Sinceramente, desconhecia a existência dum 3º mini-jornal em Esmoriz. Pensava mesmo que só existiam o Jornal Voz de Esmoriz (Direcção de Carlos Alexandre) e o Malho Tanoeiro (Direcção de Florindo Pinto) mas, pelos vistos, temos ainda o "Esmoriz (Barrinha) em Foco", de distribuição mensal. Este interessante folheto é da responsabilidade da Associação Ambiental e de Lazer de Esmoriz (A.A.L.E.), destacando-se mais uma vez, a participação de Florindo Pinto (e algumas recolhas de textos antigos da autoria de José Sá Ferreira).
Recentemente saíram duas edições deste folheto para Julho e Agosto respectivamente.
Na edição de Julho de 2012, a Câmara Municipal de Ovar é criticada, pela inércia que tem demonstrado ao longo dos anos, sobre o dossier da Barrinha. Devido a este longo impasse, a nossa lagoa "deixou de constar do roteiro turístico da Câmara de Ovar".
No folheto de Agosto, o maior destaque vai para a inauguração da Casa Mortuária junto à Capela da Praia. Também se fala da história da actual Capela da Praia e da Antiga Capela da Praia que hoje se encontra absorvida pelo mar. No meio desta última edição, encontramos ainda um poema interessante sobre a Barrinha da autoria de Saúl de Oliveira que passamos a transcrever:
"Minha Barrinha"
(Poema de Saúl de Oliveira)
Minha Barrinha querida;
Lugar de tanta poesia;
Não posso passar a vida,
sem sentir tua magia.
Tens o sol-pôr brilhante;
Magia que é só tua.
Tens brilhos de diamante
Com a casta luz da lua.
Tens perfume a maresia,
Duma tal delicadeza,
Que por vezes dir-se-ia;
Seres beijo da natureza.
Por caminho, tens areias;
Brancas, finas, sequiosas;
Onde as lindas dulcineias
Se espreguiçam, preguiçosas.
É que as tuas delícias,
De noiva, sempre a noivar,
Tema as mais ternas carícias,
Sempre prontas p'ra lhes dar.
Depois deste lindo poema, é óbvio que o Cusco de Esmoriz procurou também demonstrar a sua costela poética e por isso, elaborou o seguinte poema:
"Barrinha do Meu Coração"
(Poema da autoria do Cusco de Esmoriz)
No passado, era uma lagoa magnificente,
Atraía Pescadores e Agricultores
Que necessitavam dos seus favores
Para viverem decentemente
Assinalada nas Inquirições do rei D. Dinis,
Detinha um porto medieval
Que forneceria apoio à causa naval,
Engrandecendo Esmoriz [1].
Possuidora de águas calminhas,
Cativava inúmeros visitantes
Nos dias mais escaldantes,
Encantando as demais criancinhas.
As aves coloriam o seu céu
Os peixes mostravam a sua irrequietude
Enquanto que a diversa flora era uma espécie de véu
Deste belo espaço da juventude.
Contudo, o Homem não a preservaria,
Com a sua típica ingratidão
Trouxe consigo a indesejável poluição
Bem como actos de patifaria.
A Barrinha foi abandonada,
E, pior do que tudo, discriminada
Pelo ser humano desrespeitador
Que afinal não passa dum traidor.
As aves mantêm a sua lealdade,
Os peixes, apesar de tudo, procuram aí sobreviver,
Mas os homens ignoram qualquer laço de fidelidade,
E não têm noção daquilo que estão a perder.
Imagem nº 1 - As aves ainda mantêm lealdade à Lagoa, nunca a abandonando, nem sequer nos tempos mais difíceis. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer do ser humano.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz
Dois poemas de qualidade!!! Muito bem...
ResponderExcluirTemos poesia que tb é muito bom...
ResponderExcluirDeixo aqui uma sugestão: voce deveria ter um mail de contato pois assim poderia ter acesso a mais informações para poder desenvolver certos temas da nossa terra... tenho muitos assuntos em mente para o enriquecer o seu trabalho.
Nao interessa que voce é... mas qeu diz coisas verdadeiras diz...
Parabens por este trabalho...
Agradeço desde já os seus elogios e os do Rui Machado!
ExcluirEu não tenho um e-mail próprio para este blog. Mas estou a pensar criar em breve (devo fazê-lo ainda antes do final do ano)! Mas se tiver temas interessantes, poderá enviar, para o meu facebook, através de mensagem privada - http://www.facebook.com/cusco.esmorizense
Cumprimentos!!!
A referência ao Boletim, é de agradecer e, também, de dizer que a edição não é irregular. Sai mensalmente.
ResponderExcluirDesde o mês de Dezembro de 2010, que o compromisso de colocar na “rua”, o boletim, “herdado" de António Rocha,com última publicação em Julho de 2001 (7ª edição), tem sido respeitado por Florindo Pinto e Rui Pedro Rocha.
Tal facto poderá ser facilmente constatado através da visita ao blog oficial da Associação Ambiental e de Lazer de Esmoriz, onde se encontram publicados todos os números desde a 8ª edição:
http://aalesmoriz.blogspot.pt/
Teriamos todo o gosto em poder enviar-lhes todas as edições publicadas desde essa mesma 8ª edição, como fazemos todos os meses para mais de 100 contactos de e.mail.
A Associação Ambiental e de Lazer de Esmoriz está legalizada e, daí, o “lembrar” a Barrinha. Temos mesmo algumas parcerias com outras Associações, com particular destaque para a Associação «MONTESINHO VIVO» com quem estabelecemos um parceria em termos de divulgação de actividades.
Reconhecemos que o Boletim podia, e devia, ser editado pelo Movimento Pró Barrinha, e, por isso, temos colocado o assunto à consideração de Arménio Moreira, que, por razões, que serão razões, não assumiu, ainda, esse outro compromisso.
Mas, o Boletim, vai continuar a ser editado, mensalmente e gostariamos de contar com a vossa colaboração através do envio de textos por forma a serem publicados no mesmo. O nosso e.mail é o seguinte:
aalesmoriz@gmail.com
Mais uma vez, os nossos agradecimentos pela referência ao nosso Boletim Mensal.
Saudações Barrinhotas e parabéns pelo vosso blog,
Associação Ambiental e de Lazer de Esmoriz
Sim, já emendei no texto e coloquei "distribuição mensal". Pensei que pudesse ser de distribuição irregular porque nunca tinha dado conta da sua existência. Foi ignorância da minha parte! Mas o lapso já foi reparado.
ExcluirAgradeço ainda a indicação do vosso site, decerto que o irei visitar mais vezes, de forma a referir os principais destaques de cada edição. O vosso folheto, apesar de conter poucas páginas, tem informações muito interessantes e deveria merecer uma maior atenção por parte dos esmorizenses.
Da minha parte, têm toda a liberdade para extraírem do meu blog qualquer texto ou imagem que apreciem. Tenho muitos sobre a Barrinha! De qualquer das formas, o vosso e-mail fica aqui patente para o caso de algum leitor desejar deixar também a sua contribuição ou aceder às vossas edições.
Saudações e Divulguem ainda mais o vosso interessante Boletim!