sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Comissão do Monumento ao Bombeiro pede a contribuição da população

ImageVamos ser todos solidários! O trabalho que, de forma incomensurável, desempenham nesta sociedade, jamais se consegue agradecer. Vamos agradecer com um Monumento ao Bombeiro, para isso vamos todos contribuir para que eles possam ter o seu monumento.
A Comissão do Monumento ao Bombeiro, criou uma conta de e-mail que poderá servir também para quem tiver sugestões ou quiser simplesmente contactar com a Comissão.
O endereço é o seguinte: 
comissaomonumentoaobombeiro@gmail.com

Visitem ainda a seguinte página para mais informações:


Conforme nos foi já indicado por Isaura Fátima Lopes, o objectivo passa por construir um monumento junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, de modo a homenagear as acções incansáveis dos soldados da paz. 
Se tiver possibilidade, participe e torne viável este sonho.


Foto: Manuel Sá (Panoramio)

Grupo de Teatro Renascer evidenciou-se no Fórum Permanente de Teatro da Amadora

No fim de semana que compreendeu os dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, a colectividade cultural participou na XIV edição do Fórum Permanente de Teatro, realizado na Amadora e organizado pela Federação Portuguesa de Teatro. Esta mesma edição contou com a presença incansável de 22 grupos e 240 participantes de norte a sul do país.
O Fórum Permanente teve o seu berço em Esmoriz no ano de 2008, tendo sido apadrinhado pelo Grupo de Teatro Renascer, e desde então realizaram-se mais 13 edições em diversas terras de Portugal. Neste derradeiro evento, foi homenageado Fernando Carlos Mascaranhas Augusto, encenador e dramaturgo português.
O Renascer (representado por sete elementos) esteve presente nesta cerimónia repleta de criatividade e dinamismo, demonstrando a sua habitual postura activa no que diz respeito à defesa do legado imprimido pelo Teatro Nacional.
A XV edição do fórum decorrerá no próximo ano, mais concretamente na Figueira da Foz.




Imagem nº 1 - O Grupo de Teatro Renascer esteve presente no XIV Fórum Permanente de Teatro realizado na Amadora.
Foto: Federação Portuguesa de Teatro - Fórum Permanente de Teatro

Poema da esmorizense Ana Roxo contra a violência doméstica


Violência Doméstica


No corpo, marcadas feridas,
Entranhas na pele da alma...
Que nunca serão esquecidas...
Nem quando a dor abranda!

Bater, controlar, humilhar...
Isso é violência: não é amar...
Obsessão, doença, desamor,
Afogando a vítima no mar da dor!

Homens, mulheres a sofrer...
Na negritude do sofrimento...
Cicatrizes negras do pensamento!

Cicatrizes num corpo alanceado...
Violência doméstica é um crime,
Que deve ser denunciado!


(Soneto da autoria de Ana Roxo, 
Poetisa e Licenciada em Estudos Portugueses e Alemães)





Barrinha Surf School, Escuteiros de Esmoriz e Bombeiros Voluntários de Esmoriz promovem limpeza da praia






A Barrinha Surf School com a colaboração dos escuteiros de Esmoriz ( agrupamento nº871) e o apoio dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, irá realizar uma iniciativa que visa sensibilizar as populações locais para a importância de preservar as praias limpas.

Praia limpa 365 dias, é esse o objetivo wink emotico

Dia 07 Março pelas 14:30, encontro na escola - bar pé n`areia, para levantar os sacos e luvas .

Esperamos que adesão seja enorme, portanto vamos partilhar esta iniciativa wink emoticon

Até lá amigos !!!

Extra-Esmoriz X - Câmara Municipal de Ovar promove "Rua do Azulejo"

O executivo concelhio decidiu viabilizar um projecto inovador que pretende vincar um dos cartões-de-visita de Ovar: o azulejo. Se este pode ser exemplarmente observado nas paredes de diversos edifícios públicos e privados, agora a originalidade consiste em colocá-lo no chão, formando assim uma autêntica Rua do Azulejo que deliciará os visitantes. 
A colocação de azulejos deverá ser feita na Praça da República, na Praça das Galinhas e no Largo do Neptuno. O centro da cidade receberá pois tapetes de azulejo com cerca de dois metros de largura. O investimento rondará os 150 mil euros.
Este projecto foi igualmente apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa - 2015, causando furor diante dos cidadãos que aí circularam.
Conforme indicou Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, o objectivo passa igualmente por dinamizar o comércio local, captando mais gentes.
Na nossa opinião, é de aplaudir a criatividade em torno desta iniciativa que tem tudo para ser bem-sucedida.




Imagem nº 1 - Os tapetes de azulejos revestirão de originalidade as ruas do centro de Ovar.

sábado, 21 de fevereiro de 2015

3 anos, 1300 posts e mais de 200 000 visualizações

Corria o ano de 2012, mais concretamente o dia 21 de Fevereiro, quando uma personagem rara, um cusco do piorio que andava pelas ruelas de Esmoriz, decidiu fundar um blog ou um órgão noticioso electrónico. Hoje, e ao fim de tantas notícias e reportagens, alcançamos um triénio de existência criativa. Este é exactamente o post 1300, e já contabilizamos 202 mil visitas até ao momento. A maior parte dos nossos visitantes são logicamente portugueses, mas há também uma preponderância de leitores que nos consultam a partir do estrangeiro.
Na nossa página do Facebook choveram no dia de hoje dezenas ou até centenas de mensagens de felicitações por mais um ano de actividade. Aproveitamos para agradecer todos aqueles que, nas redes sociais e no blog, nos felicitaram. É graças a vós que o nosso blog é um dos mais consultados a nível distrital. 
Agradecemos a vossa preferência, e procuraremos continuar a honrar o nome da Cidade de Esmoriz, e acima de tudo, da nossa Barrinha que mereceu sempre da nossa parte uma atenção especial. Diria mais, o início das obras de requalificação na lagoa seria a melhor prenda que poderia receber. 




Foto - OLima

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ourivesaria assaltada em Esmoriz


Tudo terá acontecido nesta quinta-feira de manhã, quando quatro homens encapuçados e armados terão assaltado uma ourivesaria em Esmoriz pelas 09:35. Aí furtaram 30 relógios usados e fugiram com o seu BMW de cor preta. Contudo, os gatunos não terão ficado por aqui, assaltando depois uma dependência do banco Millenium BCP já em Aveiro (Forca-Vouga), onde se apropriaram dum montante não especificado de dinheiro.
O caso está agora a ser investigado pela Polícia Judiciária.
Recorde-se que há algumas semanas atrás, a GNR de Esmoriz tinha conseguido evitar que um trio de larápios, provenientes do Grande Porto, assaltasse uma ourivesaria junto ao Posto dos Correios. 
Podemos, desde já, concluir que a caça ao ouro e aos objectos de valor tem constituído uma verdadeira praga neste país. Nos dias de hoje, é cada vez mais inseguro promover um negócio ligado à ourivesaria.
Nos últimos tempos, os registos de criminalidade não têm abrandado em Esmoriz nem no restante concelho de Ovar.





Imagem do Mês de Fevereiro de 2015




Imagem nº 1 - Soldados Ucranianos a jogar à bola depois do cessar-fogo acordado em Minsk neste mês de Fevereiro. Esta é também a magia que uma bola de futebol pode gerar, trazendo alegria e paz onde reina a guerra e a discórdia.

Sporting Clube de Esmoriz já não perde há 5 jogos...

O último desaire do Sporting Clube de Esmoriz na I Divisão Distrital de Aveiro deu-se em Dezembro de 2014, quando no dia 21 sofreram uma derrota caseira diante do Fiães (0-2). Mas o início de 2015 revelou ser mais proveitoso, rompendo assim definitivamente com um ciclo menos positivo.
No mês de Janeiro, a turma da Barrinha venceu o Oliveira do Bairro (1-0, em casa), o Sporting Paivense (2-0, deslocação fora) e empatou no recinto dum dos líderes da prova naquela altura - o Águeda (0-0). 
O actual mês de Fevereiro trouxe ainda uma vitória diante do Canedo (1-0, em casa) e um empate em Avanca (1-1). Esta boa série de resultados pode ainda prolongar-se na recepção ao Milheiroense em partida marcada para 22 de Fevereiro. 
O Sporting Clube de Esmoriz ocupa neste momento a 5ª posição com 34 pontos em 20 jogos, mas encontra-se a 7 pontos do líder Bustelo. Recorde-se que só o vencedor desta série é que pode almejar a subida de divisão, pelo que a equipa da cidade da Tanoaria necessita de prolongar este bom momento por muitos mais jogos, de forma a lograr a aproximação aos lugares do topo.




Imagem nº 1 - O Sporting Clube de Esmoriz encontra-se numa boa fase.

Esmoriz Ginásio Clube: 3 vitórias nos últimos 4 jogos...

O Esmoriz Ginásio Clube conquistou 3 triunfos nas últimas 4 jornadas do Campeonato Nacional de Voleibol de Séniores Masculinos. A turma da Barrinha começou por vencer o Leixões (em casa) e o Vilacondense (numa deslocação fora) pelo mesmo resultado: 3-2 em sets. Seguiu-se depois uma derrota com o líder invicto Fonte Bastardo por 0-3, e por fim, festejou uma vitória caseira por 3-1 diante do Vitória de Guimarães. A equipa recebe na próxima jornada a Associação Académica de Espinho (ocupa a última posição da tabela) e pode reforçar ainda mais esta sequência positiva. 
Todavia, a turma da Barrinha ocupa ainda a 10ª posição com 17 pontos, o que inviabiliza praticamente a entrada no playoff destinado aos 6 melhores classificados da prova. Mas por outro lado, a vantagem pontual face aos últimos classificados Clube K (5 pontos) e Académica de Espinho (2 pontos) pode ser decisiva para garantir, pelo menos, a manutenção entre os grandes do voleibol nacional. 
A equipa encontra-se ainda nos quartos de final da Taça de Portugal, onde defrontará em Santo Tirso o CA Madalena.




Imagem nº 1 - O Esmoriz Ginásio Clube encontra-se na sua melhor sequência desta temporada.



Nota-extra: O Esmoriz Ginásio Clube encontra-se neste preciso momento a recrutar colaboradores ou voluntários para o TIVE 2015. Caso estejas interessado em participar neste mega-evento, deves entrar em contacto com o seguinte e-mail: tive@esmorizgc.pt

A Banda Jackie Lyncburg apresentou o seu novo single

Chama-se "Disclosure" - o novo single da Banda de Rock esmorizense, e foi apresentado oficialmente neste passado Domingo, dia 15 de Fevereiro. 
Trata-se duma nova etapa criativa deste grupo musical que procura assim satisfazer os inúmeros fãs que já conquistaram nesta região. 
Apresentamos, de seguida, um vídeo promocional desta equipa talentosa composta pelos membros João Pedro, Ricardo Lemos, Rui Ferreira, Samuel Oliveira e Hugo Zenha.
Felicitamos ainda a banda por este novo sucesso!




Vídeo promocional do Novo Single - Disclosure dos Jackie Lynchburg
Retirado do Youtube

Ministério do Ambiente acredita que 2015 será o ano da Barrinha

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território anunciou para este ano o início das obras de requalificação e revalorização da Barrinha de Esmoriz, embora sem garantir que sejam concluídas a tempo de não serem também elegíveis para o próximo quadro comunitário de apoio. O governante respondia ao deputado do PSD Paulo Cavaleiro, numa audição onde o parlamentar social democrata saudou a forma como o governo tem tratado a questão da defesa costeira.
“A Barrinha de Esmoriz é matéria em que estamos fortemente empenhados, sendo um compromisso no âmbito do PAPVL [Plano de Ação de Proteção e Valorização do Litoral]. É necessário que a obra se inicie rapidamente” – referiu, na ocasião, Jorge Moreira da Silva, admitindo, todavia, “que não se consiga concluir a tempo de não ser também elegível para novos fundos europeus”.
A questão fora introduzida na audição ao ministro por Paulo Cavaleiro, que se congratulara “com a forma como o senhor ministro agarrou este assunto [da defesa da costa]”. Para o deputado do PSD, “apesar de não ter, agora, expressão mediática, o assunto vai continuar a merecer atenção” da sua parte
Referindo-se à requalificação e revalorização do sítio da Barrinha de Esmoriz, obra de mais de três milhões de euros, Paulo Cavaleiro lembrou tratar-se de “obra prometida e adiada desde há mais de duas décadas, tendo sido criadas expectativas às populações, enquanto os autarcas de Ovar e de Espinho, baseados na informação disponível, reforçaram a convicção se de que seria desta vez que iria acontecer”.
“O projeto de execução, segundo sei, está concluído, o licenciamento ambiental também estará terminado, a obra tem candidatura aprovada pelo POVT, mas o quadro comunitário está a terminar o seu prazo de execução” – atirou o deputado do PSD, interrogando o ministro sobre se vai ou não esta obra ser lançada dentro do atual quadro comunitário de apoio ou pode transitar para o próximo.
Jorge Moreira da Silva havia dito que de maio de 2014 a fevereiro de 2015 havia entre obra executada e obra em curso, cerca de 50 milhões de euros aplicados, enquanto neste momento, seriam 100 milhões de euros. “Estou convencido de que haverá uma boa concretização deste plano de acção no litoral” – disse o governante.
Comentando a apresentação que Jorge Moreira da Silva fizera sobre o novo programa comunitário, POSEUR e o dinheiro destinado à defesa da costa por este programa, Paulo Cavaleiro disse não considerar “que quando um ministro traz aqui informação pertinente seja considerado propaganda”. Para o deputado do PSD, “a questão dos fundos comunitários é importante demais para fazermos slogans políticos, é uma matéria eu deve merecer o nosso consenso”.


