sábado, 31 de março de 2018

Poema do Mês de Março de 2018


Canção de Primavera
(Poema da autoria de José Régio)


Eu, dar flor, já não dou. Mas vós, ó flores, 
Pois que Maio chegou, 
Revesti-o de clâmides de cores! 
Que eu, dar, flor, já não dou. 

Eu, cantar, já não canto. Mas vós, aves, 
Acordai desse azul, calado há tanto, 
As infinitas naves! 
Que eu, cantar, já não canto. 

Eu, Invernos e Outonos recalcados 
Regelaram meu ser neste arrepio… 
Aquece tu, ó sol, jardins e prados! 
Que eu, é de mim o frio. 

Eu, Maio, já não tenho. Mas tu, Maio, 
Vem com tua paixão, 
Prostrar a terra em cálido desmaio! 
Que eu, ter Maio, já não. 

Que eu, dar flor, já não dou; cantar, não canto; 
Ter sol, não tenho; e amar… 
Mas, se não amo, 
Como é que, Maio em flor, te chamo tanto, 
E não por mim assim te chamo?



Resultado de imagem para jose regio

Imagem nº 1 - Retrato de José Régio, escritor português que viveu entre 1901 e 1969.
Foto - Wikipédia
Poema sobre a chegada da Primavera que vai desde Março até Junho, embora o poeta realce aqui em concreto o mês de Maio.

Cartoon do Mês de Março de 2018




Imagem nº 1 - Após 76 anos de vivências e mais de meio século de resistência à Esclerose Lateral Amiotrófica, Stephen Hawking (1942-2018) partiu no passado dia 14 de Março. O físico e cosmólogo britânico deixou o mundo mais pobre, sobretudo a própria comunidade científica.
Cartoon da autoria de Sherif Arafa

Fotografia do Mês de Março de 2018



Resultado de imagem para manifestação marielle franco

Imagem nº 1 - Diante do olhar de milhares de pessoas, decorreria o velório da vereadora e activista Marielle Franco, morta a tiro no Rio de Janeiro num cenário muito duvidoso. A socióloga de 38 anos era defensora dos direitos humanos e denunciava regularmente os abusos de autoridade cometidos por parte das entidades policiais contra os moradores de comunidades carentes.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Câmara Oculta VII

A Praia dos Pescadores pode estar, neste momento, a passar por uma etapa mais solitária dada a permanência do mau tempo, mas a sua simplicidade natural aliada à visão agradável que proporciona é mais do que suficiente para atrair a atenção de artistas que ali buscam inspiração.
Dentro deste contexto, foi o fotógrafo Adérito Ferreira que pretendeu tirar uma imagem de qualidade do anoitecer silencioso naquela praia. Nesses momentos, apenas podemos escutar as ondas já que as sereias se encontram a repousar na imensidão marítima. O paredão segura os almejos e os desejos de todos aqueles que ali têm o privilégio de observar o poder da natureza.
Mas a Praia dos Pescadores continua a ser mágica porque quem a pisa, sabe que ela tem um pouco de Arte Xávega e a sua maresia faz-nos muitas vezes lembrar o árduo trabalho dos nossos pescadores.




Imagem nº 1 - A Praia dos Pescadores ao Pôr-do-Sol.
Foto da autoria de Adérito Ferreira

Arménio Moreira reagiu com surpresa

Surpreendido pela notícia da interrupção abrupta das obras de desassoreamento na Barrinha de Esmoriz, Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, demonstrou prontamente a sua indignação, não deixando de assinalar de que se trata de uma falha grave por parte das entidades envolvidas. 
Contactado pelo Jornal A Voz de Esmoriz, Arménio salienta ainda que as populações de Esmoriz e Paramos não podem ser penalizadas por este imbróglio e apela, por conseguinte, a uma resolução rápida deste dossier, de modo a que a lagoa não venha a ser prejudicada. 




Imagem nº 1 - Arménio Moreira, Presidente do Movimento Cívico Pró-Barrinha, confessou o seu desagrado perante a interrupção das acções de desassoreamento na Barrinha de Esmoriz.


quarta-feira, 28 de março de 2018

Esmoriz celebra Páscoa com uma iniciativa original

Contando com o apoio da Junta de Freguesia de Esmoriz e da Câmara Municipal de Ovar, a Associação de Pais da Escola EB 2/3 Florbela Espanca procurou assinalar a chegada da Páscoa com a introdução de vários bonecos e símbolos característicos da nova época distribuídos pelos principais jardins e rotundas da cidade. Ovos, coelhos, cenouras foram naturalmente retratados ao longo deste processo, constituindo, neste momento, um cartão de visita interessante para todos os que nos visitam. 
Cada colectividade ou entidade local decidiu apadrinhar uma maquete (então elaborada por alunos dos 5º, 6º e 7º anos), aderindo a este desafio de proporcionar uma verdadeira decoração pascoal. 
Uma vez mais, é de enaltecer a originalidade desta iniciativa que ajudou a preencher um pouco a cidade de Esmoriz, durante esta altura.
Todas as imagens que se seguem são da nossa autoria, excepto a última que foi retirada directamente da página da Associação de Pais da Escola EB 2/3 Florbela Espanca de Esmoriz.



























































Comissão de Melhoramentos de Esmoriz volta a organizar novo evento

A Comissão de Melhoramentos de Esmoriz irá organizar no próximo dia 21 de Abril, pelas 21:30, uma tertúlia poético-musical que terá lugar no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz. Além de assinalar as comemorações dos primórdios da fundação de há 65 anos atrás, a entidade procura igualmente homenagear o falecido Dr. António Maria, historiador e poeta que residiu, durante muitos anos, na nossa cidade.




quarta-feira, 21 de março de 2018

Dia Internacional da Felicidade trouxe diversão até Esmoriz

A Junta de Freguesia de Esmoriz, em parceria com os seus Gabinetes de Apoio Psicossocial e de Inserção Profissional e ainda com a Universidade Sénior de Esmoriz, assinalou o Dia Internacional da Felicidade (20 de Março) mediante a realização de duas actividades.
Da parte da manhã, foi dinamizada uma sessão de Terapia do Riso, a qual foi ministrada pela Dra. Maria José Rola. Os seniores puderam aqui experienciar momentos de alegria, bom humor e bem-estar, além da partilha de um sentimento geral de felicidade. 
Já na parte da tarde, foi exibido no auditório local o conceituado filme infantil "Divertida Mente", o qual motivou uma afluência considerável. Estiveram ali, por exemplo, mais de três dezenas de crianças das instituições Centro de Assistência Social de Esmoriz e d'A Nossa Casa que se deixaram assim levar pela fantasia. 
Relembramos que até ao dia 23 de março todos os cidadãos podem participar na construção da Árvore da Felicidade da nossa comunidade, localizada na entrada do edifício da Junta de Freguesia de Esmoriz. Os interessados devem escrever num cartão o que é, para si, a felicidade ou o que o faz feliz.




Imagem nº 1 - A Junta de Freguesia de Esmoriz assinalou o Dia Internacional da Felicidade, junto criança, adultos e seniores.
Foto retirada da Página da Cidade de Esmoriz no Facebook

Correio do Leitor - Ricardo Soares queixa-se da falta de atenção da autarquia

O cidadão Ricardo Soares publicou nas redes sociais um vídeo onde demonstra o seu desagrado pelo estado das ruas da Cidade de Esmoriz, lamentando inclusive a desatenção de quem preside a autarquia para alguns dos principais problemas urbanos da cidade.




Vídeo da autoria de Ricardo Soares

Câmara Oculta VI

Um fotógrafo bem conhecido dos esmorizenses, Adérito Ferreira, voltou a partilhar nas redes sociais mais uma imagem que muito diz à cidade de Esmoriz (e, desta feita, também à vila de Cortegaça). 
O Parque Ambiental do Buçaquinho é um lugar aprazível onde qualquer visitante pode usufruir do silêncio e da paisagem natural que aí lhe são proporcionados. Nesta fotografia, podemos observar um dos seis lagos artificiais existentes, o qual reflecte nas suas águas a vastidão florestal que por ali perpetua. Mas não nos deixemos levar apenas pelo reflexo das águas, mas antes pelo reflexo de alegria e felicidade que verificamos nos rostos de todos aqueles que frequentam, de forma saudável, o parque.




Imagem nº 1 - O Parque Ambiental do Buçaquinho, sito entre Esmoriz e Cortegaça, já alcançou prémios de nomeada devido à qualidade de vida que proporciona aos seus utilizadores.
Foto da autoria de Adérito Ferreira

terça-feira, 20 de março de 2018

Rio Lambo e Barrinha de Esmoriz sofrem mais um ataque massivo de poluição

Infelizmente, a despoluição da Barrinha continua a ser uma miragem idílica, pelo menos, para aqueles que não alinham em discursos demagógicos e que têm pleno conhecimento da realidade fria que se vislumbra no terreno. 
A poluição, seja ele doméstica ou industrial, continua a ser muito evidente, fazendo com que as águas da lagoa continuem a ser impróprias para consumo humano (pesca) ou actividades de lazer (tais como canoagem ou paddle). E é lógico que, na próxima época balnear, é exigível sinalização para esse efeito, de modo a evitar dissabores aos banhistas.
Com metade do desassoreamento por fazer (e ninguém sabe quando a obra será retomada, tendo em conta o facto do litígio entre a Sociedade Pólis e o empreiteiro ter chegado aos tribunais), é evidente que, para já, a tão vangloriada obra de "requalificação" da Barrinha se resumiu praticamente à colocação de uns passadiços e respectiva ponte. Para uma obra que custou mais de três milhões de euros (mesmo que co-financiada, em larga escala, por fundos europeus) e que originaram mais de cinco anos de estudos por parte de "técnicos especializados", confesso que esperava muito mais. 
É verdade que a Barrinha voltou a ser reintegrada no mapa. Foi esse o grande mérito deste projecto - atrair as comunidades de Esmoriz e Paramos à lagoa, mas de resto, as pragas da poluição e do assoreamento estão longe de serem devidamente anuladas. Por outras palavras, houve "valorização" do espaço ambiental, mas "requalificação" não houve certamente!!!
A questão agora é saber se a autarquia de Ovar irá agir judicialmente neste caso de poluição extrema no Rio Lambo (um dos principais afluentes que vai dar à Barrinha; em Maceda, é conhecido como "Vala de Maceda") que se verificou no passado dia 18 de Março.
Iremos todos continuar a assobiar para o lado? Até quando?




Imagem nº 1 - A Vala de Maceda (em Esmoriz, é conhecido como Rio Lambo) em péssimo estado após uma descarga clandestina.
Foto da autoria de Sérgio Oliveira

sexta-feira, 16 de março de 2018

Abrigo da MARAnimais foi assaltado

É mais um acontecimento triste. O abrigo da MARAnimais, sito entre Paramos e Esmoriz, e com capacidade para albergar 50 cães, foi assaltado, ao que tudo indica, na passada noite. Ao todo, foram furtados o gerador e cerca de 160 kg de ração angariados na última campanha.
O MARAnimais é um grupo pequeno que, apesar das diversas dificuldades financeiras, actua nos concelhos de Ovar, Espinho, Santa Maria da Feira e Gaia (zona sul). 
A Associação MARAnimais – Movimento de Apoio e Reinserção de Animais,  foi constituída a 21 de Dezembro de 2007 e é uma associação sem fins lucrativos. Está sediada em Cortegaça. O seu objectivo passa por ajudar animais extraviados, mal-tratados ou abandonados, tendo já salvo a vida de vários cães e gatos. 
A entidade menciona que tem feito o que pode nas suas campanhas, mas que as recolhas têm sido escassas, pelo que o furto ainda veio piorar ainda mais a situação no que diz respeito à distribuição da ração pelos animais do abrigo. 
Neste momento, a entidade fez um apelo a todos os populares para que possam ajudar de modo a minimizar as consequências da lamentável ocorrência, ora através da entrega da ração na sede da Associação ora através de um pequeno donativo (IBAN: PT50 0033 0000 45444488943 05).




Site da Página - http://www.maranimais.org/

quinta-feira, 15 de março de 2018

Correio dos Comunicados Políticos - Conselho Municipal da Juventude torna-se numa realidade



Resultado de imagem para JSD


Proposta da JSD OVAR para a criação do Conselho Municipal da Juventude aprovada por unanimidade


JSD Ovar reivindicou criação do órgão, elaborou o respetivo regulamento e viu-o aprovado por unanimidade com elogios de várias bancadas. Depois de ter reivindicado na Assembleia Municipal de Ovar a criação do Conselho Municipal de Juventude e de ter apresentado à Câmara Municipal de Ovar uma proposta de regulamento para o funcionamento desse órgão, a Juventude Social Democrata (JSD) de Ovar viu a sua pretensão tornar-se realidade na passada segunda-feira, dia 5 de março, quando a Assembleia Municipal de Ovar aprovou, por unanimidade, a proposta de Regulamento do Conselho Municipal da Juventude.
No debate sobre o tema, Emanuel Bandeira, um dos elementos da Juventude Social Democrata eleito para a Assembleia Municipal, recordou que o processo foi despoletado pela JSD Ovar, referindo inclusivamente a data em que tinha sido pedida a criação do órgão bem como a data em que a JSD Ovar entregou a proposta de regulamento, em mãos, à Câmara Municipal de Ovar.
Afirmando que “com a JSD Ovar, palavra dada é mesmo palavra honrada e aspromessas são cumpridas” o jovem social democrata deu ainda os parabéns a todos os envolvidos na elaboração do Regulamento, referindo a participação de outros jovens na melhoria do documento, e desafiou os elementos da Assembleia Municipal a aprovarem o documento por unanimidade - o que viria a acontecer, inclusivamente com elogios do Partido Socialista e do CDS-PP.
Recorde-se que o Conselho Municipal da Juventude resulta de uma disposição legal e é o órgão consultivo por excelência que os municípios devem ter para matérias de política de juventude, tendo nele assento, entre outras, as associações juvenis inscritas no RNAJ (Registo Nacional de Associações Jovens), as juventudes partidárias, as associações de estudantes.



Ovar, 10 de março de 2018
Gabinete de Comunicação da JSD Ovar

Correio dos Comunicados Políticos - Fernando Almeida (CDS-PP) também defende intervenção urgente na Linha do Norte

Resultado de imagem para cds pp


Como não podia deixar de ser, estou ao lado do presidente da Câmara Municipal de Ovar.

É inaceitável o estado em que se encontra a linha do norte, este assunto já foi abordado em Assembleia Municipal e o presidente deu nota das diligências feitas junto das entidades competentes. Mas infelizmente, não conseguiu que fizessem a obra que se impõe.

Não contem comigo para vir agora responsabilizar o presidente da Câmara por falta de empenho ou influência, contem comigo para estar ao lado de Salvador Malheiro e dentro das minhas limitações, sensibilizar o grupo parlamentar do CDS para este problema.

É publico o meu alerta para esta questão e para o estado de abandono em que se encontra a nossa Estação há muito tempo, bem como o péssimo estado em que se encontra a EN109, mas agora a prioridade é resolver os problemas que colocam em causa a segurança das pessoas e para isso é importante estarmos todos unidos!


Fernando Almeida
Deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Ovar




Correio dos Comunicados Políticos - BE alerta para o estado degradante do Bairro do SAAL em Cortegaça

Resultado de imagem para BLOCO ESQUERDA



Porque não podemos deixar esquecer a situação dramática e o corajoso testemunho dos moradores do bairro do SAAL, nem a urgência das soluções que se exigem.


Concelhia do BE Ovar




Correio dos Comunicados Políticos - Pedro Coelho recandidata-se à liderança do PSD Ovar


Resultado de imagem para PSD



Foram hoje, dia 14.03.2018, entregues as listas candidatas aos diversos órgãos da secção concelhia do PSD Ovar, às eleições de 17.03.2018.
A participação de todos é fundamental.

Concelhia do PSD Ovar






Correio dos Comunicados Políticos - PCP aprova intervenções na Ria mas deixa avisos

Resultado de imagem para PCP OVAR

Comunicado do PCP Ovar

População do lugar da Marinha reage ao Projecto de Execução de Transposição de Sedimentos da ria de Aveiro



Recentemente, uma delegação da Comissão Concelhia de Ovar do PCP, conjuntamente com o seu eleito na Assembleia da União de Freguesias, Paulo Pereira, deslocou-se à localidade da Marinha, para auscultar os anseios e aspirações da sua população, no quadro do Projecto de Execução de Transposição de Sedimentos da ria de Aveiro.
Em primeira análise deve-se referir que a obra é acolhida com agrado e unanimidade pela comunidade, no entanto, não deixa de demonstrar o seu descontentamento pelo momento tardio que chegou, e por levantar sérias preocupações no que respeita à aplicação do DPM (domínio público marítimo).
Considerando a actual demarcação, evidenciada no Plano de Execução da obra, essas áreas, historicamente agrícolas, passaram a ser classificadas como DPM. Em termos globais, a nova demarcação, reduz a área agrícola utilizável do lugar da Marinha de 600ha para 250ha, levantando também problemas na pequena propriedade.
Outra preocupação revelada pela população diz respeito à não consignação de um cordão sedimentar protector, entre a área da Ponte da Tijosa e Espinhosela, para controlo de águas, com o objectivo de preservar toda aquela área agrícola da água salgada. Agricultores e população alertaram atempadamente para a situação, mas não lhes foi dada resposta positiva, alegadamente, por inexistência de verbas para alteração ao projecto inicial. Esta situação é injustificável, considerando a dimensão da obra, os valores envolvidos e as necessidades reais da comunidade. Desta forma, a produção agrícola daquela área continuará a ser gravemente afectada colocando-a em risco.
A população também estranha a forma como o processo de consulta pública do projecto se desenrolou. Note-se que a consulta pública decorreria de 13/12/2017 a 04/01/2018, contudo os agricultores apenas foram informados deste processo, pela Câmara Municipal, a 29/12/2017, tendo sido recebidos e auscultados apenas no último dia da Consulta Pública, a 04/01/2018!
Desta iniciativa, e como tem sido habitual, fica o compromisso do PCP em fazer chegar às devidas instâncias os justos anseios e aspirações dos agricultores e população do lugar da Marinha. Os comunistas lutaram, lutam e lutarão pela preservação desta economia agrícola, já de si débil, que sustenta uma boa parte desta comunidade. Reivindicará, também, pelos legítimos direitos dos pequenos proprietários que, historicamente, lhes são devidos, e tudo fará para que seja promovida a economia, paisagem, ambiente e cultura desta localidade.



Lugar da Marinha

Correio dos Comunicados Políticos - Rogério Ferreira (PS) quer reabilitação imediata do Esmoriztur


