sexta-feira, 24 de maio de 2013

Edição do Jornal A Voz de Esmoriz (16 de Maio de 2013)

Em primeiro lugar, destaco o facto das 16 páginas desta nova edição serem disponibilizadas a "cores". É uma questão estética que aprecio, embora tal tenha os seus custos. Espero que este esforço financeiro traga algum retorno, pois a intenção dos novos membros é interessante. 
Nesta recente edição, temos um leque de temáticas que passo agora a citar:

  • Grupo Transportes David Neto aposta na renovação da frota. 12 novas viaturas, mais económicas e ecológicas, estarão a caminho da empresa. O investimento é superior a 1 milhão de euros. Actualmente, a frota é constituída por mais de 100 camiões.
  • Parque do Buçaquinho inaugurado no passado dia 25 de Abril. Centenas de pessoas assistiram aos discursos dos responsáveis das autarquias interessadas. O espaço está simplesmente fantástico.
  • Bombeiros Voluntários de Esmoriz festejaram o 82º aniversário. A corporação recebeu como prenda uma moto de água e um veículo de apoio - VETA. Foi ainda anunciada a aquisição de um terreno a poente da clínica.
  • Nota da Comissão de Melhoramentos. O novo Presidente da Direcção, Carlos Alves, apela à união e à intervenção construtiva de todos os esmorizenses para que a cidade possa crescer no futuro. O objectivo passará por levar ainda o nome da cidade o mais longe possível, desde a Norte a Sul do País. Entretanto, será realizada uma auditoria a mando da nova direcção, de forma a conhecer o estado actual das contas da instituição.
  • Escuteiros de Esmoriz comemoraram as bodas de prata.25 anos que deverão ser coroados com a realização duma exposição, na qual constarão as actividades que marcaram a sua história. O agrupamento 871 de Esmoriz convida todos a comparecerem.
  • Câmara Municipal de Ovar avança com a habitação social na Praia de Esmoriz. A construção de 30 fogos de habitação social deverá custar mais do que 2,2 milhões de euros. Mas é uma obra necessária, dado que o mar, todos os anos, parece retirar 1 metro e meio à costa esmorizense (ver hoje, dia 24 de Maio, a manchete do Jornal de Notícias).
  • Universidade Sénior avança em Esmoriz. António Bebiano já assinou o protocolo referente à sua criação. O projecto destina-se a pessoas com mais de 50 anos, interessadas em aprofundar os seus conhecimentos nas áreas de humanidades, línguas, informática, actividade física e artes.
  • Bi-Silque continua com uma apreciável política de internacionalização. Entre os dias 19-22 de Maio, esta empresa esteve em Nova Iorque a mostrar o seu produto, tentando assim consolidar a sua expansão no mercado norte-americano. É cada vez mais uma empresa que oferece qualidade e credibilidade aos seus clientes.
  • Grupo de Teatro Renascer em digressão. Esta colectividade, graças à sua enorme peça "De Beren e Lúthien", foi seleccionada para o Concurso Nacional de Teatro. Este grupo já actuou na Póvoa de Lanhoso, Maceda, Esmoriz, Paramos, Proença-a-Nova, Ovar, Porto... Em suma, os nossos artistas não param de espalhar a sua magia pelo nosso país.
  • Escola de Música do Grupo Coral de Esmoriz promoveu uma audição de Primavera. Os alunos mostraram assim os seus dotes perante uma sala praticamente lotada.
  • SC Esmoriz a caminho do título distrital? A goleada histórica (9-2) frente ao Valonguense abriu excelentes perspectivas. É um título que ainda faz falta ao palmarés do clube.
  • Eleição de novos corpos sociais no Esmoriz Ginásio Clube. Entretanto, no voleibol de praia, a equipa tem dado cartas.

Por fim, houve uma pessoa da Comissão de Melhoramentos que, por via electrónica, solicitou a minha contribuição, alegando que a participação de todos é fulcral para perpetuar o legado de Alexandre Castro Soares. Como se trata dum jornal histórico e tradicional, lancei uma rubrica em tal jornal. Passo a citar o meu artigo:



O Olhar do Cusco 
(p. 14 in A Voz de Esmoriz)

Todas as cidades têm o seu próprio património. Como tal, Esmoriz não é excepção à regra. Apresento-vos, nesta nova rubrica, alguns dos espaços históricos ou simbólicos da nossa terra: 

1. Barrinha de Esmoriz - No século IX, surge designada como “Lagoa de Ovil”. No século XIII, prolongava-se até Cortegaça e possuiria um porto medieval. Agricultores, pescadores e caçadores encontravam aí a sua subsistência. Por seu turno, alguns nobres tentam, de forma ilegítima, cobrar direitos sobre os bens aí extraídos. Na actualidade, o cenário é desolador. 

2. Rio Lambo/Peixinho do Rio – Os dados sobre o seu passado são quase nulos. Contudo, terá sido explorado, noutros tempos, por pescadores que procurariam aí enguias e tainhas. Refira-se que, no século XX, existem quadros e relatos que demonstram a presença de lavadeiras. 

3. Necrópole de Gondesende – De acordo com Aires de Amorim, em 1931, foi descoberto um cemitério bastante antigo (com 24 sepulturas) que remontaria ao tempo das invasões e consequente instalação dos povos bárbaros (séculos V-VIII d.C.). 

4. Igreja Matriz de Esmoriz – Embora exista referência a uma igreja rural presente na terra durante os séculos XII-XIII, não temos a certeza se se trata da mesma. Os primeiros dados seguros sobre a Igreja Matriz de Esmoriz datam do século XVI. Inicialmente, seria um edifício simples de pedra e o seu pavimento era térreo. Nos anos de 1895-1896, seria reedificada. 

5. Capela de Nossa Senhora da Penha – Surge, pela primeira vez, mencionada no ano de 1623, embora sob a forma inicial de ermida. Em 1645, é reedificada a mando do abade João de Pinho. Foi alvo de restauros até aos dias de hoje, encontrando-se ainda em bom estado. 

6. Nova Capela da Praia – A Antiga, que já não existe, remontaria aos anos de 1866-1867, embora tivesse desaparecido muito devido ao mau estado que apresentava e ao avanço impiedoso do mar. A Nova, que ainda hoje está devidamente conservada, foi inaugurada e benzida pelo pároco Vieira Pinto, no ano de 1948. 

7. Nova Capela de Gondesende – Desconhecemos o número de templos que terão existido em Gondesende. Os primeiros registos apontam para uma antiga capela nos anos de 1738-1743. Este templo primitivo que viria a ser demolido mais tarde, terá sido então a primeira capela de Gondesende? Não sabemos. Certo é que, no passado século, foi construída a nova capela de Gondesende, a qual ainda se preserva em excelentes condições. 

8. Monumento de Homenagem aos Pescadores – Esta escultura, datada do ano de 1997, recorda uma das tradições ancestrais da localidade. A arte Xávega e as Companhas (isto é, sociedades de pesca) foram bem visíveis em Esmoriz. 

9. Monumento de Homenagem ao Tanoeiro – Arte que encontrou eco na nossa terra, atraindo vários esmorizenses entre os séculos XVIII-XX. A escultura, que hoje pode ser observada, é do ano de 1989. 

10. Monumento de Homenagem ao Combatente do Ultramar – A Guerra Colonial causou mais de 8 000 mortos nas hostes portuguesas. Este conflito cruel atraiu ainda vários esmorizenses. Alguns perderam mesmo a vida, casos de Jacinto Rodrigues Sousa e João da Silva Domingues. 


Para além de todos estes espaços que nos remetem para variadas histórias, é justo destacar ainda: o Monumento ao Viajante, a Estação de Caminhos-de-Ferro, as instalações dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, os Palheiros, a Praia de Esmoriz, entre outros. Por isso, não faltam por aí locais que marcaram a vida da localidade ao longo dos tempos. Cabe a todos nós o dever de os preservar, honrando a sua história.



Imagem nº 1 - Monumento aos Pescadores 
Foto da autoria do Cusco de Esmoriz

PS: Da próxima vez, vou falar um pouco de toponímia, isto é, a origem do nome de algumas terras da nossa região... Acho que vão apreciar.

Fonte Consultada - Jornal A Voz de Esmoriz. Edição de 16 Maio de 2013. Direcção de Lilia Marques. Presidente CME - Carlos Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário