quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Viva o Halloween!!!

Imagem nº 1 - Hoje é um dia especial!


O Cusco de Esmoriz sempre achou piada ao Halloween! Com tanta casa aí abandonada, até poderíamos organizar eventos deste tipo. Eu gosto de bruxas (desde que sejam giras), fantasmas/espíritos e acima de tudo, de doces para consolar o meu estômago! Já sei que não sou um miúdo de 15 anos, mas pronto continuo a ser lambareiro! É mais forte do que eu!
Em baixo, deixo algumas das imagens inerentes a este dia especial:





Imagem nº 2 - Que fofinhos!



Imagem nº 3 - O Halloween excita os mais jovens!
Retirado de: wp.clicrbs.com.br



Imagem nº 4 - Não é o Cavaco Silva, não se assustem! Eh eh eh eh Estou a brincar, claro está!


Display Candies More Than Once

Imagem nº 5 - Que doces tão apetecíveis. Caros esmorizenses, peço desculpa mas vou ter mesmo que terminar este artigo! Esta conversa já me deu fome e acreditem que hoje vou procurar as delícias da nossa terra.

A disciplina de voto, um acto pouco democrático

Parece que o Orçamento de Estado de 2012, ainda mais penalizador para os portugueses, será aprovado graças à disciplina de voto. Por outras palavras, o partido estará acima de qualquer opinião individual. Não me parece nada democrático que os deputados, eleitos pelo povo, não possam dar a sua própria opinião e votar como desejam. Vão ser obrigados a escolher uma opção, quer se revejam ou não nela!
Infelizmente, isto aconteceu desde sempre com todas as bancadas partidárias. A questão que fica é a seguinte - andamos a eleger deputados ou partidos?
Lamento ainda que os srs. deputados da Assembleia da República não tenham cortado nos seus luxuosos salários e restantes regalias. Por isso, merecem, mais do que ninguém, o descrédito da população. Vejam o exemplo dos ministros gregos que viram os seus ordenados cortados em 30%!
O Presidente Grego, Carolos Papoulias, abdicou mesmo da remuneração a que tinha direito. Também o Primeiro Ministro Italiano, Mario Monti, suspendeu o seu salário. Estamos a falar de países que vivem crises económicas e que ao terem noção disso, não andam com carros de luxo nem com salários criminosos para a conjuntura actual que se vive no nosso país.
Será que Cavaco Silva e Passos Coelho cortarão nas suas inúmeras e luxuosas regalias? Será que os responsáveis do PS voltam atrás com a história dos carros de luxo? Não, não creio!
É triste ver o estado a que chegou o nosso País, liderado, desde há 15-20 anos, por pessoas que unicamente pensaram no seu umbigo. 
Responsabilização criminal pela corrupção ou por gestões danosas? Zero!
Aumento da dívida do Estado e do Desemprego? Sim, de forma exponencial!
Sinceramente, estou muito desiludido e cada vez mais descrente nos deputados que deviam representar, acima de tudo, os interesses do povo português. 
Diziam que em 2012 acabava a crise (só se os Maias acertarem, contra as expectativas, a data do fim do mundo - 21 de Dezembro), agora é 2013. Pois, eu vos digo, por este andar, nem em 2020 isto acaba! Vai haver muito desemprego, fome e sacrifícios. Só que serão sempre os mesmos a pagar a factura. Este não é o país que idealizei!
Qualquer dia destes, e perdoem-me a ironia, monto uma empresa que venda papel higiénico com as caras de determinados deputados dos últimos 15 anos. Aí sim, já teriam, ao menos, alguma utilidade... Valha-nos Deus!


PSD e CDS/PP rejeitam votação nominal do Orçamento proposta pelo PCP

Imagem nº 1 - Os disparates que foram cometidos neste espaço, durante os últimos 15 anos, levaram o país a um estado de total decadência. Culpados? O Zé Povinho é sempre quem paga a factura. Por isso, não é preciso descobrir os culpados.


As Reformas em Portugal (inícios do século XXI)
(Novo Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)

 A crise mundial rebentava
O medo triunfava
E esta incerteza total
Também se alastrava a Portugal

As injustiças eram visíveis
Os poderosos conservavam a abundância
Enquanto os pobres pagariam estes tempos terríveis
Sempre com relutância

As Reformas espelhavam esta dualidade
Uns recebiam quase uma nulidade
Outros auferiam rendimentos milionários
E nem sequer eram visionários!

Um Presidente queixava-se do seu vencimento
Que não seria compatível com as suas despesas
Mas os portugueses encararam a situação com entretenimento
Não fosse este um país de desagradáveis surpresas! 


Os Portugueses do ano de 2012 são uns piegas
(Novo Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)
                                                                                                                                                               
O Zé-Povinho recebe salários miseráveis
Agora tem de pagar a crise
Senão entramos num verdadeiro apocalipse
E isto claro, é tudo uma pieguice
Dos Desfavoráveis.

Os Nobres Contemporâneos auferem luxuosidades
A crise não lhes bateu à porta
E por isso, apostam nas enganosas publicidades
Que garantem votos dos humildes da horta

As contribuições aumentam
Os transportes seguem a moda
As fábricas em falência entram
E a dimensão do desemprego comprova

Como iremos sair disto?
Dizem os Políticos com mais austeridade
Valha-nos Cristo!
Está visto! É a crise da mentalidade



Fontes Consultadas:

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Listas actualizadas para Esmorizense e Instituição do ano de 2012!

Antes demais, devo agradecer as recentes colaborações de Augusto (pseudónimo: Sansoni7), de Miguel Telles (uma personalidade que, embora algo desconhecida, exibe sempre o seu orgulho em ser de Esmoriz) e de Rui Machado. Graças a eles, pude completar a lista com mais nomes de potenciais candidatos para esmorizense e instituição do ano de 2012. Alguns nomes poderão ser consensuais, outros nem por isso! A lista é ainda provisória até dia 1 de Novembro (próxima quinta-feira), data da iniciação do referido concurso. Até lá, podem adicionar novos nomes ou até vetar alguns dos seleccionados. Têm de mostrar argumentos convincentes para justificar as vossas opções.
A cor verde, estão os nomes recentemente adicionados:


1- Esmorizense do Ano de 2012

  1. Arménio Moreira. Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha desde 2000. É um homem que nutre uma paixão notável pela nossa lagoa. Graças a homens como ele, a Barrinha pode ainda "sonhar" com a sua reabilitação. Também fez parte da direcção do Esmoriz Ginásio Clube, durante a sua era de ouro!
  2. Fernando Campos. O nosso estimado pároco já se encontra há várias décadas à frente da nossa paróquia. Soube imprimir disciplina e cultivar os valores espirituais na nossa terra, para além de ter deixado uma obra material apreciável. 
  3. Filipa Monteiro. Missionária, residente na nossa terra, que recentemente viajou para Angola, procurando ajudar os mais desfavorecidos. 
  4. Jacinto Oliveira. O Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz foi distinguido recentemente com a medalha de mérito municipal. A sua actividade nobre merece também o nosso reconhecimento.
  5. Joana Leite. Filha do famoso Chefe "Chico" dos Escuteiros, foi uma das revelações da nossa cultura, participando, com brilhantismo, no Festival da Canção da RTP.
  6. Joaquim Silva. Personalidade conhecida na Paróquia de Esmoriz, pela sua entrega às tarefas religiosas. É o "chantre" de eleição da eucaristia, tendo ainda uma presença activa nos Escuteiros de Esmoriz. É vulgarmente chamado como "Quim".
  7. José Godinho. Ele é um empresário bem sucedido no sector das sucatas. Também investiu muito na nossa terra, contribuindo para o seu desenvolvimento. É uma figura que ficará indiscutivelmente ligada aos melhores tempos do SC Esmoriz. Apesar das polémicas que envolveram o seu nome, deve estar incluído nesta lista pelos serviços que prestou em prol da nossa comunidade.
  8. Maria Joaquina Moreira. Professora de Educação e Moral que muito tem dado aos mais jovens, procurando assegurar os seus valores cristãos e humanos. É também líder do Grupo de Jovens da Paróquia de Esmoriz. 
  9. Pedro Silva. Enfermeiro que já deu provas do seu valor, procurando, a nível político, pacificar a situação na Junta de Freguesia, embora com pouco sucesso. É uma pessoa bastante respeitada em Esmoriz.
  10. Vítor Sá. Pugilista natural de Paramos. Terminou recentemente a sua carreira, após ter coleccionado vários "cintos" de prestígio. É uma personalidade que frequenta muito a nossa terra, merecendo assim a inclusão nesta lista.
  11. Hélder Reis (sugerido por Rui Machado). Jornalista/Apresentador da RTP. Uma figura de respeito da nossa cidade!
  12. José Vasconcelos (sugerido por Miguel Telles). Incansável Presidente do SC Esmoriz, que está a fazer um excelente trabalho nas instalações do Estádio da Barrinha e que teve a coragem de assumir os destinos do clube numa altura bastante crítica.
  13. Jorge Marques (sugerido por Miguel Telles). O Presidente do Esmoriz Ginásio Clube tomou conta de um clube falido e com muito esforço e dedicação e ajuda dos seus colegas, está a reerguer a dignidade do clube.
  14. Carlos Alexandre (sugerido de forma insistente por Miguel Telles). O director da Rádio Voz de Esmoriz modernizou esta estação radiofónica, é um dado adquirido! Com a contribuição de Orlando Ricardo Santos, Carlos Alexandre tem conseguido gerir, com competência e eficácia, a Rádio, numa altura em que a crise aperta mais do que nunca.
  15. Joaquina Flores (sugerido por Rui Machado). Atleta sénior que, apesar dos seus 72 anos, tem conseguido muitas medalhas no estrangeiro, levantando bem alto o nome de Portugal.


Instituição/Grupo do ano de 2012



  1. Acólitos de Esmoriz. Servem o nosso pároco Fernando Campos, de forma exemplar. Estes jovens prestam serviços à população maioritariamente católica da nossa terra.
  2. Bandolins de Esmoriz. Praticam um estilo de música que já ultrapassou fronteiras. Eles têm levantado bem alto o nome de Esmoriz, seja em Lisboa ou em Espanha. 
  3. Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Com um espírito verdadeiramente altruísta, os bombeiros arriscam as suas vidas para salvar as pessoas que estão em apuros. Neste ano, ninguém morreu por afogamento na nossa Praia, muito graças às suas acções imediatas de socorro!
  4. Centro Comunitário de Esmoriz. A solidariedade prestada por esta instituição tem respondido a muitas das necessidades locais. Nos dias difíceis que correm, o seu trabalho merece todo o nosso reconhecimento.
  5. Escutas de Esmoriz. Aprender a amar a Natureza, ao estilo católico! As crianças assimilam, junto dos chefes, muitos valores e princípios nobres que serão úteis para o seu futuro.
  6. Grupo Columbófilo de Esmoriz. Iniciativa que visa estimular os pombos-correio para a competição. Qual é o pombo que volta mais depressa a casa? 
  7. Grupo Jovens Paróquia de Esmoriz. Sob a orientação de Maria Joaquina Moreira e Isabel Moreira, o Grupo de Jovens de Esmoriz assegura o serviço de leitores para a missa do Sábado à tarde. Os mais jovens adquirem formação religiosa e acima de tudo, moral, discernindo o correcto do incorrecto.
  8. Grupo Ornitológico de Esmoriz. Este grupo também se dedica ao estudo de todas as aves, abordando o seu modo de vida, a sua distribuição pelo globo e todo o tipo de condicionantes relacionadas.
  9. Movimento Cívico Pró-Barrinha. Sob a Presidência de Arménio Moreira, o Movimento tem conseguido algumas vitórias na defesa da natureza. A ETAR de Paramos foi a primeira grande vitória do Movimento que procurava combater a poluição na Barrinha. Também, o novo Parque do Buçaquinho recebeu o total apoio deste Movimento, cujas competências ambientais se alastram a todo o concelho de Ovar (e não apenas à Barrinha, embora esta seja a mais privilegiada nas suas abordagens). Para além disso, o Movimento criou uma Exposição interessante junto à Praia de Esmoriz.
  10. Mutualidade de Santa Maria de Esmoriz. Nos dias de hoje, a formação é importante - Saber é poder, já dizia (e bem!), Francis Bacon.
  11. Renascer. Grupo de Teatro que tem retratado, com brilhantismo, inúmeras peças. Foram os anfitriões do actual festival que se está a realizar no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.
  12. Survivor Surf Camp. Quem gosta de surf? Dizem que esta é uma das escolas de surf mais antigas do Norte do País. A mesma concentra muita da sua actividade em Esmoriz.
  13. Sporting Clube de Esmoriz (sugerido por Miguel Telles). O clube desportivo mais velho da cidade (80 anos) que graças à actual direcção está a renascer com obra física e desportiva.
  14. Esmoriz Ginásio Clube (sugerido por Miguel Telles). Pelos troféus conquistados e por terem formado muitos campeões no voleibol, taekwondo...
  15. Centro de Assistência Social de Esmoriz (sugerido por Miguel Telles). Pelo seu trabalho no campo social, que tem sido de uma grande importância, nestes tempos difíceis que se vivem.
  16. Pescadores de Esmoriz (sugerido por Augusto). Devido à sua bravura no alto mar e ao exercício duma actividade tradicional da nossa terra! Eles fazem parte da identidade esmorizense!
  17. Tanoeiros de Esmoriz (sugerido por Augusto). Actividade que foi marcante durante os séculos XIX-XX na nossa região. Hoje, está em vias de extinção, embora a actividade ainda exista em Esmoriz, terra de tanoeiros!



Imagem nº 1 - Quem será o esmorizense e a instituição de 2012?


2 Novos Regulamentos do Concurso:

1-  Prémio - Os meus companheiros, que compõem a Irmandade das Cusquices, perguntaram-me qual seria o prémio para os vencedores! Dinheiro não tenho, troféus e medalhas também não! O Cusco de Esmoriz anda depauperado, sofrendo, como muitos, as consequências do flagelo do desemprego. Assim, sendo optei por enviar, por e-mail ou carta, um diploma, bem feito, com os resultados e congratulando o vencedor! Aliás, eu até poderei dedicar o poema a cada um dos três vencedores - esmorizense, instituição  e órgão de comunicação social do ano! E ninguém se poderá queixar!  O nosso blog já tem mais de 20 000 visitas e no final de 2013 (próximo ano), acredito que já chegarei às 50 000. Tal marco não é para todos... Por isso, o prémio é um diploma de elogio ao vencedor e isso até já custa dinheiro e tempo! Por isso, não se queixem!

2- Máximo de vitórias consecutivas por concurso. Se tudo correr bem, estes concursos passarão a ser anuais. Contudo, existem novas regras que serão agora estipuladas. Ninguém pode ser esmorizense nem instituição do ano por 2 temporadas consecutivas. Logo, o vencedor não pode ser repetidamente o mesmo. Esta nossa decisão assegurará mais rotatividade nos vencedores. Por outras palavras, o vencedor em 2012, só poderá ser candidato, de novo, em 2014! 
No que diz respeito ao concurso dos órgãos de comunicação social, já decidimos imprimir uma realidade distinta. Aí o máximo de vitórias consecutivas será ampliado até 5 anos seguidos. Se vencer durante 5 anos seguidos, não se pode candidatar no 6º ano que deverá assegurar um novo vencedor. 
E tudo isto foi aprovado e revisto unanimemente pela irmandade das Cusquices, constituída pelo: Cusco, Casagrande, Barrinhólogo, a Moralista e a Senhora da Cafeína.

De tarde, não perca!!!


Novos Candidatos
Para o Esmorizense e Instituição do ano de 2012!

Contribuições Recentes de:
Augusto (Sansoni 7)
Miguel Telles
Rui Machado!


Resultado da Sondagem - O que pensa de José Godinho, empresário de sucatas?

Os resultados são praticamente unânimes. José Godinho é bem visto em Esmoriz, merecendo uma percentagem de apoio cifrada nos 81% (13 votos). Apenas uma minoria considera que ele seria completamente dispensável na nossa localidade. 
Aliás, existem pessoas que defenderam, em tempos, uma estátua para homenagear este senhor! Por isso, o José Godinho é mesmo um herói popular para muitos que fazem parte da nossa comunidade. Pagou operações aos mais carenciados, ajudou os bombeiros de Ovar e realizou outras acções de benemérito que não podem ser ignoradas!
De qualquer das formas, o seu envolvimento no processo Face Oculta manchou, em muito, a sua carreira, até então intocável!
Em seguida, temos os resultados da sondagem:


O que pensa de José Godinho, empresário de sucatas?


a) É uma pessoa com boas intenções. Foi pena o seu envolvimento no processo Face Oculta. 13 votos (81%)

b) Não precisamos de pessoas assim para a nossa terra! 3 votos (18-19%)




Imagem nº 1 - José Godinho conta com muitos apoiantes em Esmoriz que reconhecem os seus serviços prestados à cidade e comunidade.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Criminalidade em Esmoriz

Depois do caso da carrinha assaltada na rua Sr. dos Aflitos (que resultou na extracção, por parte do gatuno, dos puxadores e barras de tejadilho, ambos de metal), eis que temos novos capítulos da criminalidade praticada em Esmoriz, neste preciso mês de Outubro.
O Jornal Praça Pública adianta que um polícia da Esquadra de Santa Maria da Feira teve que actuar, mesmo no seu dia de folga, em Esmoriz. O agente terá ouvido gritos de pedido de socorro, vindos de uma casa e por isso, decidiu agir, interceptando ainda o assaltante que estaria na casa dos 31 anos. O transgressor terá agora de responder pela prática do crime de furto! 
Mas as novidades não ficam por aqui! 



Imagem nº 1 - Desta vez, a polícia levou a melhor!


Cusco de Esmoriz, esse ser lendário, antecipou-se a muitos outros repórteres, quando indiciou que as buscas inerentes ao contrabando de droga, tinham também chegado à Freguesia de Esmoriz, não ficando assim apenas por Paramos. De novo, o Jornal Praça Pública confirmou esta nossa suspeição. Foram detidas 12 pessoas e apreendidas 230, 5 doses de estupefaciente (140,5 doses de heroína  84 de cocaína e 6 de haxixe). Estas buscas foram realizadas nas Freguesias de Paramos e Esmoriz.



Imagem nº 2 - A Droga é um grande mal que causa uma elevada mortandade em muitos jovens e adultos deste mundo.



Fontes Consultadas:


A grande entrevista vem aí!!!


Imagem nº 1 - Quem será o primeiro entrevistado do nosso blog?

Em primeiro lugar, a pessoa entrevistada comprometeu-se a responder a 10 perguntas bem como a enviar uma foto sua, de forma a atestar a veracidade desta iniciativa.
Abrindo um pouco o jogo, trata-se dum homem que já ofereceu muito a Esmoriz, nos mais diversos campos! É uma personalidade respeitada na nossa terra, possuidora duma energia que está desenquadrada com a sua actual idade! 
No dia 2 de Novembro, saberão a quem eu me refiro! 
Palavra de Cusco!

domingo, 28 de outubro de 2012

Taekwondo - Atletas do Esmoriz Ginásio Clube brilham em Espanha

Os jovens atletas do Esmoriz Ginásio Clube, praticantes da modalidade de Taekwondo, brilharam no Torneio Internacional da Cidade de Riveira (Espanha). Esta é uma das maiores provas da Península Ibérica, visto que participam mais de 600 atletas, alguns deles, autênticas referências desta modalidade.
A delegação esmorizense era liderada por Rúben Oliveira e Joana Pinto, alcançando os seguintes resultados:

Ouro - André Fernandes e Ana Rita Ferreira (esta última foi eleita a melhor atleta do Torneio em Infantis)
Prata - Ana Rita Pereira
Bronze - Salomé Alves

Em suma, duas medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze num torneio internacional de taekwondo. De facto, estivemos perante uma participação deveras positiva dos atletas do Esmoriz Ginásio Clube, instituição que comemorou recentemente 45 anos e que graças ao seu eclectismo, não tem parado de coleccionar troféus e marcos históricos! Continuai assim que tereis sempre o reconhecimento dos esmorizenses visto que levais o bom nome da nossa cidade a muitos cantos da Europa!
Por fim, resta-me desejar um Santo Domingo a todos. 



egc

Imagem nº 1 - O taekwondo do EGC está de parabéns!

sábado, 27 de outubro de 2012

Quem é quem?

Iniciamos uma nova rubrica, na qual os esmorizenses têm de identificar um leque de 10 personagens que deixaram uma grande marca no nosso mundo! Como já referimos, são 10 personalidades, umas mais fáceis de desvendar, outras nem tanto... Por isso, boa sorte!


foto de Zeca Afonso

Personalidade nº 1 - __________
Retirado de Sapo. PT.
Pista: Foi um dos nomes associados à revolução do 25 de Abril. As suas canções são respeitadas em Portugal e no Estrangeiro.



Gandhi and child.jpg

Personalidade nº 2 -____________
Retirado do Wikipédia
Pista: Foi um dos homens que promoveu a resistência pacífica face aos colonizadores ingleses na Índia.





Personalidade nº 3 e nº 4: _________
Retirado do Instituto de Camões (Ciências)
Pista: Efectuaram a Primeira Travessia do Atlântico Sul, sendo autênticos pioneiros no sector da aviação mundial.


Sidónio Pais

Personagem nº 5 - _________
Retirado de Arqnet
Pista: Figura da Primeira República Portuguesa que tentou, a todo o custo, endireitar o país, embora tivesse sido assassinado.




Personagem nº 6 - _________
Retirado do Wikipedia
Pista: Desobedecendo a ordens de António Salazar, concedeu milhares de vistos a muitos judeus que procuravam fugir da França, ameaçada pelo domínio nazi.




Personalidade nº 7 - ___________
Retirado do Wikipédia
Pista: Freire Dominicano espanhol que foi visto como o principal defensor dos índios da América Latina, não hesitando em denunciar os abusos dos colonizadores espanhóis. Foi uma das referências contra a escravatura. A sua acção foi semelhante à do Padre António Vieira.




Personalidade nº 8 - _________
Retirado de HistoriadoMundo.Com
Pista: Considerado por muitos, o maior estratega militar de todos os tempos. É um herói popular para os franceses!




Personalidade nº 9 -
Retirado de blog - ImpérioRoma
Pista: Estátua existente em York (Escócia) dum célebre imperador romano que deu provas de luta e de autoridade, mesmo quando se fazia sentir o perigo bárbaro. Fundou Constantinopla (actual Istambul), promoveu a liberdade de culto (acabando com a perseguição ao Cristianismo) e derrotou várias vezes os bárbaros!




Personalidade nº 10 - _________
Retirado do blog Pedra Formosa, Sociedade Martins Sarmento.
Pista: Grão-Mestre da Ordem do Hospital no século XIII e filho ilegítimo dum importante rei português.
No seu epitáfio lê-se: "Quem quer que sejas tu, sujeito à morte, lê e chora. Sou o que tu serás, já fui o que tu és. Peço-te que rezes por mim



Este passatempo visa apenas cultivar a vossa sabedoria! Não há prémios, mas não hesitaremos em referir o nome do leitor que mais acertou, demonstrando assim a sua bagagem cultural. Durante uma semana, podem tentar, apenas por uma vez, a vossa sorte! Podem fazê-lo de 3 formas: 1) através da caixa dos comentários do blog para este artigo, 2) através do e-mail (cuscodeesmoriz@hotmail.com) ou, se desejarem, 3) enviem as vossas respostas por via Facebook. Eu não direi imediatamente se os vossos resultados estão ou não certos, embora os mesmos fiquem guardados. A minha avaliação só será feita no dia 3 de Novembro. E relembro que só têm direito a uma tentativa... Depois não vale a pena emendar... 


Boa sorte!

Surpresas para o Dia 2 de Novembro



O nosso blog vai proceder à sua primeira entrevista oficial. Não vamos revelar o nome do entrevistado, mas podemos já adiantar que se trata duma pessoa já prestou inúmeros bons serviços à nossa terra. 
A entrevista será publicada no dia 2 de Novembro! 
Também nesse dia, tentaremos (embora aqui já não possamos prometer) criar um novo logotipo para o nosso site!


Iniciativa aprovada pela Irmandade das Cusquices:

O Cusco de Esmoriz
O Casagrande
A Moralista
A Senhora da Cafeína
O Barrinhólogo
(5 colaboradores, 5 pseudónimos - todos eles visam promover esta linda terra sem retirar qualquer lucro em contrapartida) 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Para descontrair...

Eu não sei se reparam mas, na nossa região, tem perdurado demasiada tensão nos últimos tempos. Quer seja na Junta, na página oficial do SC Esmoriz no Facebook, no Malho, na Voz de Esmoriz, nas Cusquices, no estado precário do País! Por isso, e como é sexta-feira, vamos agora rir um bocadinho!
Como tal, apresento em seguida um dos meus ascendentes (estou a brincar, claro está - era escusado dizer isto, mas pronto acho que convém para não originar qualquer mal entendido). Espero que apreciem o vídeo! Vale a pena...



Imagem nº 1 - Apresento-vos o meu ascendente, o Super Irritante, interpretado pelos "Gato Fedorento".
Retirado do Youtube

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Malho Tanoeiro (54º Edição - 25 de Outubro de 2012)

Chegou ao nosso e-mail, a nova edição do Malho Tanoeiro que contempla os seguintes destaques:

  • Duras críticas a Rosário Relva, Presidente da Junta. Florindo Pinto refere que o ano mais produtivo deste mandato coincidiu com a ausência de Rosário Relva por baixa médica. O autor d'O Malho não poupa nos ataques ao actual estado político que se vive em Esmoriz.
  • Pequeno excerto dum artigo mais antigo da autoria de José Sá Ferreira. Este erudito lamenta que tenha gasto tanto papel, em prol da Barrinha de Esmoriz, que agora apenas terá como destino... o lixo! Nada foi feito para a preservar ou reabilitar a Lagoa. E por isso, o autor observou que as suas ideias foram ignoradas, não passando apenas de recordações dum tempo que dificilmente voltará.
  • Resultados e Classificação do SC Esmoriz. No campeonato, soma 2 vitórias e 1 derrota. Na Taça da Associação de Aveiro, os esmorizenses encontram-se na 3ª eliminatória após terem eliminado o Gafanha.
  • Florindo defende uma estátua a José Godinho e critica indirectamente o Cusco de Esmoriz. De acordo com Florindo, José Godinho não deve ser visto como um sucateiro por ser algo depreciativo para um comerciante reputado, bem como acha ser um insulto comparar esta personalidade com figuras lendárias do Passado (Robin dos Bosques, Zé do Telhado...)
  • Reconhecimento do trabalho de Raimundo Rodrigues, ex-Presidente da Câmara Municipal de Ovar. O mesmo é elogiado pela obra que deixou em Esmoriz.



Imagem nº 1 - Fernando Raimundo Rodrigues mereceu o reconhecimento do Malho Tanoeiro.


Fonte Consultada:

  • O Malho Tanoeiro. Edição de 25 de Outubro de 2012. Direcção de Florindo Pinto.

Grupo de Baladas Nostalgia de Espinho

Na noite do dia 23 de Outubro, o Cusco de Esmoriz andava por Paços de Brandão, terra que tal como Esmoriz, teve a sua origem toponímica num cavaleiro cristão do tempo da Reconquista. No século XII, existia um cavaleiro chamado Fernando Brandão, cujo apelido terá dado o nome a esta terra. Nos casos de Esmoriz e Gondesende, ambos devem as suas designações aos nobres Ermerico e Gundesindo respectivamente. Mas isso agora pouco interessa! 
Portanto, estava eu nesta apreciável terra e decidi então visitar o ISPAB, Instituto Superior de Paços de Brandão, uma Fundação Cultural de Respeito que até apareceu numa reportagem recente da TVI, na qual se falava de alguns problemas que agora assolam as Fundações. 
No auditório deste instituto, estava a realizar-se uma peça de etiqueta à mesa, mas com música ambiente de qualidade. O Grupo Baladas Nostalgia de Espinho animou algumas dezenas de pessoas que compareceram neste evento. Esta equipa, constituída por 5 elementos (embora só puderam comparecer 3!), tocou músicas tradicionais, demonstrando assim a sua arte musical. O Grupo sente-se algo desvalorizado no concelho de Espinho, embora o mesmo não diga em relação ao município de Ovar, no qual foram recebidos de forma mais carinhosa. 
Em conversas com o Cusco de Esmoriz, Clara Pinheiro (integra também o Grupo de Bandolins de Esmoriz) e Artur Brito demonstraram interesse e disponibilidade em actuar na nossa terra. Aliás, houve uma altura em que estiveram para tocar em Gondesende, mas tal não aconteceu por motivos de força maior!
De qualquer das formas, está na altura de Esmoriz apostar na cultura, não só naquela que é fornecida pelos grupos da nossa terra (Teatro Renascer, Grupo de Bandolins...) mas também nos outros que, infelizmente, ainda não são devidamente reconhecidos nas localidades vizinhas. Aí sim, Esmoriz começará a ser um pólo cultural na região. Mas para isso, convinha reabilitar o EsmorizTur, digo eu...



Imagem nº 1 - O ISPAB recebeu o grupo de Baladas Nostalgia de Espinho. O Centro de Desenvolvimento de Competências deste instituto promoveu o referido evento.
Imagem retirada do Facebook (ISPAB)



Imagem nº 2 - Artur Brito (em destaque na foto) deixou clara a intenção de actuar em Esmoriz ou noutro local do concelho de Ovar, de forma a assegurar a divulgação e a visibilidade  do trabalho do Grupo.
Fotografia presente na Página Oficial de Artur Brito no Facebook




Imagem nº 3 - O Grupo brilha no ISPAB, encantando dois convidados que se comportaram de forma a honrar as regras de etiqueta num jantar, cheio de glamour!
Fotografia de Amélia Nogueira



Imagem nº 4 - O trio maravilha encantou os presentes!
Fotografia de Ilídia Serra


PS: Não sei o que se passou nas sondagens, visto que os resultados praticamente desapareceram... Já uma vez isso aconteceu, mas o Google recuperou os dados 2 ou 3 dias depois, voltando assim à situação normal. Se porventura tal não acontecer, os resultados anteriores estão dados como concluídos. Assim, sendo o Rádio/Jornal Voz de Esmoriz venceria, com alguma distância, a votação para melhor órgão de comunicação social do ano de 2012, sendo seguido pelo nosso blog (2º classificado) e pelo Praça Pública (que vinha no 3ºposto). 
Nas outras sondagens, concluímos, para já, que Manuel Godinho é bem visto em Esmoriz (pelo menos, 11 dos 14 votantes defendiam esta perspectiva) e que o Movimento Cívico Pró-Barrinha deverá ter um nº aceitável de sócios, desde que apresente trabalho. Em relação aos dois cenários que se colocam em termos de Junta de Freguesia, as eleições intercalares estavam com uma ligeira vantagem, em termos de preferência de votos, sobre uma eventual vinda da Comissão Administrativa.
Estes serão os resultados oficiais, caso o Google não recupere nos próximos dias os resultados anteriores das sondagens... Agradeço que não votem enquanto a situação não for normalizada! Aliás, ignorem, neste momento, as sondagens, enquanto o erro técnico não for devidamente solucionado. Muito obrigado pela vossa compreensão e pedimos desculpa por qualquer incómodo causado!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Papas e Cardeais Portugueses

Quais os nomes dos nossos Papas? Quem foram os nossos primeiros cardeais? Duas questões que seguramente ainda hoje originam muitos debates, derivados da ausência de documentação para estes períodos mais remotos. Este nosso artigo visa problematizar em torno destas questões!


Papas Portugueses ou originários da antiga Lusitânia


O Primeiro Papa Lusitano, embora anterior à fundação da nossa nacionalidade, foi Dâmaso I (viveu entre 305-384 d.C.). É difícil determinar o seu local de nascimento, embora as teorias actuais apontem para Guimarães ou Idanha-a-Velha. Existe ainda quem defenda que tivesse nascido em Tarragona, Madrid ou Arguelaguer. Muitas terras ibéricas reclamam as suas origens, mas a sua potencial naturalidade lusitana parece ganhar  mais força. 
No ano de 366 d.C, Dâmaso, homem de elevada cultura (era poeta e arquivista!), atingiria o solo pontifício, o que não fácil visto que a sua ascensão não fora totalmente consensual (Dâmaso chegou a ser acusado de adultério e de estar envolvido em homicídios, nos primeiros anos de governo pastoral - o imperador acabou por absolver e apoiar o Papa Lusitano). 
Enquanto Sumo Pontífice, exigiu a organização dos arquivos da Igreja, ordenando ainda a destruição dos documentos deturpados e apócrifos que poderiam ser utilizados pelos hereges. Combateu ainda o arianismo, doutrina considerada como herética. 
Durante o seu papado, o imperador Teodósio I declara a religião cristã como a oficial do Império, lançando assim perseguição a todas as outras que deixariam de ser toleradas, contrapondo assim o Édito de Milão (313 D.C.) do imperador Constantino que garantia liberdade religiosa.
Dâmaso restaurou os santuários dos mártires e dedicou-lhes epigramas (isto é, poemas) de louvor, mostrando assim que a fé cristã cresceu e sobreviveu à custa de muitos sacrifícios. Diga-se ainda que um dos seus secretários foi São Jerónimo que procedeu a revisões latinas das Sagradas Escrituras. Este Papa lusitano faleceria em 384 d.C, ao fim de 18 anos de pontificado.



Imagem nº 1 - Retrato do Papa Dâmaso I.


Com a fundação oficial do reino de Portugal, algo que se dará apenas em 1143 (Tratado de Zamora), apenas teremos posteriormente um Papa. Trata-se de Pedro Hispano, o homem cujo nome identifica actualmente um dos melhores hospitais do país, localizado em Matosinhos. Sem dúvida, uma personalidade da Ciência... e da Religião.
Nascido em 1205, provavelmente em Lisboa, Pedro viria a completar a sua formação em Paris. Ele foi autor de várias obras de teor medicinal, filosófico e religioso. De entre as quais, destacava-se o Thesaurus Pauperum, um livro "económico", que apresentava cuidados e terapias médicas, destinado às classes mais pobres.
No ano de 1276, e após uma carreira religiosa de respeito (prior da Colegiada de Guimarães, arcebispo de Braga, bispo de Túsculo...) atinge o trono pontifício, sob a designação de João XXI. O seu pontificado terá durado 8 meses... e 8 dias, quando inesperadamente o tecto do edifício, onde se encontrava, ruiu, provocando assim a sua morte (embora não tenha sido imediata, mas apenas ao fim de alguns dias).
Durante o seu curto papado, procurou lançar uma Cruzada ao Oriente, destinada a proteger os interesses dos cristãos que se sentiam ameaçados pelo avanço dos sultões mamelucos do Egipto. Procurou ainda estabelecer alianças com o Império Bizantino. Todos estes projectos não foram concluídos, dado o seu curtíssimo pontificado.
Na Divina Comédia de Dante (uma obra fantástica com finalidades semelhantes à Auto Barca do Inferno de Gil Vicente), o Papa João XXI faz parte dum escasso leque de personalidades que consegue entrar no Paraíso idealizado por aquele poeta italiano.



Imagem nº 2 - Pedro Hispano, uma das figuras mais marcantes do século XIII.



Os Primeiros Cardeais Portugueses


O mistério adensa-se, quando tentamos descobrir quem foi o primeiro cardeal português. Tradicionalmente, aceita-se que o Mestre Gil (ou Egídio Júlio) foi o pioneiro, embora em data incerta. Todavia, nada disto está cientificamente comprovado. Aliás, a documentação da época não comprova o seu estatuto de cardeal. Da sua vida, apenas se sabe que foi filho de Julião Pais, chanceler do reino, e que foi tesoureiro da Diocese de Coimbra e cónego de Viseu. Por isso, as dúvidas são maiores que as certezas!
Em seguida, temos Paio Galvão (conhecido em Espanha como Pelayo Gaitán). Este, sim, sabemos que foi cardeal-bispo de Albano (Itália) em 1213, tendo ainda liderado a Quinta Cruzada (1217-1221) que resultou num autêntico desastre, em pleno Egipto. O nosso cardeal não aceitou uma proposta de paz do sultão Al-Kâmil que estava disposto a oferecer-lhe Jerusalém, pedindo apenas em troca a retirada das suas tropas das terras faraónicas. D. Paio Galvão, erudito mas arrogante, não quis ceder e tentou conquistar todo o Egipto pela força das armas. Apesar da conquista de Damieta, os cruzados seriam derrotados quando marchavam rumo ao Cairo. O cardeal teve que regressar à Europa com um tremendo dissabor. Em relação às suas origens, pouco claras, discute-se se seria vimaranense (ou interamnense - isto é, oriundo de uma outra região do Entre-Douro-e-Minho) ou leonês. De facto, Paio Galvão parece ter alguma família na cidade de Léon, mas também não é menos verdade, que existem documentos que o associam a Portugal (caso da Crónica de Ernoul do Século XIII - ver página 417), mais concretamente a Guimarães, aonde terá começado a sua carreira no Mosteiro de Santa Marinha da Costa (o falecimento de D. Pedro Galvão, suposto pai de Paio Galvão, parece estar presente na documentação desta instituição - ver Tomás de Encarnação, História Eclesiástica Lusitana). 
Depois, é a vez de Ordonho Álvarez que foi cardeal em 1279, depois de ter sido arcebispo de Braga. Contudo, terá nascido em território espanhol, visto que foi aí que iniciou a sua carreira eclesiástica.
No século XIII, temos ainda Pedro Hispano, futuro Papa João XXI, este sim nascido em Lisboa e mais tarde, cardeal-bispo de Túsculo. Dele já falamos em cima!
Em suma, Paio Galvão (possivelmente nascido em Guimarães) e Pedro Hispano (nascido em Lisboa) parecem ter sido, de facto, os primeiros cardeais portugueses!


Imagem de Paio Galvão, O.S.B.

Imagem nº 3 - D. Paio Galvão, ilustre cardeal do nosso reino!


Ficheiro:Ordonho Alvares.JPG

Imagem nº 4 - Ordonho Álvares, um cardeal-bispo dado tradicionalmente como português, embora as últimas investigações apontam para uma naturalidade espanhola.


A todos eles dedico este meu poema:


As Origens Eclesiásticas da nossa Nação
(Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)


Um País,
Dois Papas Cultos
Homenageados agora pelo Cusco de Esmoriz
Que não espera receber insultos!

Dâmaso, que Papa virtuoso!
Ultrapassaste muitos escândalos,
Num período algo tumultuoso,
Recheado de vândalos.

Pedro Hispano, o nosso génio literário!
Querias lançar uma Cruzada,
Mas o tecto ruiu e caiu-te todo o tipo de pedrada,
Cessando o teu pontificado temporário.

Mestre Gil e Ordonho Álvares,
Vidas desconhecidas
Para Tu, Senhor Historiador, esmiuçares,
Desde que as mesmas não estejam irremediavelmente perdidas!

Paio Galvão de Guimarães,
Cardeal mal sucedido na missão a Constantinopla,
E, no Egipto, ignoraste os experimentados capitães,
Encerrando assim esta nossa copla!


Pronto, esgotou-se a minha inspiração! Não consigo fazer mais do que isto! A sopa mágica acabou de gerar os últimos efeitos. Agora não tenho cabeça para mais nada! Espero que este texto tenha sido útil para muitos dos nossos estimados leitores, aumentando assim a sua bagagem cultural! Um abraço do vosso ser lendário preferido, o Cusco de Esmoriz!


Fontes Consultadas sobre os nossos Papas (1 anterior e o outro posterior à Nacionalidade)



Fontes Consultadas sobre os Primeiros Cardeais Portugueses

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Ano negro de 2012... para o Jornal Voz de Esmoriz

De facto, a conjuntura económica actual trouxe inúmeras consequências negativas ao jornal tradicional da nossa terra que vive então dias bastante difíceis. No primeiro semestre do ano de 2012 (o tal ano em que alguns auspícios indicavam como data final da crise portuguesa), o Jornal conheceu uma distribuição irregular com significativos atrasos, algo que decerto não agradou aos seus leitores e publicitadores. Posteriormente, deixou de ser quinzenal (2x por mês) para ser mensal (1x por mês). Mesmo assim, a Comissão de Melhoramentos, liderada por Carlos Alexandre, considerou recentemente a necessidade de novos reajustamentos.
Nesta nova edição de Outubro, observamos que o jornal deixou de sair "a cores", sendo todas as páginas impressas a preto e branco. A questão estética foi preterida em relação ao argumento económico! Mas tinha de ser assim! O Jornal tem de se readaptar à nova realidade, por muito que custe aos seus responsáveis, de forma a garantir a sua sobrevivência.
Por outro lado, é necessário uma estratégia de promoção e divulgação do Jornal. Foi interessante ouvir o Padre Fernando Campos a pedir, no fim da Eucaristia, aos esmorizenses para que se tornem assinantes deste Jornal que atravessa uma fase muito crítica. Mas isso não basta! É necessário promover a Voz de Esmoriz na Internet e se possível, distribuir folhetos pelas caixas de correio. Também torna-se imperioso garantir que os locais de distribuição do Jornal funcionem de acordo com o estipulado, algo que nem sempre tem sido cumprido!
Na última edição de 18 de Outubro de 2012, Carlos Alexandre refere mesmo, no seu artigo de opinião, o seguinte:

"Outro motivo deste editorial ser difícil de escrever é a actual situação complicada que se vive em todos os aspectos, económicos, financeiros e sociais. A Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e o jornal A Voz de Esmoriz não fogem a essa triste realidade. Tem sido muito o esforço e a dedicação de quem nesta casa trabalha, mas neste momento começo a ver um futuro pouco brilhante para todos (...) a culpa é de toda uma conjuntura e de um clima completamente desfavorável e que está a levar um caminho recessivo que, a continuar com esta teimosia de austeridade e choque fiscal, não sei onde nos vai levar. O jornal A Voz de Esmoriz tem vivido até hoje da publicidade e das assinaturas. Mas com as receitas da publicidade a descer de uma forma avassaladora, o futuro deste jornal vai ter de encarar esta nova realidade. O que vai acontecer? Neste momento, ninguém é capaz de fazer uma previsão. A situação é tão assustadora e dramática que o dia de amanhã já é uma incógnita. Com toda a certeza que terão que ser feitos ajustamentos e alterações, a conjuntura assim o vai exigir".  (Jornal Voz de Esmoriz, p. 2).

A nota da Comissão de Melhoramentos, também presente nessa página, reflecte também estes aspectos e por isso, penso que é desnecessário transcrevê-la. 
Sugestões para algumas modificações que possam reduzir a despesa? Eu vou deixar algumas, quer sejam úteis ou não.

Proposta nº 1 
Dizem que o jornal Voz de Esmoriz tem cerca de 150 assinantes (não sei se é exactamente assim), então porque é que existe uma tiragem de 1500 exemplares (de acordo, com as informações que vêm na penúltima página do jornal)? O Malho Tanoeiro tem apenas 400 tiragens, isto é, 4x menos! Não estará na altura de diminuir o nº de tiragens, assegurando assim menos gastos com a impressão?

Proposta nº 2 
Continuo a achar que 75 cêntimos é um valor alto para um jornal local que alberga apenas 11 ou 12 páginas! Que tal reduzir um pouco e estabelecer um valor a rondar os 55 a 65 cêntimos? O Jornal até pode resumir bem e falar de muitos conteúdos, mas o preço parece-me excessivamente elevado. A rever!

Proposta nº 3
Incluir uma nova página no Jornal que fale de política nacional e internacional. Decerto que essas temáticas atrairiam mais leitores.

Proposta nº 4 
Porque não falar com alguns assinantes e pedir se eles não se importavam de receber o jornal por via electrónica (e-mail)? Tal geraria menos gastos ao nível de impressão e de envio por correio normal.

Proposta nº 5 
Garantir que o Jornal circule em mais cafés ou restaurantes da terra. Porque não tentar colocá-lo no BarraMar's, no Pé N'Areia, no Pinhal D'Aberta e por aí adiante?

Proposta nº 6 
Descobrir casos de potenciais assinantes "não pagantes" que continuem a receber o dito jornal nas suas casas. Isso é oferecer "de graça" o Jornal  e como tal, tem de merecer um controlo rigoroso. Aí o Jornal deve amigavelmente convencê-los a pagar os direitos, caso contrário, deixam de constar na lista de assinantes.

Eu até tinha mais ideias, mas a esta altura, alguém já deve estar farto de ler isto e com vontade de me mandar às urtigas.
De qualquer das formas, renovo o apelo - façam-se assinantes deste Jornal que, em 2016, festejará 60 anos de existência. Vale a pena, tem conteúdos úteis e representa os interesses da nossa Cidade. Não podemos deixar que o Jornal conheça um triste fim, quando ainda tem muito para dar. Mas que fique claro que os responsáveis pela Comissão de Melhoramentos devem assegurar a distribuição regular do Jornal. Num contrato, tem que haver compromissos e cedências de ambos os lados, sob pena de cair no descrédito.



Imagem nº 1 - O Jornal "A Voz de Esmoriz" precisa do apoio de todos nós. É vital a existência dum órgão de Comunicação Social que defenda os interesses da nossa comunidade.


PS: Caso queiram ser assinantes ou colaboradores do Jornal Voz de Esmoriz, podem contactar os seus responsáveis a partir de: vozdeesmoriz@gmail.com ou senão, desloquem-se ao seu espaço na Junta de Freguesia.

Adenda: Recebemos recentemente um e-mail da RVE que refere que os assinantes do Jornal são cerca de 650, e não 150 como uma outra fonte (exterior à rádio) nos informou anteriormente (o que estará então errado)! Também é dito que o Jornal imprime 800 exemplares e não 1500 (apesar de estar assim registado na penúltima página), embora haja uma razão por detrás desta opção (a qual poderá ser, mais tarde, colocada em cima da mesa para debate). 

Principais Destaques do Jornal "A Voz de Esmoriz" (Outubro)

Tal como fora prometido por Carlos Alexandre, Director da RVE, o jornal "A Voz de Esmoriz" já conheceu a tão esperada edição para o mês de Outubro (saiu mais concretamente no dia 18). Os principais destaques são os seguintes:

