segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Como foi o ano de 2012 em Esmoriz?



Versão Premium

Exacto. Vamos agora recordar os momentos altos e baixos que, durante os últimos 12 meses, marcaram a vida na nossa ilustre Cidade:

Janeiro de 2012 - O Mês da Entrada. Os Esmorizenses esperavam um ano novo, repleto de avanços e harmonia. Será que as suas esperanças foram atendidas? O balanço só poderá ser feito agora através da perspectiva de cada um.

Fevereiro de 2012 - O Mês dos Assaltos. Nem a Caixa Geral de Depósitos nem o Cemitério de Esmoriz  foram poupados pelos gatunos. Também um elemento da GNR acabou por ser vítima de assalto na sua própria residência. Entretanto, nasce o blog das Cusquices de Esmoriz.

Março de 2012 - O Mês Cultural - Joana Leite brilha no Festival da Canção. A Escola E.B. 2/3 Florbela Espanca realiza, com sucesso, a Feira da Primavera. Por outro lado, a visita de políticos à costa do município do Ovar não se traduz em resultados práticos na luta face ao avanço do mar.

Abril de 2012 - O Mês Desportivo - No futebol, o SC Esmoriz termina na quinta posição da sua série, reiniciando um novo ciclo. No voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube conseguiu, com alguma dificuldade, a manutenção no Principal Escalão. Entretanto, os Bombeiros Voluntários de Esmoriz comemoram os seus 81 anos de existência, enquanto a Rádio Voz de Esmoriz celebrou os seus 25 anos de bons serviços informativos.

Maio de 2012 - O Mês das Intrigas Políticas - O litígio entre Rosário Relva, Presidente da Junta de Freguesia, e elementos do seu executivo socialista começa a ser público. Três elementos suspendem os seus contratos. Por outro lado, temos ainda a Festa da Paróquia de Esmoriz que contou com a presença de centenas de crentes. Também Esmoriz foi notícia a nível nacional, pela existência de 2 Pitbull´s que aterrorizavam os residentes na Rua Senhor dos Aflitos.

Junho de 2012 - O Mês da Afirmação Turística. A Bandeira Azul foi colocada na Praia de Esmoriz. Novos visitantes, oriundos de diversas regiões do País e até do Estrangeiro, ficaram a conhecer a nossa linda terra. Alguns bares e cafés chegaram mesmo a lamentar o facto de não poderem alargar o seu horário de funcionamento até à madrugada. Entretanto, um esqueleto terá sido encontrado numa zona florestal junto à Empresa David Neto, notícia que foi algo macabra.

Julho de 2012 -  O Mês Agridoce - As Festas da Cidade de Esmoriz (19º aniversário) decorrem normalmente, numa altura em que a época balnear em Esmoriz costuma ser bastante cobiçada. Todavia, este clima escaldante também estaria bem patente na Junta de Freguesia, com os Independentes a apresentar uma moção de censura contra a Presidente da Junta e seu Executivo.

Agosto de 2012 - O Mês Festivo - Milhares acompanharam as celebrações (e a sua magnífica procissão) inerentes às Festas do Mar. Uma nova capela mortuária foi inaugurada junto à Capela da Praia. É iniciado o projecto de regeneração urbana previsto e financiado pela Câmara Municipal de Ovar para a Freguesia de Esmoriz.

Setembro de 2012 - O Mês da Ruptura Política - As acusações trocadas entre políticos chegam a ser muito graves, misturando potenciais irregularidades e crimes. Cartas bombásticas circulam pelos correios dos esmorizenses. PSD renuncia colectivamente, PS segue o mesmo caminho. Quórum insuficiente leva a dois cenários possíveis: Comissão Administrativa ou Eleições Intercalares.

Outubro de 2012 - O Mês do Voleibol - O Esmoriz Ginásio Clube comemorou 45 anos de existência gloriosa que conta com vários troféus. Até no Taekwondo, conseguiram algumas medalhas nesse mês. Entretanto, o Jornal/Rádio Voz de Esmoriz vive tempos difíceis, derivados duma conjuntura difícil.

Novembro de 2012 - O Mês de Surpresas Políticas - Buscas na Junta de Freguesia de Esmoriz de forma a investigar as contas relativas ao extenso mandato de Alcides Alves, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, que alegadamente procurava recandidatar-se. Eleições intercalares são marcadas, quando se previa a instauração duma Comissão Administrativa. No Desporto, Joaquina Flores consegue 3 medalhas nos Europeus de Atletismo Sénior realizados na Alemanha. A nível cultural, termina o XIII Festival do Grupo Teatro Renascer (que tinha completado 20 anos de existência).

Dezembro de 2012 - O Mês das Broncas - Obras realizadas, e possivelmente autorizadas por um dos anteriores executivos da Junta de Freguesia, nas traseiras (zona protegida pela Rede Natura) dos campos de formação do SC Esmoriz levantam a primeira polémica. Por seu turno, a ADRA (Águas da Região de Aveiro) estaria a cobrar saneamento onde ele não existe. Na Política começa a sério a propaganda com alguns ataques pessoais à mistura. Em termos desportivos, o SC Esmoriz segue imparável na liderança com várias vitórias consecutivas. No Voleibol, o Esmoriz Ginásio Clube ocupa um sensacional 5º lugar no Campeonato Nacional de Voleibol.


Esmoriz em 2012
(Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)

Nesta ilustre terra,
Os eruditos, mais uma vez, brilharam
Pois esses não vivem da “guerra”,
Mas da verdadeira coesão que privilegiaram.

O desastrado político,
Que autêntica decepção,
Quer regredir Esmoriz ao Neolítico,
Somente o Poder é a sua ambição.

Entretanto, a Crise provocou mais assaltos,
Nem o Cemitério poupam,
Nem que façam um castelo nos planaltos,
Eles tudo arrombam!

No Desporto, o Voleibol dá alegrias,
O Futebol está imparável,
Tal como, Joaquina Flores, atleta admirável
Todas as suas vitórias nos ajudam a esquecer as misérias.

Por fim, um ser lendário, de seu nome Cusco
Continuará a dizer as verdades,
Nem que seja um pouco brusco,
Na defesa do interesse das comunidades.


Exposto isto, só me resta desejar aos esmorizenses e restantes habitantes do Planeta:


Correio dos Comunicados Políticos - Carlos Alexandre (PP) dirige-se também aos Esmorizenses


Caros Esmorizenses,

Esta candidatura baseia-se em 3 factores fundamentais.
Respeito por Esmoriz, ser de Esmoriz, ser crítico e apresentar alternativa.

Respeitar Esmoriz é o nosso lema, porque gostamos da nossa terra, porque sentimos que o respeito por Esmoriz e pelos esmorizenses, não tem sido levado em linha de conta por aqueles que estão obrigados a isso.

Ser de Esmoriz
Formámos uma equipa de esmorizenses, com espírito de trabalho e empenhamento na melhoria da qualidade de vida de todos, na organização dos serviços, na união dos esmorizenses. Uma equipa com vontade de fazer um trabalho positiva, baseado no diálogo e numa nova dinâmica. As nossas propostas vão ao encontro das necessidades e daquilo que pode ser feito para melhorar Esmoriz em várias vertentes, numa perspectiva realista do que pode fazer uma Junta de Freguesia em favor da comunidade.

Ser crítico e apresentar alternativas
Ao longo dos últimos tempos foi crítico dos autarcas e de toda a situação que levou à marcação destas eleições intercalares. E por isso mesmo estou aqui para apresentar uma alternativa, com RESPEITO POR ESMORIZ

No próximo dia 13 de Janeiro conto com a vossa escolha.

Saudações Esmorizenses

Carlos Alexandre




Correio dos Comunicados Políticos - Dois novos apoios de peso para o PSD

Continuamos com as nossas visitas às colectividades, no sentido de nos inteirarmos da realidade do associativismo em Esmoriz. desta feita, visitamos o Grupo De Teatro Renascer, sendo amavelmente recebidos pela sua direcção. Constituída essencialmente, por gente jovem e mantendo uma recomendável actividade cultural, verificamos que, também eles, se debatem com os incumprimentos financeiros da Junta de Freguesia de Esmoriz e o ostracismo por parte de Ovar. em dia de aniversário do seu Presidente (muitos parabéns  João Gomes), fomos lisonjeados com o seu apoio individual e incondicional à nossa candidatura. Também ele acha que "Merecemos Muito Mais"!

António Bebiano
Cabeça de Lista do PSD



Imagem nº 1 - João Gomes, do Grupo de Teatro Renascer, apoia António Bebiano.



