segunda-feira, 31 de maio de 2021

Correio dos Comunicados Políticos - PSD Ovar apresenta candidatos para as eleições autárquicas

 


PSD Ovar aprova candidatos às Autárquicas 2021


Listas social-democratas serão lideradas por militantes do partido com experiência autárquica e independentes de reconhecido mérito.

Com cerca de uma centena de Militantes presentes, o Plenário da Secção de Ovar do PSD aprovou por unanimidade e aclamação, na passada quinta-feira, as personalidades que vão encabeçar as listas do PSD aos órgãos municipais e às freguesias nas eleições autárquicas de 2021.

Para liderar a candidatura à Câmara Municipal de Ovar, o PSD confirmou o nome do atual Presidente da Câmara, Salvador Malheiro, que conduziu os social-democratas à vitória em 2013 e 2017, liderando o Município desde então.

Para a Assembleia Municipal, os social-democratas apostam na recandidatura do atual Presidente, o independente Pedro Braga da Cruz, que preside ao órgão desde 2013.  

Para a União de Freguesias de Ovar, S. João de Ovar, Arada e S. Vicente Pereira Jusã, a escolha recaiu sobre a independente Fátima Rosas, professora de longa carreira no ensino, natural de Ovar e com fortes ligações ao Carnaval, às Associações e à comunidade.

A candidatura à freguesia de Válega será encabeçada por Alexandre Oliveira, Assistente Técnico, natural da freguesia de Válega, com uma assinalável experiência autárquica e cívica, tendo sido membro da Assembleia de Freguesia de Válega, da Assembleia Municipal e membro de diversas Associações valeguenses.

Para a cidade de Esmoriz, os social-democratas avançam com a candidatura do atual Tesoureiro da Junta de Freguesia, António Sá, Contabilista Certificado, profissional experiente, dirigente de várias instituições, entre as quais doze anos como Diretor na Federação Portuguesa de Voleibol.

Para Cortegaça e Maceda, os social-democratas demonstraram a confiança que sentem no bom trabalho dos seus atuais Presidentes de Junta, Sérgio Vicente em Cortegaça e Miguel Silva em Maceda, os quais são recandidatos e vão liderar novamente as listas do PSD nas suas freguesias.

Para Domingos Silva, Presidente da Comissão Política do PSD Ovar, “entre militantes do partido e independentes de reconhecido mérito, os cabeças de lista que vão representar o PSD são pessoas competentes, sérias e conhecedoras, que dão todas as garantias de dar resposta às necessidades das populações em todo o território e, com isso, levar o PSD à vitória em todas as autarquias”.

No Plenário foram também apresentados aos Militantes os nomes dos responsáveis pela campanha autárquica do PSD no concelho. O histórico Manuel Oliveira Dias será novamente o Mandatário Concelhio da candidatura e Rui Costa repetirá as funções de Mandatário Financeiro. Refletindo a importância que o PSD atribui aos jovens, Tiago Palha, Presidente da Juventude Social Democrata (JSD) de Ovar, estreia-se como Diretor de Campanha. Aos nomes apresentados junta- se o do conceituado músico Fernando Daniel, que assumirá funções como Mandatário para a Juventude.  


Comunicado do PSD Ovar



Correio dos Comunicados Políticos - PS Ovar revela mais nomes para as suas candidaturas autárquicas




Nota de Imprensa: Martim Guimarães da Costa é o Mandatário para a Juventude da candidatura autárquica do PS Ovar 

Licenciado e Mestre em Arquitectura pela Universidade da Beira Interior, Martim Guimarães da Costa é Arquitecto em atelier em Estarreja, depois de ter feito estágio curricular na Divisão de Obras Municipais da Câmara Municipal de Ovar. Inscrito na Ordem dos Arquitectos desde 2016, integra, desde 2020, os órgãos da Secção Regional do Centro desta associação pública profissional, na qual é o membro correspondente do Município de Ovar. 

Profundo conhecedor das necessidades de planeamento urbanístico e da prioridade que os poderes públicos devem dar às políticas de Habitação, Martim Guimarães da Costa integra a "Plataforma Cidades", grupo de reflexão cívica sobre o território na Região de Aveiro. É Presidente da Concelhia de Ovar da Juventude Socialista (desde 2017), membro do Secretariado Distrital da Federação de Aveiro e da Comissão Nacional da JS (desde 2018). 

No actual mandato autárquico exerce, em regime de substituição, funções de Deputado à Assembleia Municipal de Ovar, integrado o Grupo Municipal do PS, focando a sua intervenção, em particular, nas matérias da reabilitação urbana, planeamento, urbanismo e modernização administrativa. A candidatura de Alcides Alves à Câmara Municipal de Ovar terá - como já afirmado pelo candidato - entre as suas principais prioridades a criação de condições para que os Jovens tenham futuro no Concelho de Ovar. 

A emancipação jovem - através da promoção do Emprego e das políticas de Habitação - é, igualmente, o principal eixo do Manifesto Autárquico que a Juventude Socialista Ovar apresenta como contributo para o programa eleitoral socialista. 

Ovar, 30 de Abril de 2021 O Secretariado da Concelhia de Ovar do Partido Socialista






Nota de Imprensa José Fragateiro é o cabeça-de-lista do PS à Assembleia Municipal de Ovar 

A Comissão Política Concelhia do PS Ovar aprovou, esta Sexta-Feira, a designação de José Fragateiro como primeiro candidato à Assembleia Municipal de Ovar. A população de Ovar conhece bem José Fragateiro: histórico militante socialista foi membro fundador da Secção de Ovar do PS e dirigente concelhio, distrital e nacional do Partido Socialista. Licenciado em Ensino de Matemática, foi Formador e Professor do 3.º Ciclo, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional - agora aposentado. Com vasta experiência no exercício de funções autárquicas, José Fragateiro foi, entre outras, Vereador da Câmara Municipal de Ovar, Deputado Municipal, 1.º Secretário da Assembleia Municipal de Ovar e membro da Assembleia da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Desde 2013 preside à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira. 

Ovar, 8 de Maio de 2021 O Secretariado da Concelhia de Ovar do Partido Socialista






Nota de Imprensa Miguel Coelho é o candidato do PS a Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça 

A Comissão Política Concelhia do PS Ovar aprovou a designação de Miguel Coelho como candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça. Natural de Cortegaça, Miguel Coelho é, desde 2017, membro da Assembleia de Freguesia, eleito pelo Partido Socialista, tendo assumido, durante o actual mandato autárquico, a defesa activa dos interesses dos Cortegacenses, em proximidade com a população, fazendo chegar aos órgãos da Freguesia as preocupações e reivindicações dos cidadãos. Empenhado na valorização da sua Freguesia, idealizou e lançou o projecto “Cortegaça, Vila Cintilante”, que, desde 2018, tem todos os anos enaltecido o espírito de comunidade e bairrismo tão característico dos Cortegacenses, envolvendo os moradores, associações, colectividades, comerciantes e escolas da Freguesia no embelezamento de moradias, ruas e praças durante a época natalícia. Em 2020, durante o difícil período do cordão sanitário ao Município de Ovar, co-dinamizou o projecto “Sopa Quente, Nós Levamos”, para apoiar todos os que se encontravam em maiores dificuldades motivadas pela pandemia - com a distribuição de refeições quentes, pão e fruta, angariando donativos e voluntários. 

Bacharel em Administração e Gestão pelo ISAG, é Contabilista Certificado, exercendo actividade independente de gestão de investimentos e consultoria em mercados financeiros. Ecologista, apoia, como voluntário, associações ambientalistas e de protecção animal. “A minha motivação para esta candidatura é dar o meu contributo pela minha terra, porque acredito que Cortegaça merece mais e melhor: uma equipa que sinta e defenda verdadeiramente os interesses de Cortegaça e o faça com total honestidade e transparência”. 

Ovar, 12 de Maio de 2021 O Secretariado da Concelhia de Ovar do Partido Socialista



Correio dos Comunicados Políticos - PCP Ovar alerta para a temática da habitação, jardins e espaços públicos



Comissão Concelhia de Ovar


Nota de Imprensa: Jardins e Espaço Público da HABITOVAR votados ao esquecimento apesar de promessas do Executivo PSD


Há anos que os jardins e espaços públicos da Habitovar padecem de carência crónica de manutenção, após a sua gestão ter sido assumida pela Câmara. Poucos meses após as últimas eleições autárquicas, em inícios de 2018, foi apresentada aos moradores da HABITOVAR pelo Sr. Presidente da Câmara, Salvador Malheiro um plano de requalificação das zonas verdes desta icónica cooperativa da cidade de Ovar, dividido em fases até 2021. No entanto, após a conclusão da primeira fase, que apenas teria lugar um ano depois, em 2019, nada mais se soube da segunda e terceira fases.

Apesar de repetidamente confrontado com esta inércia, o certo é que até ao momento o Executivo PSD foi incapaz de dar uma explicação satisfatória às cerca de 400 famílias que habitam esta cooperativa.

Uma delegação do PCP, que inclui a presença de Paulo Pereira e Miguel Jeri, eleitos na Assembleia de Freguesia e Assembleia Municipal, respectivamente, identificou, para além de numerosos jardins votados ao abandono, outras situações que carecem de resolução atempada.

1. O pavimento da Av. António Sérgio encontra-se num estado deplorável, havendo áreas com pedaços de alcatrão destacados que, à passagem de automóveis, configuram riscos de projecção para os transeuntes. Existem ainda problemas na pavimentação de outros arruamentos da cooperativa.

2. Ainda nesta avenida, destaque-se a ausência de passeios no lado poente (junto ao Centro Social). Já no troço junto ao antigo ATL, não existem passeios nem de um lado, nem do outro, obrigando os moradores, crianças, carrinhos bebé e cadeiras de rodas a simplesmente circular pela estrada. Esta situação é inadmissível porquanto nunca existiu qualquer limitação de espaço para a criação destas estruturas.

3. Em alguns caminhos pedonais da cooperativa persistem rampas com inclinação claramente superior aos 6%, definidos pela Lei, criando barreiras a quem circule, por exemplo, em cadeiras de rodas. Esta situação já deveria ter sido corrigida há largos anos.

4. Alguns destes caminhos são constituídos por placas de cimento que nunca tiveram reposição, estando no dia de hoje muitas delas partidas, rachadas ou mesmo ausentes, constituindo uma dificuldade acrescida (por vezes mesmo um perigo) na circulação pedonal, e uma impossibilidade absoluta para cidadãos com mobilidade reduzida.

5. A Rua Ramalho Ortigão, recentemente pavimentada, estende-se junto a um Parque Infantil. Por esta razão, os moradores solicitaram reiteradamente a existência de passadeiras desniveladas, criando uma barreira a eventuais tentações de maior velocidade - até  propiciadas pela recente pavimentação. A importância de dispositivos limitadores de velocidade é uma necessidade óbvia num local frequentado por crianças nos vários horários do dia. Surpreendentemente, as passadeiras desniveladas não foram contempladas, situação que será de mais difícil correcção visto que a CMO optou, nas passadeiras pelo infradesnivelamento dos passeios.

6. Falta manutenção, corte e rega das áreas verdes da Habitovar. Os jardins da cooperativa são uma das "jóias da coroa" desta urbanização, sendo o seu desenho e estética, as suas árvores e suas sombras, património de todos os cooperantes e contribuindo para a sua qualidade de vida. Esquecê-los é também esquecer os moradores. A CDU exorta ainda a Câmara a abster-se de mais cortes de árvores, reservando estas medidas drásticas para situações verdadeiramente excepcionais, de necessidade comprovada e documentada do ponto de vista técnico-científico e sempre após ausculta da população.

O PCP continuará a pugnar, junto dos órgãos onde está representado (Assembleia de Freguesia e Municipal) pela conclusão das obras prometidas e pela correcção dos vários problemas identificados.


Ovar, 6 de Maio de 2021

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP 







domingo, 30 de maio de 2021

Amigos do Cáster participam em projecto de estudo de medidas de mitigação e adaptação à erosão costeira em Ovar

A Associação Amigos do Cáster participou no passado dia 14 de Maio, na 3.ª sessão do Workshop Participativo "Estratégias, Custos e Benefícios" integrado no projecto "INCCA – Adaptação Integrada às Alterações Climáticas para Comunidades Resilientes" (http://incca.web.ua.pt), coordenado pela Universidade de Aveiro e pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

Ao longo das 3 sessões do Workshop, os Amigos do Cáster – que estiveram representados por Frederico de Sousa Lemos – partilharam contributos na análise e priorização das medidas, na análise custo-benefício e na validação de impactos das diferentes medidas de mitigação e de adaptação à erosão costeira que se encontram em estudo no âmbito deste projecto universitário, que tem como caso de estudo a costa do Concelho de Ovar.






Nota de Imprensa enviada pela Associação dos Amigos do Cáster

Imaginar do Gigante promove Encontro Literário “Gigantes Invisíveis”

O Imaginar do Gigante voltará a promover o Encontro Literário – “Gigantes Invisíveis” que decorrerá no Parque Ambiental do Buçaquinho, entre os dias 19 e 20 de Junho. Esta é uma iniciativa destinada essencialmente aos mais novos, embora se pretenda igualmente fazer com que as famílias participem. O certame incluirá conversas com autores de livros infantis/juvenis, oficinas e representações artísticas. Mais detalhes deverão ser revelados em breve. 




Já se conhecem quase todos os candidatos à Junta de Freguesia de Esmoriz

António Sá,  actual Tesoureiro da Junta de Freguesia, António Sá, Contabilista Certificado, profissional experiente, dirigente de várias instituições, entre as quais doze anos como Diretor na Federação Portuguesa de Voleibol, será mandatado pelo PSD para concorrer às eleições da Junta de Freguesia de Esmoriz. Foi também um atleta histórico do Esmoriz Ginásio Clube. António já conhece o know-how da Junta de Freguesia local, mas terá de apresentar um projecto que seja cativante, de forma a convencer o eleitorado. 

Na oposição, também já se conhecem alguns nomes.

A Comissão Política Concelhia do PS Ovar aprovou a designação de Cajó Ferreira como candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz. Professor de Educação Física e de Educação Especial, Cajó Ferreira é actualmente docente no Agrupamento Escolas Esmoriz/Ovar Norte. Foi atleta de Voleibol no Esmoriz Ginásio Clube, onde, desde 1999, tem treinado vários escalões e conquistado diversos títulos regionais e nacionais. Na presente época desportiva treina as equipas Femininas de Juvenis e de Sub-21 do EGC. Cajó Ferreira é um elemento com capacidades muito interessantes, podendo proporcionar um interessante debate.

O CDS-PP escolheu Aurélio Silva Gomes como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Esmoriz, uma decisão que não é de todo surpreendente, atendendo que Aurélio já era presidente do núcleo centrista de Esmoriz. Com provas já dadas no ramo empresarial (em termos de carreira profissional), o candidato centrista procura fazer com que o partido volte a ser uma força política com representatividade oficial na Assembleia de Freguesia, ou até mesmo ambicionar um resultado ainda mais favorável. Em breve, deverá apresentar a sua equipa bem como o projecto para a urbe, tendo já deixado claro que a cidade precisa de evoluir mais. 

O Movimento 2030 apresentou Sílvio Graça como seu candidato à Presidência da Junta de Freguesia de Esmoriz. Engenheiro mecânico de profissão, escuteiro de vocação, ex-presidente de várias associações ligadas à educação, é actualmente também presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz. De acordo com a página do Movimento 2030, Sílvio Graça é conhecido pelo seu empenho na valorização das relações humanas e pessoais. O candidato propõe uma política de proximidade e que visa a reestruturação da Freguesia de Esmoriz. O cuidado perante os nossos séniores e a necessidade de dar voz à juventude são outros dois dos pilares do seu projecto.

Falta ainda conhecer os candidatos do Bloco de Esquerda e PCP à Junta de Freguesia de Esmoriz, mas pelo que podemos já observar, vamos ter umas eleições autárquicas interessantes visto que os cabeças de lista apresentados demonstram possuir alguma credibilidade. Agora é tudo uma questão de apresentar um projecto criativo - sabendo que terão sempre pela frente orçamentos limitados, terão que fazer "muito com pouco".



Mutualidade de Santa Maria promove 1ª Caminhada Familiar Mutualista

A Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista promove no próximo dia 3 de Julho a I Caminhada Familiar Mutualista. A iniciativa tem como objectivo comemorar os 124 anos da instituição e os 10 anos da resposta ao nível da Saúde, através da Farmácia Mutualidade e da Clínica Santa Maria. Para além de celebrar, com a comunidade, estas datas relevantes para a associação mutualista, este evento que se integra na programação da Chama Mutualista, servirá, ao mesmo tempo, duas causas sociais relevantes: a promoção da saúde e bem-estar e o apoio aos mais vulneráveis. 

As inscrições iniciam-se em Junho e estão limitadas a 100 participantes, pelo que os interessados deverão inscrever-se em formulário online disponível na Página do Facebook d’ A Mutualidade de Santa Maria, na Sede, na Farmácia Mutualidade, na Clínica Santa Maria, no Centro Infantil de Lourosa e no Centro Infantil da Feira. 

Assim, a tarde do dia 3 de Julho de 2021 será preenchida com rastreios de saúde, animação musical, sessões de aquecimento e relaxamento e com a realização da I Caminhada Familiar Mutualista. Paralelamente a estas actividades decorrerá uma angariação de produtos de higiene que serão, posteriormente, entregues a instituições de solidariedade que trabalham directamente com as famílias mais carenciadas, assim como haverá a exposição da Chama Mutualista, que simboliza a força e vitalidade do movimento mutualista, levando-o para a comunidade e convidando-a também a participar nele.

As actividades – que arrancam a partir das 14h00 - decorrerão junto à Farmácia Mutualidade e Clínica Santa Maria, situadas na Praia de Esmoriz (Edf. Palmeiras), sendo também este o ponto de partida e de chegada da Caminhada. A Caminhada terá início às 17h, tendo um percurso de cerca de 7km e duração de aproximadamente 1h30. Esta acção destina-se a toda a comunidade, sem restrição de idade, e visa a dinamização desportiva, recreativa e social, sobretudo o convívio salutar entre família e o apoio aos mais carenciados.

Aos participantes será ainda oferecido um kit de participação. 

A Mutualidade de Santa Maria pretende, com esta iniciativa, promover a socialização, a prática de actividade física, o bem-estar e o lazer e a contribuição para os mais vulneráveis, juntando as famílias e proporcionando-lhes momentos únicos na natureza, com as paisagens naturais da Barrinha e Parque Ambiental do Buçaquinho. 

Para mais informações contactar: A Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista: 256 759 040 / Av. 29 de Março, nº 652, 3885-518 Esmoriz; Farmácia Mutualidade e Clínica Santa Maria: 256 783 028 / Av. Joaquim Oliveira e Silva, nº 366, 3885-415 Esmoriz; Centro Infantil de Lourosa: 227 457 666 / Rua do Infantário, nº 295, 4535-068 Lourosa; Centro Infantil da Feira: 256 313 028 /Quinta do Castelo, 4520-306 Santa Maria da Feira. 





Praia de Esmoriz volta a albergar (naturalmente) a Bandeira Azul

A Praia de Esmoriz é uma das mais amplas do distrito de Aveiro, sendo utilizada diariamente por milhares de banhistas durante a época balnear. Dentro deste contexto, integra o lote de catorze areais do Distrito de Aveiro que foram contemplados com a Bandeira Azul.

No concelho de Ovar, as praias de Cortegaça, Furadouro, São Pedro da Maceda e Torrão do Lameiro/Marreta (Ovar) serão também agraciadas com tal estatuto.




Créditos da Imagem: Mapio.net


sexta-feira, 28 de maio de 2021

Assembleia de Freguesia aprovou contas de 2020

A Assembleia de Freguesia de Esmoriz decorreu no passado dia 27 de Abril, no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz. Os trabalhos seriam conduzidos por Carla Mesquita, Presidente da referida Assembleia.

Nas intervenções destinadas ao público, Alzira Santos fez uso da palavra e questionou o novo posicionamento salarial atribuído ao tesoureiro da Junta de Freguesia que agora trabalha a tempo inteiro. Por outro lado, perguntou quantos contratos de avença e prestações de serviços tem neste momento a Junta de Freguesia de Esmoriz. Alzira Santos lamenta que o executivo da Junta de Freguesia não esteja a apostar devidamente num boletim de informação autárquica. 

António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, respondeu a Alzira Santos e refere que o presidente eleito tem a prerrogativa democrática de poder colocar o tesoureiro a tempo inteiro e que essa verba sairá directamente do Orçamento da Junta de Freguesia de Esmoriz. António Bebiano diz que esta decisão foi aquela que considerou ser a melhor para uma gestão eficiente. Respondendo ainda a Alzira Santos, António Bebiano diz que a Junta de Freguesia mantém dois contratos de avença: uma de serviços de apoio informático e outra de apoio de comunicação visual. 

Seguiram-se as participações dos representantes políticos da Assembleia. Luís Dias, membro do PS Esmoriz, criticou novamente a existência de árvores mortas e cortadas na cidade, exemplificando com o caso da Avenida Fernando Raimundo Rodrigues. Luís Dias sugere que a Junta deveria proceder à replantação de espécies que embelezem as artérias da cidade. Por outro lado, lamenta o estado degradante de vários passeios. Denuncia também casos de candeeiros desligados ou vandalizados. 

Adérito Ferreira, membro com assento na Assembleia de Freguesia, pediu mais esclarecimentos à Junta de Freguesia de Esmoriz sobre o arranjo que vai ser feito em redor da Igreja de Gondesende. Por outro lado, alega que há obras que são feitas em Esmoriz sem se ir ao terreno ouvir as opiniões e as expectativas dos moradores. Apelou ainda à requalificação ou pavimentação da rua do Milheiro. 

António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, confessa que têm ocorrido algumas podas agressivas de árvores por parte de particulares, mas considera que é impossível a Junta de Freguesia de Esmoriz monitorizar a cem por cento essa situação, embora acredite que seja possível apostar na sensibilização das pessoas para que não procedam a tais métodos. Relativamente aos passeios, recorda que alguns já foram intervencionados no passado, e que, em parceria com a Câmara Municipal de Ovar, está prevista a reabilitação das rotundas bem como dos passeios da Avenida Fernando Raimundo Rodrigues, desde o Campo de Futebol até à Rotunda do Monumento à Arte Xávega. No que concerne à intervenção de Adérito Ferreira, o presidente António Bebiano salientou que a Igreja de Gondesende já merecia um arranjo no espaço envolvente, bem como será reabilitado o polo desportivo (sito nas imediações) e será criado ali um espaço multi-funções diferente. Naquele lugar, será consubstanciado um parque infantil, e se procederá ao ajardinamento do espaço envolvente, sendo também repostos os passeios contíguos à Igreja. Quanto à rua do Milheiro, admite que será necessária pavimentação, embora saliente que há muitas estradas que foram reabilitadas nos últimos anos. 

Em termos de gestão financeira, António Bebiano elogiou ainda o trabalho do tesoureiro António Sá, que foi um elemento fundamental para manter o equilíbrio das contas da Junta numa conjuntura tão delicada em que houve inevitavelmente quebras de receita.

As contas de gerência de 2020 da Junta de Freguesia de Esmoriz foram aprovadas com 10 votos a favor e 1 abstenção.


 


sábado, 22 de maio de 2021

Câmara Oculta LXIX

Com a chegada da Primavera, a paisagem ganha uma nova vida e uma cor rejuvenescida. Também as borboletas sobrevoam a vegetação, ajudando a colorir a paisagem, neste caso, da Barrinha de Esmoriz. 

A Barrinha de Esmoriz é conhecida pela sua biodiversidade, tanto ao nível da sua fauna como da flora. 

A foto apresentada em baixo é da autoria de Magda Moreira.





Grupos de Teatro de Esmoriz esperam preparar a época do pós-pandemia

Entre os meses de Abril e Maio, o jornal/site A Voz de Esmoriz esteve à conversa com João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, e Silvino Gomes, Presidente dos Arautos Grupo D’Arte e Cultura. A cada um deles, foi enviada uma entrevista que foi respondida por via escrita. 

Começando pelo Renascer, João Gomes assume que a pandemia afectou a associação tal como acontecera com outras organizações culturais, mas denota vontade e até mesmo alguma ansiedade por regressar aos palcos. João não descarta a possibilidade de se realizar o Festival de Teatro de Esmoriz neste ano de 2021 (embora seja ainda difícil prever o futuro) e, por outro lado, confessou que a aposta na peça Rapunzel (que conta com novo figurino e um “show” ainda mais completo) é para manter, encontrando-se já agendadas as actuações para os dias 10 de Junho, no Europarque em Santa Maria da Feira, e 20 de Junho, com duas sessões no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria. No que diz respeito a novos projectos teatrais que estão a ser ensaiados pelo Renascer, destaque para a estreia de uma nova produção: “Trincheira Central” – um drama baseado no filme Bósnio “A Terra de Ninguém” que relata os jogos de poder que originam guerras e conflitos e apresenta a história de três soldados que acabam por ter de negociar a própria vida. Existem ainda mais duas produções que serão anunciadas brevemente. 

Por seu turno, Silvino Gomes, Presidente do Grupo de Teatro dos Arautos lamentou que a pandemia tivesse obrigado a cancelar os Encontros de Teatro de Esmoriz de 2020 e 2021, mas promete um grande festival quando se realizar o X Encontro de Teatro de Esmoriz (que se realizará, caso seja possível, em 2022), aproveitando ainda para recordar o 25º aniversário da associação que já passou, mas que deve ser celebrado condignamente. Numa primeira fase, os Arautos vão para já regressar gradualmente aos ensaios, e admitem que também estão a trabalhar em novos projectos, nomeadamente uma comédia e uma peça infantil. A entidade prevê ainda repor, em breve, a peça infantil/juvenil “A Escolinha dos Arautos”. Por outro lado, Silvino Gomes assumiu que o intercâmbio cultural entre os Arautos e as outras associações culturais da região é para continuar, permitindo que todas estas entidades possam apresentar espectáculos em Esmoriz, enquanto a associação esmorizense actuará nas terras dessas mesmas entidades. Silvino Gomes expressou ainda o seu sincero agradecimento a Antenor Sá Pereira, falecido recentemente, por ter ajudado o seu grupo a crescer em termos artísticos. 

Tanto João Gomes como Silvino Gomes deixaram bem claro, nas suas entrevistas, as saudades bem como os seus desejos de um dia voltarem a actuar no palco do Esmoriztur perante plateias imensas. 




Imagem meramente exemplificativa retirada de: © iStock

Câmara Oculta LXVIII

A Capela de Nossa Senhora da Penha é das mais antigas da cidade e até do concelho. As suas origens remontam ao século XVII, tendo sido uma ermida nos seus primeiros anos. Situada numa envolvência pontuada por várias árvores e plantas, a capela tem sido ainda utilizada para determinadas cerimónias religiosas. No seu interior, é de realçar o seu belo altar de talha dourada como ainda diversas pinturas murais. 

Um recanto que muito honra a história da sua cidade e comunidade. 

A foto apresentada é da autoria de Sandra Rocha. 






quinta-feira, 20 de maio de 2021

Nova exposição foi inaugurada no Átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz

Na tarde da passada sexta-feira, foi oficialmente inaugurada no Átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz a exposição de pintura “Os ícones da urbanidade” da autoria de Artur Ferreira Conceição. A mencionada exposição reúne 25 quadros que espelham os recantos das cidades do Porto (maioritariamente) e de Esmoriz. Também algumas aguarelas que retratam flores foram uma aposta desta iniciativa.

Durante a abertura simbólica da exposição, estiveram presentes algumas individualidades que enalteceram a originalidade e a qualidade dos trabalhos exibidos.

Artur Ferreira Alves da Conceição, nasceu em 1943, na Freguesia de Miragaia, Concelho do Porto.

Concluiu o curso de Pintura na Escola de Artes Decorativas de Soares dos Reis no Porto, no ano de 1962. É Licenciado em Gestão de Recursos Humanos. Enveredou profissionalmente por Desenhador Projetista de Arquitetura e Topografia. Actualmente reformado, tem vindo a estreitar as suas ligações à cidade de Esmoriz.

A exposição poderá ser visitada de 14 a 28 de Maio, dias úteis das 9h00 às 17h30 e sábados das 9h30 às 12h30.






Projecto “Say Yes” com iniciativa na luta contra a Fome (Paróquia de Esmoriz)

Durante este ano catequético, e motivados pelas Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023, os jovens da Catequese da Adolescência foram convidados a elaborarem um Projeto de nome SAY YES – “aprender a dizer SIM”, com o objetivo de ajudar a comunidade em que estão inseridos.

O grupo do 7.º ano decidiu que o projeto em questão seria baseado na solidariedade e teria como finalidade ajudar todos aqueles que, durante este período de pandemia, se encontram a passar dificuldades.

O projeto será trabalhado em articulação com a Pastoral da Caridade e pretende angariar bens alimentares e de higiene para as pessoas mais carenciadas da Paróquia.

“Alimentados pela Eucaristia, este Pão Vivo descido do Céu, convidamos a comunidade de Esmoriz, a alimentar os nossos irmãos de forma concreta: colocando nos cestos, junto às portas das Igrejas, a Sua contribuição”.

Tal como nos disse o Papa Francisco: “No Céu não vale o que temos, mas o que damos”.

Os bens em causa, não devem ser perecíveis e solicitamos ajuda sobretudo com os seguintes alimentos: conservas, leite, cereais, azeite, óleo, arroz, massa, bolachas e produtos de higiene.

A angariação será feita nos dias 22 e 29 de Maio (sábado) e nos dias 23 e 30 de Maio (domingo), nas várias eucaristias da paróquia de Santa Maria de Esmoriz.


Projeto “Say Yes” – Paróquia de Santa Maria de Esmoriz




sábado, 8 de maio de 2021

Imaginar do Gigante regressa com novo evento cultural para as crianças

A Mediação Interactiva para Crianças e Jovens, promovida pelo Imaginar de Gigante, está de volta ao Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz!

Na tarde do próximo dia 22 de Maio, será apresentado o espectáculo “Perdidos mas Pouco” da companhia de teatro de marionetas "A Bolha". No final, será apresentada igualmente uma oficina, denominada "Como se encontram as perguntas?" e conduzida pelo Imaginar do Gigante, que propiciará a criatividade e a imaginação dos mais novos. A entrada é livre. 





sexta-feira, 7 de maio de 2021

“Barrinha on Skate” já deixa algumas saudades

 Antes do surgimento da pandemia da COVID-19, já se realizavam alguns torneios de skate na cidade de Esmoriz.  As iniciativas do “Barrinha on Skate” realizaram-se entre 2017 e 2019, tendo atraído alguns praticantes daquela modalidade. Além disso, era proporcionado um convívio social saudável entre a juventude, e claro também não faltavam espectadores e cidadãos curiosos que assistiam aos movimentos corajosos de quem enfrentava rampas e obstáculos para conquistar uns merecidos aplausos. Muitos destes jovens estão ansiosos para que este tipo de iniciativas volte a ser possível porque é um desporto que os inspira verdadeiramente. 




Créditos da Imagem: Barrinha On Skate

BVE integram o projecto "Quartel Electrão"

As questões ambientais são levadas muito a sério pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Dentro deste contexto, e atendendo ao que já acontecia em anos anteriores, todos os equipamentos eléctricos usados podem ser depositados no "Electrão" dos Bombeiros de Esmoriz. Ou seja, os cidadãos podem entregar pilhas, lâmpadas e electrodomésticos, enquanto que os resíduos eléctricos serão encaminhados para reciclagem. A edição de 2021 do projecto “Quartel Electrão” prevê a entrega de alguns prémios aos aderentes que conseguirem recolher mais resíduos eléctricos. Por isso, se tem elementos eléctricos descartáveis, saiba que poderá deixar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. 





Centro Qualifica da Mutualidade de Santa Maria ajuda a elevar escolaridade no concelho de Ovar

Proporciona RVCC Escolar e Profissional a empregados e desempregados dos municípios do Baixo Vouga e funciona em Esmoriz, Cortegaça e Maceda

A Mutualidade de Santa Maria dispõe de um Centro Qualifica que presta um serviço gratuito à comunidade, apoiando a população empregada e desempregada dos concelhos do Baixo Vouga, em especial de Ovar, Murtosa e Estarreja, que pretende obter formação ou elevar a sua escolaridade.

Este Centro Qualifica, que tem a sua sede em Esmoriz, na sede da Mutualidade de Santa Maria (Avenida 29 de Março, 652), desenvolve processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Escolar, de nível básico (4.º, 6.º, 9.º Ano) e nível secundário (12.º Ano); e RVCC Profissional nas áreas de serviço de apoio a crianças e jovens; trabalho social e orientação; segurança e higiene no trabalho; secretariado e trabalho administrativo e comércio, entre outras.

As suas atividades são desenvolvidas em regime de itinerância nas várias freguesias dos concelhos, em horário laboral (9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00) e pós-laboral (19h00 às 21 e/ou sábado das 9h00 às 13h00)

Atualmente, o Centro Qualifica funciona nas instalações da Mutualidade de Santa Maria todos os dias; na Junta de Freguesia de Cortegaça, todas as segundas-feiras de manhã; e na Junta de Freguesia de Maceda, todas as quartas-feiras de manhã.

Dinamizada pel’A Mutualidade de Santa Maria, desde junho de 2020, esta resposta de qualidade na área da qualificação das pessoas, resulta de uma candidatura aprovada no âmbito da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP,I.P.) e do Programa Operacional Capital Humano (POCH).

O Centro Qualifica pode ser contactado pelos telefones 256 759 040 e 913 834 001 e pelo endereço eletrónico geral@mutualidade.pt





Créditos da Imagem: Mutualismo.pt

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Empresa Jacinto investe em veículo inovador

De acordo com o jornal digital ECO, a Empresa Jacinto Marques de Oliveira Sucrs Lda criou em parceria, com a Salvador Caetano de Ovar, um veículo 6X6, totalmente eléctrico e com a possibilidade de não ser tripulado. 

Denominado de “Eco Camões”, a viatura que respeita os princípios da sustentabilidade ambiental, servirá essencialmente para apagar fogos nos aeroportos, mais concretamente, nas imediações de aviões. Como referimos, o veículo não necessita de se encontrar tripulado, caso o risco seja demasiado elevado. O equipamento dispõe de um painel de comando à distância, por rádio frequência, que pode movê-lo e controlar o canhão de água para extinguir o incêndio a cerca de 500 metros do veículo. 

O Eco Camões será uma das coqueluches presentes na Feira Mundial de Hannover (Alemanha) que se costuma focar na apresentação dos equipamentos mais inovadores produzidos recentemente. Esta é talvez a maior feira do globo que se dedica aos ramos da tecnologia industrial, telecomunicações e sistemas de informação. A Empresa Jacinto reconhece que a Europa poderá ser o principal mercado para este novo veículo, atendendo às preocupações crescentes no velho continente sobre a necessidade de se incutirem práticas e transportes mais sustentáveis. A presença naquele certame poderá permitir uma maior visibilidade ao equipamento, cativando assim eventuais compradores. 

“Se tudo correr bem a perspetiva é vender 50 unidades por ano”, afirma o empresário Jacinto, cenário que só por si permitiria duplicar o volume de vendas anual da empresa que é já uma marca internacional consolidada no sector de apoio à Protecção Civil. Refira-se que cada unidade será vendida por um valor a rondar cerca de um milhão de euros.




Artigo igualmente publicado no Jornal A Voz de Esmoriz (edição de Abril)

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Campanha já mexe no concelho (Opinião)

Ainda estamos na época da silly season das autárquicas. Já se conhecem alguns candidatos, mas não sabemos que "reforços" farão parte das suas listas bem como as ideias sonantes que propõem para o concelho e para a sua freguesia. Mas há quem queira arrancar bem cedo, estando já praticamente em campanha.

Henrique Araújo, responsável pelo Movimento 2030, já instalou vários cartazes pelo concelho e tem feito algumas arruadas pelas freguesias, conversando com os munícipes. Ninguém pode negar que o antigo adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Ovar se mexe depressa, aproveitando da melhor forma possível o tempo. Aliás, recentemente Henrique anunciou que se iria focar a 100% na sua campanha. Até onde irá o Movimento 2030? Ninguém sabe. Os cenários podem ser diversos: desde um desaire total ou a um eventual sucesso com a entrada directa na vereação ou fazendo eleger deputados para a Assembleia Municipal ou Assembleias das Freguesias (visto que o Movimento terá candidatos em todas as localidades). 

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, parte como favorito à reeleição para o terceiro mandato, e para já, prevê-se que algumas obras determinantes venham a ser concretizadas durante este ano. De um modo geral, fez um bom primeiro mandato entre 2013-2017, enquanto que o segundo mandato (2017-2021) ficou inevitavelmente marcado pelo combate à pandemia da COVID-19 - aqui neste ponto, penso que o autarca esteve bem, contudo em termos de obra física, e talvez devido à conjuntura adversa, houve algum abrandamento. Todavia, Salvador Malheiro tem carisma e popularidade, e conta já com uma estrutura sólida que tem vindo a cumprir, na generalidade, os objectivos delineados. 

Alcides Alves foi a aposta do Partido Socialista para a Câmara Municipal de Ovar. Os socialistas podem melhorar o resultado de 2017, insistindo na ideia de que o agravamento social e económico no concelho tem sido uma realidade devido ao impacto da pandemia, exigindo para isso mais medidas da autarquia. A ideia de esboçar um projecto a longo prazo também me parece ser algo que os socialistas poderão aproveitar de forma a cativar o eleitorado. Mas claro, é essencial montar uma boa equipa e recolher apoios sonantes para a sua candidatura. Só assim, o Partido Socialista poderá ter algumas hipóteses de concorrer com o PSD em Ovar.

Mário Rui Natária é um independente que aceitou o convite de Fernando Almeida para ser o cabeça-de-lista do CDS-PP para as autárquicas de 2021 em Ovar. Os centristas têm sido, no entender de muitos, o partido da oposição mais interventivo no concelho, e isso se deve ao trabalho do líder da concelhia e deputado municipal (Fernando Almeida). O CDS-PP tem lançado vários comunicados nas redes sociais, alertando para inúmeras questões, e também os seus elementos já se começam a mexer na rua. Os centristas procuram manter ou até mesmo reforçar a sua presença na Assembleia Municipal de Ovar.

Relativamente a Bloco de Esquerda e PCP, ainda não conhecemos os seus candidatos oficiais, mas não se podem deixar atrasar por muito mais tempo, embora os seus representantes políticos, nomeadamente Eduardo Ferreira, Ismael Varanda e José Lopes (pelo Bloco de Esquerda), Miguel Jeri e Paulo Pereira (pelo PCP) tenham feito recentemente discursos muito assertivos, exigindo melhores condições sociais e laborais (e acessos básicos à saúde) para a população vareira. 

Corre também o rumor de que o partido Chega poderia formar uma delegação em Ovar, mas até agora não há qualquer evidência concreta que fundamente essa hipótese. 

Em jeito de primeiro rescaldo, podemos ter um debate eleitoral interessante e claro, é nessa convergência ou divergência de ideias e argumentos, que podem nascer projectos inéditos e originais que devem merecer a observância de todos. 




Imagem meramente exemplificativo retirado de: https://agenciatrampo.com.br/pre-campanha-eleitoral-na-internet/