quarta-feira, 4 de julho de 2012

Reabilitação do núcleo central de Esmoriz em curso

A Câmara Municipal de Ovar, enquanto entidade promotora, irá renovar o núcleo central de Esmoriz, procurando assegurar a melhoria da qualidade de vida na cidade. 
O orçamento para o projecto em questão rondará os 3,5 milhões de euros e existe uma forte possibilidade de alguns fundos aplicados serem de carácter comunitário. 
Segundo o que apuramos, este empreendimento terá os seguintes objectivos:
  1. Repavimentar a Rua da Estação e da Avenida Draveil
  2. Requalificar a Estrada Nova
  3. Pavimentar a Avenida dos Correios
  4. Garantir a Beneficiação das ruas "Professor Vitorino Nemésio", "Ramalho Ortigão" e "Professor Duarte Branco"
  5. Reabilitar o EsmorizTur  
De facto, trata-se dum projecto ambicioso que poderá constituir uma "bela prenda de aniversário" para a Cidade de Esmoriz. Esperemos que, desta feita, as acções previstas sejam céleres e eficazes. É necessário melhorar o tecido urbano em Esmoriz bem como reabilitar o EsmorizTur que nunca deveria ter encerrado...



Imagem duma das ruas contempladas pelo projecto de reabilitação urbana (localizada nas proximidades da estação de caminhos-de-ferro de Esmoriz)
Retirada de: http://www.diarioaveiro.pt/noticias/ovar-reabilitacao-urbana-de-esmoriz-ja-no-terreno, (Fotografia de D.R.)


Fonte Consultada:

2 comentários:

  1. Antes de mais quero dizer que tenho plena consciência das dificuldades económicas pelo que todos ou quase todos atravessamos neste momento. Mas penso que é absurdo gastar tanto dinheiro (3,5 milhões) nas coisas do costume. estradas para logo a seguir voltar a fazer buracos para instalar canalização (serei só eu que repara nisso?) A questão do Esmoriztur é uma não questão, ninguém percebe , já desisti de tentar perceber o que ali anda, e ninguém quer explicar pelos vistos, então agora com a "rendinha" da loja do cidadão.. A Barrinha não por culpa nossa, é o que é. Gastou-se dinheiro naquela porcaria do "lago" que era a antiga Etar ou algo parecido. quando esse dinheiro poderia ser canalizado para coisas bem mais importantes, e não fazer um caminho no meio do mato para meia dúzia de pessoas que por ali andam.
    Gastam-se dinheiros (que são de todos nós) que poderiam ser bastante mais úteis e rentáveis. O exemplo do parque dos barris de cimento, para os miúdos irem brincar e abrirem a cabeça, tractores a fazerem de assento ,,,, em cimento. Não sei quem foi o visionário daquilo mas enfim.

    Quanto ao campo grande é muito difícil falar, pois como é a parte mais antiga de Esmoriz foi construído ao calhas , sem PDM , o que é compreensível pois não existia na altura.

    Enfim existe muita coisa que poderia ser feito outras evitadas, outras bem feitas.
    O que não se aceita como desculpa é a questão de falta de dinheiro. Existe muita coisa que a boa vontade era o suficiente.


    Culturalmente falando:

    1º - Uma associação de bares e todo o tipo de restauração do concelho de Ovar em conjunto com a câmara e não com a junta. Para a criação de parcerias. A questão das pessoas que por algum motivo não descansem devido a barulhos é difícil de contornar mas não impossível, e também têm de perceber que não se pode agradar a gregos e a Troianos, e trás mais benefícios do que propriamente não benefícios.

    2º - O Esmoriztur. Enfim não existe muito a dizer sobre este tema. Penso que toda a gente sabe o potencial daquilo, menos 3 ou 4.

    3º - Uma revolução completa ás secções de cultura da junta\Esmoriz. Os ranchos e os grupos de cantares podem ser bonitos e tal, mas o que eu vejo é uma falta de interesse brutal da população de Esmoriz por tais actividades culturais (não me estou a referir às que mencionei, foram as que me vieram à cabeça). Quem está inserido nessas secções deve saber isso perfeitamente.
    etc
    etc
    ......... E isto posso continuar por aqui a diante que não me faltaram ideias a nível cultural e sem ser dispendioso, para animar um pouco mais a malta......

    Abraço aos Esmorizences

    ResponderExcluir
  2. Agradeço imenso a sua participação, caro André Malta. Tem razão em muitos dos pontos que referiu, nomeadamente no que diz respeito à não-questão do EsmorizTur, algo que também merece a minha incompreensão.
    De facto, 3,5 milhões de euros é uma soma demasiado avultada para este projecto, tendo em conta a conjuntura actual que não é a melhor, como todos já sabemos!

    ResponderExcluir