Imagem nº 2 - Também Jorge Marques, Presidente do Esmoriz Ginásio Clube, deposita as suas esperanças na Candidatura do PSD.

Correio dos Comunicados Políticos - Albino Silva fala aos esmorizenses. CDU assegura avanços nas ruas de Esmoriz



_________________________________________________________________________________






    Comissão Coordenadora de Esmoriz   


Nota de Imprensa: A População de Esmoriz Está Indignada e Frustrada


A CDU realizou nova e frutuosa ação de contacto com a população de Esmoriz, no sábado, dia 29 de dezembro, durante a qual distribuiu a Carta-Apelo ao Povo de Esmoriz, de Albino Silva, candidato a presidente de Junta de Freguesia pela Coligação Democrática Unitária, nas eleições intercalares de janeiro próximo.

Quer da parte da manhã, no mercado local, quer da parte da tarde, no lugar da Praia e nos Bairros Sociais, a CDU foi recebida com simpatia pelos moradores, com os quais estabeleceu um vivo e profícuo diálogo.

Nestas trocas de opiniões, foi visível a profunda indignação e frustração que os esmorizenses sentem pelos impactos que estão a sofrer com as desgraçadas medidas do governo do PSD/CDS-PP, pelo constante incumprimento das promessas e da palavra pelos partidos que têm rodado no governo e na autarquia, os referidos e o PS, essencialmente, e pelo acumular dos problemas locais que aguardam há muito pela resolução devida.

O corte nos apoios sociais, a famílias com grande necessidade dos mesmos, foi das queixas mais escutadas; as deploráveis condições de habitação foi outra. Esta situação já poderia estar resolvida, não fora a recusa desumana da Câmara PS e do Governo do PSD/CDS-PP em concretizar o que há muito prometido está: a construção do Bairro Piscatório na Praia da Esmoriz. 

De igual modo, o desemprego brutal, que não para de crescer, está a lançar muitas famílias no desespero, por se ver impedidas de obter o rendimento necessário para uma vida digna.

Outra das acusações formuladas foi a da degradação da rede viária, seja na zona dos pescadores, na Praia, seja na Rua da Estação, ou na rua Guerra Junqueiro, entre outras, esquecidas pela Junta de Freguesia anterior e pela Câmara PS. Estas preferiram concentrar-se em algumas obras, onde julgam colher maiores benefícios eleitorais; mas, mesmo aí, mostraram falta de organização, com efeitos nefastos para os habitantes circundantes.

Estes factos vêm ao encontro das posições e propostas que a CDU tem assumido; incluindo a preocupação, que também nos foi manifestada, pela elevada abstenção eleitoral que se pode registar em função de as pessoas não compreenderem a razão de ser destas eleições intercalares. 

Se estes receios se vierem a confirmar, a responsabilidade será dos candidatos do GIPE, PS, PSD e CDS-PP que, enquanto eleitos na Junta e Assembleia de Freguesia anteriores, não se empenharam de forma suficiente para encontrar uma solução que evitasse o ato eleitoral presente.

Os candidatos e apoiantes da CDU, além de tomarem a devida nota de tudo o que lhes foi dito pelos populares, transmitiram uma mensagem de confiança, de que é possível iniciar outro caminho, que responda aos anseios das pessoas, estando nas suas mãos a possibilidade de o encetar, mudando o seu sentido de voto, não se abstendo, nem repetindo o voto nas velhas forças que sempre dominaram a autarquia, antes apoiando e votando na CDU. 

Finalmente, segundo diversas notícias, os anteriores eleitos do PS e a ex-presidente da Junta de Freguesia terão apresentado queixa no Ministério Público, uns contra os outros, em razão do seu desempenho na Junta demitida. 

Porque todos os envolvidos são atuais candidatos - Pelo PS e pelo GIPE - as regras elementares da democracia e da transparência exigem que os envolvidos confirmem a veracidade, ou não, dessas notícias e, em caso afirmativo, que informem a população dos motivos que os levaram a formular as referidas acusações.


Esmoriz, 30 de dezembro de 2012
A Comissão Coordenadora de Esmoriz da CDU


Imagens da Propaganda da CDU que procura um bom resultado nas Eleições Intercalares











Correio dos Comunicados Políticos - Bloco de Esquerda consegue 2 novos apoios

Olá a todos!

Eu sou a Joana, tenho 31 anos e vivo em Esmoriz, há cerca de 4 anos. Decidi aceitar o convite do Cajó para este desafio, porque apesar de não ser natural de cá, sempre gostei muito desta terra e penso que há muito a fazer para melhorar Esmoriz! Para além disso, encontrei um grupo com iniciativa e vontade de realmente fazer algo por Esmoriz, já que há muito que nada ou pouco é feito...
De muitas medidas que constam do nosso programa, não desvalorizando nenhuma, já que todas são importantes, destaco "Combater a falta de limpeza das ruas e dos restantes espaços públicos", por considerar fundamental e que ainda há muito a fazer neste âmbito!

Contamos contigo, porque acredito que juntos vamos mudar Esmoriz!


Imagem nº 1 - Joana refere as razões que a levaram a apoiar a candidatura do BE.



Chamo-me Fernando Cardoso, tenho 42 anos, resido na cidade de Esmoriz desde 1997.

Fui convidado pelo Carlos Ferreira para integrar, como candidato independente, a lista do Bloco de Esquerda às próximas eleições intercalares da junta de freguesia de Esmoriz.

Aceitei o convite porque: 
• acredito na determinação do Carlos Ferreira e na dinâmica desta equipa jovem; 
• acredito em ESMORIZ, no seu potencial cultural, artístico e desportivo, assim como no seu património ambiental, turístico e industrial;
• acredito que é possível dinamizar uma nova agenda cultural, artistica e desportiva mais intensa e diversificada com o apoio das coletividades, associações, escolas e clubes locais para a concretização desses eventos. 

Das medidas que apresentamos no programa eleitoral, a minha prioridade vai para a nova atitude de transparência e rigor na gestão das contas da junta de freguesia e para o levantamento das necessidades de transportes públicos e da distribuição espacial e temporal da oferta existente.


Todos contamos. Contamos com todos. 
Acredito em si. 
Acredito que JUNTOS VAMOS MUDAR ESMORIZ.



Imagem nº 2 - Fernando Cardoso também segue o projecto do Bloco de Esquerda.

Correio do Leitor - Florindo Pinto critica duramente Rosário Relva


Opinião: Esmoriz - eleições intercalares de 2013


A chamada dos Esmorizenses, para que no dia 13 de Janeiro, cumpram o seu dever cívico de votar, é a decisão certa para colmatar uma triste consequência de um tempo passado pelos autarcas, em “guerras e guerrinhas”, que não souberam contornar e muito menos ultrapassar.

Os gabinetes do 515, da Avenida 29 de Março, são “testemunhas” de coisas más, muito más, para Esmoriz e para as suas gentes, vividas desde Outubro do ano de 2009.

Cedo, muito cedo, se percebeu que a autarca presidente não era possuidora de capacidade organizativa, democrata e muito menos de vontade produtiva. Ressaltava para o conhecimento público a sua inquestionável apetência pelos euros, o seu estilo de “quem manda sou eu”, revelada em atitudes várias e, também, pela sua decisão de manter em seu poder a chave do gabinete, quando ausente e de baixa médica, impossibilitando os seus colegas de executivo de tomar conhecimento de situações do dia a dia, que chegaram a levar ao “corte” das linhas telefónicas, por falta de pagamento.

Em cerca de três anos de mandato, esteve ausente meses, muitos meses, para se restabelecer de situações de saúde. Para “bom entendedor meia palavra basta”, é da sabedoria popular.

E enquanto da sua saúde andava a tratar, sem perda de ordenado, a maioria do executivo, assumia a gestão, reunia com os credores, elaborava um plano de pagamentos das dívidas, que se diz, agora, serem, algumas delas, ilegais.

Mas as “falhas presidenciais”, não se ficavam pelas frequentes ausências. A senhora queria mais, muito mais dinheiro. Se a sua vontade e os seus insistentes pedidos, para exercer o cargo, remunerado, a tempo inteiro, fossem aceites, dos cofres da autarquia teriam saído cerca de 25.000€ /ano, que durante três anos teriam somado a simpática verba de 75.000€.

A confusão e o mal estar instalou-se, com a não aceitação do seu pedido, da sua vontade e do seu desejo.

Naquela casa, como em muitas outras, o dinheiro não abunda. Logo, dos tais 150.000,00€, que a autarquia terá pago a credores, na visão da presidente, hoje a dívida estaria em 75.000,00€, por que a outra metade teria tomado um outro rumo, teria rumado para os cofres da autarca.

E como o que lhe foi pago, legalmente, por Lisboa, não terá sido suficiente, por cá se diz que terá de repor um valor na ordem dos 5.000€, que a si atribuiu de forma fixa, durante uns meses, a coberto de uma rubrica dita de Despesas de Representação.

Estes factos são um partícula no mundo da má gestão, dos desencontros de ideias e da ganância, a que esteve sujeita a freguesia e as gentes de Esmoriz, enquanto na Praça da República, de Ovar, os semblantes dos seus “moradores” se mostravam sorridentes e satisfeitos.

Limpar, ou varrer, são acções que revelam dignidade. Alguns Esmorizenses sabem o que querem e aquilo que a sua cidade merece.


Texto de Florindo Pinto
29/12/2013
(Também publicado em - http://ovar_novosrumos.blogs.sapo.pt/)

domingo, 30 de dezembro de 2012

Formas bizarras de gozar o novo ano...

Pelos vistos, ano novo é sinónimo de rituais radicais para muita gente. Há quem vá dar uns mergulhos ao mar (creio que já aconteceu em Esmoriz há uns anos atrás) para refrescar a memória. Pois é, mais vale meter água no último dia de 2012, do que no primeiro dia de 2013.
Mas há quem procure ser mais corajoso ou masoquista - depende das perspectivas...


Imagem nº 1 - Na Rússia, ninguém teme o gelo e a neve.
Foto Valery Titievsky / AFP 
(Veja-se galeria do Jornal de Notícias - http://www.jn.pt/multimedia/galeria.aspx?content_id=2970012)


Na Sibéria, a tradição já não é o que era, aquilo agora é só boa vida, pelo menos, fiquei com essa sensação quando vi esta fotografia:


Imagem nº 2 - Um banho na Sibéria, apesar das temperaturas negativas.
Foto Valery Titievsky / AFP
(Veja-se galeria do Jornal de Notícias - http://www.jn.pt/multimedia/galeria.aspx?content_id=2970012)



Imagem nº 3 - Vejam-me o estilo deste. A comer gelado enquanto nada!
Foto Valery Titievsky / AFP
(Veja-se galeria do Jornal de Notícias - http://www.jn.pt/multimedia/galeria.aspx?content_id=2970012)


O derradeiro dia de 2012 também costuma ser utilizado para fazer algumas caminhadas originais:



Imagem nº 4 - A terceira senhora é uma desmancha-prazeres. Não deveria estar tão bem equipada.
Foto de: Ilya Naymushin/ Reuters
(Veja-se galeria do Jornal de Notícias - http://www.jn.pt/multimedia/galeria.aspx?content_id=2970012)

Os russos é que se divertem. São rijos apesar dalguns deles resistirem por causa das suas inúmeras calorias. 
Já agora podíamos fazer uma tradição semelhante em Esmoriz. Todos os anos, algumas pessoas deveriam dar um mergulho na Barrinha de Esmoriz. A sério! As águas são sempre menos frias e o clima é mais apetecível. Aliás, eu até acho que os políticos deveriam ser os primeiros, talvez se inspirassem para 2013. Eu acho que iriam adorar! Não se preocupem que o pior que vos pode acontecer é apanhar uma doença de pele. É para aprenderem a não usar o nome da Barrinha em vão (isto é, só para ganhar votos - tem-se visto isso desde as décadas de 70/80), aquando das vossas promessas eleitorais ocas. A lagoa poderia dar muito a Esmoriz, se estivesse despoluída. Mas não vejo nenhum "santo milagreiro do poder" a fazer a diferença. O Cusco de Esmoriz é apenas um pregador da sua reabilitação, talvez visto por muitos como um "Velho do Restelo" que por aí anda a mendigar... 
Mas não vamos falar mais de tristezas. Em 2013, espero que haja mais felicidade e paz para todos os portugueses e restantes habitantes do nosso Planeta. Deixem as heranças de lado, os conflitos com os vizinhos do lado, as preferências políticas, religiosas, clubísticas e sexuais de cada um, e respeitem-se, enquanto seres humanos. Procurem ajudar quem mais necessita e lutem por aquilo que considerem justo. Só assim, poderemos avançar para o próximo nível!

"Eu é que tenho moral"!

Vamos descontrair e para isso, apresento-vos um vídeo de partir a rir. Não, as cenas não se passam na Assembleia de Freguesia de Esmoriz, mas sim numa Câmara de Vereadores no Brasil. 
É por isso que eu não gosto de politiquices.



Video nº 1 - Os políticos de São José de Hortêncio.
Retirado do Youtube

A briga, reflectida no vídeo, gira em torno de "questões morais". Quase todos eles gostam de andar com uma auréola em cima das suas cabeças, e dizem bem alto que não roubam e que têm todo o moral do mundo, ao contrário dos outros que não são da sua cor política. Pois é, desta vez, houve briga entre um Bucha e um Estica, obviamente representantes de partidos contrários. Felizmente, ninguém se magoou, mas ao menos fizeram um brilhante número de circo. Ao menos, eu apreciei a sua frontalidade e as artes marciais entretanto adoptadas. 
Por isso, caros políticos de Esmoriz, se quiserem andar à bulha, podem fazê-lo, mas sem partir nada que está no interior do estabelecimento da Junta de Freguesia, porque isso já trará custos à cidade. É só um favor que vos peço. Preservem, ao menos, as cadeiras e as mesas! Eh eh eh


 do Cusco 


PS: Falta 1 dia - para encerrar as votações para o melhor esmorizense e instituição do ano. Votem em força!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Estão preparados para o ano novo?

Eu, estou mais do que nunca, até porque 2012 foi um ano que não me deixou grandes recordações, exceptuando talvez a criação deste blog e um ou outro feito entretanto alcançado. 
Espero que, em 2013, as coisas corram melhor e que os desempregados mereçam uma maior atenção por quem de direito e que as famílias portuguesas recuperem a sua estabilidade.
No dia 31 de Dezembro, iremos fazer uma síntese dos acontecimentos que marcaram a nossa cidade nos últimos 12 meses. Falaremos de episódios interessantes, outros nem por isso, mas será tudo revelado ao pormenor. Será mais um serviço público do Cusco de Esmoriz, esse ser lendário!
Interessa também ter vinho, coca-cola, passas, bolo-rei e amêndoas nas mãos. Desta vez, eu não vou pedir desejos visto que nos últimos anos não consegui qualquer resultado concreto.
Contudo, continuo algo pessimista em relação a 2013. O espírito natalício e de passagem de ano é sempre passageiro. Não tarda nada, surgem novas guerras que causam uma mortandade sem fim. O ser humano ainda não percebeu que os conflitos bélicos e os massacres não resolvem os problemas do Planeta, antes pelo contrário! É um Mundo que vê também milhões de crianças em África, Ásia e América Latina a perecerem anualmente de fome e sem cuidados médicos (ainda há gente a morrer de lepra - como é possível!).
Apesar das dificuldades financeiras da minha família, ainda recentemente deixamos no contentor da Cruz Vermelha, em Maceda, algumas roupas que já não usávamos. É verdade que não são alimentos nem dinheiro (pois também poderemos necessitar disso num futuro próximo), mas ajudamos com aquilo que nos era dispensável (o que pode ser bastante útil para quem nada tem). A solidariedade é muito bonita e é nesta altura que se dizem as coisas mais lindas. Mas será hipocrisia? Daqui a duas semanas, já não estarão a insultar os vizinhos e a dizer mal nas costas de muitas pessoas? Memória curta! É por isso que eu sou pessimista. Infelizmente, nem as guerras nem a fome vão acabar em 2013. Isso é um dado adquirido, agora  também é certo que podemos contribuir para que este novo ano seja melhor do que o anterior, atenuando a ocorrência de acontecimentos catastróficos. Menos lutas armadas, maiores ajudas para os povos carenciados. É isso que eu pedia!
Por fim, deixo-vos o exemplo inspirador duma personagem célebre que faleceu há 35 anos, mais concretamente a 6 de Dezembro de 1977. Durante o século XX, tivemos conhecimento da acção fundamental de Raul Follereau, até então um jornalista francês como muitos outros.
Em 1935, este jornalista depara-se, pela primeira vez, com leprosos em África e relata a experiência vivida:

“Foi no Níger, numa viagem de reportagem, em que parámos na floresta para deitar água no jeep. Reparando, havia um grupo de pessoas esqueléticas à beira da estrada que logo se afastou. 
- Perguntei ao guia quem eram. 
- Respondeu-me “são leprosos”. 
- Mas não estariam melhor na sua aldeia? 
- São leprosos. 
- Mas estão a ser tratados? 
- Não, são leprosos, respondeu com ar agastado... 
Foi então que eu concluí que havia pessoas que por motivo de uma doença eram marginalizadas, não tinham direito a qualquer tratamento, à família, a viverem em comunidade, a estarem à beira da estrada... Por sofrerem de uma doença eram como criminosas, o seu crime era serem atingidos por uma doença, a lepra...” 


É esta experiência que mudaria radicalmente a sua vida. Raul cria mesmo uma Associação Internacional que lutará contra esta doença, procurando dignificar e zelar pelos direitos dos leprosos, até então marginalizados pelas suas sociedades. No ano de 1954, consegue convencer a ONU a instituir o Dia Mundial dos Leprosos (hoje celebrado em 130 países). Não satisfeito ainda, Raul Follereau pediria ainda à ONU para que sacrificasse o orçamento apenas gasto num dia na manutenção das suas tropas, que seria canalizado para dar um golpe decisivo na extinção ou pelo menos, na diminuição radical da lepra. O seu pedido foi rejeitado, algo que mereceu a sua incompreensão (pois é, os srs. que estavam à frente do planeta não iriam sacrificar os gastos previstos na defesa e manutenção das suas tropas por um dia, para eles era preferível que a lepra continuasse a "matar" pessoas nos quatro cantos do mundo, desde que isso não fosse contra os especiais interesses desses líderes sem ética e compaixão humanas!). 
Nunca desistindo pela causa dos leprosos, Raul chegou ainda a pedir aos dois líderes máximos da altura - ao norte-americano Dwight Eisenhower e ao russo Georgi Malenkov, uma ajuda equivalente ao custo de dois bombardeiros: "Aquilo que vos peço é muito pouco. Peço um avião bombardeiro a cada um, porque sei que este avião custa cinco milhões de francos. Eu calculei que com o dinheiro desses aparelhos de morte se poderiam curar todos os leprosos do mundo". Neste caso, nem sequer teve direito a resposta. Foi pura e simplesmente ignorado.
Mesmo assim, Raul Follereau nunca se deixou abater e deixou uma mensagem, sobretudo aos jovens que o entusiasmavam aquando da luta por estas causas:


"Nomeio minha herdeira universal a juventude do mundo. Toda a juventude de direita, de esquerda, do centro, de cima... o que importa? Toda a juventude, aquela que recebeu o dom da fé, aquela que se comporta como se acreditasse e aquela que pensa não crer. Só há um céu para todos. Mais, a minha vida se aproxima de seu final, mas sinto o imperioso dever de repetir: somente com o amor salvaremos a humanidade e ainda: a pior desgraça que pode acontecer a vocês, jovens, é não serem úteis a ninguém e que suas vidas não sirvam para nada. O tesouro que vos deixo é o bem que deixei de fazer, que gostaria de ter feito e que vocês farão depois de mim..."



Gráfico nº 1 - A lepra no Mundo, durante o ano de 2001. Até quando?



Imagem nº 1 - Raul Follereau (1903-1977), já com idade avançada, discursava durante as suas viagens pelos espaços mais críticos.
Veja-se também: http://www.aparf.pt/center.asp?zone=article&id=839 - texto de João Ferreira)


Com este texto, pretendo relembrar a todos os leitores que há muita gente a sofrer de doenças que seriam impensáveis na Europa e nas restantes regiões do globo minimamente desenvolvidas. Há pessoas sem direito a vacinas ou tratamentos básicos. Há crianças a morrer à fome, enquanto se gastam biliões na defesa e no armamento, mesmo em tempos de paz. O Mundo poderia ser mais equilibrado se existisse compaixão e bom senso. Peço-vos apenas que não deitem fora aquilo que já não vos serve, visto que podem ser úteis a quem nada tem. Deixem roupas que já não usem nos contentores de organizações internacionais de solidariedade. Ajudem, se puderem, quem mais necessita. Até pode ser um vizinho vosso... Isto sim, é ser humano e contribuir para um Mundo significativamente melhor!

Hoje faz anos um ilustre esmorizense!

João Gomes, representante e director do Grupo de Teatro Renascer (iniciativa que já com 20 anos de existência), comemora hoje 49 anos! O legado cultural que deixou à Cidade de Esmoriz está à vista de todos e por isso, seria justo da minha parte prestar-lhe um sincero tributo.
Já tive oportunidade de observar algumas peças e volto a referir que trabalha com jovens dotados dum potencial interessante, e sinceramente gostei das técnicas de improviso bem como das suas actuações teatrais. A quem nunca assistiu, acreditem que compensa ir vê-los. Animação e Entretenimento nunca faltarão!
São estas colectividades que, durante os últimos tempos, têm sido capazes de dignificar e elevar o nome de Esmoriz.
Um bem haja a todos eles!



Imagem nº 1 - João Gomes e o seu Grupo de Teatro Renascer continuam a orgulhar e a animar os esmorizenses.
Retirado da Página do Grupo de Teatro Renascer no Facebook

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Maior esperança média de vida para quem tem mau feitio

Afinal, o mau feitio pode ser um segredo para a longevidade, assim defende um estudo concluído recentemente em solo germânico. A pesquisa é da autoria de Marcus Mund e Mitte Kristin que, apesar de admitirem o facto dos "mal dispostos" poderem sofrer mais ataques cardíacos, podem também recuperar, com mais facilidade, em relação a muitas doenças.
A ser verdade, isto é uma boa notícia para vários esmorizenses que eu cá conheço. Afinal, eles são uns autênticos visionários, visto que preferem o mau feitio, bem mais barato e eficaz para a sua durabilidade, do que os cremes e tratamentos de beleza, normalmente dispendiosos.
Infelizmente, isto é uma má notícia para mim e para outros habitantes que sempre procuraram exibir um sorriso, nestes tempos difíceis. Lá está tenho que deixar de ser simpático para que me tenham de aturar durante muito tempo. 




Imagem nº 1 - Com essa língua grande, eu imagino o mau feitio desta senhora. Deve dizer mal de muita gente pelos cotovelos (estou a brincar!). Ainda bem que não é minha amiga no Facebook! eh eh eh

O Cusco e as Janeiras...

Antes demais, devo elogiar a iniciativa dessas colectividades que cantam alegremente e de forma activa, enfrentando as noites frias e demonstrando os seus dotes porta-a-porta. Já os ouvi cantar e sinceramente gostei. Aliás, aqui há 3 ou 4 anos, chegávamos a dar entre 5 a 10 euros a cada grupo. Nessa altura, andava eu a estudar na Universidade e os meus pais tinham ainda trabalho.
Mas nestes três últimos anos, tudo mudou. Actualmente, estamos todos no desemprego, reflectindo o rumo a nível nacional. Muito dificilmente, alguém irá dar emprego aos meus pais, na casa dos 50 anos, e eu, um jovem recém-licenciado, perco, cada vez mais, as esperanças de dia para a dia. Será que devo seguir o conselho daquele ministro que disse que a juventude qualificada deveria emigrar porque aqui não há nada para eles? Será que o desemprego é uma oportunidade para mudarmos a nossa vida? Será que quem não deseja a filiação num determinado partido político, tem a vida muito mais dificultada? Os meus pais andaram a investir dinheiro na minha educação (propinas mais transportes/alimentação) para ser mais um jovem desempregado e para me dizerem, nas entrevistas, que tenho habilitações a mais? Sinceramente, e depois de deparar-me com estas situações, sinto-me ainda mais desanimado. Há coisas que não devem ser ditas, sobretudo por aqueles que têm a "barriga cheia" e que estão "bem na vida". 
Tudo isto para dizer - que agora a minha família não pode abrir as portas a estas colectividades, porque cada tostão conta nos nossos dias. Desculpem-me a sinceridade, isto nada tem a haver com a qualidade  reconhecida destes grupos, mas sim com a conjuntura económica actual. Todo o dinheiro e restantes bens devem ser controlados rigidamente. Já cortamos em muita coisa, até nas "esmolas" que dávamos à Igreja (antes eram 70 cêntimos por cada missa assistida, hoje já só damos cerca de 30 cêntimos - sim, já chegamos a este cúmulo!). Isto não está mesmo nada fácil e, por isso, não temos outra hipótese senão gerir rigorosamente as nossas poupanças. 
De qualquer das formas, acho que quem tiver condições económicas para o fazer (e sei que ainda há gente em Esmoriz com essas possibilidades), deve abrir as portas a estes grupos talentosos e prestar-lhes o devido reconhecimento. Como já tive oportunidade de testemunhar há 3 ou 4 anos, estamos perante gentes tradicionalmente simpáticas e alegres que se esforçam para nos animar. Alguns dos seus elementos também passam dificuldades e sentem os efeitos da crise actual. Por isso, abram as portas e se puderem, procedam à compensação dos seus interessantes serviços. É um apelo que deixo aos esmorizenses que ainda possuem uma vida estável. Aliás, esta é a minha "única forma" de conseguir "pagar" aquilo que lhes devo, fazendo uma promoção justa das suas capacidades no meu blog. Espero que tenham maior sucesso neste fim de ano!
Pode ser que com o meu novo currículo, só com o 12º ano, possa arranjar emprego e talvez um dia lhes possa abrir as portas, de forma a prestar o meu tributo às suas acções. Até lá, peço que aceitem com humildade o perdão da minha indisponibilidade! 



Imagem nº 1 - As Janeiras em Esmoriz. O Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz continua a animar a Comunidade Esmorizense. Destaque para o bom trabalho que tem sido realizado sob a direcção de Lino Osvaldo.
Fotografia de H. A. in Facebook

Correio dos Comunicados Políticos - Miranda Gomes (cabeça de lista do PS) dirige-se aos esmorizenses

Caros Esmorizenses,

Eu, Manuel António Miranda Gomes, gestor bancário, com experiência na área da Gestão e Liderança de Equipas, sou Candidato à Junta de Freguesia de Esmoriz com total disponibilidade para o desempenho do cargo para o qual me candidato, encabeço a lista do Partido Socialista na qualidade de independente. Aceitei este desafio, endereçado por pessoas de relevo no campo político do nosso concelho e da nossa Cidade. Tenho apoio incondicional da minha família e de inúmeros cidadãos da nossa Terra, apresento-me com o objetivo de resolver os problemas concretos das pessoas e da comunidade em geral. Sou conhecedor da realidade atual da Freguesia de Esmoriz e disponibilizo-me a dar um contributo positivo na resolução dos problemas e no desenvolvimento da nossa Cidade. Para isso, conto com uma equipa experiente e responsável que me dá todas as garantias, técnicas e humanas, para seguir em frente, uma equipa que partilha a minha visão “NOVA JUNTA, UM NOVO FUTURO”, conhecedora do terreno que oferece todas as garantias de um trabalho sustentado.
Estou convencido que ao sermos eleitos, conseguiremos dar a voz às pessoas e colaborar para que haja uma ação pró-ativa da própria população.
Promover, desenvolver e fomentar políticas de proximidade com as Coletividades e Associações face às especificidades de cada uma.
Reforçar a auscultação dos cidadãos no sentido de perceber os seus anseios e problemáticas;
Melhorar e atualizar o site da Junta de Freguesia de Esmoriz, como meio de promoção da cidade e divulgação de informação;
Difundir a imagem Turística e Cultural, sendo a Cidade de Esmoriz um pólo Turístico por Excelência, promovendo Eventos Culturais, Artísticos e Desportivos; 
Dar continuidade ao equilíbrio financeiro da Junta de Freguesia, conseguido pelo mandato Socialista, o qual procedeu à liquidação das dívidas herdadas no valor de cerca 350 mil euros; 
Porque queremos dar continuidade ao bom entendimento entre Câmara Municipal de Ovar e Junta de Freguesia PS. Como resultado das nossas exigências, no qual devemos continuar a exigir mais, destacam as seguintes obras:

Obras Realizadas nos Três Anos de Mandato, no valor de cerca de Dois Milhões de Euros 
Beneficiações: Rua de Gondesende; Rua Professor Branco Duarte; Rua Rodrigues Cabrilho; Monumento do Pescador:
Repavimentações: Rua da Fonte e Praça A. Dias Costa; Rua da Quinta; Rua Figueira do Simão e Parte Da Rua Relva do Meio; Avenida D. Infante Henrique; Travessa das Acácias; Rua Diogo Pacheco; Rua das Acácias; Rua Fernão de Magalhães; Rua da Escola da Torre; Travessa da Rua Nova; Rua Relva de Cima; Rua do Buçaquinho;
Educação: Ampliação do recreio da Escola da Praia; Coberto na Escola da Relva;
Obras em curso: Beneficiação da Avenida dos Correios, Ruas Vitorino Nemésio e Ramalho Ortigão; Requalificação da Rua da Estrada Nova; Requalificação Ambiental do Buçaquinho (Parque da Cidade);
Obras a iniciar: Reabilitação do Edifício Esmoriztur, Casa das Artes de Esmoriz em concurso, 
Repavimentação da Rua da Estação;

Com responsabilidade e com firmeza, simples e objetiva, ajustada aos tempos que correm, afirmo que a participação de todos é fundamental para se ultrapassar o momento difícil em que Portugal vive.
É com esta força e com esta firmeza, aliadas a uma gestão aberta, plural e participada, que me apresento como candidato à Presidência da Junta.
Conto com todos os Esmorizenses para este projeto. Bem haja Esmoriz.
Um grande abraço



Imagem nº 1 - Miranda Gomes dirige-se aos esmorizenses, acreditando que é possível um futuro mais risonho para a Cidade.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Alcides Alves defende-se e está em pé de guerra com o PS

De acordo com o Site OvarNews, Alcides Alves diz-se alvo duma "tentativa de assassinato de carácter". O ex-Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz refere ainda que está a ser vítima duma perseguição "mesquinha, vil e rasteira".
Alcides Alves não poupa também nas críticas ao anterior executivo, chegando mesmo a afirmar: “Se as dívidas são ilegais, como se afirma na notícia, como é que puderam ser pagas, constituindo, mesmo, o seu pagamento, um verdadeiro troféu, do actual executivo, o único, ao que parece”.
O deputado municipal, eleito recentemente pelo Bloco de Esquerda, relembrou o litígio entre o executivo e a anterior presidente da junta, o que prejudicou em muito os interesses da população. Aproveitou ainda para referir que a auditoria recente às contas relativas ao seu mandato foi "encomendada" e os resultados da mesma são duvidosos. Auditoria, essa que terá custado mais de 5 mil euros e que terá de ser de saldada pelo posterior executivo, afirma o autarca que diz estar de consciência tranquila.




Imagem nº 1 - Alcides Alves defende-se das acusações, garantindo que está a ser alvo duma perseguição. 

Correio dos Comunicados Políticos - CDU efectuou propaganda no Campo Grande

http://ovar.pcp.pt/images/fotos/logos/logo_cdu.jpg


Comissão Coordenadora de Esmoriz 


Nota de Imprensa: Porta-a-porta da CDU no Campo Grande, Esmoriz


A CDU esteve, pelas 15h do passado sábado, no Campo Grande, em Esmoriz, numa grande acção de contacto com a população. Num porta a porta que durou várias horas foi distribuído o documento com a síntese do programa da CDU para as próximas eleições intercalares, tendo havido também espaço para a discussão dos problemas e reivindicações dos esmorizenses, tais como a reabilitação da rede viária, uma questão repetidas vezes levantada pela população .
No documento distribuído, a CDU apresenta como primeira prioridade a de regularizar e tornar transparente o funcionamento da autarquia. Mas a CDU propõe-se também a restabelecer relações frutuosas com as colectividades, estimular a formação de organizações de moradores, incentivar a educação (nomeadamente com a criação do prémio “Esmoriz, cidade inteligente”) e dinamizar adequadamente as festas da cidade e a animação da Praia na época balnear. E a reivindicação da instalação de uma mesa de voto na Praia não será esquecida!
Como o faz em todas as autarquias onde está representada, a CDU está e estará junto da população na hora de reivindicar - ante a Câmara Municipal e o Governo - os investimentos necessários para Esmoriz, sejam a habitação social, a defesa da costa, o arranjo da rede viária ou a reabilitação da Barrinha de Esmoriz.
Tendo como ânimo a excelente recepção por parte da população esmorizense - que lhe reconhece o trabalho constante e não apenas em época de eleições - a CDU apresenta-se com propostas capazes de trazer a estabilidade e o progresso à Junta e à Assembleia de Freguesia, colocando-as efectivamente ao serviço do povo e da cidade. 


Ovar, 24 de Dezembro de 2012
A Comissão Coordenadora de Esmoriz da CDU



Imagem nº 1 - A equipa do PCP Esmoriz tem apostado numa campanha forte, acreditando que pode devolver a credibilidade a Esmoriz.



Imagem nº 2 - O contacto com os habitantes tem sido muito frequente nestes últimos dias.

Correio dos Comunicados Políticos - Mário Saxe é o novo Mandatário do Desporto do Bloco de Esquerda

Mensagem de Mário Saxe
Mandatário do Desporto

"Do nosso programa, a medida com que mais me identifico é: construir um parque radical (half-pipe, pista de dirt, pista de BMX, etc). Esta medida poderá servir como incentivo ao crescente turismo assente na prática de desportos radicais.
Temos também que reativar a pratica (Surf, Skimboard, Bodyboard, etc.) com a organização de eventos relacionados com estes desportos apoiando sempre as iniciativas privadas, de clubes e outras organizações locais"




Imagem nº 1 - Mário Saxe é o novo trunfo do Bloco de Esquerda, defendendo maiores incentivos desportivos para os jovens esmorizenses.




Terminou a pausa natalícia...

Depois de muita coca-cola, chocolates das mais diversas marcas e de pratos à maneira, eis que o Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, recarregou as suas baterias para mais um ano de intenso trabalho em prol da sua terra. Espero que a vossa consoada também tenha sido feliz.
Exposto isto, já passa da meia noite e pronto, é altura de voltar aos textos artísticos que caracterizam o meu blog. Se me permitem a delicadeza, vou começar por apresentar-vos uma senhora, já conhecida talvez por uns e desconhecida por outros.



Imagem nº 1 - Uma senhora que poderia mudar Esmoriz para melhor.


Não, não é a minha namorada nem tenho intenções de ter um caso com ela. Aliás, eu tenho preferências estéticas bem mais exigentes. Mas esta senhora, conhecida como Nanny McPhee fazia muita falta em Esmoriz. Se não a conhecem, posso já dizer-vos que ela não tolera faltas de educação nem mentiras. Ela se fosse para a Junta de Freguesia de Esmoriz, punha aquilo tudo na ordem. Ela seria uma fantástica Presidente da Assembleia ou até Presidente da Junta. Eu seria o primeiro a votar nela. Lá por ter apenas um dente, não quer dizer que tenha menos neurónios do que muitos "salvadores" de Esmoriz e da Pátria que se fazem ouvir neste preciso momento.
Sabem o que ela faz aos meninos mal educados? É aí que entra em acção a sua bengala mágica...



Vídeo nº 1 - Nanny McPhee obriga os meninos a comportarem-se bem! Acima de tudo, deve imperar a boa educação.
Retirado do Youtube


Já agora ela tem 5 objectivos a concretizar na educação das pessoas, a saber:


1. Parar de brigar 

2. Saber compartilhar

3. Trabalhar em equipa

4. Ser corajoso

5. Ter fé


Em suma, as aparências exteriores iludem. Ela pode não ser uma Divindade em termos estéticos, mas no seu interior reina a harmonia e o bom senso - algo que os esmorizenses gostariam de observar na sua terra! Eu ainda vou ver se consigo o contacto dela para encetar conversações tendo em vista a purificação do estabelecimento da Junta de Freguesia. Eh eh eh
Já agora ela foi protagonista do melhor filme de Natal que tive a oportunidade de vislumbrar na passada Segunda-Feira... Quanto aos outros, lamento dizer mas desiludiram-me. O Pirata das Caraíbas ainda vá lá que não vá, mas a Casa dos Degredos? O Zorro? Os Soldados da Fortuna? Era só filmes de porrada e não é isso que se pede no Natal! Metam mais comédia!


 DO CUSCO


PS1: Se ainda não o fizeram, votem nas sondagens ao lado. O tempo está a terminar....

PS2: Daqui a 10 horas, e depois de uma valente soneca, serão publicados dois novos comunicados políticos.

PS3: Agora todos os artigos cómicos do Cusco vêm devidamente assinalados. Basta reparar no final de cada texto.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal




O Cusco de Esmoriz deseja um Feliz Natal a todos os Esmorizenses e restantes habitantes do Mundo.
Que haja alegria, emoção, paz, harmonia e diversão.
Estes momentos são únicos!
Aproveitem!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Carta do Cusco ao Pai Natal...


Versão Premium


Bom Dia, caro Pai Natal

Como vives na Lapónia, uma região escandinava que continua a mostrar um avanço civilizacional e económico em relação às restantes nações, deduzo então que ainda deves ter um fundo monetário bastante amplo que te permita oferecer biliões de prendas. Mas eu não vim para falar de contas, até porque isso já é tradição em Portugal. Aliás, eu venho fazer alguns pedidos para mim e também para os outros - é a prova de que não sou egoísta! Acredita que eu não vou ser muito exigente. E tu sabes que eu mereço pois sempre me comportei muito bem. Nunca tratei mal ninguém, fiz sempre os trabalhos de casa, respeitei a Natureza, efectuei serviço comunitário, tentei dar-me bem com toda a gente...
Exposto isto, eu queria três coisas para mim: um emprego estável, uma namorada e muitos chocolates. Eu não acho que esteja a pedir em demasia. Aliás, aí na Escandinávia, o desemprego nem chega aos 5 % e, em relação à namorada, sou um pouco mais exigente, mas se for minimamente gira e simpática, eu aceito!  Como sou lambareiro, venham os "ferreros rocher's" (infelizmente, não tenho nenhum Ambrósio em casa), os "milkas" e os "toblerones". Mas isso não precisa de chegar tudo no dia 25 de Dezembro, pois eu já não me importo que seja apenas no decurso do ano de 2013. Aliás, em Portugal já estamos habituados aos tradicionais atrasos. Por isso, aprendi a ser paciente!
Contudo, eu também penso nos outros. Natal também é isto! Por isso, eu pedia mais juízinho aos políticos, quer da Nação quer de Esmoriz. Que se comportem melhor, senão não serão dignos de sequer receber chocolates no dia 25 de Dezembro! Gostaria também que o Esmoriz Ginásio Clube e o Sporting Clube de Esmoriz realizassem uma época desportiva memorável. Na cultura, quero ver os Bandolins, o Grupo de Teatro Renascer e o Grupo Coral de Esmoriz a brilhar! Que o Movimento Cívico Pró-Barrinha consiga avanços decisivos na defesa dos interesses em torno da Lagoa. Que o Jornal/Rádio Voz de Esmoriz, o Malho Tanoeiro, a Barrinha em Foco, o EsmorizPortugal (Facebook), o OvarNews, o Jornal Praça Pública e o Diário de Aveiro continuem a prestar bons serviços informativos. Que os nossos Bombeiros continuem a exercer, com coragem e distinção a sua actividade! E que todos os cidadãos de Esmoriz e restante mundo vivam com amor e paz este acontecimento magnífico que recorda o nascimento de Nosso Senhor.
Como estamos numa fase de pedidos, imploro que a RTP não transmita o filme daquele bruxinho adolescente que voa com uma vassoura, que a SIC não apresente aqueles cavaleiros medievais e monstrinhos (orc's) que se aniquilam uns aos outros por causa dum anel (há tantos à venda na Internet!) e que a TVI não mostre aquele menino que fica sempre sozinho em casa e que tem sempre de pregar partidas aos assaltantes. Por favor, eu quero ver coisas novas, senão qualquer dia, decoro, sem querer, as legendas do início até ao fim destes filmes todos! 
Por fim, meu caro Pai Natal, como estou desempregado, eu não tenho dinheiro para comprar um selo e colocá-lo na carta. Por isso, reenvio para ti a conta. Lembra-te de mim porque eu até sou um tipo muito porreiro!

Um grande abraço 
Cusco de Esmoriz


Natal todos os dias

Imagem nº 1 - Será que o Pai Natal vai ouvir o Cusco de Esmoriz? Pelo menos, espero que traga muitas prendas para os esmorizenses!
Retirada de: http://natalnatal.no.sapo.pt/pag_simbolos/nast.htm




Imagem nº 2 - Ó São Nicolau, apetecia-me algo!
Retirada de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrero_Rocher

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Cusco vai de "férias" de 22 a 26 de Dezembro

Alguns aí em casa perguntam - como é que um desempregado pode ir de férias? Não, eu não vou viajar. Fiquem já a saber que o máximo que conheci foi a zona da Galiza. Pronto, também já fui ao Algarve. Mas nunca pisei outros países que não Portugal e Espanha. É claro que já naveguei pelo Google e aí já posso dizer que estive nos quatro cantos do mundo, sem pagar qualquer portagem!  
Voltando ao assunto que me traz por cá, eis que vou aproveitar estes cinco dias natalícios com a minha família e pronto, vou desligar-me um pouco do blog, mas, no dia 27 de Dezembro, volto em força. Contudo, durante este período de alguma inactividade, ainda serão publicados dois textos inerentes ao Natal (é por isso que ainda não vos posso desejar um Bom Natal).
Durante este pequeno período de 5 dias, não serão publicados artigos de opinião (aliás nem vou consultar o e-mail) nem comunicados políticos. Não faz sentido. Estamos no NATAL. Em relação aos comentários feitos nas notícias do blog, esses sim poderão ser publicados, embora a sua aprovação ainda possa demorar algum tempo. 
Por isso, só a partir do dia 27 de Dezembro é que voltarei ao blog, aproveitando para abordar os destaques das edições recentes dos Jornais "Voz de Esmoriz" e "Malho Tanoeiro".




Imagem nº 1 - O Cusco de Esmoriz, bem como a sua cara-mascote, vão descansar um pouco e gozar esta época natalícia com a família. Aconselho a que todos façam o mesmo e aproveitem estes momentos fantásticos, até porque o Mundo não terminou hoje.


PS: Esta pausa também se aplica ao blog recém-criado que não é nada mais do que uma extensão deste! Visitem então: http://cusquicesdeesmorizanuncios.blogspot.pt/ (site de publicação gratuita de anúncios inerentes à nossa região). Já agora ide lá dar uma vista de olhos e por favor, peço-vos que votem nas sondagens. A vossa opinião é extremamente importante até porque este novo blog está ainda numa fase experimental. Eu preciso de saber se irá ou não valer a pena manter esta nova iniciativa. Muito obrigado.


Correio dos Comunicados Políticos - PSD Esmoriz continua a reunir mais apoios

Depois de explicado o nosso projecto de 9 meses e 4 anos, depois de apresentado o grupo de pessoas que sustentam este projecto, e que não se resumem às pessoas da nossa lista....É com enorme agrado que esta candidatura recebe o apoio destes quatro ilustres Esmorizenses. Este apoio só foi possível pelo projecto , sério , ambicioso e realista que a nossa candidatura MERECEMOS MUITO MAIS apresentou. Prometemos desde já, não decepcionar não só quem nos apoia declaradamente , bem como todos os Esmorizenses em geral .
Agradecemos ao sr SALVADOR LOUROSA , sr BENJAMIM GOMES , sr AGOSTINHO FARDILHA e sr PAULINO GUERRA o apoio individual dado!



Imagem nº 1 - O PSD continua a apresentar novos trunfos, depois de já ter garantido os apoios de Luís Filipe Menezes e Luís Montenegro.
Texto e Imagem da autoria de Henrique Araújo

Correio dos Comunicados Políticos - GIPE tem novo vídeo promotor


Imagem nº 1 - Rosário Relva é a cabeça de lista dos Independentes por Esmoriz, desejando um novo triunfo nas eleições intercalares.



Vídeo promotor da Candidatura de Rosário Relva
Retirado do Youtube (autoria de Victor Sousa)



Imagem nº 1 - As razões da candidatura de Rosário Relva que contará com o apoio de Américo Castro, Presidente da Junta de Freguesia de Paramos.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Correio dos Comunicados Políticos - Bloco de Esquerda apresenta equipa e projecto




PROGRAMA ELEITORAL

Da lista candidata à Junta de Freguesia de Esmoriz, pelo Bloco de Esquerda, às eleições intercalares de 13 de janeiro de 2013

O NOSSO LEMA
JUNTOS VAMOS MUDAR ESMORIZ

ENQUADRAMENTO DA CANDIDATURA

Nos últimos anos, a cena política esmorizense foi marcada por uma constante falta de rumo, que culmina com a incapacidade do último executivo, às mãos do Partido Socialista, em manter a coesão interna, assim como a harmonia necessária no seio da Assembleia de Freguesia. Desde as eleições autárquicas de 2009, Esmoriz anda à deriva. Esmoriz necessita de novos atores políticos, novas ideias, novas atitudes. Neste cenário de descontentamento geral, aderentes do Bloco de Esquerda juntam-se a um grupo de cidadãos independentes, com diversas vivências na cultura, no associativismo, no desporto e em outras áreas de intervenção social. Este grupo, tão diverso quanto a sociedade que pretende representar, tem em comum o desejo de não deixar o seu destino sujeito ao (des)governo de outros, de se constituir como alternativa. Esta lista não pretende tomar conta da Junta de Freguesia de Esmoriz, mas sim colocar o destino da freguesia nas mãos dos esmorizenses. A estas eleições seguir-se-ão outras, em menos de um ano. Um projeto para Esmoriz só pode ser sério se se assumir como alternativa para os próximos cinco anos e não como um plano de contingência para os meses que nos separam das autárquicas 2013. Por essa razão, apresentamos um programa eleitoral tendo em vista o final deste mandato e o mandato seguinte, a ser decidido no final de 2013. É este programa que apresentamos em seguida.

CINCO COMPROMISSOS PARA ESMORIZ

A transformação que queremos para Esmoriz implica romper com o que a Junta de Freguesia de Esmoriz tem sido nos últimos anos. Implica trazer transparência à prática governativa. Implica também incluir todos os esmorizenses e todas as esmorizenses na transformação. Implica devolver a dignidade a Esmoriz e aos esmorizenses. Implica que a transformação seja participativa, que todos os que queiram possam contribuir.

TRANSPARÊNCIA

A Junta de Freguesia deve ser o primeiro defensor dos direitos dos cidadãos e das cidadãs no diálogo com o poder autárquico, o poder central, o setor empresarial ou com qualquer outro interlocutor. Pretendemos conferir transparência a este processo de representação, para que os esmorizenses saibam sempre quais as posições tomadas pela JFE. Pretendemos também tornar totalmente transparente a contabilidade da JFE, para que os esmorizenses saibam sempre como e onde são utilizadas as verbas ao dispor do executivo.


INCLUSÃO

A inclusão dos esmorizenses no projeto que queremos para Esmoriz tem dois sentidos. Inclusão implica que o delineamento e execução do projeto para Esmoriz tenham em atenção os esmorizenses e as esmorizenses, com principal ênfase nos mais desprotegidos (crianças, jovens, idosos, desempregados, pessoas portadoras de deficiências). Contudo, inclusão implica também convocar todos os e as esmorizenses para o delineamento do futuro de Esmoriz.

DIGNIDADE

Tantos anos de desgoverno deixaram marcas na dignidade da nossa cidade. Restituir a dignidade aos esmorizenses é em primeiro lugar garantir a todos os direitos fundamentais, como por exemplo o acesso a saneamento básico. É apoiar, dentro das competências da JFE, a superação das dificuldades do momento difícil que atravessamos. É, também, conferir dignidade à representação democrática, utilizando o mandato em benefício dos esmorizenses e não em benefício próprio.

PARTICIPAÇÃO

A legitimidade eleitoral conferida pelo voto não significa a concessão de um livre-trânsito à JFE e o papel do cidadão não se esgota no ato eleitoral. Os esmorizenses podem e devem envolver-se através da apresentação de projetos e medidas que queiram ver implementados na sua cidade. Os esmorizenses devem também ser ouvidos sobre o destino das verbas à disposição da JFE.

TRANSFORMAÇÃO

Transformação: ato ou efeito de transformar; mudança de forma; metamorfose; evolução; alteração; reforma. Não queremos uma mudança para os esmorizenses, mas com os esmorizenses. A mudança é possível, mas não basta querer mudar, é necessário mudar.

O NOSSO PROGRAMA EM DETALHE – NO QUE QUEREMOS TRANSFORMAR ESMORIZ

De acordo com as ideias que temos para Esmoriz, e que foram apresentadas acima, sugerimos as seguintes medidas que consideramos ser possível levar a cabo, dentro das competências de uma junta de freguesia.

TRANSPARÊNCIA, DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO

Disponibilizar online todos os documentos relativos a concursos e aquisições de bens ou serviços por parte da JFE. Pensando nos cidadãos sem acesso à internet, esta informação será também disponibilizada nas instalações da JFE e em espaços públicos (cafés, associações) e através dos meios de comunicação social (jornal e rádio). Realizar uma auditoria às contas e património da JFE, com o intuito de avaliar a real situação dos seus ativos e passivos. Implementar o lançamento de informação periódica relativa à atividade da JFE durante os meses anteriores, que deverá ser disponibilizada online e através dos meios de comunicação social local. Este veículo deverá ser também utilizado para divulgação mais ampla das datas das assembleias de freguesia. Fomentar a participação nas assembleias de freguesia e à apresentação de projetos/sugestões por parte dos cidadãos, coletividades, associações e clubes, que estes pretendam ver aplicados na freguesia.


FINANCIAMENTO E FUNCIONAMENTO DA JFE

Levar a discussão, com a Câmara Municipal de e a Assembleia Municipal de Ovar um novo modelo de distribuição de verbas pelas freguesias do concelho que, tendo em maior atenção a densidade populacional e de vias públicas na freguesia (francamente acima da média do concelho). Não pretendemos que esta medida seja penalizadora para as restantes freguesias, mas que seja mais favorável a Esmoriz do que o atualmente em vigor, e que tenha em consideração o estatuto de cidade. Dinamizar o espaço da feira da revenda, promovendo a realização de eventos diversos tais como: feiras de artesanato, artigos usados ou gastronomia; feira das coletividades e associações locais; cinema ao ar livre; feira de automóveis low cost (novos, usados). Dinamizar ou implementar um programa de aluguer de bicicletas. Implementar um modelo de orçamento participativo, ao qual esteja afeta uma percentagem das verbas disponíveis anualmente para utilização pela JFE. A decisão sobre a utilização da verba deverá ser tomada em assembleia de freguesia, após apresentação das alternativas, entre as quais poderão figurar projetos apresentados por cidadãos, coletividades, associações e clubes da freguesia. Procurar fontes alternativas de financiamento para os projetos aqui apresentados e outros que possam vir a ser apresentados por cidadãos ou grupos de cidadãos. A título de exemplo, poder-se-á referir a existência de fundos europeus destinados ao associativismo, ao ambiente e à cultura. Mesmo em casos em que a JFE não seja elegível para financiamento, poderá prestar apoio à elaboração de candidaturas por parte de associações, clubes ou coletividades da freguesia. Defender, intransigentemente, a manutenção de todos os serviços públicos atualmente prestados pela Junta de Freguesia de Esmoriz, promovendo a ampliação destes serviços sempre que possível.

AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE , ORDENAMENTO E PROTEÇÃO CIVIL

Retomar o diálogo com os organismos centrais e com os concelhos vizinhos no que se refere à despoluição da Barrinha de Esmoriz. A este respeito, consideramos essenciais, numa primeira fase, dois pontos. Em primeiro lugar, a despoluição dos afluentes (Ribeira de Rio Maior; Rio Lambo) com impacto positivo direto ao nível do ambiente e turismo e economia, em Esmoriz e nas freguesias e concelhos vizinhos, nomeadamente na atividade piscatória associada a esta lagoa e que é sustento de várias famílias da freguesia Em segundo lugar, a reavaliação do regime de abertura da Barrinha ao mar, durante os meses de verão, no sentido de se evitar os problemas que se têm vindo a verificar nos últimos anos, afetando negativamente o veraneio em Esmoriz e em todo o concelho de Ovar. Repensar a utilização do espaço do mercado (“praça”) próximo à Igreja. Reivindicar o saneamento básico para toda a freguesia, como condição mínima de higiene e desenvolvimento sustentável. Expandir ou adequar a rede de pontos de reciclagem, papeleiras, pontos de reciclagem de pilhas, material elétrico (ponto eletrão), e divulgar de forma mais eficiente o serviço de recolha de monstros da JFE. Encontrar soluções para o problema das lixeiras soterradas e do lixo a céu aberto na freguesia, com principal ênfase na lixeira que se encontra sob a duna, na Praia Velha, no extremo sul da freguesia. Fazer o inventário de espaços verdes, de lazer e desporto existentes na freguesia, repensá-los numa perspetiva integrada e funcional e criar/readequar a rede tendo em vista os interesses e necessidades da população e, caso necessário, construir mais parques infantis. Acabar com as barreiras arquitetónicas nos locais públicos, contrárias à integração dos cidadãos e que não se enquadram no conceito de uma cidade moderna.
Identificar os imóveis em risco de desmoronamento e comunicar aos organismos competentes, pressionando para que sejam tomadas as providências necessárias. Criar um diretório que contemple toda a oferta comercial, industrial e de serviços da freguesia. Avaliar a possibilidade de implementar o conceito de Turismo Industrial.

REDE DE TRANSPORTES PÚBLICOS E SINALIZAÇÃO

Dialogar com o IMTT no sentido de obter colaboração para efetuar uma levantamento da sinalização rodoviária existente na freguesia, com o objetivo de detetar situações de perigo, redundância ou conflito de sinalização ou sinalização desadequada. Ainda no âmbito desta medida, deverá ser solicitada informação às autoridades competentes, no sentido de identificar áreas prioritárias de intervenção, nomeadamente as com maior índice de sinistralidade. Rever e ampliar substancialmente a sinalética informativa, turística e cultural, para orientação de visitantes, promovendo a implementação de uma sinalética moderna e atrativa e a divulgação do património ambiental e cultural de Esmoriz. Fazer o levantamento das necessidades de transportes públicos e da distribuição espacial e temporal da oferta existente. Dialogar com a Câmara Municipal de Ovar, exigindo a requalificação da rede viária da freguesia de Esmoriz que, em muitos casos, se encontra num avançado estado de degradação. Propor à CMO a conversão da marginal da praia de Esmoriz numa avenida pedonal.

FORMAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES

Fomentar e participar na criação da universidade sénior e de outras iniciativas voluntárias, no sentido de promover a troca de experiências, o diálogo intergeracional, e combater o isolamento e a falta de alternativas para os cidadãos em geral, e principalmente para idosos, crianças, desempregados e cidadãos portadores de deficiências. Criar, nas instalações da JFE, um gabinete de apoio ao cidadão, com o objetivo de incentivar e criar soluções para prática desportiva e ocupação de tempos livres da população de Esmoriz.

IGUALDADE, INCLUSÃO, SOLIDARIEDADE E INTERVENÇÃO SOCIAL

Adequar o horário de funcionamento da JFE às necessidades dos cidadãos. Criar um programa de troca de bens e manuais escolares, abrangendo todas as escolas da freguesia, em que a Junta de Freguesia de Esmoriz deverá ter um papel centralizador. Com esta medida, permitir-se-á que os cidadãos possam colocar à disposição da comunidade os livros que já não necessitam, permitindo também que possam obter livros que irão necessitar, de forma gratuita. Colaborar com os clubes, coletividades e associações locais no sentido de promover programas de ocupação de tempos livres, com o intuito de facilitar o acesso de crianças, jovens e idosos de camadas a atividades lúdicas na área do desporto, da cultura e do ambiente. Promover a criação de uma horta comunitária ou uma rede de terrenos cultiváveis que se encontrem devolutos (sob tutela da JFE, CMO) e permitir a sua utilização por parte de particulares que tenham interesse em cultivá-los. A utilização destes terrenos seria sempre concessionada por períodos limitados. No caso de terrenos particulares, pertencentes nomeadamente a pessoas idosas sem capacidade para trabalhar a terra, a JFE ajudaria na mediação de um acordo entre as partes, em que a contrapartida do uso da terra poderia ser entregue em géneros (parte dos produtos cultivados).
Reativar a Rede Social, onde se articulam instituições públicas, IPSS, empresas e pessoas em nome individual, para o apoio social, nos mais variados domínios, desde cuidados de saúde, roupa, alimentação, pequenos arranjos e obras domésticas. Procurar fontes de financiamento e/ou parceiros para atribuição de prémio de mérito de alunos carenciados da freguesia. Dialogar com a Câmara Municipal e a Administração Central para que seja resolvido o grave problema relativo à construção da habitação social na praia de Esmoriz e realojamento das famílias em situação de risco devido ao grave problema de erosão costeira e avanço do mar.

DESPORTO, CULTURA E LAZER

Construir um parque radical (half-pipe, pista de dirt, pista de BMX, etc). Esta medida poderá servir como incentivo ao crescente turismo assente na prática de desportos radicais (surf, body-board, etc.) que tem florescido na freguesia através da iniciativa privada. Implementação e divulgação da agenda cultural, recreativa e desportiva da freguesia (articulada com a agenda cultural do município), que centralize a informação sobre a oferta existente nestas áreas e a disponibilize à população. Sensibilizar a Câmara Municipal de Ovar para a necessidade de renovação da sala de espetáculos Esmoriztur, a melhor alternativa na freguesia para viabilizar a realização de espetáculos e projetos culturais. Dinamizar um sarau cultural com caracter anual onde as escolas, clubes, grupos culturais e recreativos possam demonstrar à população da freguesia o que de melhor se faz na cidade em termos desportivos e culturais: homenagem aos melhores atletas, escritores, músicos, atores, artistas e alunos que mais se destacaram nesse ano em cada uma das áreas. Dinamizar o polo da Biblioteca de Ovar em Esmoriz. Atividades como: horas dedicadas à leitura em grupo e criação de grupos de leitura, declamação de poesia e teatro, trocas de livros ou atividades lúdicas descentralizadas (por exemplo, na praia e nos parques) poderão promover o gosto pela leitura, facilitando o acesso de forma gratuita.