sábado, 28 de julho de 2012

Sobre o Brilho da Praia de Esmoriz e o Nudismo a Norte da Lagoa...

Hoje, a praia de Esmoriz estava repleta de pessoas, sendo muitas delas turistas estrangeiros (por exemplo, reparei na presença assídua de franceses e germânicos). O sol era intenso e o vento soprava muito fraco. Portanto, estavam reunidas as condições para um belo dia.
De tarde, a maré estava vaza e apesar da bandeira amarela, os esmorizenses aventuraram-se nas águas. Destaque também para os praticantes de Surf que também aproveitaram este dia para fazer as suas manobras preferidas.
Realizaram-se ainda torneios de voleibol junto à esplanada do Capitão Gancho. As equipas eram mistas, com a participação de homens e mulheres. O ambiente era mesmo apelativo!
Claro que não poderia deixar de fazer a minha caminhada que se estendeu desde a praia de Esmoriz até Paramos, visto que é um procedimento saudável. Gostei de tudo do que vi, excepto da parte em que vislumbrei três homens (todos eles com idade compreendida entre os 30-40 anos) completamente nus, já no lado de Paramos. Não sei se eram portugueses ou estrangeiros e pouco me interessa a sua nacionalidade. Agora, o que é certo é que estas praias são locais públicos e por isso, dispensamos atentados ao pudor. Existem praias de nudismo tolerado adequadas para esse efeito e que, eu saiba, Paramos não é uma delas! É que, neste caso em concreto, quem caminhasse à beira-mar (e hoje foi um dia muito movimentado com a presença abundante de crianças) observava aquelas poucas vergonhas. Mais, não é a primeira vez que esta situação acontece este ano em Paramos (na zona balnear imediatamente a norte da Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos) porque já me chegaram aos ouvidos outros casos que chocaram alguns banhistas. Todavia, hoje tive o azar de testemunhar com os meus próprios olhos! É caso para dizer: haja respeito!!!



Imagem nº 1 - A praia de Esmoriz
Fotografia da autoria de Victor Sousa

4 comentários:

  1. Olá
    Nesse local, nudismo e «esfrinchas» é o que não falta. Aproveitam a vegetação da mata circundante à Barrinha e «alimentam» a sua tara espreitando os casais de namorados que por lá param....
    Enfim....

    Cumprs
    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Que tristeza de moralistas que não tem maisnada com que se preocupar. Faz-se nudismo emtodas as zonas não vigiadas do país edo mundo civilizado. Quem não quer ver, não vai ! Quem não gosta, não olha ! Não há atentado público nenhum, mas como sempre ,o problema é que aqueles que se queixam são sempre os que tem problemas por resolver ! .....

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo, a nudez por si só nunca pode ser classificado de atentado ao pudor. Em praias não consignadas todo o cidadão tem o mesmo direito de usufruir do espaço seja ele nudista ou não. Não gosta, tem bom remédio, não vá. Mantenha-se por praias consignadas e assim evita ferir esses lindos olhos púdicos!

    ResponderExcluir
  4. Caro Senhor, em parte alguma a nudez por si só será considerada como atentado ao pudor. Não há lei nenhuma que proíba o nudismo em praias não consignadas. Se não gosta tem bom remédio, não vá. Mantenha-se em Praias consignadas e não correrá o risco de ferir os seus lindos olhos púdicos.
    Se calhar até lá foi dar asas a uma veia voyeurista, não? Como ouviu dizer e foi lá na mesma no mínimo ficou curioso, não? De falsos moralismos anda o mundo cheio, e muitos que em publico se manifestam contra ,são os primeiros a ir para as dunas tentar frinchar os que estão na praia. Haja bom senso, há espaço para todos!

    ResponderExcluir