terça-feira, 30 de abril de 2013

Peixeirada na Assembleia de Freguesia realizada em Gondesende

Nem o facto da reunião se ter realizado num local sagrado (Cripta da Igreja de Gondesende) evitou novos desentendimentos, assegura-nos uma fonte anónima.
Desta feita, parece que houve uma discussão acesa entre Rosário Relva e António Bebiano, tendo Fátima Ramalho, Presidente da Assembleia de Freguesia, sérias dificuldades para acalmar a contenda. Foram necessários 15-20 minutos para repor a ordem.
Por detrás desta lamentável troca de acusações feias, estariam as temáticas das árvores, da entrega dos documentos e da mais recente decisão do Tribunal sobre as eleições de 13 de Janeiro. Assuntos polémicos que motivaram mesmo um momento bastante tenso na Assembleia.
Fátima Ramalho pensou mesmo em encerrar a reunião, contudo as coisas acabariam por se recompor. Mas este episódio vem relembrar outros que se sucederam no passado e que mancharam a imagem da Cidade no exterior.
A Junta de Freguesia de Esmoriz não pode estragar aquilo que tem sido bem feito ultimamente. Esta não é a altura ideal para perder as estribeiras e originar escândalos desnecessários. Eu não quero saber quem tem ou não razão, desejo sim respeito pelas pessoas cá da terra.
Por fim, refira-se que, na sessão de ontem, foram assinados orçamentos e actas. 




Imagem n º1 - Na próxima vez que se comportarem mal, vão ficar todos sentados no chão de castigo!
Foto de H. A.

Esmoriz terá bandeira azul

Isto já não é notícias. Nos últimos anos, tem sido assim. O nosso areal é cobiçado por turistas dos 4 cantos do Mundo. É a melhor praia do concelho e uma das melhores da região Centro. Para além disso, oferecemos condições de qualidade, em termos de vigilância da praia e de serviços (esplanadas, cafés, discotecas...). 
























Imagem nº 1 - Esmoriz, Cortegaça e Furadouro foram as praias contempladas com Bandeira Azul no Concelho de Ovar.
Mapa da região centro extraído da Página do OvarNews no Facebook

Correio dos Comunicados Políticos - PCP Ovar teme o encerramento do Hospital de Ovar e a ausência de políticas eficazes no combate ao avanço do mar



Comissão Concelhia de Ovar 


Nota de Imprensa: Intervenção de Manuel Duarte na Assembleia de Freguesia de Ovar de 10/Abril de 2013




1. SITUAÇÃO DO HOSPITAL DE OVAR


Não se compreende as razões para que o governo queira entregar o Hospital de Ovar à Misericórdia para ser desactivado. Nesta data a situação é seguinte:


- O Conselho de Administração encontra-se demissionário.


- O Hospital tem 190 trabalhadores dos quais 70 são precários de todas as categorias.


- A situação financeira é boa.


- Foram feitas obras de milhares de euros com dinheiros públicos.


- O Hospital possui bons recursos humanos, sendo considerado excelente com vários louvores.




O QUE ACONTECE SE ENCERRAR


O Hospital serve 60.000 pessoas do Concelho e arredores. 20% desta população é pobre e outros 20% estão no limiar da pobreza. Não há transportes disponíveis para deslocações a outras unidades de saúde. Já são longos os tempos de espera no Hospital de S. Sebastião. Aveiro fica muito distante e paga portagens. Os idosos e as crianças são as camadas que mais precisam dos hospitais de proximidade. Ficam assim privados dos cuidados de saúde.




O QUE FAZER?


É preciso que os Partidos, seja qual for a sua ideologia, se mobilizem na defesa desta estrutura. O nosso Hospital nasceu público em 1814 duma parceria Câmara e Igreja. Muito antes de Aveiro ou Santa Maria da Feira. Foi entregue à Misericórdia um século depois por inércia de governantes incapazes de o administrar. O hospital novo, este que existe agora, foi construído à custa de cortejos e oferendas pelo povo e donativos dos comerciantes e industriais do Concelho. Cabe-nos agora defendê-lo por todas as razões apontadas e mais a vergonha histórica de sermos os coveiros do nosso hospital.


Reforço o apelo aos partidos representados nesta Assembleia de Freguesia.


Não deixem morrer o nosso Hospital.


[Foi transformada em moção, com algumas alterações, para enviar à ARS. Foi aprovada por unanimidade.]




2. DEFESA DA COSTA


A senhora ministra Assunção Cristas anunciou em 26 de Março ter celebrado contractos com a POLIS para obras de protecção da orla costeira. No que diz respeito a Ovar a defesa das praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro tem uma dotação de 977.288 euros para ser executada em 2013.


Para a protecção das dunas da praia de Cortegaça a dotação é de 1.028.500 euros para ser executada em 2013 e 2014.


Para a protecção da praia de Maceda são 500.000 euros a executar em 2013 e 2014.


De fora ficou a drenagem da Ria e a recuperação dos Cais da Ribeira e Carregal.


É um remendo no velho pano já muito desgasto.




3. COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS


O governo nomeou 70 assessores para governar as mini regiões intermunicipais. De nada valeu extinguir os Governadores Civis. Só aumentou a despesa e criou mais burocracia.

Correio dos Comunicados Políticos - Henrique Araújo elogia a adesão dos moradores locais à Segunda Assembleia de Freguesia

Iniciativa positiva a realização da Assembleia de Freguesia de Esmoriz no lugar de Gondesende, uma promessa cumprida, grande adesão dos moradores locais, com intervenções e esclarecimentos pela parte do executivo liderado por António Bebiano, os trabalhos estão a ser realizados em bom ritmo, ficando desde já assumido pela Presidente da mesa da Assembleia, Fátima Ramalho a realização da próxima Assembleia na Praia de Esmoriz .


Henrique Araújo




Imagem nº 1 - A Junta de Freguesia, reuniu-se ontem (dia 29 de Abril) na Cripta da Nova Capela de Gondesende.
Foto cedida por Henrique Araújo

domingo, 28 de abril de 2013

Abram alas ao Cusco XII (com algum humor)

Desculpem-me lá se tenho escrito pouco nestes últimos dias, mas confesso que ando um pouco atarefado. Claro que isso não é justificação pois talvez não tenha gerido bem o meu tempo, mas pronto isso são outras contas. Durante a próxima semana, continuarei a ter a agenda quase cheia. É que uma pessoa importante como o Cusco de Esmoriz tem sempre muito que fazer! Eh eh eh
Como já repararam, o Novo Parque do Buçaquinho foi inaugurado no passado dia 25 de Abril. Eu adorei tudo, menos uma coisa. É que quando queria comer qualquer coisa, já muitos se tinham antecipado e como tal, já não fui a tempo de saborear o pão-de-ló que era gratuito. Eu bem sei que também tenho de fazer uma dieta, mas talvez não seria o único naquela multidão. Só que como era um dia especial, eu gostava de testar o meu paladar. Mas não faz mal, fica para a próxima. Eh eh eh



Imagem nº 1 - Enquanto contemplava a beleza do Novo Parque do Buçaquinho, a maior parte dos outros visitantes estavam concentrados na zona atractiva da Gastronomia. Também confesso que falhei, pois deveria ter comido primeiro e depois sim, ia fazer o meu trabalho de fotógrafo amador!
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Entretanto, a Universidade Sénior de Esmoriz pode já avançar nas próximas semanas (ou meses, isto na pior das hipóteses). Fonte próxima da Junta de Freguesia de Esmoriz garante que já existem 9 professores/formadores voluntários que se disponibilizaram a colaborar. Na sessão de dúvidas da última quarta-feira, estiveram ainda presentes cerca de 50 pessoas que desejaram mais informações sobre o assunto, tendo sido visível empatia e interesse em relação ao projecto. O valor mensal das propinas rondará os 15 euros e as aulas decorrerão nas instalações da Junta de Freguesia de Esmoriz. 
De facto, de que é que estão à espera para aproveitarem esta oportunidade? Eu se fosse sénior, não a desperdiçava! Mas o meu azar é que não tenho mais de 50 anos! Por isso, eu não posso estudar para a Universidade Sénior com muita pena minha...



Imagem nº 2 - Depois da Reflorestação do Campo das Vacas, a Junta de Freguesia de Esmoriz está agora concentrada no projecto da Universidade Sénior que tem conhecido múltiplos avanços.
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz


Como sabem, amanhã (dia 29 de Abril) irá realizar-se, pelas 21:00, uma nova assembleia de freguesia, desta feita na Cripta da Igreja de Gondesende. Esperemos que os políticos se comportem à altura e consigam dar continuidade àquilo que se tem conseguido nos últimos meses. Já agora devemos escrever Gondesende ou Gondezende? Com S ou com Z? Pois já vi escrito das duas formas, inclusive nas placas de trânsito...
Sobre esta questão, Aires de Amorim elucida-nos:

"Gondesende é o genitivo do antropónimo «Gondesindus», que já nos aparece no ano de 897. É uma palavra composta de Gund (combate, batalha) e sinths (caminho, expedição), significando, pois, ida para o combate. 
O segundo elemento começa por um s. que, uma vez unido ao primeiro, por ser medial, passa a ter o valor de z. Escrever, pois Gondesende com um z é um erro ortográfico" (Achegas para o Estudo da História Local, p. 309).

Assim se fala em bom português! Penso que, neste caso, os errantes não poderão sequer invocar o novo (des)acordo ortográfico em sua defesa. Gondesende vem do termo Gondesindus que alegadamente seria o nome dum cavaleiro do tempo da Reconquista Cristã, como defendeu Aires de Amorim na sua monografia sobre Esmoriz.
Se alguém voltar a escrever Gondezende, devia ser obrigado a escrever 50 vezes Gondesende, pois esta é, de facto, a grafia correcta. 



Imagem nº 3 - A Cripta de Igreja de Gondesende acolherá a próxima assembleia de freguesia.



Entretanto e mudando de assunto, o robot Curiosity que anda a sondar Marte, desenhou involuntariamente esta marca que está a dar que falar:



Robô da Nasa desenha “pênis” na superfície de Marte

Imagem nº 4 - O que será? A mim parece-me um canhão? Mas há quem pense doutra forma!


Sabem que agora podem proceder à requisição gratuita de bicicletas no Novo Parque do Buçaquinho???? Só precisam de preencher um registo e recebem uma bicicleta por empréstimo. Talvez, o capacete não esteja garantido, mas caso queiram comprar uns para vós, podem encomendar estes que estão a dar que falar:



Imagem nº 5 - Gostam destes capacetes? São bons para camuflar a nossa identidade! 


Eu confesso que não gosto de usar capacete. A minha enorme cabeleira já atenua o impacto, em caso de queda. Por isso, acho que posso poupar nesta vertente.
Por fim, deixem-me citar uma notícia recente do Jornal "O Público", datada do dia 27 de Abril (ontem), em que o falso padre de Barcelos, o tal Agostinho de Caridade, voltou a fazer das suas. É suspeito de ter furtado na Igreja Matriz de Ovar (como já foi referido), terá surgido também na Igreja de Senhora-a-Branca com o nome falso de Vítor. No passado chegou a utilizar outras identidades fictícias, como a de João Luís, quando andava pela Trofa.Tudo isto acontecia porque os párocos lesados nunca chegaram ao ponto de pedir a sua identificação e o referido Agostinho é acusado de celebrar ilegalmente cerimónias e de usurpar bens da Igreja.
Parece que este senhor tem talento para inventar nomes e enganar as pessoas. Pode ser que da próxima vez, o feitiço se vire contra o feiticeiro, e este senhor aprenda finalmente que as regras existem para ser cumpridas. Mas ele se calhar tinha perfil suficiente para entrar em determinados partidos - eh eh eh.




Imagem nº 6- A Arquidiocese de Braga lançou recentemente um enorme alerta a todas as Igrejas para que não se deixem iludir.
Retirada de: http://m.publico.pt/Detail/1592672 e LUSA.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Um dia histórico para Esmoriz e Cortegaça (Reportagem especial do Cusco)

Hoje de manhã, foi oficialmente inaugurado o Novo Parque Paisagístico do Buçaquinho que servirá as comunidades de Esmoriz e Cortegaça. Trata-se dum projecto que custou 1,7 milhões de euros (se bem que grande parte destas verbas foram comparticipadas pela entidade MaisCentro e União Europeia) e que agora foi finalmente concretizado.
As impressões não poderiam ser melhores! Confesso que fiquei encantado com a beleza do novo parque, já para não falar das suas inúmeras funcionalidades, de entre as quais: sala polivalente, sala de exposições e cafetaria, seis lagoas, torre e postos de observação da avifauna, parque infantil, jardim das plantas aromáticas, empréstimo gratuito de bicicletas para percorrer o espaço...
É certo que hoje de manhã, estiveram largas centenas de pessoas a presenciarem o evento. De tarde, é provável que o número de visitantes possa ascender aos milhares. Independentemente das ideologias de cada um, parece ser unânime entre todos, a grandeza desta iniciativa que transformou uma antiga e desastrosa ETAR num Parque de primeira categoria! É preciso dar o braço a torcer e reconhecer o mérito dos empreendedores. De facto, sabiam o que estavam a fazer e isso tem de ser referido!
Por volta das 12:00-12:30, os principais autarcas do Município de Ovar e das Juntas de Freguesia de Esmoriz e Cortegaça chegariam para proferir o seu discurso, engrandecendo a obra entretanto assegurada. 
José Américo, responsável pelo Pelouro do Ambiente e grande mentor do projecto de Requalificação do Buçaquinho, congratulou-se com o sucesso de tal iniciativa, assegurando ainda que a Ecopista ficará concluída dentro de 1 mês e meio, isto para além de ter referido que a ponte sobre a Barrinha de Esmoriz é mesmo para avançar.
Depois da mensagem da autoria do vereador José Américo, seguiram-se António Bebiano e Sérgio Morais, Presidentes das respectivas Juntas de Freguesias de Esmoriz e Cortegaça, que enalteceram a importância deste novo parque. Por fim, destacamos o discurso de Manuel Oliveira que, para além de salientar o carácter inovador desta obra, agradeceu o empenho de todas as entidades, entre as quais, o Movimento Cívico Pró-Barrinha (liderado pelo incansável Arménio Moreira), o Grupo dos Bandolins de Esmoriz, o Grupo de Cantares de Esmoriz e Cortegaça, entre outras entidades que contribuíram ou irão actuar nestes primeiros tempos. O autarca relembrou ainda que toda estas obras são realizadas com um investimento significativo, na sua maioria sustentado pelos fundos europeus (o que acaba por gerar poucas despesas à Câmara Municipal), isto para além de reivindicar a liquidação de todas as dívidas (neste âmbito, deixou claro que a dívida real da CM de Ovar é zero). Manuel Oliveira espera que o Novo Parque do Buçaquinho seja um espaço agradável e que atraia muitas pessoas no futuro.
Expostos estes discursos, a multidão dispersou-se para os tradicionais "comes e bebes". Entretanto, eu fui fotografando o parque duma ponta à outra. Observei a cafetaria, a sala de exposições, as lagoas (com muitos patos), a diversidade de plantas expostas, ranchos e cantares, inúmeras actividades culturais, postos de observação, parque infantil, várias pessoas a merendar na relva... E como estava municiado com uma boa máquina fotográfica tinha então o dever de ilustrar tudo o que vi com os meus próprios olhos. 
Todas estas fotos são da minha autoria. Refira-se ainda que muitos órgãos de Comunicação Social cobriram este evento, nomeadamente o "Porto Canal".



Imagem nº 1 - As pessoas começavam a chegar. Algumas já utilizavam bicicletas.


Imagem nº 2 - Junto à cafetaria, destaque para a presença de inúmeros escuteiros.



Imagem nº 3 - O local que iria acolher o discurso dos autarcas. As bandeiras da CM de Ovar, de Portugal e da União Europeia estavam aí sinalizadas. 



Imagem nº 4 - Mais pessoas se concentram na relva.



Imagem nº 5 - O tempo ia passando e o número de visitantes aumentava gradualmente.



Imagem nº 6 - Os nossos políticos estavam quase a chegar!



Imagem nº 8 - Manuel Oliveira, Presidente da Câmara Municipal, prepara-se para oficializar o Novo Parque do Buçaquinho.



Imagem nº 9 - Apresentação duma bicicleta da "CicloRia" que pode ser emprestada gratuitamente, mediante registo individual do interessado. Ao todo, existirão 100 bicicletas ao dispor dos visitantes.



Imagem nº 10 - Perspectiva mais pormenorizada sobre a referida bicicleta.



Imagem nº 11 - Muita gente assistiu aos discursos dos autarcas.



Imagem nº 12 - Para além de Manuel Oliveira, estiveram presentes António Bebiano, Sérgio Morais, Vítor Ferreira, José Américo e Salvador Malheiro.



Imagem nº 13 - António Bebiano, Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, profere o seu discurso.



Imagem nº 14 - A responsável do MaisCentro demonstrou também o seu orgulho pelo projecto.



Imagem nº 15 - Manuel Oliveira salientou a vertente inovadora deste parque.



Imagem nº 16 - Para além disso, o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, garante que as contas da autarquia estão em ordem.



Imagem nº 17 - De seguida, foram todos deliciar-se com a gastronomia da região. O espaço foi confiado ao engenheiro Pedro Maia, o único que se disponibilizou a tomar conta deste lindo parque.



Imagem nº 18 - Entramos também num edifício situado ao lado com exposições e actividades.



Imagem nº 19 - Neste corredor, poderíamos observar imagens e textos relacionados com a Natureza.



Imagem nº 20 - Exemplos de imagens e textos expostos.



Imagem nº 21 - Exemplos de imagens e textos expostos.



Imagem nº 22 - Ao fim do corredor, deparamo-nos com uma sala de actividades para as crianças.



Imagem nº 23 - As crianças podiam pintar, desenhar e conviver nestas mesas.



Imagem nº 24 - A verdura destaca-se neste Parque.


Imagem nº 25 - Uma das lagoas...



Imagem nº 26 - Outra perspectiva sobre a lagoa.



Imagem nº 27 - Não faltam bons caminhos!



Imagem nº 28 - A vegetação é ainda diversificada.



Imagem nº 29 - Outra lagoa que conseguimos fotografar.



Imagem nº 30 - Vale a pena efectuar aqui as nossas caminhadas.



Imagem nº 31 - Não é lindo?



Imagem nº 32 - O balanço só pode ser maravilhoso!



Imagem nº 33 - Foi uma honra ter estado aqui hoje!



Imagem nº 34 - Mas ainda tenho que continuar a percorrer este caminho.



Imagem nº 35 - Muita vegetação junto às lagoas.



Imagem nº 36 - Outro caminho.



Imagem nº 37 - Que felizardos, nós somos!



Imagem nº 38 - Oxalá que preservem bem este espaço!



Imagem nº 39 - Muitos patos estavam na sua "ilhota"



Imagem nº 40 - Permitam-me destacar novamente a verdura de todo este espaço.



Imagem nº 41 - Outra perspectiva sobre a mesma lagoa.



Imagem nº 42 - Mas está na altura de continuarmos a seguir o nosso caminho! Vamos ver até onde nos leva!



Imagem nº 43 - Será que existem mais surpresas para vos mostrar?



Imagem nº 44 - Outra lagoa visualizada.



Imagem nº 45 - Muitos divertiam-se na relva.



Imagem nº 46 - Torre de observação sobre as aves da região.


Imagem nº 47 - Outra foto sobre a torre de observação que possui escadas.



Imagem nº 48- Cerca de dez patos vagueavam nesta lagoa.



Imagem nº 49 - Como é bom respirar o ar puro neste Parque.



Imagem nº 50 - Os escuteiros também usufruíram do contacto com a Natureza.



Imagem nº 51 - O grupo de ranchos e cantares também animaram o espaço. Pelo que nos disseram, o Grupo dos Bandolins de Esmoriz iria juntar-se à festa.


Imagem nº 52 - Inúmeras pessoas gozavam este momento célebre.



Imagem nº 53 - O parque infantil estava já mais que preparado para receber as crianças.



Imagem nº 54 - Decerto que não faltam actividades para os mais jovens se divertirem!



Imagem nº 55 - Placa de identificação deste mini-parque infantil do Buçaquinho.



Imagem nº 56 - Um escorrega! 



Imagem nº 57 - Que ricas árvores!


Imagem nº 58 - Deixem-me aproveitar a brisa!


Imagem nº 59 - É pena que não possamos tomar banho nas lagoas. Eh eh eh Estou a brincar!!!



Imagem nº 60 - A paisagem é fascinante!



Imagem nº 61 - Dá gosto ver isto assim!



Imagem nº 62 - Mais um patinho a andar numa lagoa!



Imagem nº 63 - Gosto da vegetação que decidiram colocar aqui!



Imagem nº 64- Estamos a regressar de novo ao local de entrada.



Imagem nº 65 - Bem, vou sentar-me neste banquinho para descansar e gozar da sombra.



Imagem nº 66 - Repostas as energias, posso caminhar triunfantemente rumo ao local, onde estavam concentrados os famosos da terra!



Imagem nº 67 - Destaco de novo as plantas do parque. São lindas!



Imagem nº 68 - Variedade também é qualidade!



Imagem nº 69 - Valeu mesmo a pena!



Imagem nº 70 - Mediante registo, é na entrada principal, que podem solicitar gratuitamente o empréstimo de uma bicicleta.



Imagem nº 71 - Manuel de Oliveira assegura uma das obras que prometera, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida no Município.



Imagem nº 72 - Outra imagem sobre o parque.



Imagem nº 73- Muitas placas com legendas sobre as plantas e os mais diversos espaços deste parque.



Imagem nº 74 - Já estou cansado dos pés e da vista (depois de tantas fotos), vou descansar com um sorriso nos lábios!



Imagem nº 75 - A última imagem!


Por fim, resta-me, enquanto habitante de Esmoriz, agradecer o trabalho desenvolvido por todos os autarcas da CM de Ovar (liderado por Manuel Oliveira), bem como os de Esmoriz (tanto o actual, encabeçado por António Bebiano, como o anterior, chefiado por Rosário Relva) e os de Cortegaça (presidido por Sérgio Morais) - estes últimos cederam espaços e deram o seu apoio ao projecto.
Foi um dia que decerto honrou o 25 de Abril!