OvarNews



Imagem nº 1 - A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos vista a partir duma perspectiva aérea. 



Em jeito de comentário, é com optimismo que testemunhamos agora uma afirmação concreta dum Ministro do Ambiente que veio a público defender o início imediato das obras, de modo a que a defesa da integridade da lagoa não seja prejudicada pela ausência dos fundos ou quadros comunitários, caso a concretização do projecto venha a ser demorada. 
De facto, não há mais tempo a perder. O Carnaval de Ovar, com o seu esplendor e inegável categoria, já terminou. Agora é altura do executivo municipal recorrer à pressão dialogante junto das entidades competentes para apressar o início urgente destas obras de reabilitação (parcial ou total, logo veremos) da Barrinha de Esmoriz.
Já foram décadas e décadas de espera.
Não nos desiludam! Temos confiança que 2015 poderá ser um ano decisivo para a lagoa. As expectativas são, mais do que nunca, elevadas!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

200 mil visitas - um feito prestigiante do nosso blog

Ao fim de quase 3 anos de existência, o nosso blog afecto à cidade de Esmoriz ("Cusquices de Esmoriz") almejou as duzentas mil visitas, uma meta estatística que nos enche de orgulho. É sinal de que os nossos leitores reconhecem o trabalho até então aqui desenvolvido. Durante vários meses, noticiamos, "cuscamos", promovemos, brincamos, divertimos, fotografamos e apresentamos o melhor que se faz nesta terra plantada à beira-mar.
Procuramos sempre a imparcialidade, dando igualmente voz aos nossos leitores.
Novos desafios enfrentaremos no futuro, mas estamos cientes de que, sem os nossos leitores, nada seria possível. É a eles que agradecemos a confiança que depositaram em nós. 
Muito obrigado!





Imagem retirada de: http://rxmedica.blogspot.pt/

E a Barrinha?

O Carnaval vive-se com pompa e circunstância em Ovar. O concelho parou todo para celebrar esta tradição que já há muito tempo é característica desta cidade. 
O programa deste ano é alargado e ambicioso, já houve iniciativas destinadas a séniores, crianças e adultos, além da presença de artistas com reputação. Recuperaram-se tradições interessantes (por exemplo: o baile de máscaras) e houve ainda lugar à promoção do Cante dos Reis que, em Ovar, já conta com 122 anos de história. Até aqui tudo bem! 
Contudo, é imperioso ressalvar que este ano vai ser inteiramente decisivo no que diz respeito a alguns dossiers. Neste âmbito, destacamos as presumíveis obras de reabilitação (parcial ou total) da Barrinha que, de acordo com promessas públicas, devem arrancar neste ano de 2015. 
E é exactamente este ponto que queremos frisar em concreto. O Carnaval é festejado todos os anos e exige invariavelmente um investimento considerável por parte da Câmara Municipal de Ovar, mas a Barrinha há décadas que tem estado parada, caindo numa degradação gradual que não favorece a biodiversidade e o bem-estar dos cidadãos. O retorno do investimento em prol da lagoa seria uma realidade segura, pois traduzir-se-ia no incremento do fluxo turístico em Esmoriz e até nas freguesias vizinhas do concelho. 
O executivo municipal deve pois viabilizar ou apressar o início da empreitada celebrada com a Sociedade Polis. Acredito piamente na boa vontade dos nossos autarcas, mas este breve artigo serve apenas para que a lagoa não caia no esquecimento temporário.
Este é o nosso apelo e sim, estamos esperançosos de que a lagoa poderá vir a ficar com outra "cara", embora admita que a requalificação possa ser apenas parcial, como já foi salientado por alguns especialistas. Todavia, seria já bem melhor do que nada!
E o nada é o pior que pode acontecer à nossa lagoa dos olhos de água!





Carrinha dos CTT assaltada em Cortegaça

A ocorrência deu-se na passada terça-feira de manhã, com três larápios, portadores de armas de fogo, a coagirem a condutora a sair da viatura e apoderarem-se então duma carrinha dos CTT em Cortegaça. Não foi ainda divulgado o conteúdo que foi alvo de furto. Sabe-se sim que o veículo foi encontrado, mais tarde, abandonado junto ao acesso da auto-estrada A29.
O caso está agora nas mãos da Polícia Judiciária que procura seguir o rasto dos criminosos.



Carrinha dos CTT assaltada por trio armado em Ovar

Foto: Lusa

Extra-Esmoriz IX - Centro Cívico de Cortegaça - uma realidade do futuro

A Câmara Municipal de Ovar aprovou, em sessão de executivo, o estudo prévio do projecto "Centro Cívico de Cortegaça" que poderá assim nascer no decurso dos próximos anos. É uma obra que interessa, em muito, aos cortegacenses, pois resultará na requalificação de dois edifícios existentes - a actual sede da Junta de Freguesia de Cortegaça e o já desactivado edifício do Sindicato dos Cordoeiros e Tapeteiros.
Segundo o site OvarNews, o futuro edifício da sede da Junta de Freguesia de Cortegaça apresentará uma maior dignidade e dimensão, respeitando os padrões modernos. 
A vila do surf procura assim concretizar mais uma obra benéfica que servirá então os interesses da povoação.




centro cortegaça

Imagem nº 1 - O Futuro Centro Cívico de Cortegaça englobará a Junta de Freguesia local, e será dotado de total modernismo.
Gravura e Notícia in OvarNews


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

André Sá leva o Stod Volley ao tricampeonato da Liga Nórdica e continua a escrever história

Mais um feito valioso de André Sá, treinador do Stod Volley - equipa feminina que nos últimos anos tem arrecadado troféus e feitos nas mais diversas competições de voleibol. O Stod foi campeão na Noruega nos anos de 2012 e 2014, e está bem encaminhado para a conquista do título nacional em 2015, visto que não tem sequer qualquer derrota na prova. A equipa tenta ainda ir o mais longe possível na Challenge Cup (prova internacional de voleibol), sendo que uma eventual participação nas rondas finais constituirá um notável prémio de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por atletas, técnicos e dirigentes. 
Mas, desta feita, foi na Liga Nórdica que o jovem técnico esmorizense proporcionou mais um brilharete, ao conquistar a prova, vencendo na final as suecas do Engleholm por 3-0 em sets (25-23, 25-17, 25-21). É a 3ª vez consecutiva em que o ceptro é conquistado pelo Stod Volley, o que revela o seu indubitável crescimento nos últimos anos.
A equipa norueguesa conta ainda com a distribuidora luso-brasileira Amanda Menezes e com os adjuntos portugueses Pedro Santos e David Sousa.
O céu é agora o limite para esta instituição que enaltece o nome da Noruega na restante Escandinávia e na Europa, mas também o de Esmoriz, porque o seu treinador daí natural imprime os seus conhecimentos em prol do sucesso da sua equipa.




Médicos e Enfermeiros no Concelho de Ovar - texto de Albertino Ferreira





A saúde anda nas bocas do mundo, ultimamente. Infelizmente, não pela melhor das razões. 
Não será, no entanto, esse o tema a tratar nesta breve crónica, que irá versar apenas a questão do número de médicas/os e de enfermeiras/os no concelho de Ovar.
Esses profissionais constituem, como se sabe, a espinha dorsal do sistema de saúde.
Lamentavelmente, não há motivos para satisfação. 
Uma vez que - como informa o Instituto Nacional de Estatística, nos Anuários Estatísticos de 2013, os mais recentes - o número de médicas/os por 1000 habitantes no município de Ovar – 2,7 – é inferior à média nacional – de 4,3 – e está distante dos valores de Espinho – 5,5 – os melhores do distrito de Aveiro e, até, superiores aos do País. 
Da mesma forma, o número de enfermeiras/os por 1000 habitantes do Concelho – de 4,2 – está aquém da média de Portugal – de 6,3 – e longe dos valores do Aveiro – de 8,4 – os maiores do Distrito, e que estão, também, acima dos indicadores nacionais. 
Perante esta amostra, o que se poderá concluir?
É certo que discorrer sobre estatísticas não dispensa a avaliação no terreno. Pois é essa que, com maior segurança, poderá iluminar o verdadeiro quadro da realidade existente.
Contudo, os indícios apresentados dificultam a fuga à conclusão de que os serviços de saúde locais não dispõem dos profissionais referidos em quantidade suficiente. 
O que coloca angustiantes dúvidas sobre a sua capacidade de resposta às necessidades da população que servem. 






Artigo da autoria do Prof. Albertino Ferreira



Nota-extra: Clicar em cima das tabelas para as visualizar melhor.

Correio dos Comunicados Políticos - PCP questiona Câmara sobre o protocolo assinado com a MOVIJOVEM e recorda a passagem do deputado Miguel Viegas por Esmoriz


   Comissão Concelhia de Ovar  



Nota de Imprensa: PCP questiona Câmara sobre protocolo com a MOVIJOVEM e alerta para privatização da Rede Nacional de Turismo Juvenil


Na sequência da tomada de posição do PCP em que defende a responsabilização do governo pela viabilidade financeira da Pousada da Juventude do Ovar, o deputado municipal do PCP, Miguel Jeri, enviou já um requerimento à Câmara Municipal questionando-a sobre esta matéria.
No documento chama-se a atenção para o processo de privatização da Rede Nacional de Turismo Juvenil (RNTJ) levado a cabo pelo governo, e que teve como último capítulo o anúncio, a 10 de Janeiro e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, do processo de “concessão” de 25 pousadas da Juventude em todo o país.
Face a estes acontecimentos o eleito do PCP solicita garantias quanto à não privatização da Pousada de Juventude de Ovar e exorta a Câmara a tomar posição, não deixando de referir as apreensões dos comunistas face às declarações do Presidente da Câmara que aceitavam, infelizmente, este cenário.
Sobre o anunciado "crédito de alojamento" de 30.000€, o eleito questiona ainda se a CMO realizou algum estudo previsional das necessidades anuais de alojamento e requisição de salas de reunião que suportem a decisão de assumir este valor e de quais as soluções para o caso de não atingir esse consumo, bem como sobre a existência de algum plano estratégico que, no âmbito das suas competências, dinamize e promova a utilização da Pousada de Juventude de Ovar, como defende o PCP.
Uma vez mais o PCP alerta os jovens, os trabalhadores da Pousada e a população em geral que o processo de concessão a privados da RNTJ colocará em risco direitos laborais e direitos da juventude consagrados constitucionalmente, sendo a sua luta essencial e determinante para travar estes propósitos.

Ovar, 28 de Janeiro de 2014
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP


_______________________________________________________________________"_________



Nota de Imprensa: Deputado do PCP presente em Aveiro numa jornada dedicada à economia do mar


No seio da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu foi recentemente atribuído ao PCP, na pessoa do deputado João Ferreira, a produção de um relatório de iniciativa sobre a economia do mar. Esta atribuição decorre da importância do mar para Portugal, mas também do importante trabalho que o PCP tem vindo a desempenhar no Parlamento Europeu e, em particular, nesta frente tão importante.
Desta forma, os três deputados do PCP, João Ferreira, Inês Zuber e Miguel Viegas, dedicam todo o fim de semana a esta temática com inúmeras vistas por todo o país. É neste quadro que Miguel Viegas, deputado ao Parlamento Europeu proveniente do distrito de Aveiro, esteve hoje todo o dia no distrito em contactos com diversas organizações. Logo pela manhã, o deputado comunista esteve reunido com produtores de ostras na Gafanha da Encarnação, seguindo depois para Esmoriz onde contactou com pescadores da Arte Xávega e outras artes tradicionais. Na parte da tarde, Miguel Viegas visitou as instalações da empresa Casa da Ria - Ilha dos Puxadoiros e reuniu com a Administração do Porto de Aveiro.
Como o PCP tem defendido, não há saída da crise sem aumentar a produção e o emprego. Neste sentido, é importante confrontar as bonitas palavras do governo sobre a importância do mar com a realidade no terreno, onde os agentes económicos se batem todos os dias contra as inúmeras dificuldades que resultam da ausência de verdadeiras políticas de apoio à produção. Os produtores de ostras e os pescadores sentem-se perseguidos, quando apenas pretendem viver da sua atividade.
A produção de ostras representa uma atividade de grande desgaste físico mas com enormes potencialidades. Por falta de um enquadramento jurídico claro e adaptado a esta nova realidade, os produtores confrontam-se com autênticas barreiras administrativas que os impedem de investir e de desenvolver a sua produção. No caso da pesca, os problemas são velhos, e velhas são as promessas dos sucessivos governos PSD, CDS e PS de os resolver. Nem a recente recomendação aprovada por unanimidade, que procurada resolver questões como os apoios ao combustível, a potência dos motores, ou a possibilidade de vender o primeiro lance em qualquer circunstância, levou o atual governo a cumprir com as promessas.
Na Casa do Sal, Miguel Viegas reuniu com vários sócios de quem ouviu um pouco da história desta empresa criada em 2007, a partir de um projeto de recuperação de salinas (Ilha dos Puxadoiros) e de todos os produtos e saberes tradicionais associados. Revelando as imensas potencialidades que cruza vários setores tais como o turismo ecológico, a gastronomia, este exemplo veio demonstrar também a importância de preservar a Ria de Aveiro e a sua rede de canais que se encontra fortemente assoreada.
O dia terminou no Porto de Aveiro com uma reunião com a Administração. O mar representa por parte do PCP uma via de comunicação privilegiadas com o exterior, com especial relevo para países fora do espaço comunitário com os quais Portugal tem laços históricos de grande importância e que deveriam ser preservados e potenciados numa estratégia de diversificação dos nossos parceiros comerciais. Neste sentido, o Porto de Aveiro representa uma infraestrutura fundamental para a economia regional e nacional. Sem deixar de valorizar os investimentos realizados ao longo dos últimos anos, o deputado do PCP não deixou de manifestar reservas pela grande presença de operadores privados a exercer a sua atividade numa empresa pública, como é o caso dos portos nacionais, e ainda por cima em regime de quase monopólio.
O balanço das visitas realizadas permite desde já identificar potencialidades, mas também vários constrangimentos que certamente se traduzirão em intervenções, interpelações e propostas por parte dos deputados do PCP no Parlamento Europeu. A "economia azul" não pode ser apenas um chavão usado pelo governo para camuflar a sua inoperância. São necessárias políticas consequentes que possam de facto dinamizar a economia e tirar o país da depressão social e económica. É este o combate do PCP, pela concretização de uma política alternativa, patriótica e de esquerda!


Aveiro, 30 de Janeiro de 2015
O Secretariado da DORAV do PCP

Correio dos Comunicados Políticos - A Comissão Politica do PSD Ovar prestou homenagem a Américo da Silva Oliveira




Conhecido pela incondicional entrega à causa pública, desempenhou diversos cargos na Assembleia de Freguesia de Ovar, entre 1979 e 1997, tendo sido secretário da Junta de Freguesia de Ovar, no mandato de 1985-89 e Presidente entre 1990 e 94 sempre pelo Partido do Social Democrata.

Pertenceu à Comissão Politica do PSD – 1985-1987 - liderada por José Augusto Pinheiro Guedes da Costa e composta por Virgílio Dourado Martins de Vasconcelos, Álvaro Saramago Bonifácio (presidente da assembleia), Manuel Pereira Mendonça, João Manuel da Silva Borges, Manuel Narciso Pais de Castro, Manuel da Silva Lopes, Manuel Augusto Rodrigues da Silva Marques e Manuel Dias Resende.