Resultado de imagem para PS


Sessão Ordinária da Assembleia Municipal

No dia 28 de Fevereiro, no Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, realizou-se a Sessão Ordinária da Assembleia Municipal.
No período de intervenção do público, os Esmorizenses intervieram com orgulho pela sua cidade, demonstrando preocupação por várias áreas, defendendo os interesses da população com sabedoria e raça. Fica, desde já, o meu agradecimento a todos eles, bem como ao povo Esmorizense presente.
Quanto à minha intervenção, deixei o meu reconhecimento como Autarca Socialista, e acima de tudo como cidadão, que também comungo da ideia de que a descentralização é o caminho certo para uma melhor democracia e maior cidadania.
Posteriormente, dirigi-me diretamente ao Senhor Presidente da Câmara Municipal, em primeiro para lhe RECONHECER, em segundo para o QUESTIONAR, e por último para o DESAFIAR.
Lhe RECONHECER o mérito que atribui à delegação de competências, princípio que pretende assegurar que a tomada de decisão deve estar tão próxima quanto possível dos cidadãos, e que constitui uma verdadeira mais valia para o bem estar dos Esmorizenses, uma vez que permite a resolução mais célere e mesmo mais eficiente dos seus problemas quotidianos.
QUESTIONAR para quando, não a parte burocrática que essa já tem mais anos que a guerra de Tróia, mas a obra efetiva, aquela que permite o uso quotidiano e justificativa dos cerca de 1,5 Milhões de euros que custou o Nosso Cineteatro Esmoriztur, ao erário público?
Fiz esta pergunta, porque como cidadão e como Autarca Socialista, considero que esta infraestrutura é fundamental para o nosso desenvolvimento cultural e associativo.
Solicitei uma resposta e tendo como testemunhas todos os presentes, a data concreta, o dia em que finalmente teremos o cineteatro ao serviço dos Esmorizenses, da sua qualidade de vida e da sua cultura, porque esta é um direito que nos assiste e uma obrigação dos que nos representam.
Por último, o DESAFIO:
Que a próxima sessão da Assembleia Municipal, tenha como um dos pontos da ordem de trabalhos:
A INAUGURAÇÃO DA REMODELAÇÃO DO CINETEATRO ESMORIZTUR.
Muito obrigado!



Rogério Ferreira
Representante do PS Esmoriz




segunda-feira, 12 de março de 2018

Ruben Pinto lançou novo cd e começa a participar em programas televisivos

Natural de Maceda, embora com presença muito assídua em Esmoriz, Rúben Pinto acabou de lançar, no decurso dos últimos meses, um novo cd intitulado "Acredito que Sim" editado pela Espacial, o qual dá eco à sua visão poética romântica.
O jovem cantor esteve ainda recentemente em Pinhões e em Miranda do Douro em dois programas respectivos do "Somos Portugal" que vai para o ar aos Domingos à Tarde na TVI. Além disso, Rúben tem aproveitado para dar concertos em terras da região, nomeadamente São João da Madeira e Albergaria.
Graças ao facto de beneficiar agora de uma maior visibilidade em torno do seu talento, Rúben Pinto tem recebido, cada vez mais, convites para ir à televisão demonstrar os seus dotes, além de participar num maior número de eventos. 
Dentro deste contexto, Rúben Pinto decidiu mesmo criar uma nova página nas redes sociais onde se descreve enquanto artista, além de evidenciar todo o trabalho musical e artístico então desenvolvido. A mesma pode ser consultada em: https://www.facebook.com/rubenpintoficial/




XX Fórum de Teatro está aí à porta

Em 2008, o Fórum Permanente de Teatro tinha conhecido a sua estreia oficial em Esmoriz, ainda no velho e saudoso Esmoriztur. Dez anos depois o Fórum regressa a Esmoriz para a sua vigésima edição. O evento irá realizar-se entre os dias 23 e 25 de Março, sob a organização da Federação Portuguesa de Teatro e contando com o papel indispensável do Renascer, entidade anfitriã.
Estão previstos alguns espectáculos, mas também sessões de formação integradas nas mais variadas vertentes da área da representação. Também estão previstas homenagens a Leandro Vale e Júlio Dinis. 


Sexta-feira, 23 de Março 2018

Auditório do Renascer

21:30 – Espectáculo de Recepção

Grupo de Teatro Renascer, apresenta:

“Flor Alma Espanca” de Leandro Vale

22:30 – Recepção aos participantes no XX Fórum



Sábado, 24 de Março 2018

Auditório da Junta de Fregª de Esmoriz

8:30 – Abertura do Secretariado

9:00 – Sessão Solene de Abertura

Homenagem à Vida e Obra de Júlio Dinis

(Joaquim Guilherme Gomes Coelho)

9:30 – Abertura do XX Fórum

10:00 – Início dos Painéis de Formação

13:00 – Encerramento dos Painéis de Formação

Almoço

14:30 – Reinício dos Painéis de Formação

19:00 – Encerramento dos Painéis de Formação

19:30 – Programa Social – Apresentação do livro “O Guirilampo” de Sónia Sousa

Jantar

21:30 – Espectáculo

Contacto – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, apresenta:

“Medeia” de Mário Cláudio

23:00 – Programa Social – Animação Nocturna



Domingo, 25 de Março 2018

9:00 – Sala Oval da Junta de Freguesia de Esmoriz

Assembleia-Geral da FPTA

9:30 – Início dos Painéis de Formação

13:00 – Encerramento dos Painéis de Formação

Almoço Social

Auditório do Renascer

14:30 – Sessão de Encerramento do Fórum

Evocação da Vida e Obra de Leandro Vale

15:30 – Foto de Família

Apresentação de Painéis

A partir da Obra de Júlio Dinis: “As Duas Cartas” e “O Canto da Sereia”




Resultado de imagem para grupo de teatro renascer

Foto - Grupo de Teatro Renascer

sábado, 10 de março de 2018

Arautos já anunciaram o padrinho para o seu próximo Encontro de Teatro

É uma escolha, no mínimo, ambiciosa e bastante acertada. Um homem que muito nos fez rir na televisão portuguesa. Por exemplo, fez parte do elenco das inesquecíveis séries "Nós os Ricos" e "Malucos do Riso". Trata-se de Carlos Areia, actor de 74 anos de idade, um homem bem conhecido de todos os portugueses. 
O VIII Encontro de Teatro de Esmoriz deverá estrear-se no dia 7 de Abril pelas 21:30 em pleno auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz. Os Arautos, enquanto entidade organizadora, prometem divulgar mais surpresas nas próximas semanas, de modo a proporcionar uma Primavera repleta de cultura aos esmorizenses. 



Resultado de imagem para Carlos Areia

Imagem retirada de: https://www.atelevisao.com/

Junta de Freguesia de Esmoriz assinalou Dia Internacional da Mulher

A Junta de Freguesia de Esmoriz associou-se às comemorações do dia internacional da Mulher e da Semana da Igualdade de Género. 
Pela manhã, o senhor Presidente assinalou a data com a Universidade Sénior. 
Pela tarde, a Junta de Freguesia de Esmoriz promoveu a iniciativa “À Conversa no Átrio sobre Igualdade de Género”. A oradora Ana Teresa Dias do projeto ART’THEMIS da associação UMAR através de um pequeno debate questionou os presentes sobre o tema, elucidando para as desigualdades e discriminação de género ainda presentes na nossa sociedade.
Seguiu-se a abertura da Exposição de Fotografia “Igualdade de Género” pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, Arqº António Bebiano, que parabenizou os autores das fotografias pelo trabalho e reforçou a importância do contributo de cada cidadão para a construção de uma sociedade mais justa.
A Senhora vereadora Ana Cunha felicitou a organização pelo evento e informou que a Câmara Municipal de Ovar tem em marcha o Plano Municipal para a Igualdade do Município de Ovar.
A Exposição de Fotografia “Igualdade de Género” é composta por fotografias da autoria dos alunos do 12º ano do curso de Multimédia da Escola Secundária de Esmoriz e dos alunos da Turma de Fotografia da Universidade Sénior de Esmoriz.


Artigo que pode ser lido na Página da Cidade de Esmoriz no Facebook





Para mais informações pode visualizar a seguinte página: https://www.facebook.com/esmoriz.pt/

Rogério Ferreira cria fórum específico para o PS Esmoriz

Rogério Ferreira decidiu criar um novo fórum do Partido Socialista de Esmoriz na Internet. O objectivo passará por debater temáticas sobre a situação actual da cidade, além de efectuar sugestões que possam favorecer a sua evolução.
O candidato socialista à Junta de Freguesia de Esmoriz no ano transacto está disponível para ouvir novas ideias e até escutar os problemas dos esmorizenses.
O fórum encontra-se no seguinte endereço electrónico, sendo necessária a inscrição: psesmoriz.forumeiros.com




Resultado de imagem para rogério ferreira ps esmoriz





quinta-feira, 8 de março de 2018

Emanuel Oliveira foi à Assembleia Municipal de Ovar (embora realizada em Esmoriz) solicitar uma intervenção global e urgente na Escola Secundária de Esmoriz

Assembleia Municipal de Ovar
28 de fevereiro de 2018, J.F.Esmoriz
Associação de Estudante Escola Secundária de Esmoriz
“AGIR na Escola Secundária de Esmoriz” 



Exmo Sr. Presidente da Ass. Municipal e restante mesa
Exmo Sr. Presidente da C. Municipal e vereação
Exmos Deputados Municipais
Caros Esmorizenses
Restante público 



Boa noite!

Quero deixar, desde já, um agradecimento por me ter sido dada a oportunidade de intervir nesta Assembleia.  
 Eu, Emanuel Silva Oliveira, desde sempre residente em Esmoriz, sempre defendi os interesses da minha cidade. 

Apresento-me hoje perante vós como Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Esmoriz, eleito pelos alunos da mesma escola; e é nessa qualidade que aqui os represento. O motivo que me trouxe cá esta noite será não só a necessidade, mas também a urgência de AGIR, ATUAR, na Escola Secundária de Esmoriz.

 A nossa escola, um edifício inaugurado em 1988, apresenta várias anomalias que comprometem a nossa segurança e o nosso bem-estar.

 E ”porque mais vale prevenir do que remediar!” pretendemos alertar esta assembleia para essas falhas, com o principal objetivo de prevenir qualquer ocorrência desagradável. Para que se evite algo que possa vir a ter resultados trágicos.  


Explicar-vos-ei, então, a rotina diária dos alunos da Escola Secundária de Esmoriz.

