Como sempre, efectuei a minha habitual caminhada, por volta das 19:00 desta Terça-Feira. Trago algumas novidades. Não, ainda não encontrei morcegos, embora esteja mais atento a essa eventualidade. Dentro deste contexto, vou relatar algumas das incidências que pude testemunhar.
Em primeiro lugar, deparei-me com sinalização que interditava os veículos ligeiros de atravessarem a Ponte Raimundo Rodrigues rumo ao posto dos Correios. Não estranhei tais ocorrências. O projecto de regeneração urbana para a Cidade de Esmoriz já foi colocado em prática com a Requalificação da Estrada Nova e da Avenida dos Correios. Esta iniciativa custará 3,5 milhões de euros e incluirá ainda a reabilitação do EsmorizTur. Aliás, estas obras ocorrem numa altura em que as eleições autárquicas estão quase a bater à porta e por isso, o Dr. Manuel Oliveira e o seu Executivo procuram cumprir as promessas efectuadas aos esmorizenses. Mesmo assim, estas acções são da maior importância porque garantem o bem estar dos nossos cidadãos.
Imagem nº 1 - O placar que sinaliza a ocorrência de obras na Avenida dos Correios. Só esta empreitada (e não o projecto de regeneração urbana no seu todo!) custará quase 400 000 euros.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz
Imagem nº 2 - As obras estão a ser feitas mesmo ao lado das instalações dos Bombeiros de Esmoriz.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz
É claro que decidi posteriormente visitar os nossos lindos espaços naturais. Em primeiro lugar, procurei tirar uma bela imagem do Rio Lambo, que nasce em São João de Ver, atravessando Maceda/Cortegaça e desaguando na Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos!!! Ora vejam:
Imagem nº 3 - A beleza do Rio Lambo nas imediações da Feira da Revenda
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz
Entretanto, tive que abandonar a minha bela vista sobre o Rio Lambo e empreendi uma nova marcha até à Barrinha. Pelo caminho, encontrei pombas, pegas, gaivotas e pardais. Não mais do que isso! Já numa das ruas mais próximas da zona florestal da Barrinha encontrei um sinal que referia o seguinte:
Imagem nº 4- Sinal que proíbe a poluição dos espaços verdes.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz
Quem é que respeita as indicações desta tabuleta? Seguramente, poucos! Observei sacos, garrafas, bidões, embalagens no chão... Nem todos são tão inteligentes como o macaco Gervásio que consegue demonstrar a importância da reciclagem e dos variados contentores à disponibilidade do ser humano.
Depois desta incidência, cheguei finalmente à Barrinha. Comecei por vislumbrar inúmeros sapos/rãs de pequena dimensão. Inicialmente, achei estranho, todavia observei que, todo o espaço envolvente da Barrinha, estava pantanoso!
Imagem nº 5 - Logo na entrada da Barrinha, encontramos um autêntico pântano.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz
Ouvia-se ainda os cantos dos patos e o zumbido dos mosquitos que me começavam a picar. Incomodado com tanto barulho e com o anoitecer, tive que regressar aos meus aposentos.
Olá
ResponderExcluirAs pombas que viu são selvagens....certo?
São enormes...
Os morcegos aparecem só ao escurecer.
Relativamente á repavimentação das artérias de Esmoriz...será que, em época de crise, não se poderia aplicar as verbas em algo mais ....urgente?
Fica a questão, em jeito de reflexão.
Cumprs
Augusto
Olá Augusto
ExcluirParece que eram pombas selvagens, embora elas se afugentassem imediatamente com a minha presença.
Quanto aos morcegos, é verdade que, a altura não era a mais indicada para os encontrar!
Em relação às artérias de Esmoriz, compreendo o seu ponto de vista, mas penso que tal já estava previsto há bastante tempo. Por isso, mais vale ver dinheiro a ser aplicado para o bem da comunidade.
Cumprimentos
boa e nunca parar
ResponderExcluir