  • Dissolução da Assembleia de Freguesia. A renúncia de socialistas e sociais democratas faz com que a decisão fique agora nas mãos do Secretário de Estado da Administração Local. Dentro deste contexto, estão a ser equacionadas duas hipóteses: eleições intercalares ou a instauração duma comissão administrativa.
  • Crise no Jornal Voz de Esmoriz. Carlos Alexandre refere mesmo na página 2 que "começa a ver um futuro pouco brilhante" para a instituição, embora se tenham feito alguns reajustamentos para tentar inverter a situação. Sobre este propósito, desenvolveremos, ainda hoje, um texto em que abordaremos com atenção esta questão porque possuo novos dados que desejarei partilhar com os esmorizenses
  • Críticas aos atrasos das obras da Rua da Estrada Nova, da Avenida dos Correios e rua Professor Duarte Branco. Parece que esta demora estará relacionada com o facto da empresa "Águas da Região de Aveiro" (ADRA) ainda não ter feito aquilo que lhe competia.
  • A Equipa do Movimento Cívico Pró-Barrinha já começou a trabalhar. Os novos membros tomaram posse no passado dia 12 de Outubro, tendo sido abordadas muitas questões, de entre as quais, a criação dum novo Site/Jornal, a remoção da areia dos Passadiços de Esmoriz e inclusive, a criação duma nova lista de associados.
  • Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, fala sobre o estado precário do Passadiço da Praia de Esmoriz. Aconselha mesmo a construção imediata do novo passadiço, alertando para a degradação do actual.
  • Vantagens duma Barrinha Despoluída. Texto da autoria de Pedro Henriques que enumera os vários benefícios que poderiam ser extraídos, caso a Barrinha estivesse reabilitada.
  • O trabalho não tem dado tréguas aos bombeiros esmorizenses. Em Setembro, os nossos soldados da paz acorreram a diversos incêndios florestais (por exemplo: em Arganil - Aveiro)
  • A 13ª Edição do Festival de Teatro Renascer tem sido um sucesso. A peça inaugural "De Beren e Lúthien" do Grupo anfitrião conseguiu praticamente lotar o espaço reservado para a  plateia. Também Óscar Branco, um cómico bem conhecido, esteve presente na sessão de abertura, arrancando inúmeras gargalhadas no auditório. 
  • 45º Aniversário do Esmoriz Ginásio Clube. Uma nova placa com o logotipo do SC Esmoriz foi inaugurada pelo Presidente do clube - Jorge Marques e pelo Professor José Romeira. A mesma serviu ainda para homenagear Domingos Cruz, o fundador do Esmoriz Ginásio Clube. Também o mestre Agostinho do Taekwondo e António Loureiro (ex-atleta e treinador desta casa) foram devidamente homenageados. A dedicação que ambos cedem ao clube tem sido fantástica e esperemos que assim continue, servindo assim os interesses desta conceituada instituição. Em relação ao campeonato principal de voleibol, os pupilos de Nuno Soares contam com 1 vitória (frente ao Leixões) e 2 derrotas (face a Benfica e Castelo da Maia), somando 3 pontos e ocupando consequentemente o oitavo posto. Na próxima jornada (dia 27 de Outubro), recebem o Vitória de Guimarães.
  • No Futebol, o SC Esmoriz teve um bom arranque. A turma, orientada por Amadeu, encontra-se no segundo lugar com 6 pontos (estão a 1 ponto do líder Lobão). A equipa está ainda na 3ª eliminatória na Taça do Distrito de Aveiro.



Imagem nº 1 - O Professor José Romeira estreia a nova placa da instituição. Já lá vão 45 anos, recheados de títulos, desde as camadas jovens até aos séniores.
Retirado da Página Oficial do Facebook do Esmoriz Ginásio Clube. Possivelmente esta fotografia também será da autoria de Carlos Alexandre que assegurou a reportagem e a cobertura deste acontecimento.


Fonte Consultada:

  • Jornal "A Voz de Esmoriz". Edição de 18 de Outubro de 2012. Direcção de Carlos Alexandre. Colaboração de Lília Marques e Marco Oliveira.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Correio do Leitor

Um determinado leitor (não quis ser identificado embora assuma que é "árbitro") enviou um texto para o meu e-mail, o qual passamos a citar na íntegra:


POLICIAMENTO NOS JOGOS DE FUTEBOL E FUTSAL 
CAMPEONATOS DISTRITAIS DA AF AVEIRO

Face ao disposto no Decreto-Lei nº 216/2012, de 9 de Outubro, a partir de 8 de 
Novembro de 2012 ocorrerão as seguintes alterações em matéria de policiamento de 
espectáculos desportivos:
1 – No que diz respeito a jogos de Futebol e Futsal dos Campeonatos Distritais da AF 
Aveiro a requisição de policiamento deixa de ser obrigatória, salvo quando os mesmos 
se realizem à porta fechada ou em outros casos expressamente previstos na lei.
2 – Nos casos em que os promotores do espectáculo desportivo, considerando o risco 
do espectáculo, determinado nos termos da lei que estabelece o regime jurídico do 
combate á violência nos espectáculos desportivos, bem como as circunstâncias e 
contexto próprios da realização do mesmo, considerem necessária a requisição policial, 
deverão proceder a tal requisição.
3 – Nos casos em que não haja lugar à requisição de policiamento, a responsabilidade 
pela ordem e segurança no interior do recinto desportivo e pelos resultados da sua 
alteração é inteiramente dos promotores do espetáculo. 
4 – Nos espetáculos desportivos referentes a competições de escalões juvenis e 
inferiores, em regra, não há lugar a policiamento. Contudo, nestes espectáculos 
desportivos, o representante do promotor do espetáculo responsável pela matéria de 
segurança, pode, de forma fundamentada, requerer o policiamento.


Eu não sou perito em matérias de Direito Desportivo, mas rapidamente constato que estamos perante mudanças polémicas nos regulamentos que colocarão em causa a protecção e a integridade física e psicológica dos árbitros da Associação de Aveiro. Então nos juvenis, iniciados e infantis deixa mesmo de haver lugar a qualquer policiamento. Os árbitros estão sujeitos a ser alvo da fúria dos revoltosos, não daqueles que querem mudar a mentalidade do nosso país, mas daqueles que vêm numa bola de futebol, a sua única razão de viver.
O Cusco de Esmoriz sabe que um árbitro da Associação de Aveiro que apite as camadas jovens (por ex: iniciados ou juvenis) ganha 13 euros para cobrir gastos com o transporte. Por cada partida realizada, o árbitro principal recebe ainda 11 euros enquanto os assistentes auferem apenas 8 euros. 
Em suma, estes árbitros, embora sendo amadores, procuram dar o melhor de si e fazem-no por gosto à actividade porque 50 euros ao fim do mês (somando as contas até pode não chegar a essa quantia) constituem uma autêntica ninharia. Agora se lhes tiram a protecção a que têm direito, então estão a desencorajar os árbitros e até futuros profissionais duma actividade que, já por si, não é fácil. Sim, porque  ouvir constantemente referências às mães deles ou outro tipo de insultos é uma realidade que eles têm de presenciar nos estádios ou recintos desportivos. É verdade que os árbitros profissionais ganham balúrdios e têm de estar preparados para essas situações, mas aqui estamos a falar dum sector amador que tem acesso a autênticas ninharias. 
Eu sinceramente não tenho pachorra para ser árbitro. Sempre considerei uma profissão inglória e a minha mãe não admitiria que o seu bom nome fosse lesado. Por isso, eu não tenho que suportar as frustrações diárias de alguns tipos que não se sabem comportar nas bancadas. Mas, mesmo assim, não deixo de estar solidário com estes árbitros "amadores" que fazem a actividade por gosto e que, tal como qualquer classe, têm direitos, pelos quais devem zelar!
 Mais respeitinho, por favor!



Imagem nº 1 - Um adepto perde a cabeça e tenta agredir o árbitro num jogo entre o Avaí e o Flamengo (Brasil).