Acessos à escola:

• Nós, para chegarmos à escola, temos obrigatóriamente de percorrer 2 vias – ou R. Estrada Nova ou a R. da Casela. Ora, os passeios nessas ruas não são contínuos. Se quisermos, percorrer o nosso caminho a pé, pelo passeio, temos constantemente de atravessar a rua – isto, na R. da Estrada Nova que, por acaso, é uma das principais vias de acesso à cidade de Esmoriz, onde o tráfego rodoviário é muito intenso, inclusive pesados que se dirigem ao centro da cidade. Na Rua da Casela praticamente não existem passeios, o que nos obriga a caminhar pela estrada onde circulam os automóveis, as motas, as bicicletas e os autocarros que transportam os alunos.
  Aliás, o autocarro que, de manhã, transporta os alunos à Esc. Sec. para justamente onde não há passeio nem sinalização de paragem de autocarro. É um perigo iminente e só a sorte tem impedido um acidente grave.

 Relativamente ao funcionamento das aulas nas salas, existem vários e fortes fatores que não são favoráveis ao processo de aprendizagem:

  • a chuva que entra em algumas das salas devido a infiltrações ( ex. sala 19);
  • o frio extremo sentido no início da manhã e ao longo do dia, no Inverno, onde não podemos ligar aquecedores elétricos (ou porque não funcionam ou porque se os ligarmos as tomadas elétricas deixam de funcionar);
  • as intermináveis filas de formigas que entram nas salas do rés-do-chão (e no refeitório) através de pisos que se têm vindo a abater. No refeitório, também é visível o abatimento do piso. Posso referir, a propósito, que o abatimento dos pisos não é uma questão recente. O bloco D já foi objeto de obras nos finais dos anos 90. 


A brincar, a brincar ... já lá vão cerca de 20 anos.


  • Também a rede Wifi é de tal forma lenta que afeta o ritmo das aulas, numa era digital e dos manuais interativos; que nem sempre podemos usar.

São estes acontecimentos que marcam as nossas salas de aula.

 Nós, enquanto alunos, também nos sentimos limitados e inseguros nas aulas de Educação Física. No pavilhão gimnodesportivo, devido a infiltrações de água:

• Em dias chuvosos, torna-se praticamente impossível fazer qualquer tipo de exercício fisico, uma vez que o piso fica sem aderência. É ainda de salientar que o pavilhão apresenta enormes fissuras nas paredes.

 Finalmente, refiro-me às condições dos balneários – frios, e a temperatura da água nem sempre é a mais agradável.

 No espaço exterior, os riscos são de outro tipo.

• O risco de contrairmos lesões devido à enorme presença de gravilha e ao estado de degradação no campo desportivo exterior, que é extremamente elevado. Desta forma, não podemos dar o nosso melhor, quando sabemos que a recompensa mais provável do nosso esforço e do nosso empenho será uma queda e, consequentemente mazelas.
• Nunca esquecendo que em dias de precipitação, torna-se muito díficil transitar ao longo do recinto por se formarem verdadeiros lagos.
É esta a rotina diária de um estudante da Escola Secundária de Esmoriz.

Há poucas semanas atrás, a Associação de Estudantes organizou um Torneio de Futsal no pavilhão gimnodesportivo. A afluência (quer em atletas, quer em espetadores) foi extraordinária.

• Visualizávamos com bom agrado o ambiente espetacular que foi protagonizado nas bancadas que se encontravam completamente repletas de estudantes e professores. 
• Ao mesmo tempo, observávamos com o maior desagrado e preocupação o facto de haver uma única porta (no rés-do-chão) para entrada e saída. Tememos pela nossa segurança! Em caso de urgência, a bancada não tem qualquer tipo de saída de emergência, tendo apenas uma escadaria de ligação ao piso inferior. 

 Senhores deputados... devemo-nos sentir seguros?
 Devemo-nos sentir seguros ao saber que a própria localização do quadro elétrico geral se encontra dentro de um bloco de aulas? Não cumprindo as regras de segurança?
 Ou devemo-nos sentir seguros sabendo que o sistema de combate a incêndios não está totalmente operacional, uma vez que a chegada de água ás agulhetas está comprometida, apresentando a canalização uma elevada corrusão.
 São estes os requisitos para a segurança dos estudantes?
 Toda esta enumeração de anomalias e falhas, constituí um conjunto de fatores que fazem com não haja um bem-estar no decorrer das nossas aulas e que não permitem que tenhamos aulas mais produtivas.

A nossa escola degrada-se com o passar do tempo... e o tempo não pára! A degradação também não. A nossa escola não é atrativa!  

Senhores deputados, se a nossa escola perde... também o concelho de Ovar perde! 

a) Ovar tem apenas 3 Esc. Sec.! Uma delas foi já intervencionada pela Parque Escolar. Está fantástica! A outra, a Esc. Sec. Júlio Dinis está em vias de ser intervencionada. E a nossa? E os 650 alunos que a frequentam? Serão alunos de 2ª no concelho de Ovar ?

b) Não queremos também deixar de referir os rankings escolares. Apesar destas condições, e independentemente das polémicas que lhe estão associadas, será importante referir que os resultados obtidos no Ens. Secundário foram, no ano lectivo anterior, os melhores do concelho de Ovar.

 Apesar destas condições, os alunos da minha escola continuam diariamente a esforçar-se e a trabalhar.
 No ano letivo anterior, de acordo com o Ranking elaborado pelo PÚBLICO, em parceria com a Católica Porto Business School, a Escola Secundária de Esmoriz posicionou-se como a melhor escola do concelho de Ovar, na posição 240, com uma média de classificações (10, 58 valores) e acima do valor esperado, num universo de cerca de 522 escolas secundárias, públicas e privadas, que realizaram os Exames Nacionais do Ensino Secundário. 


 A nossa escola merece ser acarinhada! 

 Vamos tornar a nossa escola segura! Vamos tornar a nossa escola atrativa!

 Nós, jovens, projetamos um bom futuro para as nossas vidas e queremos que a próxima geração tenha tantas ou melhores condições que nós. 

Por isso, achamos que temos algo a dizer. Que merecemos ser escutados! Numa sociedade democrata, todos devem argumentar. Dessa forma, que se façam ouvir os jovens!

Vamos utilizar a nossa maturidade e bom-senso. Invés de levantar problemas, vamos apresentar soluções!

Mais uma vez, agradecido pelo vosso tempo. Disse.



Emanuel Oliveira



Imagem relacionada

Imagem nº 1 - A Escola Secundária de Esmoriz carece de obras de beneficiação e reabilitação.
Foto - Google Maps

Tráfico de Droga nos meios escolares de Esmoriz e Cortegaça provoca prisões efectivas

Já há algum tempo que se acentuavam os rumores de que o tráfico de droga ocorria de forma camuflada na proximidade de alguns meios escolares de Esmoriz e Cortegaça. 
Em meados de Fevereiro, o tribunal de Aveiro condenou a cinco anos e a dois anos e três meses de prisão efectiva dois dos três jovens acusados de traficar droga nos meios escolares de Esmoriz e Cortegaça, tendo aplicado a um terceiro arguido uma pena suspensa.
Segundo o OvarNews, o tribunal terá dado como provada a venda, de forma contínua, de produtos estupefacientes (nomeadamente haxixe, cocaína e drogas sintéticas) dos arguidos a terceiros. Esta realidade teria sido visível desde meados de 2016 até Agosto de 2017. 
A pena mais gravosa, a de cinco anos de prisão, foi aplicada a um arguido com antecedentes pelo mesmo tipo de crime (continuando com a venda de droga quando ainda estava a cumprir uma suspensão de pena derivada de outro processo), enquanto que a outra pena efectiva foi aplicada a um arguido de 17 anos que não tinha sido “sensível às advertências sucessivas do sistema”, tendo só cessado a actividade quando fora colocado em regime de prisão preventiva. 
Por seu turno, o terceiro arguido foi condenado a um ano de prisão, suspensa por igual período, por um crime de tráfico de menor gravidade.
Estas condenações causaram alguma apreensão nos meios escolares do concelho de Ovar, visto que efectivamente o tráfico e o consumo de droga continuam a ser um flagelo perigoso que pode provocar danos físicos e morais irreversíveis na nossa juventude. 



Resultado de imagem para droga prisão


Obras avançam a bom ritmo

As obras de modernização e ampliação do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz têm avançado a bom ritmo, devendo ser concretizadas e inauguradas aquando da celebração do aniversário da corporação em Abril. 
As intervenções visam satisfazer a necessidade de eficiência energética, a protecção do meio ambiente, a construção de inéditas camaratas femininas, o favorecimento de novas acessibilidades e a própria operacionalidade (aqui com a remodelação da central de comunicações) do corpo dos bombeiros, etc. 
A empreitada em curso prevê ainda o acréscimo de mais um piso, a substituição das coberturas e as remodelações das camaratas masculinas e da sala de formação, bem como a implementação de sistemas de aproveitamento de energias renováveis para o devido funcionamento do edifício. 




MoveOn atravessa momento difícil

De acordo com o Site Ponto e Vírgula, a MoveOn, companhia sediada em Esmoriz e detentora da licença da marca Aerosoles, comunicou que irá encerrar 16 lojas, nove em Portugal e sete em Espanha. A situação terá sido despoletada pela insolvência da Aerogroup International, casa-mãe localizada nos Estados Unidos da América. 
Fernando Brogueira, director-geral da MoveOn, assume que 2017 foi um ano péssimo e que a insolvência da companhia norte-americana terá deixado uma dívida de dois milhões de euros em Portugal. Por outro lado, a quebra registada na produção de calçado também contribuiu para este desfecho indesejável. A empresa de Esmoriz admite que não teve outra hipótese senão fechar algumas lojas, onde trabalhavam 45 pessoas. A reestruturação foi, por conseguinte, necessária de modo a repensar o futuro. Fernando Brogueira admite mesmo a estratégia futura de passar a produzir sapatos de homem e senhora direcionados especificamente para “um consumidor mais jovem, na casa dos 30 a 40 anos”.




Foto retirada do Site Dinheiro Vivo