terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Polis garante retoma das obras contra o assoreamento da Barrinha

De acordo com o Site "Notícias de Aveiro", a Polis Litoral Ria de Aveiro acaba de adjudicar a obra de retoma e conclusão das acções de dragagem na Barrinha de Esmoriz. O contrato prevê um investimento de 1,3 milhões de euros (mais IVA), num concurso em que o valor do preço base rondava os 1,6 milhões de euros. A intervenção, quando recomeçar, deverá durar cerca de 150 dias (5 meses). Como já havíamos mencionado anteriormente neste blogue, a empreitada de desassoreamento não tinha sido finalizada dada a insolvência da anterior entidade empreiteira. 
O projecto de requalificação da Barrinha prevê a dragagem de 272.000 metros cúbicos de sedimentos e a sua deposição por repulsão na costa, a norte do esporão norte e a sul do esporão sul. Por seu turno, os materiais dragados compatíveis com areia de praia serão depositados nas praias de Paramos e de Esmoriz, com o objetivo de minimizar os efeitos da erosão costeira característica deste trecho do litoral.
Recorde-se que o assoreamento da lagoa é algo que preocupa muito os esmorizenses, algo que pudemos constatar numa sondagem que realizamos recentemente e cujos resultados publicámos aqui.




Imagem nº 1 - O assoreamento é um fenómeno preocupante visível na Barrinha de Esmoriz.
Foto da nossa autoria
Mais informações poderão ser observadas em: https://www.noticiasdeaveiro.pt/adjudicada-a-conclusao-do-desassoramento-da-barrinha-de-esmoriz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário