sábado, 7 de julho de 2012

Primeira Noite (06-07-2012) - Festas da Cidade de Esmoriz

Por volta das 16:00, dei a primeira olhadela sobre as imediações do Estádio do SC Esmoriz, espaço que acolheria as festividades da Cidade. Nessa altura, assistíamos a uma fase de montagem, com a presença de elementos da Junta de Freguesia (pelo menos, a carrinha estava lá estacionada!). O Palco já estava erguido e poderíamos observar, em simultâneo, a presença de música-ambiente.
Revisitei o local às 20:00 e, nesse momento, observei a abertura de algumas tasquinhas/cabanas. Todavia, o nº de visitantes contava-se pelos dedos das mãos. 
Por volta das 23:30, efectuei a última espreitadela e até permaneci cerca de meia hora no local. O panorama não era, porventura, o ideal. Tive o cuidado de tentar estimar o nº de pessoas presentes no evento e, por isso, naquele preciso momento, fiquei com a sensação de estarem presentes cerca de 75 pessoas (a maior parte a comer e a beber numa das tasquinhas enquanto poucos assistiam aos concertos). De facto, existiam muitas áreas vazias, sendo que até um cantor se dirigiu à pequena plateia, agradecendo a sua companhia mas lamentando a ausência de espectadores. 
Quanto às cabanas, o destaque vai para as tasquinhas que tiveram sucesso! Aliás, a atracção do ser humano pela gastronomia é totalmente evidente. Todavia, também existiam tendas que vendiam peças em xisto (uma arte interessante, embora algo "cara") e até produtos africanos (também cobiçados na nossa região). Também verificamos o lançamento de fogo de artifício o que animou ainda mais a festa.
É claro que sexta-feira foi ainda um dia de trabalho e isso, poderá ter pesado na hora de muitos esmorizenses aderirem ou não à iniciativa. Muitos terão preferido então descansar, depois de uma longa semana de trabalho. Esses provavelmente poderão voltar em força no fim de semana, participando na festa que continuará a decorrer no local indicado.



Imagem nº 1 - As tasquinhas de Esmoriz conseguiram, ao menos, encher as suas mesas com clientes desejosos de provar a gastronomia oferecida. Repare-se no restante espaço que está quase vazio.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz



Imagem n º 2 - Muitas poucas pessoas assistem ao concerto. A maior parte dos cidadãos esteve concentrada no sector da alimentação.
Fotografia da autoria do Cusco de Esmoriz

PS: As entradas eram gratuitas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário