terça-feira, 20 de março de 2018

Rio Lambo e Barrinha de Esmoriz sofrem mais um ataque massivo de poluição

Infelizmente, a despoluição da Barrinha continua a ser uma miragem idílica, pelo menos, para aqueles que não alinham em discursos demagógicos e que têm pleno conhecimento da realidade fria que se vislumbra no terreno. 
A poluição, seja ele doméstica ou industrial, continua a ser muito evidente, fazendo com que as águas da lagoa continuem a ser impróprias para consumo humano (pesca) ou actividades de lazer (tais como canoagem ou paddle). E é lógico que, na próxima época balnear, é exigível sinalização para esse efeito, de modo a evitar dissabores aos banhistas.
Com metade do desassoreamento por fazer (e ninguém sabe quando a obra será retomada, tendo em conta o facto do litígio entre a Sociedade Pólis e o empreiteiro ter chegado aos tribunais), é evidente que, para já, a tão vangloriada obra de "requalificação" da Barrinha se resumiu praticamente à colocação de uns passadiços e respectiva ponte. Para uma obra que custou mais de três milhões de euros (mesmo que co-financiada, em larga escala, por fundos europeus) e que originaram mais de cinco anos de estudos por parte de "técnicos especializados", confesso que esperava muito mais. 
É verdade que a Barrinha voltou a ser reintegrada no mapa. Foi esse o grande mérito deste projecto - atrair as comunidades de Esmoriz e Paramos à lagoa, mas de resto, as pragas da poluição e do assoreamento estão longe de serem devidamente anuladas. Por outras palavras, houve "valorização" do espaço ambiental, mas "requalificação" não houve certamente!!!
A questão agora é saber se a autarquia de Ovar irá agir judicialmente neste caso de poluição extrema no Rio Lambo (um dos principais afluentes que vai dar à Barrinha; em Maceda, é conhecido como "Vala de Maceda") que se verificou no passado dia 18 de Março.
Iremos todos continuar a assobiar para o lado? Até quando?




Imagem nº 1 - A Vala de Maceda (em Esmoriz, é conhecido como Rio Lambo) em péssimo estado após uma descarga clandestina.
Foto da autoria de Sérgio Oliveira

Um comentário:

  1. Este sera mais um caso a relatar para "ociimarnaescola@ciimar.up.pt" Rua dos Bragas, 289
    4050-123 Porto
    Portugal
    Telefone: (+351) 22 340 18 00 a consciencia ambiental e de todos.

    ResponderExcluir