domingo, 5 de maio de 2013

A Caminhada Decepcionante!

Durante esta semana, realizei duas caminhadas. O objectivo era simples: alcançar a glória! Pelo menos, sabia, já de antemão, que ia perder algumas calorias, o que decerto faria bem à minha saúde, e conseguiria, em simultâneo, fotos que prestigiariam Esmoriz no plano nacional e internacional.
Na primeira caminhada, a Avenida dos Correios foi o meu ponto de partida. Aí vislumbrei a modernização duma boa parte da via! Acho que valeu a pena esperar! 
Claro que depois andei a cuscar um pouco por aquela zona. Faz parte dos meus desígnios ora pois!



Imagem nº 1 - A Avenida dos Correios foi modernizada.



Imagem nº 2 - Está quase tudo pronto para que a circulação decorra nas melhores condições.



Imagem n º 3 - Fui ao banco levantar dinheiro para sobreviver a esta caminhada tão árdua, pois precisava de abastecer o meu paladar! E depois deparei-me com esta nova rotunda, após ter atravessado a Rua Eça de Queiroz. 



Imagem nº 4 - Se todas as ruas em Esmoriz ficassem assim, dava gosto ser condutor na melhor cidade do Mundo e arredores!!! (Rua Professor Vitorino Nemésio)


Claro que não desisti do meu cansativo percurso. É verdade que estava muito calor nessa tarde, mas agora era altura de "visitar" a rua da Estrada Nova. Uma parte dessa via já está devidamente remodelada, mas a outra (que vai até às escolas) ainda está a ser alvo de intervenções intensivas.



Imagem nº 5 - A rua da Estrada Nova está ainda a merecer esforços redobrados.



Imagem nº 7 - Decidi ainda tirar uma foto à vegetação que pode ser observada nas proximidades desta via.



Imagem nº 8 - Nova perspectiva sobre a Natureza presente no local.



Imagem nº 9 - Uma parte da rua da Estrada Nova já está em boas condições.


Como alguns já repararam, é claro que me dirigia a Gondesende, mais concretamente ao local, onde terá existido uma necrópole datada dos séculos V-VIII d. C (tempo das invasões bárbaras). Certamente, procurávamos vestígios desse cemitério medieval, cuja descoberta foi apenas relatada em 1931. Desconfiamos agora que o referido espaço se encontra no enorme matagal que vai desde a rua das Saibreiras e chega até à parte da rua da Estrada Nova que se prolonga até à zona da auto-estrada. 
Infelizmente, não consegui penetrar totalmente no local. Por um lado, estava sozinho e temia ser atacado por algum animal indesejado ou até por senhoras descapotáveis que poderiam andar por lá a honrar os seus antepassados medievais, não permitindo assim qualquer tipo de intromissão ao seu culto. A vegetação também cobria muitos dos caminhos que terão existido no passado. O mato era maior do que aquilo que eu pensava. Logo era uma tarefa ingrata para quem estava só e sem coordenadas concretas. É certo que perguntei a um senhor da rua das Saibreiras sobre a localização exacta da necrópole, ao que ele me respondeu "Existiu mas agora já não há nada. Mas se quiser vá ao fundo da rua e vire à esquerda". Referia-se obviamente ao tal cruzamento que encontramos quando vamos em direcção à auto-estrada. Infelizmente, esta caminhada não seria triunfante, pois o Cusco não conseguiria atingir o objectivo a que se tinha proposto - descobrir a misteriosa necrópole. Mas eu ainda não desisti, pois acredito que podem existir vestígios ou marcas que ficaram para trás, isto apesar do testemunho contrário que nos foi transmitido. 



Imagem nº 10 - Rua das Saibreiras - Devemos andar perto da necrópole! Se alguém tiver informações privilegiadas sobre o assunto abordado, peço o grande favor de nos ajudarem.(cuscodeesmoriz@hotmail.com)


Desconsolado, o Cusco de Esmoriz regressou aos seus aposentos, tendo encontrado, pelo caminho, espaços bonitos que se calhar passariam ao lado dos olhos de muitos esmorizenses. Mas o vosso estimado ser lendário nunca perde a oportunidade de tirar as melhores fotografias, assegurando assim o maior repertório de imagens sobre a localidade. Não duvidem que eu sou um benemérito de classe! Ah pois é!!!



Imagem nº 11 - A vegetação na Rua da Casela - Ao longe, creio que podemos vislumbrar uma parte da Barrinha.



Imagem nº 12 - Uma fonte na mesma rua.


Continuei a descer em direcção à Avenida Raimundo Rodrigues. Confesso que estava chateado e com a auto-estima completamente em baixo. Ninguém me conseguiria aturar nesse dia! É que eu não gosto nada de derrotas ou de missões mal efectuadas! Fiquem vocês a saber que o  Cusco de Esmoriz é a personalidade mais perfeccionista que poderão encontrar para estes lados!




Imagem nº 13 - A parte superior da Avenida dos Correios ainda está em obras. Prevê-se que os passeios sejam bem maiores do que seriam antes. A rua será encurtada.


Depois de descer a Avenida dos Correios, atravessei a Ponte e a Avenida Raimundo Rodrigues, tendo fotografado o Campo das Vacas que está a ser alvo da devida reflorestação. Recorde-se que várias colectividades de Esmoriz apadrinharam uma das "jovens árvores" que foram entretanto plantadas.



Imagem nº 14 - Reflorestação do Campo das Vacas. Acção que se deve ao actual executivo da Junta de Freguesia presidido por António Bebiano.



Imagem nº 15 - A meta pretendida, mas será concretizada a breve ou a médio-longo prazo?

Chegava ao fim e os resultados não foram os melhores. Esperava trazer algo de novo para vocês aí em casa, mas não consegui. Não sei se estou a ser exigente comigo, mas garanto-vos uma coisa - A Segunda Caminhada foi muito mais produtiva. Também será publicada no dia de hoje, mas mais logo à noite. Sim, prometo-vos fotos inéditas! Vistas nunca antes exploradas, espaços que nunca observaram com especial atenção!
Fiquem atentos, pois o Cusco de Esmoriz pode falhar uma vez, mas procura recompensar imediatamente os seus leitores, pois o nosso blog foi criado para isso mesmo. 

2 comentários: