sábado, 28 de julho de 2012

A primeira reunião dos novos órgãos sociais do Movimento Cívico Pró-Barrinha

Apesar de ainda não existir data marcada para a primeira reunião, a verdade é que Arménio Moreira, Presidente desta Associação Ambiental desde 2000, procurará agendar, em breve, um encontro que envolverá todos os elementos pertencentes a este Movimento que zela pelos interesses da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos.
Numa primeira ordem de planos, deverá ser discutida a criação dum Site, aproveitando assim a evolução das novas tecnologias. Nesse novo endereço electrónico, seriam divulgadas imagens, actas de reuniões e documentos sobre a nossa Lagoa. 
Por outro lado, a eventual criação dum passadiço (que ligasse as costas de Esmoriz e Paramos, atravessando a Barrinha - tal levaria à reconstrução da antiga ponte de madeira que aí existia) poderá ser também debatido nessa primeira sessão, embora tal processo esteja ainda numa fase embrionária. Este projecto seria interessante, visto que se trataria duma forma de atrair mais pessoas à Lagoa, neste momento, abandonada pelo ser humano. Tal plano não só reabilitaria (embora parcialmente) a Barrinha aos olhos do ser humano, como garantia ainda mais vigilância sobre este espaço ambiental.
Arménio Moreira reconhece que a despoluição total da Barrinha de Esmoriz está longe de ser alcançada, visto que seria necessário um orçamento avultado (cifrado na ordem dos 25 milhões de euros) bem como a compreensão dos responsáveis de algumas indústrias que continuam a permitir inúmeras descargas nocivas. Todavia, este homem de 74 anos não desiste do seu sonho e está empenhado em melhorar a situação precária em que se encontra a nossa Lagoa.
Dentro da sua lista, vislumbramos nomes de personalidades com ligações à política, cultura, biologia, história... Os novos membros partilham a ambição de proteger este espaço ambiental que atrai anualmente 170 espécies de aves (desde as mais vulgares - gaivotas, garça-real, patos, até às mais exóticas - águias, falcões, milhafres). No lago, podemos observar a presença de enguias, robalos, solhas, lampreia-de-riacho, taínhas... Na vegetação, destaque para a "jasione lusitanica", planta rara do nosso planeta.
Do ponto de vista científico, a Barrinha continua, de facto, a ser alvos de estudos científicos, devido à sua biodiversidade. Também cabe a nós, cidadãos, procurar preservar este espaço e se possível, colaborar na sua reabilitação.


Imagem nº 1 - A Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos ainda nos seus anos de ouro.


 Elementos que constituem o Movimento Cívico Pró-Barrinha (tomaram posse em Maio de 2012)

Direcção: Arménio Alves Moreira (Presidente), José Marinho, Rubim Silva, Clara Violas e Pedro Henriques.
Assembleia Geral: Salvador Malheiro (Presidente), António Bebiano, Ana Pinho e Maria Pereira.
Conselho Fiscal: Rosa Arminda de Jesus, Ana Cristina de Jesus e Rui Alexandre de Jesus.

PS: Este foi nosso texto nº 100. É uma marca interessante que iremos certamente ampliar no futuro. Desde a  criação deste blog em Fevereiro de 2012, já tivemos quase 8 mil visitas. Trata-se dum número que nos conforta a fazer mais e melhor para promover a nossa terra e informar devidamente os nossos cidadãos. Muito obrigado a todos os leitores (quer sejam de Esmoriz ou de outras localidades) que nos seguem atentamente!!!

Um comentário: