domingo, 31 de dezembro de 2017

Poema do Mês de Dezembro de 2017


Manhã de Inverno
(Poema da autoria de Machado de Assis, 1839-1908)


Coroada de névoas, surge a aurora 
Por detrás das montanhas do oriente; 
Vê-se um resto de sono e de preguiça, 
Nos olhos da fantástica indolente. 

Névoas enchem de um lado e de outro os morros 
Tristes como sinceras sepulturas, 
Essas que têm por simples ornamento 
Puras capelas, lágrimas mais puras. 

A custo rompe o sol; a custo invade 
O espaço todo branco; e a luz brilhante 
Fulge através do espesso nevoeiro, 
Como através de um véu fulge o diamante. 

Vento frio, mas brando, agita as folhas 
Das laranjeiras húmidas da chuva; 
Erma de flores, curva a planta o colo, 
E o chão recebe o pranto da viúva. 

Gelo não cobre o dorso das montanhas, 
Nem enche as folhas trêmulas a neve; 
Galhardo moço, o inverno deste clima 
Na verde palma a sua história escreve. 

Pouco a pouco, dissipam-se no espaço 
As névoas da manhã; já pelos montes 
Vão subindo as que encheram todo o vale; 
Já se vão descobrindo os horizontes. 

Sobe de todo o pano; eis aparece 
Da natureza o esplêndido cenário; 
Tudo ali preparou co’os sábios olhos 
A suprema ciência do empresário. 

Canta a orquestra dos pássaros no mato 
A sinfonia alpestre, — a voz serena 
Acordo os ecos tímidos do vale; 
E a divina comédia invade a cena. 





Imagem nº 1 - Retrato de Joaquim Maria Machado de Assis.
Retirada do Site Citador

Cartoon do mês de Dezembro de 2017




Cartoon relacionado com a polémica das leis aprovadas, recentemente e às escondidas do povo, sobre o financiamento partidário em Portugal. 
Desenho da autoria de Henrique Monteiro

Foto do mês de Dezembro de 2017

























Imagem nº 1 - Celebração Natalícia em Las Vegas, Nevada (Estados Unidos da América).

Feliz Ano Novo de 2018!

Desejamos boas entradas a todos os esmorizenses e demais leitores. Que tudo em 2018 vos corra pelo melhor, tanto a nível pessoal como profissional.
Da nossa parte, podem continuar a contar connosco em 2018. Com uma informação séria e imparcial.
Estamos a ponderar criar novas rubricas em 2018, depois de neste ano de 2017, o blogue ter assinalado 5 anos de existência. 
No próximo ano, temos a ambição de atingir finalmente a fasquia correspondente a 1 milhão de visitas. Estamos próximos de atingir tal meta, mas para isso também contamos com a confiança dos nossos leitores que nos têm dado muita força!
Muito obrigado a todos, e sejam felizes em 2018.



Resultado de imagem para feliz ano novo

O que daria jeito em Esmoriz nos próximos tempos?

Partindo do princípio de que o Esmoriztur será reabilitado e de que a Barrinha, agora semi-requalificada, continuará a merecer alguma atenção por parte das entidades ao nível da manutenção, é altura pois de reflectir sobre novos projectos que poderiam constituir autênticas mais-valias para a nossa cidade no decurso das próximas duas ou três décadas.
Em primeiro lugar, penso que seria de extrema importância aumentar o número de parques infantis na cidade. Esta foi uma das principais reivindicações dos partidos durante a derradeira campanha autárquica, e nos dias de hoje, é necessário encarar o bem-estar das crianças como essencial. Esse pode ser um factor determinante para que os jovens casais possam escolher, ou não, a nossa cidade como local de residência.
Em segundo lugar, e dentro de uma perspectiva histórica, seria interessante criar um Centro Interpretativo sobre a Necrópole do Chão do Grilo, cemitério medieval que remonta aos séculos V-VIII d.C. e que se encontra situado entre os lugares da Torre e Gondesende, incluindo também naquele mencionado núcleo museológico uma abordagem cultural à célebre pedra milenar, presente já nas proximidades da Quinta do Engenho, cuja raridade parece ser o seu principal foco de interesse. Mas para isso, era necessária uma investigação exaustiva por parte de uma equipa de arqueólogos que, através do financiamento do Ministério da Cultura e de outros grandes organismos, pudessem fazer desenterrar aqueles dois monumentos juntamente com os segredos que alegadamente aqueles poderão guardar. Seria uma missão desgastante do ponto de vista financeiro, mas certamente que, no fim, Esmoriz ficaria a ganhar. 
Penso que seria igualmente determinante a criação de um Museu da Tanoaria, matéria que já foi abordada em campanhas autárquicas. Seria uma forma de Esmoriz se afirmar como a capital portuguesa da Tanoaria, reunindo todo o espólio fotográfico, histórico e material inerente àquela profissão de produzir barris que aqui se espelhou de um modo tão peculiar. É uma homenagem que seria mais do que justa e que peca por tardia. 
Por outro lado, o eventual projecto de criação de um Posto de Turismo em Esmoriz seria também uma mais-valia, difundindo assim as principais atracções da nossa terra. 
Além disso tudo, outros planos tais como a reabilitação do polo cultural do Palacete dos Castanheiros, a introdução de uma lápide histórica que assinalasse a presença de Florbela Espanca na casa existente no lugar da Casela (cenário que exigiria a permissão e o acordo com os ditos proprietários), uma rede de apoio à requalificação dos palheiros da nossa terra ou a criação de uma Santa Casa da Misericórdia em Esmoriz são outras ideias entretanto difundidas.
Como é lógico, seria impossível concretizar todos estes projectos ambiciosos em apenas vinte ou trinta anos, mas realisticamente acreditamos que alguns deles poderão ser concretizados, desde que haja vontade das entidades municipais e nacionais. 
Em jeito de fim de ano, resta-me desejar boas festas a todos os esmorizenses. Que saibam desfrutar de um excelente convívio juntamente com aqueles que vos são mais próximos. Feliz Natal e Feliz Ano Novo!



Resultado de imagem para esmoriz

Imagem meramente exemplificativa
Foto da autoria de Belmiro Teixeira

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Imaginar do Gigante animou Natal

No passado dia 23 de Dezembro, a Junta de Freguesia de Esmoriz em parceria com o Imaginar do Gigante proporcionou uma tarde diferente para muitas crianças. Desta feita, seria consubstanciada a criação de um atelier de desenho coordenado pela artista Anabela Dias. Seguiu-se depois o espectáculo teatral denominado "Areias" da responsabilidade daquele grupo cultural. Por fim, decorreu o lançamento do livro infantil "O Areias" (ou seja, a publicação que inspiraria a peça anteriormente representada), redigido por Pedro Saraiva e ilustrado por Anabela Dias. Foram expostas algumas das suas ilustrações originais, e uma vez mais, a Junta de Freguesia de Esmoriz que patrocinara aquele livro, assegurou a sua distribuição gratuita pelos jovens espectadores. As acções decorreriam no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz, excepção feita à etapa da teatralização que exigiu um espaço maior como o auditório local.
Em suma, aquela tarde de Sábado mesclaria a arte do desenho, a magia do teatro e a essência da escrita criativa. Os encarregados de educação não hesitaram em tecer rasgados elogios à iniciativa, contentando-se em ver os mais novos encantados com aquela experiência que fez despertar a sua fantasia e imaginação.




Foto - Cidade de Esmoriz

Igreja Matriz de Esmoriz também dispõe do seu presépio

A Paróquia de Santa Maria de Esmoriz tem agora uma nova página nas redes sociais, mais concretamente no Facebook. Desta feita, a entidade apresentou, por estes dias, a imagem do seu presépio exposto junto à mesa do altar. 
Sabemos ainda que, como já é tradição, o menino tem sido dado a beijar no final das eucaristias. 




Foto - Paróquia de Santa Maria de Esmoriz

domingo, 24 de dezembro de 2017

Desejamos um óptimo Natal a todos os nossos leitores

Mais um ano, mais um Natal, pelo que renovamos os votos de felicidade e de paz para todos aqueles que nos visitam ou vivem na cidade de Esmoriz. Que desfrutem de um Santo Natal junto dos vossos, e acima de tudo, usufruam de momentos únicos de convívio. Que o nascimento de Jesus Cristo seja um exemplo para que a fraternidade e a amizade possam perdurar nesta noite mágica.



Resultado de imagem para feliz natal

Como algumas das nossas colectividades assinalaram o Natal

O Natal chegou, e muitas foram as colectividades que decidiram assinalar a chegada do novo advento. Já aqui mencionamos recentemente o caso do Senhor Fonseca que ilumina, de uma forma muito particular, a sua moradia junto ao Intermarche de Esmoriz.
Vamos agora centrar a nossa atenção nas colectividades:



1- Universidade Sénior de Esmoriz volta a promover Exposição de Presépios

Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade Sénior de Esmoriz não deixou de se associar às celebrações natalícias. Os seus alunos voltaram a aceitar o desafio de criarem presépios originais. Os trabalhos então concretizados encontram-se expostos, para observação, junto à secretaria da Junta de Freguesia de Esmoriz. A exposição estará patente até ao dia 6 de Janeiro de 2018.







2- Comissão de Melhoramentos de Esmoriz exibe o seu presépio


Na entrada das instalações referentes à rádio, a Comissão de Melhoramentos de Esmoriz decidiu recriar o seu próprio presépio. Para esse efeito, é de saudar os esforços do presidente Agostinho Fardilha e da fiel colaboradora Aida Couto que tudo fizeram para que esta entidade não deixasse passar despercebida a chegada do Natal.







3 - Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz também aderiu ao espírito natalício


Aceitando o desafio da Câmara Municipal de Ovar, a Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz, tal como outras instituições do concelho, decidiu criar uma grinalda decorativa de forma a enfeitar uma árvore de Natal. Graças a um trabalho meritório de criação e produção, a referida grinalda está exposta no Jardim do Cáster em Ovar. 








4- Bombeiros Voluntários de Esmoriz também fizeram o seu presépio


Como tem sido apanágio, os Bombeiros Voluntários de Esmoriz voltaram a fazer, no átrio do Quartel, o seu próprio presépio. A responsabilidade desta iniciativa pertenceu à Secção Desportiva com o apoio de alguns elementos do Corpo Activo. Os bombeiros voluntários de Esmoriz convidam ainda toda a população a visitar o mencionado presépio.
Sabe-se ainda que o quartel possui ainda iluminação e decoração exteriores de forma a assinalar, de forma ainda mais vincada, a chegada da época natalícia.







5- Enfeites no exterior da Junta de Freguesia de Esmoriz


À semelhança dos anos anteriores, o jardim exterior da Junta de Freguesia de Esmoriz volta a albergar iluminações e decorações natalícias, de vista a assinalar a chegada de mais um advento. O centro da cidade ganha assim uma faceta mais animada. O mérito é da Junta de Freguesia de Esmoriz, contudo algumas entidades de cariz social e determinados estabelecimentos de ensino locais contribuíram para os referidos enfeites, nomeadamente na criação de árvores decorativas.








Versos Cá da Terra XXI


Natal Antigo
(Poema da autoria de António Maria)


Natal da minha terra, enregelado
Pelo Dezembro frio deste Inverno,
Dá-me o calor do lar antigo e terno
Que, embora pobre, em tempos me foi dado!

Ardia na lareira o fogo amigo,
Em cada olhar luzia uma fogueira,
Em cada peito havia a paz inteira
Do singular amor de um salmo antigo.

Natais da minha vida passageira,
Qual brando sopro de uma brisa breve,
Dai-me o calor que a vida ainda me deve,
A um canto pequenino da lareira.

Natal antigo meu, das noites claras,
Com brando ramalhar do tempo agreste,
Dá-me os irmãos e os pais que já me deste
E agora se reflectem noutras caras...

Dá-me os irmãos, pequenos como eu,
E os pais abençoados como eu tinha.
Natais da minha vida, muito minha,
Que agora quase nada tem de seu.

Quantos Natais, meu Deus, já se contaram,
Quantos no mundo ainda haverá mais.
Que pena não haver muitos Natais
Iguais no amor aos que já passaram.

Natal da minha terra, ultrapassado
Pelo fulgor deste mundo moderno,
Dá-me o calor do lar antigo e terno
Que, embora pobre, em tempos me foi dado.



Resultado de imagem para natal antigo

Imagem meramente exemplificativa retirada de: 

Sporting Clube de Esmoriz promove Natal Solidário

Durante o mês de Dezembro, o Sporting Clube de Esmoriz lançou uma campanha solidária destinada a recolher brinquedos, livros ou adereços simbólicos que depois reverteriam para uma instituição de solidariedade social. O objectivo desta campanha passaria por difundir o espírito de partilha, fazendo com que o Natal chegue a mais crianças ou jovens. A secretaria do Sporting Clube de Esmoriz seria assim brindada com algumas doações de artigos já não utilizados pelos seus portadores, tornando a sua utilização mais prioritária e importante para as famílias mais carenciadas. 
De modo a arrancar sorrisos nos mais necessitados, a instituição desportiva deixou mesmo um lema emotivo: “Juntos, Vamos Ser Natal e Juntos Vamos Ser o Natal de Alguém”. 







Centro Comunitário de Esmoriz solidário com o concelho de Castelo de Paiva

O Centro Comunitário de Esmoriz decidiu promover, ao longo deste mês de Dezembro, a iniciativa “No Natal, Faz Magia por Portugal” em jeito de solidariedade com o concelho de Castelo de Paiva que perdeu 70% da sua área florestal nos recentes incêndios. 
A instituição social de Esmoriz desafiou a comunidade para que procedesse à oferta de pequenas árvores, nomeadamente carvalhos, pinheiros, medronheiros, azevinhos e sobreiros.
O Centro Comunitário de Esmoriz agradece a atenção de todos, assegurando a posterior entrega das árvores angariadas ao referido Município de Castelo de Paiva. Os interessados em participar neste gesto solidário deverão entrar em contacto com a página da entidade no Facebook ou através do número de telefone - 256 752 301.




Festa da Sopa deliciou paladares e abriu novas expectativas

A Festa da Sopa realizou-se no passado dia 2 de Dezembro no Pinhal da Paróquia de Esmoriz, desenrolando-se as suas incidências desde o final da tarde até à noite. Mais de 150 cidadãos fizeram questão de enfrentar o frio que se fazia sentir na altura e aderiram ao repto de um grupo de jovens da mencionada paróquia que havia congregado esforços no sentido de proporcionar uma iniciativa original. Também os encarregados de educação desses mesmos jovens prestaram um contributo determinante para que o evento chegasse a um bom porto. 
À disposição dos visitantes no Pavilhão do Pinhal da Paróquia, estiveram variadas sopas, destacando-se sobretudo a Sopa da Pedra e as Papas de Sarrabulho que foram as mais procuradas. No entanto, também havia caldo verde, canja e cremes de legumes e ervilhas. Além das sopas, houve ainda assados na hora, fêveras, cachorros e chouriço assado. Por isso, a oferta gastronómica era diversificada, tentando agradar assim a um número considerável de clientes. Tudo tinha sido preparado ao detalhe e com o rigor que era possível.
No meio de tantos visitantes, houve curiosamente um grupo de motard’s que por ali passou para conhecer a iniciativa. Tratava-se do grupo “Amigos & Curvas”. Os seus membros não resistiram à expectativa daquele empreendimento inédito e não hesitaram em satisfazer os seus próprios paladares. Isto já para não falar do convívio social que ali foi consubstanciado, permitindo que os cidadãos trocassem impressões e se conhecessem melhor. 
Além de tudo isto, decorreu ainda um Torneio de Sueca que, embora tenha começado tarde pelo facto de neste caso não se terem inscrito inicialmente o número de participantes suficientes, acabou mesmo por se realizar, tendo havido prémios para as três duplas melhores classificadas, nomeadamente garrafas de whisky e vinho. 
Motivados por um feedback bastante positivo, os organizadores ponderam repetir no futuro uma segunda edição da Festa da Sopa, equacionando igualmente apresentar mais novidades.




Notícia retirada da mais recente edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente ao mês de Dezembro

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Universidade Sénior de Esmoriz promoveu Concerto de Natal

Na tarde do passado Domingo, dia 17 de Dezembro, o Grupo Musical da Universidade Sénior de Esmoriz protagonizaram um verdadeiro concerto natalício, diante de um auditório bem composto. Houve tempo para tudo - fados, marchas, músicas tradicionais, etc.
As canções dos saudosos Saúl de Oliveira e Luís Aleixo foram, uma vez mais, entoadas, causando emoção e nostalgia no público presente. 
O Grupo Musical da Universidade Sénior de Esmoriz seria, naquela tarde, dirigido pelo Maestro Artur Jorge Ribeiro, e cumpriria bem a sua missão de animar a plateia. 
No fim do evento, António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, elogiou a vitalidade dos seniores que têm consolidado a pertinência deste projecto, não deixando de prestar uma homenagem aos professores voluntários e aos dirigentes pelo trabalho incansável então realizado. 




Foto - Cidade de Esmoriz

Beira-Mar pagará entrada de jovem claque do Sporting Clube de Esmoriz

O mês de Dezembro não tem sido muito frutuoso ou produtivo para os lados do Sporting Clube de Esmoriz. A equipa vem de três derrotas, uma para a Taça Distrital de Aveiro, onde foi eliminada da prova no terreno Sport Clube Alba (derrota por 0-1), e dois desaires para o Campeonato Distrital de Aveiro diante do Lourosa (1-2) e Beira-Mar (1-3), achando-se agora na sexta posição com 22 pontos ao fim de 13 jornadas.
Ainda assim, há momentos de fair-play que merecem ser relevados. Elementos afectos ao Beira-Mar, clube que cá veio jogar no fim-de.semana passado, ficaram agradavelmente maravilhados pela presença de uma jovem claque do Sporting Clube de Esmoriz. A partir das redes sociais, o clube histórico de Aveiro descreveu este grupo como sendo "composto por 8 miúdos, 3 lençóis de cama, um megafone, 25 chupa chupas roubados no bar, 16 pacotes de leite com chocolate e 2 bombas de mau cheiro, isto tudo, com a maior das almas e sem nunca pararem de cantar". 
Em jeito de reconhecimento por aquilo que deve ser a "alma colectiva" do futebol, o Beira-Mar comprometeu-se inclusive a pagar os bilhetes desta claque no jogo da segunda volta, quando o Sporting Clube de Esmoriz for jogar a Aveiro. 
Um momento bonito e mágico do nosso futebol que, muitas vezes, passa ao lado da classe jornalística que prefere antes alimentar polémicas e confusões.








terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Autarquia de Ovar investe 33 milhões de euros em 2018

O orçamento autárquico para o ano de 2018 já é conhecido. A Câmara Municipal de Ovar, liderada por Salvador Malheiro, deverá investir cerca de 33 milhões de euros, um valor muito ambicioso que deverá ser distribuído de diversas formas. 
Segundo o OvarNews, no próximo ano, deverão arrancar inúmeros projectos, nomeadamente a construção de um Ecocentro – Centro de recolha de resíduos, a requalificação do Esmoriztur e do Centro Cívico de Arada, o início da reabilitação do Bairro do SAAL, em Cortegaça, as renovações em torno da escola do Furadouro e da escola secundária Júlio Dinis, o reforço dos apoios concedidos às comissões de festas e ao associativismo que, no caso do desporto, chega aos 80%, e o aumento no valor dos montantes destinados às Juntas de Freguesia.
A Câmara Municipal de Ovar emitiu inclusive uma nota em que deixa bem claro a necessidade de consolidar o desenvolvimento verificado nos últimos anos.



Resultado de imagem para camara municipal de ovar

Foto da autoria de José Morais Sarmento in Olhares Sapo

Nova equipa da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz tomou posse

Numa votação que decorreu neste passado Domingo, a lista liderada por Agostinho Fardilha, actual Presidente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, acabaria por renovar o seu mandato para o biénio de 2018/2019. Apesar de não ter surgido qualquer lista concorrente, a verdade é que esta equipa foi eleita pelos associados por unanimidade, estando a tomada de posse agendada para o próximo dia 4 de Janeiro às 21:30.
À actual equipa liderada por Agostinho Fardilha é-lhe atribuída o mérito de ter assegurado a estabilidade financeira da instituição, tendo implementado algumas políticas que favoreceram um assinalável desenvolvimento do jornal e da rádio locais, para além de ter implementado eventos relevantes na cidade, nomeadamente as concentrações de harlyes, tertúlias culturais, noites de fado e poesia, etc. 
A actual direcção da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz sonha agora com a possibilidade de colocar a torre da antena da rádio numa zona mais cimeira em Gondesende (de forma a expandir geograficamente a sua sintonização), equacionando inclusive a hipótese de mudar as instalações, caso surja uma oportunidade vantajosa. No entanto, neste momento, nada está definido, pelo que todas as hipóteses ainda estão em cima da mesa.




Imagem nº 1 - A equipa da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz para o biénio de 2018/2019.
Foto - CME

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Esmoriz Ginásio Clube triunfa nos oitavos de final da Taça de Portugal

Em jogo dos oitavos de final da prova rainha do voleibol nacional, o Esmoriz Ginásio Clube recebeu e venceu o São Mamede por 3-0 em sets (parciais de 25-23, 25-20 e 25-20). A equipa segue agora para os quartos de final, onde estarão ao todo oito clubes. 
Em termos de campeonato nacional, o Esmoriz Ginásio Clube vem de duas derrotas caseiras diante do Sporting Clube de Portugal (0-3 em sets) e Sporting Clube de Espinho (também 0-3 em sets), acumulando, no total, quatro vitórias e nove derrotas em treze jogos já realizados. A equipa encontra-se, ainda assim, no oitavo lugar que permite a disputa do playoff destinado às equipas do meio da tabela. Na próxima jornada, a turma da Barrinha recebe o Leixões (7º classificado), partida que poderá ser muito importante para as intenções da equipa esmorizense que almeja uma temporada tranquila. 



Imagem relacionada

Foto meramente exemplificativa

Mau tempo derrubou protecções decorativas do posto de observação da avifauna

O mau tempo que se faz sentir em Esmoriz tem vindo a causar naturalmente alguns estragos. Ruas e passeios parcialmente alagados, telhas partidas, e claro, constrangimentos naturais na circulação pedonal e automóvel motivados pela "tempestade Ana". No caso concreto da Barrinha de Esmoriz, actualmente bastante pantanosa, as vedações decorativas adjacentes ao posto de observação da avifauna foram parcialmente derrubadas pelos ventos. 
Este era um cenário já há muito tempo previsto pelos cidadãos que achavam que aquelas protecções destinadas a camuflar a presença humana e a permitir a observação discreta das aves não seriam de resistência e durabilidade suficientes, pese o seu aspecto estético e integrante no meio natural em questão.
Infelizmente, não conseguimos arranjar fotos do local porque não estávamos munidos, na altura, da referida máquina fotográfica. No entanto, esta realidade poderá ser observada a olho nu por quem lá passar agora.




Resultado de imagem para mau tempo


terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Grupo de Teatro Renascer em foco na revista da Federação Portuguesa de Teatro

O Grupo de Teatro Renascer foi um dos principais destaques da 14ª edição da Revista Palcos, cuja edição pertence à Federação Portuguesa de Teatro. Naquele magazine cultural, é abordada a preparação do XX Fórum Permanente de Teatro que terá lugar em Esmoriz no próximo ano de 2018. Aliás, tinha sido em Esmoriz que esta iniciativa havia sido inicialmente estreada, muito por mérito do próprio Renascer que agora terá a responsabilidade de acolher a vigésima edição. 
O Fórum Permanente de Teatro engloba vários painéis de formação inerentes a diversas categorias, com os especialistas a distribuírem ensinamentos modernos aos actores, encenadores e demais técnicos disseminados pelos mais variados grupos de teatro oriundos de terras de Norte a Sul do país.
A 14ª edição apresenta ainda um breve historial do Grupo de Teatro Renascer, anfitrião então do próximo Fórum Permanente. São abordados os seus 25 anos de intensa actividade cultural, bem como os seus momentos mais marcantes.
A revista pode ser descarregada gratuitamente a partir da seguinte ligação: http://www.fpteatro.pt/revistapalcos/palcos14.pdf.



Resultado de imagem para revista palcos

Imagem meramente exemplificativa 

Clube Ornitológico de Esmoriz presenteou cidadãos com uma Exposição

O Clube Ornitológico de Esmoriz promoveu mais uma Expo-Ave que, desta feita, teve lugar no Dolce Vita de Ovar entre os dias 23 e 26 de Novembro. 
Por aquele estabelecimento comercial, passariam centenas de pessoas que acabariam por se deparar com uma exposição que congregaria centenas de aves, oferecendo assim um saudável contraste de cores bastante evidente. Muitos dos cidadãos ficaram agradados pela iniciativa, até porque é muito difícil encontrar um ser humano que não denote um carinho especial pelos pássaros. 
No dia da inauguração da exposição, estiveram ainda presentes os máximos representantes da Junta de Freguesia de Esmoriz que elogiaram o esforço inerente à organização original daquele certame. 








Fotos da autoria da Página Cidade de Esmoriz

domingo, 3 de dezembro de 2017

Arautos abriram animação natalícia

Os Arautos, Grupo D'Arte e Cultura, abriram oficialmente a programação festiva reservada à Cidade de Esmoriz durante o mês natalício de Dezembro. O evento "Festa de Natal" decorreu na noite do passado dia 2 de Dezembro no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, sendo as entradas completamente gratuitas.
A apresentação esteve a cargo de Cátia Pinto, membro daquela colectividade.
Foi proporcionada uma grande noite de música que fez mesclar quatro estilos musicais distintos, todos eles de qualidade, e que foram assim garantidos por Gerson Silva, José Reis, Rúben Pinto e a Orquestra Típica Nossa Senhora Altos dos Céus. A afluência do público foi mais uma vez considerável, e não faltaram torrentes de aplausos para os protagonistas que encheram de luz e alegria a plateia através das suas actuações em palco.
O nome de Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés recentemente falecido, foi igualmente invocado em jeito de homenagem. 
Silvino Gomes, representante máximo dos Arautos, não deixou de felicitar a presença do público, mesmo quando se fazia sentir uma noite fria, tornando assim possível a partilha do espírito de Natal. Por seu turno, Pedro Maia e Rúben Ferreira, respectivamente representantes da Junta de Freguesia de Esmoriz e Câmara Municipal de Ovar, felicitaram a iniciativa e deixaram rasgados elogios ao trabalho desenvolvido pela colectividade esmorizense.
O Natal já se faz sentir na Cidade da Tanoaria!













Natal já se faz sentir em Esmoriz

A Quadra Natalícia está aí à porta, e como é natural, os enfeites natalícios desfilam já pela cidade de Esmoriz. Uns de origem pública, outros motivados por iniciativa privada. A casa do senhor Abílio em Gondesende, junto à rotunda do Intermarché, é já um exemplo emblemático todos os anos.
A reportagem fotográfica que se segue é da autoria de Adérito Carlos Ferreira. Esperamos que os nossos leitores se deliciem com a beleza dos ornamentos que fazem cintilar, a cada noite, toda uma variedade de cores. A moradia só não ganha vida, como ainda a empresta à sua própria cidade e a quem nos visita por esta altura!



























Fotos da autoria de Adérito Ferreira

sábado, 2 de dezembro de 2017

Arautos voltam a apresentar Festa de Natal


No próximo dia 2 de Dezembro, isto é, neste sábado, os Arautos voltarão a organizar uma Festa de Natal, dando início às comemorações festivas na nossa cidade. O evento começará às 21:30 e terá lugar no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.
Estão previstos espectáculos musicais que serão assegurados por Rúben Pinto, Gerson Silva, José Reis e a Orquestra Típica Nossa Senhora Alto dos Céus. As entradas serão livres.




Poder de Compra no Concelho atinge ainda valores modestos


De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), citado pelo OvarNews, o poder de compra per capita no concelho de Ovar continuou abaixo da média nacional em 2015, com 89,63 de IPC (Indicador per Capita de poder de compra). Ainda assim, o concelho de Ovar consegue ser o quarto classificado a nível distrital, sendo neste ponto em concreto superado pelos municípios de São João da Madeira (com 136,12) Aveiro (125,13) e Espinho (104,58). Contudo, estes três concelhos que acabamos de mencionar são os únicos do distrito que conseguem superar a média nacional, ao invés dos restantes (onde infelizmente se encontra Ovar).





Martin Hutchinson esteve em Esmoriz em nome do ambiente

O seu nome pode parecer desconhecido para muitos, mas Martin Hutchinson é um aventureiro que encetou uma tour mundial, procurando sensibilizar para a defesa do meio-ambiente.
Natural de Manchester (Reino Unido), Martin aderiu há 12 anos a esta causa, tendo caminhado 9 anos pela América do Sul e tendo estado os três últimos anos a percorrer a Europa por bicicleta, contando ainda com a companhia dum pequeno e carinhoso cão de seu nome Starsky.
Em finais do mês de Outubro, Martin Hutchinson esteve no concelho de Ovar, tendo visitado, por exemplo, o parque ambiental do Buçaquinho e até a própria praia de Esmoriz.
Foi inclusive na Praia da Barrinha em Esmoriz, onde por sua própria iniciativa efectuou uma pequena sessão de limpeza do areal, recolhendo todo o tipo de plásticos. Através de um vídeo difundido nas redes sociais, Martin alertou para o seu efeito nocivo e apelou às comunidades para que diminuam o uso dos plásticos. Além disso, este defensor incondicional do ambiente elogiou os pequenos contentores de reciclagem, em forma de mobiliário, existentes mesmo à entrada daquela praia.
Os responsáveis do Parque Ambiental do Buçaquinho ficaram agradados e sensibilizados com a sua presença, esperando que Martin se mantenha em segurança e que continue com a sua missão de procurar salvar o planeta.
Martin prosseguiu entretanto a sua viagem, rumando até Perth (Austrália).




Escuteiros de Esmoriz lançaram campanha solidária

Durante as tardes dos dias 4, 11 e 25 de Novembro (todos estes dias calhavam a um sábado), os Escuteiros de Esmoriz promoveram uma campanha solidária que visava auxiliar as vítimas dos incêndios. Dentro deste contexto, a sede do Agrupamento, sita no Centro Paroquial, foi o palco da recolha de vários bens, nomeadamente: enxadas, foices, ansinhos e outros objectos agrícolas, artigos de higiene pessoal, loiça nova e usada, produtos de saúde (pensos, soro, pomadas), medicamentos não-usados, talheres novos, etc.
João Soares, representante do Agrupamento 871, realçou, através das redes sociais, que esta iniciativa pretendia aliviar o sofrimento das populações afectadas pelos incêndios.




“Porta com Porta” esgotou o auditório até à Porta


Um dos momentos altos do XVIII Festival de Teatro de Esmoriz decorreu na tarde do dia 29 de Outubro (um domingo), quando os conceituados actores João de Carvalho e Sofia Alves protagonizaram a comédia “Porta com Porta”. Ao todo, mais de 200 espectadores fizeram lotar o auditório do Renascer, sito na rua dos Castanheiros. Além de observarem os protagonistas da peça, tiveram ainda a possibilidade de ver e acarinhar um grande homem da televisão e teatro nacionais – Ruy de Carvalho que, mesmo com 90 anos de idade, aproveitou a ocasião para voltar a celebrar os seus 75 anos de carreira. Aliás, o Grupo de Teatro Renascer, que também aproveitou para comemorar novamente os seus 25 anos de existência e os 18 anos consecutivos de realização de festivais, não hesitou em homenagear o convidado especial, tendo-lhe consagrado a designação do seu palco através do descerramento de um memorial agora afixado numa parede lateral. Por conseguinte, o palco presente no auditório passará doravante a chamar-se “Palco Ruy de Carvalho”, momento que, em muito, emocionou o actor português.
Voltando à peça apresentada por João de Carvalho (filho de Ruy de Carvalho) e Sofia Alves - “Porta com Porta”- nunca é demais realçar a qualidade e o profissionalismo inerente àquele espectáculo hilariante. Segundo o enredo, Sofia assumia o papel de uma mulher divorciada que vivia num apartamento, numa altura, em que o prédio estava a ser alvo de obras. Contudo, quando teve conhecimento da chegada iminente de um homem rico que passaria a morar também no prédio, ficou logo entusiasmada. Dizia-se que o futuro morador, cuja identidade ainda se desconhecia, detinha um Porsche e um considerável poderio financeiro. Todavia, quando ela descobre o rosto desse futuro morador, logo se apercebe que se tratava do ex-marido, então representado por João de Carvalho. A partir daí, a representação tornou-se propícia a todo o tipo de picardias e discussões típicas de um prédio. No entanto, a peça termina, deixando a hipótese em aberto de uma futura reconciliação entre ambos, visto que a causa da sua separação havia resultado de um mal-entendido que já datava da altura do casamento.
Finda a peça, Ruy de Carvalho subiu ao palco, não deixando de agradecer a hospitalidade do Renascer e do público presente. Elogiou ainda a colectividade esmorizense, então organizadora do festival, por não deixar morrer o teatro.
Como já é hábito, foram entregues lembranças aos convidados especiais, e claro, muitos espectadores não se foram embora sem antes tirarem uma foto para memória futura com aqueles notáveis vultos da cultura teatral portuguesa.

Seguem-se fotografias da autoria de Vera Gomes
Reportagem saída na mais recente edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente ao mês de Novembro