quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Poema do Mês de Agosto de 2017



Liberdade
(Poema da autoria de Sophia Mello Breynner)


Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.




Imagem relacionada

Foto - Porto Editora

Cartoon do Mês de Agosto de 2017



Resultado de imagem para cartoon 2017

Imagem nº 2 - Ainda a propósito do Brexit!
Telegraph cartoons

Imagem do Mês de Agosto de 2017



Thousands of horses run in Wulanbutong Grassland in Chifeng, north China's Inner Mongolia. 

Imagem nº 1 - Vários cavalos correm na prefeitura de Chifeng (China), numa região já situada nas proximidades da Mongólia.
Créditos - Zuma Press, Telegraph, Alamy Live New

Cordex atinge o topo de volume de negócios

A Cordex inspira e respira boa saúde financeira, além de uma credibilidade cada vez maior tanto no mercado nacional como internacional. A empresa moderna ligada ao ramo da cordoaria e sediada em Esmoriz conta actualmente com 600 funcionários e já se acha presente em 55 países. A entidade administrada por Carlos Pereira investiu mais de dez milhões de euros nos últimos três anos, cenário que deverá possibilitar um retorno avaliado em cerca de 100 milhões de euros no que diz respeito ao volume de negócios. 
A empresa dedica-se à produção de cordas e fios de sisal, mas também fabrica fios de polipropileno multifilamento para aplicações em soluções de têxteis técnicos de segurança, os fios Cordsteel  para reforço de cimentos, e fios de polipropileno para geo-têxteis. Há ainda a destacar o sisal, os fios e as cordas de polipropileno para embalagem, ou ainda as cordas de polipropileno para telecomunicações são outros produtos do portefólio do grupo baseado em Esmoriz. 
A notícia foi avançada pelo "Jornal T" que segue com atenção o crescimento desta empresa.



Imagem relacionada

Iniciativa “Um dia pela Vida” permitiu angariar verba importante

A mega-iniciativa “Um dia pela Vida” seria projectada no concelho de Ovar pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro, tendo arrancado a 8 de Abril e conhecido o seu encerramento no dia 29 de Julho (tendo sido realizada, nesse dia, uma grande festa de despedida). Durante quase quatro meses, 1019 voluntários uniram esforços, concretizando 112 actividades de sensibilização para a prevenção do cancro bem como para a angariação de fundos, promovendo, em simultâneo, espectáculos, jogos e outras actividades. Ao todo, terão sido mobilizadas mais de 6 mil pessoas que assim participariam nos eventos então proporcionados. Por outro lado, o lema da campanha solidária passou igualmente por “homenagear os que venceram, recordar os que partiram, apoiar os que se encontram a lutar”.
Esta iniciativa nobre conseguiu angariar cerca de 68 500 euros, verba que reverterá para o apoio a doentes oncológicos bem como para a investigação sobre esta terrível doença, aguardando que o futuro traga tratamentos mais eficazes e menos dolorosos. 
Carlos Freire de Oliveira, um dos grandes nomes do nosso país que se evidenciou, no âmbito da investigação científica, e ainda presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro, agradeceu às comunidades do concelho de Ovar pela sua adesão solidária e reiterou que os objectivos da iniciativa foram francamente alcançados.




Foto - Liga Portuguesa Contra o Cancro
Artigo retirado da edição anterior do Jornal A Voz de Esmoriz referente a 25 de Agosto de 2017

Rio Cáster martirizado por descargas poluentes

Ao longo deste Verão, têm sido recorrentes as descargas poluentes no rio Cáster, as quais causaram naturalmente uma mortandade elevada entre as espécies piscícolas ali existentes, já para não falar do odor putrefacto que se chega a sentir no próprio centro da cidade de Ovar. 
Apesar das denúncias dos cidadãos às entidades competentes, a verdade é que a situação caótica parece persistir, martirizando assim um dos principais cartões-de-visita ambientais do concelho de Ovar. 
Nesta foto da autoria de Duarte Regalado, é visível a presença de uma sinistra espuma branca. A autarquia de Ovar já reagiu a estas ocorrências, alegando que uma das derradeiras descargas foi provocada por uma obstrução no Emissário do Cáster, citando para esse efeito informações concedidas pela entidade “Águas do Centro Litoral”. Todavia, o rio tem sido um alvo bastante vulnerável, sendo cada vez mais frequentes, nos últimos tempos, as denúncias de cidadãos que lamentam de forma insistente o estado, por vezes, calamitoso do mesmo. 
O CDS-PP Ovar tem sido uma das forças políticas que tem estado constantemente a par desta situação nefasta, exigindo inclusive uma actuação drástica por parte da autarquia liderada por Salvador Malheiro.





Foto da autoria de Duarte Regalado

GPS animou a Sénior Residence

A Sénior Residence é um estabelecimento que nasceu em 2003 na cidade de Fiães, concelho de Santa Maria da Feira, procurando cuidar das gerações mais idosas de forma a proporcionar-lhes vivências positivas permanentes. 
No passado dia 12 de Agosto, celebrou-se o Dia Mundial da Juventude, efeméride que não passou despercebida na residência. Os mais velhos tiveram assim a oportunidade de usufruir de um dia de animação especial através da presença do GPS – Grupo para a Sociedade – que assim trouxe um pouco da sua música e animação durante a parte da tarde. 
Os responsáveis deste grupo de jovens sediado em Esmoriz efectuou um balanço muito positivo da iniciativa, não hesitando em admitir que é sempre motivador arrancar sorrisos e felicidade em todos aqueles que necessitam de uma maior atenção e afecto sociais. 





Foto - GPS
Artigo retirado da edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente a 25 de Agosto de 2017


Foto aérea sobre a Barrinha de Esmoriz

Vista de cima, a Barrinha de Esmoriz oferece todo um cenário paradisíaco, tal é o contraste “azulado” das águas com a tonalidade esverdeada da vegetação circundante. Esta foto foi captada pela página “Ases Vorazes” durante os inícios do mês de Agosto e confirma a beleza incrível da nossa lagoa. Na imagem, destacamos ainda a presença da ponte e dos passadiços de madeira, além de alguns desportistas a praticarem paddle nas suas águas. 





Foto - Ases Vorazes

Membros do Centro de Dia visitaram a Feira Medieval

No passado dia 9 de Agosto, os utentes do Centro de Dia do Centro de Assistência Social de Esmoriz tiveram a oportunidade de visitar a Feira Medieval que se realizou em Santa Maria da Feira. Os mais idosos depararam-se assim com o cenário colorido das inúmeras barraquinhas e animações, bem como perante as mais diversas imitações representativas medievais que por ali proliferavam. No final da visita e à semelhança dos anos anteriores, houve ainda um lanche na Cafetaria Cafeta, o qual foi gentilmente oferecido pelo proprietário do estabelecimento.





Foto - Centro de Assistência Social de Esmoriz
Artigo retirado do Jornal A Voz de Esmoriz. Edição 25 de Agosto de 2017.

Estátua ao Tanoeiro com datação insólita

O Monumento ao Tanoeiro foi alvo de uma pequena intervenção de beneficiação com arranjos florais e tratamento da relva circundante, cenário que o tornou certamente mais convidativo. Contudo, um lapso ocorreria – a data do monumento recuou 300 anos em termos de fundação. Em vez de aparecer o ano de 1986 (o qual viu nascer esta estátua destinada a homenagear uma profissão ilustre da cidade de Esmoriz), surge afinal o ano remoto de 1686. Sempre se pode dizer que um 6 é um 9 virado ao contrário, contudo é preciso ter em máxima atenção estes pequenos pormenores, os quais podem induzir em erro todos aqueles que nos visitam por esta altura.







Grupo de Danças e Cantares promoveu 26º Festival Folclórico da Barrinha

Como tem sido apanágio nos últimos anos, o Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz voltou a promover um novo festival folclórico, o qual se realizaria novamente no extenso adro da Igreja Matriz de Esmoriz.
Durante esta iniciativa cultural, e além da colectividade anfitriã, estiveram presentes o Rancho Folclórico “As Cantarinhas” (Fontinha - Cantanhede), o Rancho Folclórico e Etnográfico “d’A Chama” (S. Roque – Oliveira de Azeméis), o Grupo Folclórico de Macada Vimieiro (Braga) e o Grupo de Danças e Cantares de Vilar do Pinheiro (Vila do Conde). Todos os grupos fizeram a questão de fazerem desfilar os seus trajes, cantos e danças tradicionais, vincando o orgulho na sua identidade. 
À semelhança dos anos anteriores, o festival voltou a registar uma boa assistência com várias dezenas de pessoas a acompanharem todas aquelas exibições de cariz etnográfico. Houve inclusive pessoas que não hesitavam em parar o carro por segundos, na rua adjacente ao cemitério, de forma a testemunhar o ritmo musical e o bailar de diversas cores. 
Foi efectivamente uma noite diferente, em que a sabedoria e a experiência dos adultos rimou com a irreverência e a energia dos mais novos que também já integram com orgulho esta modalidade cultural.
Lino Osvaldo, Presidente do Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz, agradeceu ao Pároco Fernando Campos pela cedência do espaço e também se sentiu lisonjeado pela presença dos grupos convidados. Lino recordou ainda que era nos largos da Capela da Penha e da Igreja Matriz que os antepassados se encontravam para conviver socialmente e viver entusiasticamente as romarias.
António Sá, Tesoureiro e Representante da Junta de Freguesia de Esmoriz, parabenizou o Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz pela realização bem-sucedida de mais um festival e por divulgar os costumes da cidade.
Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, valorizou igualmente o grupo etnográfico de Esmoriz pelo seu legado em prol da defesa do passado, reconhecendo ainda o seu papel dinâmico dentro da cidade.
Por fim, seriam ainda entregues lembranças aos grupos convidados e individualidades presentes.














Artigo retirado da anterior edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente a 25 de Agosto de 2017.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Detido incendiário que nutria fascínio pela actividade dos bombeiros em combater fogos

Um homem, com idade a rondar os 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, sendo acusado de ter feito deflagrar vários fogos no concelho de Ovar. O suspeito terá ateado inúmeros incêndios durante o mês de Agosto, tendo sido agora identificado e detido pelas autoridades que conseguiram assim recolher fortes indícios.
Pelo que se apurou, o arguido encontra-se desempregado, revelando ainda um fascínio especial em visionar os bombeiros a combater os fogos. 
Segundo o Correio da Manhã, o detido vai ser presente a primeiro interrogatório para aplicação das medidas de coação.
Neste ano de 2017, a PJ já identificou e deteve 83 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal




Foto - Getty Images

Clube do Aprendiz do Sporting Clube de Esmoriz prestará apoio no regresso às aulas

Setembro está a chegar e com ele o REGRESSO ÀS AULAS!
A partir de 4 de setembro, o Clube do Aprendiz vai começar a funcionar como Centro de Estudos e Espaço de Aprendizagens, dando assim por terminada a época de Férias de Verão.
Relembramos os pais que, até dia 1 de setembro, está em vigor a promoção de 10% de desconto na primeira mensalidade.
Não percas tempo. Vem estudar e divertir-te connosco. Estamos à tua espera 💙




Universidade Sénior de Esmoriz já abriu inscrições para o próximo ano lectivo

A Universidade Sénior de Esmoriz já abriu inscrições para o ano lectivo de 2017/2018, propondo como oferta várias disciplinas e eventos a decorrer posteriormente. As aulas começarão oficialmente no dia 11 de Setembro. Os interessados em matricularem-se devem dirigir-se à Secretaria da Universidade Sénior situada no Palacete dos Castanheiros.




Bulldozer na Barrinha gera polémica

É uma situação, no mínimo, bizarra. Um bulldozer foi utilizado de forma a forçar uma passagem até ao passadiço situado nas imediações da lagoa. De acordo com o testemunho do cidadão Álvaro Abreu Faria que interpelou os intervenientes, os visados alegaram que estavam a actuar no seu próprio terreno, procurando assim coibir-se de eventuais acusações.
Contudo, e como a lei determina, a propriedade de um terreno não livra o seu proprietário do cumprimento das obrigatoriedades impostas pelos vários instrumentos de gestão do território. Isto além de ser necessária uma licença municipal para tais procedimentos em áreas mas sensíveis.
Esta caso está a causar incómodo nas redes sociais.




Foto da autoria de Álvaro Abreu Faria


Correio dos Comunicados Políticos - Bloco de Esquerda de Esmoriz repudia afirmações de Carlos Alexandre (CDS-PP)


Comunicado: O CDS-PP em Ovar e o síndrome de Trump-Ventura


O Bloco de Esquerda de Esmoriz vem, por este meio, lamentar que o síndrome de Trump-Ventura tenha tomado dimensões de pandemia e alcançado a freguesia de Esmoriz. A nossa candidatura tomou conhecimento das declarações proferidas pelo cabeça de lista do CDS-PP a Esmoriz que pretende desmerecer várias candidaturas à Assembleia de Freguesia de Esmoriz (salientando o carácter de exceção das candidaturas da direita), pelo simples facto de serem encabeçadas por cidadãos não naturais da freguesia. Sobre a pretensa ausência de vivência cívica e política da freguesia, por parte do nosso cabeça de lista, João Santos, ou de qualquer outro membro da nossa candidatura, não comentaremos. A militância política e cívica não se fazem só da ribalta, da procura de destaque ou outras formas de visibilidade. Há militância e vivência mais discretas e nem por isso menos militantes. Há política e há politiquice. E lamentamos que a politiquice do síndrome Trump-Ventura e a tentativa de capitalização do voto demagógico e bairrista tenha subido novamente à cabeça do CDS-PP. Gostaríamos de ver esclarecidas, por parte desta candidatura, as seguintes questões: (i) o que torna uma candidatura mais legítima que a outra? (ii) Qual o período mínimo de residência numa freguesia para que um candidato possa ser um bom candidato? (iii) Que lei informal vigora na freguesia: o jus solis (só candidatos naturais da terra são bons candidatos) ou o jus sanguinis (só os candidatos filhos de esmorizenses são bons candidatos)? Lembramos que, de acordo com a lei nacional, estrangeiros residentes há mais de cinco anos têm direito a votar e a constituírem-se candidatos nas eleições autárquicas. Alertamos ainda a candidatura do CDS-PP que entre o bairrismo exacerbado e o nacionalismo exacerbado a diferença é apenas de grau. Para o CDS-PP, qual o limiar razoável para que um freguês seja um bom candidato esmorizense? E dizemos CDS-PP pois a julgar pela aprovação (os famosos “likes” do facebook), por parte dos restantes cabeças de lista do partido (à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal), das palavras do candidato à Assembleia de Freguesia de Esmoriz, esta é provavelmente a posição oficial do partido! Ficamos a pensar o que pensaria o mais proeminente líder deste partido, Paulo Portas, que durante anos a fio se elegeu para a Assembleia da República por um distrito que não o viu nascer – o de Aveiro. E o que terá a candidatura autárquica do CDS-PP de Ovar a dizer ao seu anterior líder partidário? Por outro lado, em jeito de provocação didática, fica a pergunta: se um candidato nascido no concelho de Santa Maria da Feira, residente em Esmoriz há cerca de uma década e com militância política na freguesia é um candidato de “mas”, que palavra usaria o CDS-PP para descrever um candidato estrangeiro que se tenha tornado residente há mais de cinco anos? A ligação de uma pessoa a uma terra é afinal coisa de sangue, de solo... ou de coração, como tantos “bons esmorizenses” gostam de salientar? Por fim, pensamos ser pertinente lembrar o CDS-PP que uma boa parte dos residentes em Esmoriz não nasceu na freguesia e que não é com discriminação que se atrai novos fregueses para Esmoriz.




Correio dos Comunicados Políticos - Carlos Alexandre (CDS-PP) critica a ausência de esmorizismo de alguns candidatos

Agora que formalmente já são conhecidos os candidatos às eleições autárquicas de 1 Outubro, à Assembleia de Freguesia de Esmoriz, há uma questão que me preocupa.
E nada tem de pessoal, começo a pensar que é mesmo uma questão estrutural, o que me deixa ainda mais preocupado.
Dos cabeças de lista dos 5 principais partidos/coligações, CDS, PSD, PS, BE e CDU, quantos deles têm um percurso de vida e participação nas “coisas e causas” de Esmoriz?
Apenas dois, o actual Presidente, (agora recandidato) e eu. 
Os restantes, um não é residente em Esmoriz e os outros, sendo residentes em Esmoriz, não se lhes conhece nenhuma actividade de “Esmorizismo”. Em resumo, não têm percurso em Esmoriz.
Repito que nada disto é pessoal, os senhores até podem e acredito que sejam, de uma grande competência e capacidade, mas…



Correio dos Comunicados Políticos - Rogério Ferreira (PS) apresentou candidatura à Junta de Freguesia de Esmoriz

No passado dia 26 de Agosto, Rogério Ferreira, candidato do PS à Assembleia de Freguesia de Esmoriz, apresentou a sua candidatura no Hotel La Fontaine. Em seguida, veja-se um vídeo das suas intervenções:




Correio dos Comunicados Políticos - António Bebiano (PSD) apresenta recandidatura

Um momento importante, onde se apresenta a candidatura AFIRMAR ESMORIZ 2017, liderada por António Bebiano, à Junta de Freguesia de Esmoriz. Uma candidatura por Esmoriz e pelos Esmorizenses, de todos e para todos. contamos convosco e os vossos convidados.
Com a presença do Nosso Presidente Salvador Malheiro.
AFIRMAR ESMORIZ 2017






Festas do Mar atraíram dezenas de milhares de visitantes

Entre os dias 24 e 28 de Agosto, realizaram-se em Esmoriz as tradicionais Festas do Mar em honra de Nosso Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem. Se o primeiro e o último dia das festividades contaram com uma adesão tímida por parte da população, o mesmo não podemos dizer do fim-de-semana que viu nos concertos de Maria Lisboa e David Antunes e na majestosa procissão os pontos mais altos. Ao todo, estima-se que dezenas de milhares de pessoas terão assim testemunhado as incidências das festividades que se prolongaram por cinco dias.
A procissão religiosa contou com mais de 20 andores, além de se vislumbrarem muitas crianças que assumiam, através dos seus diversos trajes e disfarces, as identidades inerentes a várias santidades cristãs. Nunca é demais valorizar o esforço de todos aqueles que carregaram os andores desde a Igreja Matriz até à Capela da Praia, enfrentando não só o peso como obstáculo, como ainda o calor abrasador que se fazia sentir naquele dia. Aliás, a fé é mesmo isto. 
A procissão culminaria tradicionalmente com a bênção ao mar, momento que juntou o nosso Pároco Fernando Campos e ainda o Padre Paulo Bladek de Arada. Ali ouvimos o discurso sincero do Padre Fernando que pedia paz no mundo a Nossa Senhora, além de solicitar a sua intercessão em auxílio daqueles que fazem a sua vida no mar. O padre de Esmoriz recordou ainda os sacrifícios que acompanharam a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e pediu a este para que amparasse todos aqueles que necessitavam da sua protecção. Por fim, acabaria por benzer o mar. Por seu turno, o Paulo Bladek utilizou um crucifixo especial, uma relíquia que havia trazido da Terra Santa - Jerusalém, de forma a benzer também toda a multidão que ali se encontrava a testemunhar aquele momento junto aos paredões.
Sábado e Domingo foram assim dias muito intensos em Esmoriz com um mar de gente que inundou as ruas da cidade. Foram assim proporcionados grandes momentos de convívio social, de fé, de entretenimento e até de gastronomia.
Segue-se agora a nossa reportagem fotográfica da procissão que então decorreu no passado domingo à tarde.