunidade local, tendo ainda comparecido ali a figura do Pai Natal para uma foto final em grupo.













quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Maceda reavivou o espírito de Natal

No âmbito da iniciativa “Maceda Vila Presépio 2016”, a freguesia de Maceda tem procurado celebrar a quadra natalícia de uma forma mais intensa e original. A junta local liderada por Miguel Silva promoveu uma série de iniciativas que envolveriam a participação da comunidade macedense. 
Dentro deste contexto, foi inaugurada uma Fábrica de Brinquedos (também conhecida como “Oficina do Pai Natal”) destinada à confecção de brinquedos solidários, foi promovido um sarau solidário que congregou colectividades e associações (promoveu-se aqui à recolha de bens alimentares e de outros produtos), e ainda foi organizada uma exposição colectiva de presépios no edifício da Junta de Freguesia Local. Também apurámos que foi consubstanciado um “Presépio Vivo” ao largo da mencionada Junta, bem como houve ruas da vila que tiveram direito a exibir o seu próprio presépio.
No entanto, um dos pontos mais altos decorreria no dia 8 de Dezembro, quando o “Pai Natal” chegou à Fábrica de Brinquedos. Aliás, não foi apenas um “Pai Natal”, mas sim vários. O cortejo animaria as ruas de Maceda, fazendo as delícias dos mais novos. Participariam igualmente neste corso membros do Grupo de Motards Km27 e do Centro Cultural e Recreativo de Maceda (CCRM SAC).
Naquela oficina, seriam produzidos diversos brinquedos entre os dias 12 e 16 de Dezembro, sendo depois viabilizada uma exposição com tais objectos entre os dias 17 e 18 do mesmo mês. Por fim, e terminada a exposição, decorreria uma cerimónia de entrega dos brinquedos à figura mítica do Pai Natal, de forma a que aqueles bens materiais fossem posteriormente enviados para as crianças carenciadas de Malema (Moçambique). Afinal, o espírito de Natal também é isto mesmo – lembrarmo-nos de todos aqueles que estão em sofrimento neste mundo e tentar fazer algo para que consigamos, ao menos, arrancar-lhes um pequeno sorriso durante esta quadra.
Além da junta local, há a registar a colaboração das associações, das escolas EB1 da Estrada e EB 2/3 de Maceda, de catequistas e de inúmeros cidadãos voluntários que uniram esforços para que a sua vila fosse dotada de um Natal diferente, onde a alegria, a fantasia e o dinamismo foram partes integrantes do projecto que culminaria com um aparato especial e exemplar.




Imagem nº 1 - O Corso ou Cortejo do Pai Natal pelas ruas de Maceda decorreu no dia 8 de Dezembro.




Imagem nº 2 - Várias ruas da vila tiveram o seu próprio presépio construído por iniciativa dos moradores. Este situa-se na rua 25 de Novembro.

Consenso Partidário em torno da proposta de desagregação de freguesias

Nos últimos tempos, vislumbrou-se um debate intenso em torno de uma eventual desagregação da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira. No dia 6 de Dezembro, realizou-se uma sessão da Assembleia Municipal de Ovar que seria determinante para consolidar tal intenção. Foram apresentadas moções pelo PSD e pelo PS Ovar que foram aprovadas, sem que nenhum partido tivesse votado contra a proposta de desagregação da União de Freguesias. A aceitação por parte do PCP e BE Ovar também foi uma realidade (embora o BE se tivesse abstido da moção do PSD e votado a favor da moção do PS).
Os partidos argumentam que a fusão daquelas quatro localidades não trouxe qualquer benefício, colocando inclusive em causa a política de proximidade para com os eleitores. Caso o empreendimento venha a ser bem-sucedido, as freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente recuperarão a sua própria autonomia local, e o município voltará a albergar 8 juntas de freguesia (em vez de 5).
No entanto, a reversão da reforma administrativa de 2013 dependerá naturalmente do aval da própria Assembleia de República, sob pena de tais intentos saírem malogrados. 