Com uma intensa atividade associativa, ao longo de todos estes anos, foi dirigente da Associação Desportiva Ovarense – Ciclismo, Futebol e Basquetebol, do Grupo Atlético Vareiro, Banda Ovarense e Sport Lisboa e Ovar, teve um papel fundamental na organização do Carnaval, antes e depois de 1974, fazendo parte de diversas Comissões Organizadoras, sendo também um dos elementos fundadores do grupo carnavalesco "Os Condores". 

A importância da ação de Américo da Silva Oliveira - a quem, a Câmara Municipal de Ovar, em 2014, atribuiu a Medalha de Mérito Municipal (Prata) - é, para o PSD Ovar, o reconhecimento do trabalho de todos os nossos companheiros, e simpatizantes, em prol do movimento associativo vareiro, das suas freguesias e do Município de Ovar e das suas gentes. 

Ao tomar conhecimento do seu desaparecimento, a Comissão Politica, apresenta a toda a sua família enlutada – em particular aos filhos Rui Oliveira, Américo Oliveira e esposa D. Helena – o seu mais profundo pesar e sentidas condolências.

Novo Golfinho (?) encontrado em Esmoriz

Se noutra situação já reportada aqui foi detectado um golfinho (sem cauda) na Praia do Cantinho, desta vez foi encontrado aparentemente um novo animal da espécie ligeiramente a norte do Capitão Ganho e um pouco antes da foz da Barrinha. Apesar do avançado estado de decomposição, crê-se que se trataria dum golfinho jovem, segundo relatos no local, que também acabaria por arribar à nossa costa.
O testemunho foi-nos cedido pelo Prof. Albertino Ferreira que nos cedeu estas imagens. 
Não conseguimos obter mais informações que aclarassem toda esta situação.








Banda Jackie Lynchburg lança novo single

A Banda de Rock natural de Esmoriz - Jackie Lynchburg prepara-se para lançar um novo single, intitulado "Disclosure" que promete encantar os seus seguidores (já são quase 1400 na sua página oficial de Facebook). 
Serão explorados novos temas ou horizontes. O grupo tenciona que o ano de 2015 seja bastante produtivo, granjeando um maior reconhecimento por parte do público em geral.
O lançamento do Single de Apresentação decorrerá no dia 15 de Fevereiro. 
O grupo então constituído por João Pedro, Ricardo Lemos, Rui Ferreira, Samuel Oliveira e Hugo Zenha está então de parabéns!
Para se inteirarem dos feitos desta banda, deverão consultar as seguintes páginas: https://www.facebook.com/jackie.lynchburg?fref=ts, (Página Oficial da Banda no Facebook) e https://jackielynchburg.bandpage.com/, (Site oficial).
Não percam então as novidades que serão então formalizadas muito em breve!



Imagem retirada da Página da Banda no Facebook

Gineta avistada nas proximidades da Barrinha

No âmbito do projecto de levantamento e divulgação da fauna regional levado a cabo pela Divisão do Ambiente da Câmara Municipal de Ovar, Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e pela Cafetaria do Parque Ambiental do Buçaquinho, foi registada a presença de uma gineta junto à Barrinha de Esmoriz.
De acordo com o texto da página oficial do Parque Ambiental do Buçaquinho (no Facebook), "a gineta é um mamífero carnívoro do tamanho aproximado ao de um gato doméstico, com o corpo alongado, patas curtas e cauda muito longa, aos anéis negros e brancos. É uma espécie solitária e de hábitos exclusivamente nocturnos, daí passar tão facilmente despercebida, mesmo sendo uma espécie comum. Tem a capacidade de trepar agilmente às árvores e é um caçador generalista que se alimenta de pequenos mamíferos e aves selvagens".
Pelo que apuramos ainda, é um animal bastante presente em África (sobretudo na região do Magrebe) e que foi introduzido posteriormente no Sul da Europa. 
Além de ginetas, foram também já observadas raposas nas imediações da Barrinha de Esmoriz.


Gravura de uma gineta.
Para visualizarem a gravação da gineta detecta nas redondezas da Barrinha, aconselho a que visualizem o vídeo presente na página: https://www.facebook.com/bucaquinho?pnref=story