quinta-feira, 30 de maio de 2013

Correio do Leitor - André Rocha defende novo rumo para Esmoriz

Enquanto leitor assíduo das viagens do Cusco, deixo agora algumas reflexões para outros, que, como eu, fazem deste blog uma forma de conhecer melhor o dia-a-dia do nosso "burgo".

Neste sentido, entristece-me, não tanto como aos "jovens velhos do Restelo", ver uma cidade que ao cheiro já não da canela se despovoa, e, de seguida, se repovoa já não com pessoas, mas com cimento e betão, despropositadamente "à beira mar plantados". Para quando uma política verdadeiramente social e humana de pensar a evolução e a (re)construção desta nossa cidade?! 

Para quando um parque infantil que não obrigue os pais a terem de ir a Espinho, Feira ou Paramos, sim Paramos, brincar com os seus petizes? Não há desculpas para a falta de espaços; vejamos o (des)aproveitamento que foi dado ao jardim ao lado da igreja.

Para quando o assumir que o mar é uma fonte de riqueza, também cultural? E planear, junto à praia, um parque para caravanas com o objetivo de fazer da nossa terra um ponto obrigatório de paragem para surfistas e amantes de desportos de mar. Deixemos de ser um local em que os surfistas passam "a caminho de...", percamos a "vergonha" da nossa riqueza natural e publicitemo-la em revistas, jornais, blogs e fóruns, tv, etc.

Porque não promover atividades como a "Meia maratona em atletismo de Esmoriz", com o apoio das grandes empresas da nossa cidade? Um concursos de bandas?!

Não falando da eterna e angustiante solidão do esmoriztur, da apatia face a possíveis achados arqueológicos da nossa cidade, do esquecimento da nossa gastronomia....

Etc, etc.

Cordialmente.
Rocha




Imagem nº 1 - Qualquer leitor pode enviar o seu texto para cuscodeesmoriz@hotmail.com

3 comentários:

  1. Olá
    Assino por baixo, mas...
    O novo parque da Cidade não tem «Parque Infantil».
    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto

      Creio que o novo parque da Cidade tem uma secção infantil com escorrega, baloiços, entre outros. Só que o problema é que está um pouco afastado do centro da cidade e daí, a problemática levantada.

      Abraço

      Excluir
  2. Parece-me interessante o ponto de vista mas há aqui questões importantes que se levantam.
    1- O parque de caravanas não seria uma "concorrência" ao próprio Parque de Campismo?
    2- O Parque do Buçaquinho não tem um Parque Infantil? Será asism tão inacessível? Paramos, Espinho e Feira não são mais longe?
    3- Quanto ao rodenamento parece-me até sensato o que se tem desenvolvido. Reparemos que não há assim tanto betão ao alto, não há uma regra no PDM local que impede construções de mais de 4 pisso? Esmoriz não tem torres, tem pequenos edifícios. Edifícios de betão são prédios altos com mais de 6 ou 7 andares. Que tal olhar para Armação de Pera (Algarve) para perceber o que é falta de ordenamento territorial?
    4- Quanto ao Esmoriztur, aí sim concordo que é um desperdício enorme e que tem de começar a ser visto como um polo de dinamização cultural, empresarial e lúdico da cidade de Esmoriz e do concelho de Ovar.

    ResponderExcluir