Imagem relacionada

Imagem retirada de: http://mapio.net/s/30842355/

Vista sobre Gondesende ao amanhecer

Adérito Ferreira, conhecido fotógrafo da cidade de Esmoriz, conseguiu obter mais uma fotografia de elevada qualidade. Desta feita, o também dirigente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz fotografou a partir da sua varanda, uma parte característica do lugar de Gondesende. Na imagem, pode observar-se, por exemplo, a Igreja de Gondesende que, embora envergando um “manto escuro” (fruto do prévio anoitecer e da respectiva transição para o amanhecer), contrasta com a cor alaranjada do céu (fenómeno designado de arrebol).






Uma “assembleia” da avifauna em plena Barrinha

A Barrinha de Esmoriz encontra na sua biodiversidade um dos seus maiores cartões-de-visita. A foto que se segue é da autoria de Magda Moreira (Movimento Cívico Pró-Barrinha) e foi obtida na zona nascente da lagoa (isto é, não muito longe do antigo cais), durante os inícios de Dezembro. Naquele lugar, foram então observadas dezenas de aves, destacando-se essencialmente garças-reais, corvos marinhos, patos e cegonhas (estas últimas, em número minoritário). 
Esperamos todos que estas aves continuem a visitar a nossa lagoa por muito tempo. 




Foto da autoria de Magda Moreira

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Empresa Jacinto vê o seu prestígio a ser reforçado

Através da sua página oficial de Facebook, a empresa Jacinto Marques de Oliveira Sucrs.Lda acaba de anunciar a obtenção de mais um prémio sonante. Desta feita, a empresa sediada em Esmoriz foi distinguida pela Revista EXAME com o Prémio de Melhor PME (Pequenas e Médias Empresas) no sector da Indústria Automóvel. A gala de entrega dos prémios decorreu, no passado dia 16 de Dezembro, no edifício da Caixa Geral de Depósitos em Lisboa.
Esta distinção veio consolidar ainda mais o prestígio e a credibilidade daquela entidade que tem crescido nos panoramas nacional e internacional.
Recorde-se que a empresa Jacinto dedica-se ao fabrico inovador de carroçarias para viaturas de combate a incêndios, reboques, semi-reboques, equipamentos industriais em metal e aço, etc. 




Imagem nº 1 - Exemplo de um veículo produzido pela Empresa Jacinto.




Imagem nº 2 - Prémio atribuído pela Revista Exame.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

"Uma árvore, uma escola"

Nesta época natalícia, existem sempre pequenas iniciativas que fazem a diferença. O Centro Comunitário de Esmoriz, através dos seus colaboradores, decidiu criar a sua própria árvore de Natal, colocando-a no pequeno jardim que se situa em frente do edifício da Junta de Freguesia de Esmoriz.
O espaço foi agora preenchido com mais um motivo que assinala a chegada do panorama festivo.




Câmara Municipal de Ovar estreia nova pista de gelo

Nesta terça-feira, foi oficialmente aberta a Pista de Gelo Solidária que se encontra instalada no Parque da Senhora da Graça em Ovar. A iniciativa pertence à Câmara Municipal de Ovar que conta ainda com a parceria de 19 associações sociais (IPSS'S). 
A Pista de Gelo Solidária é de acesso gratuito, mas ali decorre igualmente uma campanha de angariação de bens alimentares, pelo que os utilizadores da pista poderão dar um pequeno contributo nesse sentido. 
De acordo com o site da Câmara da Municipal de Ovar, a Pista estará disponível de 20 a 23 e de 26 a 30 de Dezembro, entre as 10h30 às 22h30, nos dias 24 e 31 Dezembro, das 10h30 às 17h00, e nos dias 25 Dezembro e 1 Janeiro, das 15h00 às 22h30.
Este gesto por parte da autarquia vareira já mereceu rasgados elogios dos cidadãos em geral porque trata-se de um meio de entretenimento que será assim disponibilizado em plena quadra natalícia.
Por fim, é justo deixar aqui o nome das 19 associações/entidades que também colaboraram neste projecto, a saber: Conferência Vicentina de Arada, Conferência Vicentina de Cortegaça; Crecor; Centro Comunitário de Esmoriz; Centro de Assistência Social Esmoriz; Conferência Vicentina de Esmoriz; Associação de Diabéticos de Ovar; Cercivar; Centro Promoção Social Furadouro; Conferência de S. Cristóvão de Ovar; Conferência Vicentina do Furadouro; Cruz Vermelha Portuguesa; Projeto “Mãos Solidárias”; Santa Casa da Misericórdia de Ovar; Centro Social Paroquial S. João Ovar; Conferência Vicentina S. João; Conferência Vicentina de S. V. Pereira; Grupo de Acção Social S.V. Pereira e Conferência Vicentina de Válega.




Imagem nº 1 - A Pista de Gelo Solidária já se encontra disponível no Parque da Senhora da Graça, mantendo-se até ao final do ano corrente.
Foto - Câmara Municipal de Ovar



Nota-Extra: Os bens alimentares (não perecíveis) recolhidos irão, numa primeira fase, para as 19 associações em causa, de forma a que sejam redistribuídos posteriormente pelos agregados mais necessitados. Através desta campanha, a autarquia e as instituições sociais pretendem ajudar mais de 1100 famílias, totalizando 3275 pessoas que residem então no concelho.

Sporting Clube de Esmoriz regressa aos triunfos


SC ESMORIZ X SC PAIVENSE: ANTES DO NATAL, 4 PRENDAS NO SAPATINHO DA BARRINHA (Crónica Desportiva - Juízo de Bancada)

No último jogo do ano 2016, o SC Esmoriz recebeu o SC Paivense para o Campeonato Safina, na 15ª Jornada. Em campo estavam duas formações com posições opostas na tabela: o Esmoriz era 1º e o Paivense 14º. Com samba africano, o Esmoriz ofereceu não uma, mas 4 prendas de Natal antecipadas aos seus adeptos, vencendo os de Castelo de Paiva por 4-1.

Ainda com a derrota de Espinho fresca na memória, o SC Esmoriz entrava em campo, no Estádio da Barrinha, com 3 pontos de vantagem sobre S. João de Ver, 2º classificado do Campeonato. Para defrontar o SC Paivense, 14º classificado e orientado por António Correira, Narciso Ratinho escalou o seguinte 11: João Borges na baliza; Joca, Joel Alves, Ricardo Correia e Luis Seijas na defesa; Bruno Batista, Pedro Godinho e Emmanuel Banda no miolo; Ibrahim Koneh, Fred e Vando no ataque.
Com Koneh de volta à titularidade depois de lesão, foi o camaronês o mais ativo do Esmoriz na primeira parte. Para além de demonstrar a sua habitual verticalidade e capacidade de desequilibrar, o extremo voltou a evidenciar dotes de goleador.
À passagem do minuto 11, depois de um passe longo de Batista para as costas da defesa do Paivense, Koneh surgiu isolado perante David. Com a bola a pingar e vendo o guardião dos visitantes de boné, Koneh ofereceu-lhe um chapéu para juntar à coleção. Um grande golo para o Esmoriz, o 7º da conta pessoal de Koneh esta temporada, no 1-0 para o SCE.
No entanto, quando parecia que o Esmoriz estava confortável, o jogo tomou um rumo inesperado. Aos 24′, depois de uma triangulação na esquerda do ataque do Paivense, o lateral Gonçalo cruzou rasteiro e atrasado para o coração da área onde apareceu Soares. O meio-campista dos visitantes desferiu um pontapé seco que passou pelo meio das pernas da defensiva do Esmoriz e que traiu João Borges que, ainda assim, fica mal na fotografia.
Até ao intervalo, até foi o Paivense que esteve por cima no encontro. Mas foi o Esmoriz quem chegou ao golo… e por duas vezes. Aos 43′, Joca fura pela direita e, na linha de fundo, cruza com conta, peso e medida para a cabeça do capitão Pedro Godinho. Num mergulho espetacular, à ponta de lança, Godinho desvia a bola de David e faz o 2-1.
E quando já se pensava no descanso, Pedro Godinho volta a ser talismã. Depois de livre cobrado ao segundo poste por Fred, o capitão ajeita a bola para o centro onde, à boca da baliza, Koneh só teve de encostar. Em 2 minutos, o Esmoriz faz dois golos.
Na segunda parte, o resultado ainda se avolumou. Já depois da saída de Koneh por Quirino, foi o extremo brasileiro quem teve a oportunidade de faturar aos 75′. No entanto, acabou carregado na área e a jogada parecia perder-se. Enquanto toda a gente pedia grande penalidade, Banda não pediu nada a ninguém e aproveitou para fuzilar, de pé esquerdo, a baliza de David. Estava fixado o resultado final em 4-1.
Até ao fim, ainda houve espaço para as palmas. Banda deu lugar a Júlio Coronel e Batista saiu para a entrada de Diogo Russo.
Contas feitas, o Esmoriz reforça a sua liderança no Campeonato, beneficiando do empate do S. João de Ver, contra o Alvarenga, por 1-1. Os de Santa Maria da Feira já nem estão em 2º. Agora, os perseguidores do SCE são Espinho, Lamas e Beira-Mar. O trio tem 30 pontos, menos 4 que a formação da Barrinha.



sem-nome

Crónica e Foto - Site Juízo de Bancada
Autores do texto - Emanuel Bandeira e Pedro Silva

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

União de Freguesias de Ovar promove nova exposição de Postais de Natal

A União de Freguesias de Ovar inaugurou, no passado dia 16 de Dezembro, uma exposição que deriva do 4º Concurso "Postal de Natal". A iniciativa teve lugar no Dolce Vita de Ovar e permitiu ao público observar cerca de quinhentos postais, uma adesão elevadíssima que foi justificada pelo empenho incansável dos três Agrupamentos Escolares envolvidos, do Grupo de Acção Social de S. Vicente Pereira, da Santa Casa da Misericórdia bem como do Externato de São Miguel. Muitas crianças dos jardins de infância e das escolas primárias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira responderam assim a mais um repto da União de Freguesias.
O postal vencedor seria da autoria de Martim Oliveira Coelho, o qual será enviado a toda a população, desejando um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Os pequenos-artistas premiados neste concurso tiveram direito a um exemplar do livro «Quatro Patas» da autoria do escritor vareiro Carlos Baldaia. A exposição irá estar presente até ao dia 6 de Janeiro.
Por outro lado, apuramos ainda que a União de Freguesias de Ovar irá atribuir cabazes de natal a algumas das famílias mais carenciadas, num gesto que contou ainda com a colaboração crucial dos formandos que frequentam as aulas de informática e ginástica promovidas pela respectiva entidade pública.






Imagem nº 1 - A exposição do 4º Concurso "Postal de Natal" com vários dos postais "concorrentes" então esboçados por crianças. Pode ser visitada no Dolce Vita de Ovar.
Foto - União de Freguesias de Ovar





Imagem nº 2 - O postal vencedor seria da autoria de Martim Oliveira Coelho. Será com este desenho que a União de Freguesias irá desejar boas festas a todos os seus habitantes.
Foto - União de Freguesias de Ovar

domingo, 18 de dezembro de 2016

"Mar Dourado"

Até nos dias mais gélidos, é possível obter-se fotos de alta qualidade junto à beira-mar.
Deixamos aqui um exemplo do entardecer nas imediações da Praia do Cantinho em Esmoriz.
A imagem é da nossa autoria




Vencedores da III Edição da S. Silvestre de Ovar

Na noite do dia 17 de Dezembro, realizou-se a III edição da S. Silvestre de Ovar. Apesar do frio que se fazia sentir, a adesão registada foi muito significativa, tanto ao nível dos atletas que compareceram, como em relação ao vasto público presente que não hesitou em motivar os participantes. 
Verificaram-se os seguintes resultados naquela prova de atletismo: 


Classificações

HOMENS 

1º Leonel Fernandes (CA de Ovar)
2º Adrião Rodrigues (Individual)
3º Adelino Oliveira (Girassol)


MULHERES

1ª Justina Wojcik (SC Salgueiros)
2ª Sara Pinho (Sporting CP)
3ª Ana Lopes (Individual)





Imagem nº 1 - O ponto de partida da prova.
Foto - Dinis Silva (Rádio Informédia)

E os vencedores do Orçamento Participativo 2016/2017 foram...

A Câmara Municipal de Ovar acaba de anunciar os resultados do Orçamento Participativo de 2016/2017. A classificação foi então a seguinte:


1º - Centro de Trail Running e BTT de Ovar 
2º - Cortegaça sobre rodas 
3º - Quanto mais alto melhor 
4º - Centro Operacional para Eventos Desportivos 
5º - Salão de Ténis de Mesa – Local de Encontro e Projeção (1ªfase) 
6º - Cruzeta Solidária 
7º - Concelho mais Limpo 
8º - Preparar Ovar para Salvar 
9º - Aquisição de um Barco Moliceiro para passeio 
10º - PRC – Parque de Recreio Canino 
11º - Rotas do Património Histórico do Concelho de Ovar 
12º - Incentivo à reintrodução da raça marinhoa 
13º - Instalação de parque infantil na freguesia de Esmoriz 
14º - Triatlo Municipal 
15º - EDICO – Espaço de Difusão e Intervenção Cultural de Ovar



Houve ainda uma cerimónia, decorrida no Parque de Jogos do Futebol Clube de Cortegaça, que motivou a entrega dos prémios aos vencedores da edição anterior do Orçamento Participativo (2015/2016), nomeadamente o Buçaquinho Scout Camp (propõe a criação de um espaço multifunções e polivalente destinado à prática de atividades escutistas nas imediações do Buçaquinho) e o Ponto Jovem (Centro de apoio dedicado aos jovens que se situará em Esmoriz e Ovar). Ambos os projectos receberão uma comparticipação de 50 mil euros de modo a concretizar as suas intenções no terreno.




Imagem nº 1 - O "Buçaquinho Scout Camp" (vencedor do OP 2015/2016) será uma realidade em breve, favorecendo a vila de Cortegaça.
Foto - Câmara Municipal de Ovar

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Vespas Asiáticas já chegaram ao concelho de Ovar

Já não é uma novidade. As Vespas Asiáticas já não são exclusivas da região da Ásia Oriental. De acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), citado pelo Diário de Notícias, a introdução involuntária da vespa asiática na Europa ocorreu em 2004 no território francês, tendo a sua presença sido confirmada em Espanha em 2010, em Portugal e Bélgica em 2011, e em Itália em finais de 2012.
Em Portugal, a praga tem avançado no sentido norte-sul, estando já infestada na Região Centro.
A Câmara Municipal de Ovar e a Protecção Civil admitem já terem destruído mais de 20 ninhos de vespa asiática só neste ano de 2016. A Quercus e a Associação Amigos do Cáster já alertaram para esta situação bem como para os procedimentos que o cidadão deverá tomar quando se deparar com um ninho de vespas asiáticas.
Em caso de detecção ou suspeita de ninho ou exemplares de vespa asiática, a testemunha deve denunciar o caso através da página www.sosvespa.pt, ou ligar para a linha SOS Ambiente, ou entrar mesmo em contacto com a Câmara Municipal de Ovar ou com a Junta de Freguesia mais próxima.
Recordamos que a vespa asiática é considerada a maior vespa do mundo, podendo atingir os 3,5 centímetros de comprimento. Esta espécie ostenta um "corpo castanho escuro ou preto aveludado delimitado por uma fina faixa amarela e um único segmento inteiramente amarelado-alaranjado". Em alguns casos (embora minoritários), a sua picada pode ser letal, se as vítimas estiverem numa situação clínica frágil ou se forem alérgicas ao veneno inoculado. As vespas asiáticas são ainda uma praga para o ambiente, visto que causam uma terrível mortandade entre as abelhas.




Foto - Paulo Jorge Magalhães/ Global Imagens

Troço da EN 109 no concelho de Ovar vê requalificação adiada...

A empreitada estava agendada para 2017, mas por questões orçamentais, foi agora adiada para... 2020! A decisão tomada pela "Infraestruturas de Portugal" causou surpresa e indignação nas entidades públicas locais. O troço da EN109 que iria ser requalificado compreendia uma ligação entre Esmoriz e Válega.
Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, já contestou esta decisão que considera inadmissível visto que coloca em risco a segurança das pessoas, sobretudo nalguns pontos mais críticos do mencionado troço. O edil promete uma posição pública conjunta para enfrentar este problema e apela à colaboração dos restantes partidos.





Missiva enviada pela Infraestruturas de Portugal ao Presidente da Câmara Municipal de Ovar

Rua Guerra Junqueiro "ganha" outra vida

Quem não se recorda das crateras que se disseminavam pelas calçadas da Rua Guerra Junqueiro, situada logo acima da Estação de Esmoriz? Quantos pneus não se desgastaram ao embater naqueles buracões? 
A Câmara Municipal de Ovar decidiu finalmente intervir, apresentando um projecto de requalificação urbana que tem vindo a visar várias ruas da cidade de Esmoriz, localizadas nas zonas centro e nascente. 
A Rua Guerra Junqueiro foi uma das vias contempladas, e claro, o seu piso novo irá facilitar a circulação. Uma intervenção necessária.
Pedimos apenas aos autarcas o favor de não se esquecerem de actuar igualmente na Rua dos Tanoeiros.
Seguem-se fotos retiradas da Página da Câmara Municipal de Ovar sobre as acções levadas a cabo na Rua Guerra Junqueiro.















2017 será ano de obra feita ou tacticismo político?

Uma das tácticas mais utilizadas por presidentes das câmaras e juntas de freguesia radica na realização de inúmeras obras no seu último ano de mandato, nas vésperas das eleições autárquicas. Alguns populares assumem que é a típica "caça ao voto", outros afirmarão que o que importa é ver obra feita - desde que esta tenha um efeito duradouro. 
Da nossa parte, pensamos que ambas as interpretações são correctas. É claro que existe estratégia política e vontade de causar uma boa impressão antes do acto eleitoral, mas também não é menos verdade que dali nascem intervenções que favorecerão a comunidade. Agora é óbvio que cada um tomará o prisma que achar mais conveniente.
2017 será pois um ano de muito desenvolvimento local por este país fora. Importa deixar uma boa imagem para continuar a justificar a confiança popular.
Em relação ao caso concreto do município de Ovar, e não obstante o facto de reconhecer um bom trabalho do actual executivo, a verdade é que não estão imunes à crítica. É claro que há estratégia política e algum populismo implícitos, mas também não é menos verdade que, se cumprirem a promessa de requalificação do Esmoriztur e se a Barrinha recuperar grande parte da sua dignidade em 2017, merecerão todos os elogios da parte da comunidade esmorizense. Mas é importante que as obras sejam bem feitas e que, como disse, sejam para durar! Os projectos terão de ser sólidos, e não frágeis ou destinados a fraquejar no curto prazo.
Apesar de tudo, há-que reconhecer que o actual executivo, liderado por Salvador Malheiro, trouxe agora uma esperança rejuvenescida para a evolução de Esmoriz e para a resolução dos dois principais dossiers que afectavam, já há vários anos, a nossa localidade (Barrinha de Esmoriz e Esmoriztur). Pelo menos, ninguém lhe poderá negar esse mérito.



Resultado de imagem para esmoriz

Foto meramente exemplificativa
Retirada do Site - Ovar Novos Rumos



Nota-Extra - Relativamente ao trabalho do executivo da Junta de Freguesia de Esmoriz, cremos que tem sido bastante positivo e equilibrado ao longo dos últimos 3 anos, tendo em conta as limitações orçamentais que nem sempre cobrem todas as necessidades de uma cidade em crescimento como é Esmoriz. Também nos parece que os presidentes das outras juntas de freguesia (do concelho de Ovar) têm cumprido bem o seu trabalho de servir a comunidade local.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

"Luz da Paz de Belém" será "distribuída" em Esmoriz no próximo sábado

O Grupo de Jovens da Paróquia de Esmoriz, composto por muitos elementos que fizeram o Crisma neste ano, foram buscar a "Luz de Belém" ao Porto. A "Luz da Paz de Belém" foi lançada em 1989 na Áustria, tendo sido desenvolvida por escuteiros (estes tiveram um papel relevante), catequistas e guias. O transporte deste objecto (tradição que se vislumbra em vários cantos da Europa) envolve sempre uma mensagem de paz e fraternidade para todo o mundo.
A Luz será distribuída, a partir de sábado às 16:30, na Paróquia de Esmoriz.