terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Festival com balanço final muito positivo (in Jornal A Voz de Esmoriz)

No passado dia 17 de Novembro, o Grupo de Teatro Amador Camiliano (GRUTACA), sediado em Vila Nova de Famalicão, proporcionou um dos momentos altos do XIX Festival de Teatro de Esmoriz, organizado pelo Grupo de Teatro Renascer. A entidade nortenha apresentou a peça “Os Brilhantes do Brasileiro” inspirada na obra do célebre escritor português Camilo Castelo Branco (1825-1890). O auditório esteve longe de encher, mas ainda assim denotámos uma assistência razoável. 
Dentro deste contexto, o conteúdo da representação remetia-nos para a vida de um comerciante “brasileiro” (designação algo depreciativa atribuída a muitos portugueses que emigraram para o Brasil no século XIX, à procura de melhores condições de vida, regressando a Portugal com um padrão de vida diferente dos seus compatriotas), de seu nome Hermenegildo Fialho, que se estabelecera no Porto mas que viria mais tarde a falecer no Rio de Janeiro. O suposto roubo de uns brilhantes em sua casa, então localizada na cidade invicta, leva Hermenegildo a desconfiar da sua mulher Ângela Noronha (filha de um general) e a difamá-la, no que é apoiado por três intrigantes (e também eles comerciantes) amigos. A sua mulher alega ter vendido os brilhantes, mas não confessa o que fez com o dinheiro recebido. Não convencido das suas justificações e desconfiando de adultério, Hermenegildo expulsa a sua mulher. Uns bons anos mais tarde, quando já estava no Brasil, o protagonista apresenta um estado de saúde mais vulnerável (devido a problemas no seu fígado), sendo auscultado por um médico, Francisco Costa, o qual será determinante na resolução deste enigma. Este último viria a comunicar-lhe, de forma indignada, que Ângela Noronha tinha utilizado o dinheiro da venda dos diamantes para financiar o seu curso de medicina, de forma a poder curar muitas pessoas. Com remorsos, Hermenegildo morre pouco tempo depois, Francisco regressa ao Porto, aonde se reencontra com Ângela Noronha, tendo ficado no ar a possibilidade de ambos terem iniciado a partir daí um relacionamento amoroso.
A peça ainda teve a particularidade de mesclar alguns trechos de cinema, com gravações convertidas a preto e branco (de forma a tentar remeter o espectador para um passado que já lá vai) em locais idílicos, e que seriam assim intercaladas com os mais diversos momentos teatrais. 
No final do evento, João Gomes, Presidente do Grupo de Teatro Renascer, reconheceu a qualidade do espectáculo proporcionado pelo GRUTACA e o facto de o mesmo envolver mais do que uma vocação artística. João foi ainda mais longe, alegando que existe a convicção geral de que o Festival de Teatro de Esmoriz é um dos melhores do país, pelo que apela a uma maior adesão futura dos cidadãos aos espectáculos. 












Encerramento do XIX Festival de Teatro do Renascer

Ao longo de sete semanas, o Grupo de Teatro Renascer levou a efeito o seu 19º Festival de Teatro a que se juntou o 2º Set'Artes e a sua primeira internacionalização. 
Assim foi possível assistir na sexta-feira, dia 23 de Novembro, a uma excelente apresentação do humorista Cláudio Gonzaga que, durante cerca de uma hora, presenteou o público que se deslocou ao Auditório do Renascer, numa noite verdadeira de Inverno, com toda uma panóplia de temas humorísticos, que tornaram (muito) menos penosa a luta com a chuva ou o vento, no final. 
Leve, fino, charmoso até, o discurso permitiu desde pequenos sorrisos até gargalhadas largas e sonoras que dispuseram bem todos os presentes.
O sábado foi preenchido com uma soberba representação de um par de actores com a peça "Enfim, nós!" que agradou sobremaneira a quantos tiveram o prazer de a presenciar. Marta Fernandes e Rúben Silva deram, na verdade, um notável espectáculo!
Para culminar o certame, a tarde de domingo, 25 de Novembro, foi preenchida com um café-concerto, a que deram corpo o Emanuel Pinto, interpretando diversos temas da sua autoria, além de uns tantos com arranjos muito próprios, fechando o Festival com o Grupo de Baladas Nostalgia que, numa mescla musical muito própria, manteve o público agradado e participativo.




Direitos da Foto - Grupo de Teatro Renascer
(Stand-Up Comedy de Cláudio Torres Gonzaga)



Reportagem publicada na edição do Jornal A Voz de Esmoriz referente ao dia 26/11/2018. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário